segunda-feira, 10 de março de 2014

CNR – Rally Cidade De Guimarães: P. Meireles vence, em prova histórica.

Foi emocionante o Rally Cidade de Guimarães, com indecisão até ao último metro do rally, ditando o record de diferença mínima de sempre em ralis do campeonato nacional entre os dois primeiros, P. Meireles levou a melhor 0,3´s sobre Ricardo Moura.

O rally começou com uma especial nocturna pelas ruas da cidade berço, que juntou milhares de espectadores, fazendo mesmo crer que os tempos áureos dos ralis nacionais estão de volta, depois do “Serras de Fafe” repleto de público, o Rally Cidade de Guimarães não diferente. A especial foi vencida por Ricardo Moura de forma clara, dando toda a ideia que o piloto açoriano vinha disposto a corrigir o rally menos positivo que teve em Fafe, onde um azar ditou o abandono.

O 2º dia de prova começou com uma novidade, J. P. Fontes em Porsche 997 GT3 venceu a SS2 e assumiu a liderança da prova, impondo os quase 500cv da sua “montada”, para bater a concorrência dos S2000 e dos R5. R. Moura era 2º e e J. Barros a realizar um bom inicio de prova fechava os lugares do pódio.

Na SS3 Fontes, continuava a aumentar a vantagem para os perseguidores, dispondo já de 25´s de a seu favor para J. Barros, que continuava a realizar uma prova bem acima do esperado, roubado inclusive o 2º posto de Moura nesta PEC.

A SS4 marcou a mudança total no desenrolar do rally, pois J. P. Fontes não evitou uma saída de estrada, algo insólita, pois entrou literalmente por um galinheiro dentro, não mais conseguindo sair daquela posição, pois a caixa de velocidades bloqueou, terminando desta forma, prematuramente, a prova que liderava de forma clara. J. Barros assumia assim a liderança, mantendo toda a concorrência atrás de si, na mesma ordem que partiram na anterior etapa.

Dai para frente foi um equilíbrio incrível entre três homens, R. Moura, J. Barros e P. Meireles a realizar tempos sempre muito parecidos, raramente acima dos 2´s de diferença. Nas SS  5, 6 e 7 a diferença entre eles nunca foi superior a 1´s, algo inédito, e que prendeu toda a gente até ao resultado final.
A partir da SS8, J. Barros deixou de conseguir de acompanhar o ritmo de P. Meireles e R. Moura, ficando a luta pela vitória entregue a estes pilotos.

Para a última especial do rally, Ricardo Moura partia com 3,1´s de vantagem sobre o piloto da casa, Pedro Meireles, que de forma incrível ganhou a etapa por 3,4´s, vencendo na geral por uns inscreveis 0,3´s, a vantagem mínima já alguma vista em provas do nacional de ralis. Um final de prova impróprio para cardíacos, que deu a segundo vitória a Meireles, em outras tantas provas. Assumindo a sua candidatura ao título, de forma clara, e colocando toda a concorrência “em sentido”.

Ricardo Moura foi 2º, num final inglório para si, estando assim numa posição complicada para reconquistar o ceptro de campeão nacional, depois do abandono no “Serras de Fafe”. João Barros perdeu ritmo nas 3 últimas especiais, merecendo assim nota positiva, depois de ter vencido várias etapas, e liderado a prova atá a fase decisiva. O processo de habituação ao Fiesta R5 parece bem encaminhado. Adruzilo Lopes foi o 4º na geral. Sem carro para mais, o piloto natural de Regilde- Felgueiras, fez o resultado possível, com o seu Subaru Impreza R4.


Classificação geral final:

POS
D.
1º CONDUTOR / 2º CONDUTOR
TEMPO
PEN.
TOTAL
DIF.1º
DIF.Ant.
1
2
1
Pedro Meireles / Mário Castro
0:58:27,0
00:00
0:58:27,0
2
1
1
Ricardo Moura / António Costa
0:58:27,3
00:00
0:58:27,3
00:00,3
00:00,3
3
4
João Barros / Jorge Henriques
0:58:53,4
00:00
0:58:53,4
00:26,4
00:26,1
4
3
Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira
0:59:43,7
00:00
0:59:43,7
01:16,7
00:50,3
5
19
Joan Vinyes / Jordi Mercader
1:00:38,0
00:00
1:00:38,0
02:11,0
00:54,3
6
8
1
Carlos Martins / Pedro Peres
1:01:17,6
00:10
1:01:27,6
03:00,6
00:49,6
7
7
1
Diogo Salvi / Paulo Babo
1:01:30,8
00:00
1:01:30,8
03:03,8
00:03,2
8
9
1
Ricardo Teodósio / José Teixeira
1:02:30,6
00:10
1:02:40,6
04:13,6
01:09,8
9
14
1
Ricardo Marques / Paulo Marques
1:03:56,8
00:00
1:03:56,8
05:29,8
01:16,2
10
11
1
Diogo Gago / Jorge Carvalho
1:04:16,6
00:00
1:04:16,6
05:49,6
00:19,8



No Campeonato Regional Norte foi Nuno Cardoso a vencer, depois do furo de Fernando Peres no último troço da prova, entregou a vitória ao seu concorrente. Ricardo Teodósio foi 3º.


Classificação Campeonato Regional do Norte: 

POS
D.
CONDUTOR / NAVEGADOR
TEMPO
PEN.
TOTAL
DIF.1º
DIF.Ant.
1
43
1
Nuno Cardoso / Telmo Campos
0:44:37,0
00:00
0:44:37,0
2
41
1
Fernando Peres / Pedro Peres
0:45:13,6
00:00
0:45:13,6
00:36,6
00:36,6
3
42
Vitor Pascoal / Luis Ramalho
0:45:31,4
00:00
0:45:31,4
00:54,4
00:17,8
4
57
José Rodrigues / Nuno Lima
0:45:42,3
00:00
0:45:42,3
01:05,3
00:10,9
5
51
João Ruivo / António Magalhães
0:45:52,4
00:00
0:45:52,4
01:15,4
00:10,1
6
53
Herculano Antas / Luis Silva
0:46:58,0
00:00
0:46:58,0
02:21,0
01:05,6
7
44
Joaquim Santos / José Sousa
0:47:26,8
00:00
0:47:26,8
02:49,8
00:28,8
8
60
1
Gonçalo Dias / Ricardo Faria
0:47:29,5
00:00
0:47:29,5
02:52,5
00:02,7
9
46
1
Daniel Nunes / Rui Raimundo
0:47:34,5
00:00
0:47:34,5
02:57,5
00:05,0
10
55
Julio Maia / Alexandre Rodrigues
0:48:26,5
00:00
0:48:26,5
03:49,5
00:52,0
11
61
1
Joaquim Alves / Hugo Neto
0:48:33,1
00:00
0:48:33,1
03:56,1
00:06,6
12
49
1
José Vieira / Hugo Rodrigues
0:48:59,3
00:00
0:48:59,3
04:22,3
00:26,2
13
59
Manuel Martins / Rui Vilaça
0:49:03,0
00:00
0:49:03,0
04:26,0
00:03,7
14
65
Nuno Figueiredo / Nuno Correia
0:56:38,2
00:00
0:56:38,2
12:01,2
07:35,2




Contas feitas de uma prova histórica, de uma temporada que começa com selo de qualidade, temos pilotos, temos máquinas, e garantidamente temos espectáculo.

O campeonato nacional de ralis regressa de 3 a 6 de Abril com o Rally de Portugal, pontuável também o nacional.
Acompanhe todas as noticias sobre o mundo do desporto motorizado, no nosso blog e na nossa pagina de facebook “Chicane Desportos Motorizados”.


Até lá…if in doubt flat out!


Fotos:
Retiradas de google.pt

Carlos Mota.

domingo, 9 de março de 2014

Rally do México (dia 2) – Ogier com a vitória no bolso.

O 2º dia do Rally do México trouxe um Ogier controlador na frente do pelotão, a assistir de cadeirão aos desenvolvimentos nas posições abaixo. O francês nunca foi realmente ameaçado e a sua liderança nunca esteve em perigo, ele que foi vencendo especial atrás de especial sem dar hipóteses à concorrência.

Mads Ostberg, que parecia o maior pretendente ao lugar de Ogier, foi obrigado a desistir logo na primeira especial devido a um toque, que danificou a sua suspensão traseira, ele que tinha vinha a fazer uma prova com muita qualidade.

O 2º lugar ficou então aberto para Latvala, que subiu assim para a vice liderança, mas sem nunca mostrar andamento para ameaçar "Seb" Ogier. Latvala ainda venceu a SS17 mas nada que abalasse a liderança estabelecida.

Quem brilhou no dia de hoje foi Thierry Neuville. O belga da Hyundai resolveu dar um pontapé no mau momento da equipa e efectuou uma recuperação notável, ele que no dia de ontem se tinha ficado pelo 7º lugar a mais de 5 minutos do líder. Neuville foi recuperando lugares e agora em 3º, prepara a festa para o primeiro pódio da equipa sul coreana, assim possa o carro aguentar as difíceis condições do terreno e o piloto não errar.

Neuville tem uma vantagem de 47 segundos para Elfyn Evans, surpreendentemente o melhor Ford na competição, fazendo uma prova sem arriscar muito e apostando na consistência.

Em 5º aparece Prokop, na frente do homem da casa, Benito Guerra e Atkinson da Hyundai que mantem a toada do dia de ontem.

Ostberg e Mikkelsen, que também teve de desistir no dia de hoje, deverão regressar amanhã em Rally 2.

Com Meeke ( vencedor da SS18), Hirvonen e Kubica (que não correrá amanhã, devido a um problema na Rollcage do seu Ford, por ter capotado mais uma vez) atrasados na tabela de tempos, parece certo que a vitória não deverá escapar à Volkswagen, que prepara assim uma dobradinha no pódio, dando claras mostras que o domínio da marca germânica está para durar.

Um destaque positivo para a Hyundai e para Neuville, que consegue colocar-se no pódio do rally e logo no mais exigente até agora, mesmo com queixas na afinação do seu diferencial.

Para amanhã no menu estão 4 especiais, mas uma delas com 55 Km que poderá ainda baralhar as contas da classificação final.

Irá Ogier manter a liderança? Irá Neuville manter-se no pódio? Tudo para confirmar amanhã.

Classificação no final do dia 2:

Pos Driver              Car              Time/Gap
 1. Sebastien Ogier     VW             3h36m42.2s
 2. Jari-Matti Latvala  VW               +1m00.3s
 3. Theirry Neuville    Hyundai          +4m37.0s
 4. Elfyn Evans         M-Sport Ford     +5m24.0s
 5. Martin Prokop       Czech Ford       +8m02.5s
 6. Benito Guerra       M-Sport Ford    +10m33.6s
 7. Chris Atkinson      Hyundai         +12m18.3s
 8. Mikko Hirvonen      M-Sport Ford    +16m09.4s
 9. Kris Meeke          Citroen         +17m18.9s
10. Yuriy Protasov      Protasov Ford   +17m35.0s*


Fontes:
autosport.pt
autosport.com

Fotos:
retiradas de google.pt

Fábio Mendes.

sábado, 8 de março de 2014

WRC – Rally do México (1º dia). Ogier lidera, em dia marcado por vários abandonos.

Depois da 1ª especial disputada na madrugada passada, nas ruas de Guanajuato, vencida por Ogier, o piloto francês termina também o primeiro dia “a sério” da prova mexicana, numa etapa marcada por vários abandonos.

O Rally começou com Ogier na frente, sendo fortemente pressionado por Ostberg, que conseguiu roubar a liderança ao piloto da Volkswagen na SS3, e M. Hirvonen que seguia na 3º posição, seguindo bem perto os homens da frente, demonstrado vontade e andamento para lutar pela vitória final. Esta especial ficou também marcada pelo abandono de Mikkelsen, que embateu numa rocha, sendo a primeira baixa na prova.

Ostberg liderou a prova até á SS7, quando na segunda passagem por El Chocolate (44km), perdeu 17´s e a respectiva liderança. O piloto da Citroen descia para 2º na geral, Hirvonen mantinha a 3ª posição e Meeke roubava o 4º lugar de Latvala, numa estreia positiva em terras mexicanas.

O pior viria depois na SS8, quando de uma assentada C. Meeke e M. Hirvonen abandonaram a prova. Se o primeiro, admitindo algum exagero numa curva, partiu um braço da suspensão, já no caso do finlandês, foi um problema eléctrico a ditar a paragem na especial.

Ambos os pilotos poderão regressar amanhã em “rally 2”, ainda assim muito atrasados. Frustrante, para dois pilotos que estavam a fazer boas provas.

O que restou daí até final do dia, foram apenas pequenas super-especiais, que serviram para Ogier cimentar mais a sua liderança na prova. Tempo ainda para Kubica, na última especial do dia, ficar a ver o Rally de pernas para o ar, pois foi desta forma que o piloto polaco da Ford ficou…

Ogier é líder, com 26´s de vantagem sobre Ostberg, e 42´s sobre Latavala, que roda em 3º, sendo prejudicado por ter de abrir a estrada.
Com tantos abandonos, e com os Hyundai´s bem longe dos lugares cimeiros, com diversos problemas nos seus I20 WRC, E. Evens em Ford Fiesta RS WRC segue para já em 4º mas já a 2:28m do líder.

Prokop aproveita assim para fechar o top 5, e Benito Guerra, piloto da casa, está em 6º, na frente dos dois Hyundai.

Classificação geral após 1º dia:

OGIER - VW - 1:46:25.3
2. OSTBERG - CITROEN - +26.1
3. LATVALA - VW - +42.5
4. EVANS - FORD - +2:28.7
5. PROKOP - FORD - +3:31.1
6. GUERRA - FORD - +5:06.0
7. NEUVILLE - HYUNDAI - +5:30.6
8. ATKINSON - HYUNDAI - +6:32.8.

Amanhã, mais 7 especiais pela frente, inclusive a duríssima passagem pelos 53,69km de Otates, que poderá ser decisiva para o desfecho deste rally.

Confira agora os horários:

Sábado 8 Março 2014
ES12- 15h28 Ibarrilla 1, 30,33 km
ES13- 16h46 Otates 1, 53,69 km
ES14- 20h19 Ibarrilla 2, 30,33 km
ES15- 21h37 Otatitos 4, 3,06 km
ES16- 23h08 El Brinco 1, 8,24 km


Domingo 9 Março

ES17- 00h08 Super Special 3, 2,21 km
ES18- 00h13 Super Special 4, 2,21 km

Em WRC2, Protasov lidera confortavelmente sobre L. Bertelli, depois de O. Tanak ter abandonado logo na primeira especial do dia, ele que era apontado como o grande favorito à vitória final em WRC2.

Amanha mais um dia, e nós estamos por cá para lhe dar conta de todas as incidências.

Até lá…if in doubt flat out!

Fotos:
retiradas de Google.pt


Carlos Mota

sexta-feira, 7 de março de 2014

CNR – Rally Cidade de Guimarães

Segunda ronda do nacional de ralis, no “asfalto” de Guimarães.

Vai hoje para a estrada a segunda prova do nacional de ralis, com a realização do Rally Cidade de Guimarães, a primeira prova em asfalto da presente temporada, que marca também a estreia de viaturas da categoria RGT com a presença de Carlos Oliveira e J.P.Fontes, ambos ao volante dos espectaculares Porsche 997 GT3, que disputarão entre si a vitória na categoria, mas também, quem sabe, poderão intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros do rally.

Relativamente à lista de inscritos, depois do Rally Serras de Fafe, apenas de notar a saída de Rui Madeira, já esperada, sendo o R5 usado pelo piloto de Almada, desta vez conduzido pelo “estreante” Elias Barros, tio de João Barros.

De resto tudo na mesma, com Ricardo Moura e Pedro Meireles a encabeçarem a lista de inscritos, com os seus Skoda S2000. J. Barros, D. Salvi e E. Barros de Fiesta R5 e J. P. Fontes em Porsche 997 GT3, serão também grandes animadores de um rally onde marcam presença diversos pilotos espanhóis do troféu Suzuki Swift 1600.

Horário: 

Dia 7 de Março, 6ª Feira
Partida (Guimarães) 20h30
PE 1, Super Especial 1 (1,90 km) 21h00
Parque Fechado 22h10

Dia 8 de Março, Sábado
Partida (Guimarães) 09h00
PE 2, Rota das Cutelarias 1 (8,47 km) 09h40 
PE 3, Citania de Briteiros 1 (16,93 km) 10h11 
PE 4, Rota das Cutelarias 2 (8,47 km) 10h54 
PE 5, Citânia de Briteiros 2 (16,93 km) 11h25 
PE 6, Rota das Cutelarias 3 (8,47 km) 12h08 
PE 7, Santuário da Penha 1 (7,61 km) 14h00
PE 8, Serra da Penha 1 (13,47 km) 15h00
PE 9, Santuário da Penha 2 (7,61 km) 16h00
PE 10, Serra da Penha 2 (13,47 km) 17h00

Chegada/Pódio (Lago do Toural – Guimarães) 18h15

Confira a lista de inscritos completa aqui.

Fica uma pequena introdução ao que se vai passar em Guimarães. Fique atento ao nosso Facebook e ao nosso blog, com o resumo de todas as incidências do Rally Cidade de Guimarães.

Até lá…If in doubt flat out!

Carlos Mota

Fotos:
autosport.pt

quinta-feira, 6 de março de 2014

WRC – Rally do México (antevisão)

Mundial regressa por terras mexicanas
Está de volta o mundial de ralis, com a 3ª prova da temporada, abrindo também a época dos ralis em terra, sendo este um dos mais duros testes a pilotos e máquinas de todo o campeonato, pela dureza dos troços, bem como por ser realizado em altitude, o que faz com que os motores percam potencia devido a esse mesmo factor.
Com uma curta lista de inscritos, apenas 29, a prova “centro americana” terá á partida 12 carros WRC, ainda assim um número razoável, visto que em termos logísticos não será fácil a equipas privadas fazer chegar todos os seus meios ao pais dos “aztecas”.

Entre as equipas oficiais as únicas novidades são a estreia ao volante na Hyundai de Chris Atkinson, sendo este o quarto piloto a correr pela marca coreana, em três ralis. De salientar também a presença do mexicano Benito Guerra em Ford Fiesta RS WRC apoiado pela M-Sport, que decerto poderá tirar vantagem de conhecer bem o “terreno”.


Quanto a candidatos á vitória final, os de sempre, com os homens da Volkswagen a estarem na linha da frente. Ogier e Latvala são as principais setas apontadas á vitória final, ainda que também Mikkelsen apareça no México motivado pela boa prova feita na Suécia.

Quanto aos homens da Citroen aparecem em boa forma nesta primeira aparição de ralis em pisos de terra, com M. Ostberg a ter um bom inicio de temporada, segue na 3ª posição no campeonato e tem demonstrado alguma facilidade neste período de habituação ao Ds3 WRC. É sem duvida um candidato á vitória final nesta prova, sendo ele um especialista em ralis de terra. Quanto a C. Meeke, tentará um lugar entre os 5 primeiros, sendo um piloto sempre a ter a ter em conta.

A Ford terá mais uma jornada complicada, com Hirvonen já a dar amostras que os seus tempos “áureos” já foram, e de facto é um piloto que dificilmente fará parte do lote de candidatos á vitória. Ainda assim, fica sempre a hipótese de uma boa surpresa por parte do finlandês. Quanto a E. Evens e R. Kubica a fazerem as suas estreias no México ao volante de WRC´s terão a vida bem complicada, pois irão-se ressentir da dureza dos troços. “A ver vamos”.

A Hyundai que faz a sua estreia em pisos de terra no México, alinha os habituais T. Neuville e Chris Atkinson que faz a sua estreia esta temporada. Se o primeiro poderá entrar nas contas por um Top5 (assim o I20 WRC aguente), o segundo dificilmente fará melhor que Sordo e Hanninen nas outras duas provas. A evolução da Hyundai tem assim o seu primeiro teste de “fogo”, e será sem duvida um grande desafio.

Lista de inscritos WRC:
Sebastien OGIER FRA /Julien INGRASSIA Polo R WRC
Jari-Matti LATVALA /Miikka ANTTILA Polo R WRC
Kris MEEKE GBR RC1 Citroen 1/Paul NAGLE DS3 WRC
Mads OSTBERG NOR /Jonas ANDERSSON DS3 WRC
Mikko HIRVONEN FIN /Jarmo LEHTINEN Fiesta RS WRC
Elfyn EVANS GBR /Daniel BARRITT Fiesta RS WRC
Thierry NEUVILLE BEL /Nicolas GILSOUL i20 WRC
Chris ATKINSON AUS /Stephane PREVOT i20 WRC
Andreas MIKKELSEN NOR /Mikko MARKKULA  Polo R WRC
Robert KUBICA POL /Maciej SZCZEPANIAK POL  Fiesta RS WRC
Benito GUERRA MEX /Borja ROZADA ESP Fiesta RS WRC
PROKOP CZE /Jan TOMÁNEK CZE  Fiesta RS WRC

Em WRC2 de destacar o regresso de O. Tanak ao volante de um Fiesta R5, depois da presença na Suécia ao volante de um WRC e de ter dado boas indicações, o piloto estónio regressa assim ao programa para o qual está previsto fazer esta temporada, o campeonato de WRC2.

Confira a lista de inscritos do wrc2:
Yuriy PROTASOV UKR /Pavlo CHEREPIN UKR Fiesta R5
Max RENDINA ITA /Mario PIZZUTI ITA Lancer Evo X
Augusto BESTARD PAR /Fernando MENDONCA PAR Lancer Evo X
Ott TANAK EST /Raigo MOLDER EST Fiesta R5
Quentin GILBERT FRA /Renaud JAMOUL BEL Fiesta R5
Lorenzo BERTELLI ITA /Mitia DOTTA ITA Fiesta R5
Gianluca LINARI ITA /Nicola ARENA ITA Impreza WRX
Abdulaziz AL-KUWARI QAT /Killian DUFFY IRL Fiesta RRC
Nicolás FUCHS PER /Fernando MUSSANO ARG Fiesta RRC
Ricardo TRIVIÑO MEX /Alex HARO ESP Lancer Evo X
Rodrigo SALGADO MEX /Diodoro SALGADO MEX Fiesta R5
Jorge-Enrique MARTINEZ PER /Eduardo-Luis ASERVI PER Impreza STI
Paul ZEA VELASCO ECU Juan-Carlos NU/ÑEZ ECU Lancer Evo X
Gustavo SANCHEZ MEX /Alonso LOPEZ PONCE MEX Lancer Evo X
Ricardo CORDERO MEX /Marco-A. HERNANDEZ MEX Lancer Evo X
Jorge GONZALEZ MEX /Ricardo INIESTA MEX Lancer Evo IX

Confira agora os horários das especias (hora portuguesa):
Sexta-feira 7 Março
ES1- 02h09 Monster Street Stage Guanajuato, 1,01 km
ES2- 14h32 Los Mexicanos, 1 9,88 km
ES3- 14h05 El Chocolate 1, 44,03 km
ES4- 16h08 Las Minas 1, 15,59 km
ES5- 17h01 Parque Bicentenario, 2,60 km
ES6- 20h08 Los Mexicanos, 2 9,88 km
ES7- 20h41 El Chocolate, 2 44,03 km
ES8- 21h44 Las Minas 2, 15,59 km
ES9- 22h37 Parque Bicentenario, 2,60 km
ES10- 23h37 Super Special, 1 2,21 km
ES11- 23h42 Super Specia,l 2 2,21 km

Sábado 8 Março 2014
ES12- 15h28 Ibarrilla 1, 30,33 km
ES13- 16h46 Otates 1, 53,69 km
ES14- 20h19 Ibarrilla 2, 30,33 km
ES15- 21h37 Otatitos 4, 3,06 km
ES16- 23h08 El Brinco 1, 8,24 km

Domingo 9 Março
ES17- 00h08 Super Special 3, 2,21 km
ES18- 00h13 Super Special 4, 2,21 km

Domingo 9 Março 2014 
ES19 14h55 Super Special 5, 4,42 km
ES20 15h58 Guanajuatito, 55,92 km
ES21 16h21 Derramadero, 11,63 km
ES22 18h08 VW Power Stage, 8,25 km


Acompanhe toda  a informação sobre o desenrolar da prova na nossa pagina de facebook, e resumos diários no blog “Chicane desportos motorizados”.

Até lá…if in doubt flat out!!!

Carlos Mota

Fotos:
redbull.com
caradvice.com.au
autoweek.com
wrc.com

quarta-feira, 5 de março de 2014

Lições do Bahrain - Parte 2

Continuamos com a análise, equipa a equipa, dos testes do Bahrain. Hoje com as equipas restantes: Lotus, Sauber, Marussia, Caterham, Toro Rosso e Force India.

Force India
Depois dos primeiros testes em Jerez terem sido “mornos” e “ low profile”, a Force India cresceu bastante e mostrou-se bem preparada no Bahrain. O VJM07 tem um chassis que não é mau, um bom motor (Mercedes) e tem duas componentes muito bons que vão estar localizados entre o volante e o motor: os dois pilotos. A equipa parece preparada para se tornar uma pedra no sapato das “grandes” equipas, mas depois do bom início de época de 2013, é uma irresponsabilidade se os adversários não estiverem de olho na equipa indiana. Conseguiram bons tempos, alguns deles foram os melhores das tabelas do dia e não tiveram grandes problemas durante a estadia no Bahrain. Temos muitas expectativas para ver esta equipa em acção.

Toro Rosso
Algumas pessoas defenderam (no final dos primeiros testes no Bahrain) que a Lotus seria a mais bem preparada equipa fornecida pela Renault. Devem ter mordido a língua, no final da semana passada! Nós pensamos que a Toro Rosso, estará um passinho ( pequeno) à frente das equipas “Renault”. Isto apenas pelo andamento mostrado nos últimos dois dias, porque os problemas constantes com o sobreaquecimento, têm dificultado a vida, tanto à Red Bull, como aos homens de Franz Tost. As dores de cabeça da equipa principal da bebida energética, são as dores de cabeça do “juniores” da Toro Rosso. Não acreditamos que, para já, consigam chegar aos pontos nos primeiros GP´s.

Caterham
Não temos dúvidas que já ganharam um prémio: o do carro mais feio e temos também a certeza, de que têm muito para melhorar. Se realmente este ano a equipa quer dar o passo em frente, porque senão fecha-se a “torneira” do dinheiro, a pré-temporada não é um bom prenúncio. No Bahrain estiveram atrás da Marussia na tabela de tempos, mas conseguiram fazer mais algumas voltas que a sua concorrente directa. Ou seja, embora se mostrem um pouco lentos, quando comparados com a Marussia, mostram-se também, mais fiáveis do que os russos, mesmo sendo equipados com motores Renault.

Marussia

Os russos tinham de ter bons resultados no Bahrain, depois de chegarem atrasados a Jerez. Com os testes finalizados, a Marussia, com motor Ferrari, é uma incógnita. Têm bons tempos, como por exemplo nos últimos dois dias, mas têm tido alguns problemas que afectam o carro, como é exemplo o problema eléctrico que tiveram no último dia de testes. Temos grandes dúvidas com este carro, até porque não sabemos se conseguem acabar o GP da Austrália.

Sauber
São umas das muitas incógnitas para o inicio de temporada. Se por um lado conseguem fazer bons tempos, por outro lado, têm tido problemas com o carro, que no caso do penúltimo dia, nem sequer conseguiram fazer duas voltas.
Sutil é um piloto experiente que consegue tirar (algum) proveito de carros difíceis, como já mostrou na Force India, mas Gutierrez, no segundo ano de F1, vai ter mais dificuldades. Ou a equipa de Peter Sauber consegue reagir aos resultados dos testes, ou prevemos que tenham mais um ano muito duro.

Lotus
Na nossa opinião, a seguir à Red Bull, a equipa que pior rendimento tem tido. Não foram aos testes de Espanha e no Bahrain até não começaram mal, mas os segundos testes correram muito mal. Saídas de pista, muito tempo parados na garagem e uma dupla que parece conhecer mal o carro. Parecem-nos demasiado atrasados no desenvolvimento do carro, algo que pode estar relacionado com a falta de dinheiro que reina na equipa. Se conseguirem acabar o GP da Austrália com os dois carros em pista, será uma vitória importante.

Fotos:
f1fanatic.co.uk
automobilsport.com

Pedro Mendes


terça-feira, 4 de março de 2014

Lições do Bahrain - Parte 1

Acabaram os testes de pré-temporada para todas as equipas. Umas mostram-se mais preparadas para a competição, outras nem por isso. Analisamos as onze equipas do grid de 2014, uma a uma:

Red Bull
A equipa tricampeã do Mundo veio para o Bahrain com um atraso significativo no desenvolvimento do carro, em relação à concorrência. Se os testes de Jerez foram maus, os primeiros do Bahrain não foram melhores, mas ainda assim, os Bull´s fizeram mais voltas do que em Espanha. O problema foi que quantas mais voltas davam, mais problemas descobriam no RB10. O pior estava ainda reservado para os segundos testes árabes. Os dois primeiros dias com Ricciardo, nem correram tão mal, isto depois de a equipa ter “inventado” umas entradas de ar no carro. Com Vettel aos comandos no terceiro dia, conseguiram fazer 78 voltas, mas durante muito tempo estiveram parados, num dia difícil para a maioria das equipas. No Domingo, último dia de testes antes de começar a competição a doer, Vettel parou teve uma saída de pista, voltou às boxes durante 3 horas, tornou a sair mas nem sequer chegou ao fim do pit lane.
Se a crise na Red Bull não era oficial, agora já o é, com Horner a dizer que estão cerca de 10 dias atrasados em relação aos adversários e vão para a Austrália em modo sobrevivência. 
Fica uma dica para quem quiser apostar num vencedor do GP da Austrália: não apostem em Vettel!

Ferrari
A Ferrari cimentou nos testes da primeira semana, o lugar atrás da Mercedes e Mclaren, que como é óbvio, não é o ideal para a marca italiana. A verdade é que, segundo Raikkonen, a equipa não sabe em que nível está em termos de velocidade, porque apenas têm testado a fiabilidade dos novos componentes. Já na segunda semana de testes no Bahrain, ficamos com mais certezas que a Ferrari esconde o seu jogo e possivelmente têm um Ás na manga…acabaram sempre nos três primeiros lugares da tabela de tempos, mas na nossa opinião, melhor que os tempos que têm feito, é a performance sólida que o carro e pilotos têm mostrado. Quase ninguém fala na Scuderia, nem eles se “mostram” demasiado…tem água no bico!

Mercedes
Para já a Mercedes vai à frente no “campeonato” da pré-época. Não se tem visto nenhum problema grave que possa colocar em risco a preparação para o primeiro GP, exceptuando um ou outro problema mecânico, facilmente resolvido, e os tempos feitos pelos pilotos, são muito bons. Temos a certeza que a Ferrari irá jogar duro com a Mercedes, no inicio de época, mas se os “Silver Arrows” continuarem tão bem como têm vindo a ser, não será fácil para os italianos levarem de vencida a equipa bávara. São várias as personalidades ligadas ao desporto, que apostam forte numa vitória da Mercedes no campeonato, com Hamilton a ser o favorito à vitória no campeonato de pilotos. Veremos.

McLaren
Juntamente com a Mercedes, lideraram a tabela de melhores tempos em Jerez e no Bahrain 1, mas na segunda vez no emirado, notou-se alguma quebra no ritmo que traziam. É fácil explicar essa situação: a Mclaren esteve a testar as afinações para corrida, ou seja, já não estiveram tão interessados em saber como aguenta o motor, o ERS, etc, mas sim, como se portam os componentes com as afinações previstas serem usadas nas corridas. Serão das equipas que melhor estão preparadas para o início da temporada, com os suspeitos do costume: Ferrari e Mercedes. Aliás, a juntar a estas 3 equipas, nós pensamos que existem mais duas equipas, que também fizeram uma excelente pré-temporada: Force India e Williams.

Williams:

Se no final dos testes de Jerez ficamos com um sorriso na cara, com o comportamento do FW36, durante a estadia da equipa no Bahrain, não nos caiu o sorriso. Para além de mostrarem um carro bom, estável e (para já) competitivo, Massa mostra-se como um piloto diferente. A Williams merece regressar ao topo da F1, mas é trabalhoso e dificíl o trajecto para lá chegar. A equipa precisa de um bom carro, de uma excelente equipa técnica e de um bom par de pilotos. No papel parece ter tudo, mas veremos como será na realidade. Acreditamos que consigam e, especialmente eu, gostava de ver de novo a Williams ser a Williams! Para além de não haver nenhuma equipa que tenha caras tão bonitas na equipa: falamos de Claire Williams e Susie Wolff. Não sabem quem são? Pesquisem no Google!

Imagens:
thejudge13.com
canaldavelocidade.com.br
f1fanatic.co.uk

Pedro Mendes

segunda-feira, 3 de março de 2014

Chicane Desportos Motorizados... 1 ano depois.

Faz hoje um ano, um grupo de 4 amigos começava um projecto em tom de brincadeira. Escrever sobre desportos motorizados. Cada um com a sua modalidade preferida. A ideia seria expressar a nossa paixão pelas corridas, pela competição, pela tecnologia. Por tudo o que envolve o desporto motorizado.

Infelizmente, por motivos pessoais um dos amigos teve de sair, mas os 3 restantes mantiveram-se firmes na vontade de continuar um projecto, que se vai tornando cada vez mais sério e que dá cada vez mais prazer a fazer, embora muitas vezes com sacrifico, pois todos temos as nossas vidas pessoais, que muitas vezes se tornam difíceis de conciliar com o blog. Mas em conjunto, conseguimos ultrapassar os obstáculos que se colocaram.

Mantivemos a nossa forma de estar e fomos crescendo de forma gradual, também graças aos muitos que nos seguem e que ajudam a mostrar o nosso trabalho

Mantemos a nossa postura e identidade. Tentamos fazer o melhor que sabemos, com os recursos possíveis e com a humildade de quem quer aprender cada vez mais.

Nunca fizemos planos a longo prazo e nem tínhamos metas estabelecidas. O que queríamos era aprender, mostrar ao publico a nossa opinião. Mas o grande objectivo era que cada um se divertisse com o trabalho feito e isso foi conseguido.

É com grande felicidade que festejamos este ano de trabalho em que falamos F1, WRC, WTCC, DTM, WEC, MotoGP. Foi um trabalho cansativo mas que valeu a pena.

Para o futuro, queremos apenas continuar a crescer, como temos feito até agora, mantendo a nossa forma de estar e tentando melhorar cada vez mais.

A todos os que nos seguem, o nosso muito obrigado. É graças a vocês que este projecto faz sentido.

Às páginas de Facebook que nos ajudaram como os Doidos por Rally, o Merdasprahomens, o Pelo regresso do Circuito de Vila Real, queríamos também agradecer esperando que a cooperação se mantenha.

Agradecer também à Élia Paulo que fez vários posts e que nos ajudou com a sua opinião.

A todos os que nos ajudaram, de uma forma ou outra, o nosso obrigado. 

Estamos muito felizes por festejar um ano de Chicane. Queremos festejar muitos mais. Contamos convosco para que isso aconteça.


Fábio Mendes
Pedro Mendes
Carlos Mota

Regra dos 107% - Uma regra que poderá complicar a vida dos pilotos.

Pelo que se tem visto nos testes da F1, a diferença de andamentos de umas equipas para outras é grande e em alguns casos alarmante. Há várias equipas como a Williams, a Mercedes a McLaren e a Force India que até já lideraram a tabela de tempos nos testes. Mas dos primeiros para o fundo da tabela, a diferença de tempos chega aos 8 e 9 segundos. É normal nesta fase, pois a revolução que se deu a nível técnico na F1, não é fácil de assimilar mas as equipas encontrarão forma de resolver os problemas mais tarde ou mais cedo.

No entanto, para o 1º GP, que é daqui a 12 dias, há um problema inesperado que surge. A regra dos 107%. Uma regra que foi implementada para retirar da pista os carros mais lentos, poderá retirar da pista mais carros do que se esperaria.

A regra diz que todo o carro que fizer mais que 107% do melhor tempo feito na 1ª sessão de qualificação ( Q1), é excluído automaticamente. Ou seja, explicando de forma simples, se o melhor tempo da Q1 for de 100 segundos (1:40:00), todos os carros que fizerem mais que 107 segundos (1:47:00) são automaticamente excluídos, não podendo participar na corrida.

Em termos práticos, e usando o melhor tempo da semana passada, que foi de Rosberg, como tempo para a Pole Position, isso significaria que apenas 14 carros poderiam correr, ficando 8 carros de fora ao abrigo da regra dos 107%. Seria certamente um escândalo se isso acontecesse.

É verdade que no passado já foram aplicadas excepções a essa regra e caso acontecesse em Melbourne, por certo que se fecharia os olhos à situação. Mas não deixa de ser caricato.

Os novos regulamentos são muito exigentes (há quem diga que demasiado exigentes) e há muitas equipas que precisariam de mais tempo para estar preparadas. A Red Bull já avisou que vai à Austrália em modo sobrevivência. A Caterham está muito em baixo tal como a Lotus e a Toro Rosso, embora em crescendo ainda é uma grande incógnita.


Veremos como corre o 1º GP, mas há muitas incertezas no ar. Contudo, ao contrário dos arautos da desgraça, não creio que este problema seja o “fim do mundo”. Há equipas que se prepararam melhor e outras pior. A competição é mesmo isto. Quem está melhor, está na frente e quem não se preparou, tem de correr atrás do prejuízo. O mundo da F1 é frio e muito competitivo. Acredito que no meio da época as coisas estarão mais equilibradas. Acredito também num campeonato muito competitivo. As mudanças são difíceis. Mas não se deve ter medo delas.


Link com uma calculadora para testar vários cenários:

https://www.allars.co.uk/calc/f1/qualifying.php


Fábio Mendes

domingo, 2 de março de 2014

Testes Bahrain: Massa na frente no 3º dia e Hamilton no topo no 4º.

Acabaram os testes de Inverno da F1. O circuito internacional do Bahrain acolheu durante duas semanas os novo monolugares da categoria rainha do desporto automóvel e hoje foi o último dia. Começa a faltar muito pouco para o 1º GP na Austrália.

No dia de ontem,  o destaque foi para a Williams e para Massa, que em trabalho de ajustamento da performance do FW36 fez o melhor tempo que se viu na pista.  O Williams passou grande parte da sessão no topo da tabela, só sendo destronado temporariamente pelo Mercedes de Rosberg. Massa tratou de voltar ao lugar da frente para nunca mais de la sair. Um teste muito positivo para a Williams.

A Mercedes que teve de trocar o motor pela manhã ainda foi a tempo de fazer 103 voltas e estar no topo da tabela.

Ferrari seguiu a sua toada discreta, mantendo-se sempre no top 3, a Force India continuou o seu programa de simulação de corridas mas desta vez com menos fulgor, agora com Hulkenberg ao volante.

A Marussia continuou de forma positiva os testes com Bianchi a coleccionar muitas voltas e fazendo um tempo de meio de tabela.

No fundo da tabela, a Red Bull, que parecia dar sinais de estar a subir de forma, voltou a ter um dia péssimo. Uma saída para pista em que o carro nem sequer concluiu uma volta que levou a que o carro ficasse retido na garagem por 3h. Na segunda saída o carro nem sequer chegou ao fim da Pit Lane, obrigando Vettel a trabalho de força, empurrando o carro de volta para a garagem.

Sauber também teve um dia mau com uma avaria que obrigou a uma troca de motores que impediu que fizessem  mais que 1 volta ao circuito.

A Lotus, com problemas eléctricos também não teve um dia muito positivo.


Tempos e nº de voltas no dia 3:

Pos  Driver            Team/Car              Time       Gap      Laps
 1.  Felipe Massa      Williams-Mercedes     1m33.258s           99
 2.  Nico Rosberg      Mercedes              1m33.484s  +0.226s  103
 3.  Kimi Raikkonen    Ferrari               1m35.426s  +2.168s  87
 4.  Kevin Magnussen   McLaren-Mercedes      1m35.894s  +2.636s  88
 5.  Daniil Kvyat      Toro Rosso-Renault    1m36.113s  +2.855s  81
 6.  Nico Hulkenberg   Force India-Mercedes  1m36.205s  +2.947s  115
 7.  Jules Bianchi     Marussia-Ferrari      1m37.087s  +3.829s  78
 8.  Marcus Ericsson   Caterham-Renault      1m38.083s  +4.825s  117
 9.  Romain Grosjean   Lotus-Renault         1m42.166s  +8.908s  33
10.  Adrian Sutil      Sauber-Ferrari                            1
11.  Sebastian Vettel  Red Bull-Renault                          0



Hoje, ultimo dia de testes, Williams voltou a mostrar velocidade, com Bottas aos comandos do carro, mas foi Hamilton que fez o melhor tempo da sessão. Depois de ter ficado quase toda a manhã na garagem devido a problemas na caixa, o britânico fez o melhor tempo do dia ficando apenas a 0.2 seg. do melhor registo no Barhain que era de Massa.

Red Bull com mais um dia negativo, com mais problemas a aparecerem no carro. Vettel completou 77 voltas a ritmo baixo.

Alonso teve também problemas mas ainda assim conseguiu fazer o melhor tempo da Ferrari no circuito do Bahrain.

Lotus, McLaren e Force India sofreram falhas no motor e a Caterham sofreu problemas na embraiagem do CT05.

Sauber vingou-se do dia de ontem onde so tinha feito uma volta e fez 177 voltas no total com ambos os pilotos  a saírem para a pista.

Toro Rosso teve o melhor dia da pré época com 74 voltas feitas e um tempo razoável.

Tempos e nº de voltas do 4º dia:

Pos  Driver             Team/Car              Time       Gap      Laps
 1.  Lewis Hamilton     Mercedes              1m33.278s           69
 2.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes     1m33.987s  +0.709s  108
 3.  Fernando Alonso    Ferrari               1m34.280s  +1.002s  74
 4.  Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes  1m35.577s  +2.299s  74
 5.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault    1m35.701s  +2.423s  74
 6.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari        1m36.467s  +3.189s  91
 7.  Max Chilton        Marussia-Ferrari      1m36.835s  +3.557s  61
 8.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari        1m37.303s  +4.025s  86
 9.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault      1m37.468s  +4.190s  77
10.  Jenson Button      McLaren-Mercedes      1m38.111s  +4.833s  22
11.  Kamui Kobayashi    Caterham-Renault      1m38.391s  +5.113s  106
12.  Romain Grosjean    Lotus-Renault         1m39.302s  +6.024s  32



Estão assim concluídos os testes de inverno para a F1. Nota-se que há ainda muito trabalho pela frente e que mesmo as equipas que parecem melhor tiveram falhas, que na semana passada não apareceram. O 1º GP é uma grande incógnita por enquanto. Há a sensação que a Mercedes está melhor, a McLaren esteve um furos abaixo nestes últimos dias, a Ferrari mantem uma toada muito discreta. Os problemas surgiram para todos e haverá ainda muito para rever. A Red Bull é o caso mais complicado, juntamente com a Lotus e a Caterham. Muito poucas voltas dadas, tempos muito baixos e muitos problemas. Mas veremos isso com mais pormenor durante a próxima semana.



Faltam 13 dias para o 1º GP do ano. A espera está prestes a acabar.



Fábio Mendes