Foi uma tarde animada no circuito Moulay El Hassan… Mas só
da 3ª posição para baixo, pois os Citroen não largaram as primeiras posições e
só não fizeram o pleno nos pódios porque Muller foi apanhado num acidente sem
saber como.
Corrida 1:
A primeira largada foi completamente dominada pelos
Citroen´s, que saíram muito rapidamente da linha de partida, com Lopez a
defender bem a posição, seguido de Loeb e Muller que ganhou um lugar a Chilton.
Mais atrás Tiago Monteiro era agressivo na saída e subia até ao 5º lugar, numa
excelente largada.
Borkovic, que tinha perdido a sua posição para Monteiro, atacou forte o português, que se defendeu como pôde, com uma máquina claramente
inferior. A pressão de Borkovic atingiu o pico quando deu um toque no Honda de
Monteiro, danificando a traseira do carro nipónico e levando Monteiro a perder o
5º Lugar.
Monteiro ainda teve Michelisz atrás de si, mas Bennani apertou com o piloto húngaro, forçando um erro que levou Michelisz a perder 2 posições pois H. Valente seguia atrás de Bennani em modo "espectador".
Monteiro ainda teve Michelisz atrás de si, mas Bennani apertou com o piloto húngaro, forçando um erro que levou Michelisz a perder 2 posições pois H. Valente seguia atrás de Bennani em modo "espectador".
Destaque para a desistência de Huff, com problemas no turbo
do seu Lada.
Chegava o final da corrida 1, com Lopez a vencer sem
problemas, Loeb atrás e Muller em 3º. Dado o andamento dos “Citro´s” no final da corrida, cheirou que a equipa
tivesse ordenado que os pilotos mantivessem as posições.
Boa corrida de Monteiro que se defendeu e lutou muito mas
não teve material para mais.
TOP 10 SCORECARD
01 | José María López | 14 Laps | ||
02 | Sébastien Loeb | +0.713 | ||
03 | Yvan Muller | +1.607 | ||
04 | Tom Chilton | +8.222 | ||
05 | Dušan Borkovic | +11.849 | ||
06 | Tiago Monteiro | +20.495 | ||
07 | Mehdi Bennani | +25.111 | ||
08 | Hugo Valente | +29.953 | ||
09 | Norbert Michelisz | +44.583 | ||
10 | James Thompson | +48.596 |
Corrida 2:
A corrida começava com menos dois Ladas com Huff fora com ainda problemas no motor e Thompson no hospital por ter inalado vapores de gasolina no seu carro o que com o calor extremo no interior do carro não é nada aconselhável, tal como Michelisz a ter problemas no seu Honda.
Com a grelha invertida, era Coronel que saia da pole, com
Bennani em 2º. Foi mesmo este par que originou a primeira cambalhota da corrida.
Logo na largada, Bennani tentou passar Coronel, mas este fechou lhe a passagem. Deu-se
um contacto entre os dois carros. O contacto prolongou-se por vários metros até
que Coronel perdeu o controlo do carro e embateu violentamente contra o muro. Quem
não conseguiu evitar o toque contra o carro descontrolado foi Muller, que
embateu também violentamente contra o Chevy.
Corrida interrompida para limpeza da pista.
Quem esteve muito bem foi Monteiro que subiu até à 2ª posição logo seguido de Loeb em 3º que esteve ainda melhor visto que largou de 9º.
No recomeço da corrida, Bennani largou bem de 1º e Monteiro sofreu logo a pressão de Loeb, que com um carro muito superior passou com facilidade o Honda.
Quem esteve muito bem foi Monteiro que subiu até à 2ª posição logo seguido de Loeb em 3º que esteve ainda melhor visto que largou de 9º.
No recomeço da corrida, Bennani largou bem de 1º e Monteiro sofreu logo a pressão de Loeb, que com um carro muito superior passou com facilidade o Honda.
Entretanto era atribuído um Drive-through a Bennani pelo acidente com
Coronel. A meu ver foi uma penalização algo injusta, levando o piloto marroquino
a cair para a 8ª posição, ele que já
tinha perdido a 1ª posição para Loeb.
Atrás de Loeb, Monteiro tentava defender –se sem sucesso de
Lopez e Valente, pois o Citroen e o Chevy eram muito mais rápidos do que o Honda.
Borkovic, com problemas no carro, era obrigado a desistir, o
que levou a nova entrada do Safety Car.
Quando a pista ficou livre outra vez, Loeb ganhou vantagem
sobre Lopez e Valente, sem carro para acompanhar, ficou-se pelo 3º.
Mais atrás, era Bennani que iniciava uma recuperação fantástica,
subindo do 8º para o 6º, atacando Chilton. Monteiro que defendia o 4º lugar, começou a perder velocidade e o carro parecia incontrolável com problemas num pneu, levando o português a acabar a corrida “a passo” apenas para
garantir os pontos.
Chilton teve de lutar
bastante para não perder o presente que Monteiro lhe tinha entregue. pois
Bennani vinha “com o diabo” e atacou com tudo.
Chegava a bandeira de xadrez e Loeb vencia a primeira
corrida no WTCC, seguido de Lopez, Valente Chilton e Bennani(estes últimos fizeram
uma "drag race" no final, com o britânico a vencer por apenas 0.026 seg).
Foi uma corrida louca com muita “chapa batida” e muitos
motivos de interesse. Loeb na 2ª corrida que faz vence e mostra que veio para o
WTCC não para aprender mas sim para vencer.
TOP 10 SCORECARD
01 | Sébastien Loeb | 16 Laps | ||
02 | José María López | +4.321 | ||
03 | Hugo Valente | +7.598 | ||
04 | Tom Chilton | +18.305 | ||
05 | Mehdi Bennani | +18.331 | ||
06 | Mikhail Kozlovskiy | +19.757 | ||
07 | Gianni Morbidelli | +23.117 | ||
08 | Franz Engstler | +38.957 | ||
09 | John Filippi | +48.611 | ||
10 | Pasquale Di Sabatino | +50.533 |
Destaques:
Primeira corrida, primeira pole, primeira pódio,
primeira vitória, primeiro 1,2,3. Um fim de semana perfeito. Provavelmente
ficaram surpreendidos por ver a concorrência tão lá atrás. Lopez é para já o líder do campeonato seguido de Loeb. Quem deve estar mais “azedo” é Muller, que vê os
companheiros de equipa fugir. Deu clara impressão que os pilotos não se
atacaram e que havia uma espécie de "tratado de paz" imposto, com a equipa a querer o
máximo de pontos no inicio. Foi pena pois a luta entre os 3 podia ser
interessante, mas a Citroen não o permitiu. Mas como Muller é pouco dado a
isso e costuma responder mal quando as coisas lhe correm mal, pode ser que a
coisa anime mais para a frente. Loeb entra a vencer no WTCC. É verdade que o carro é bom, mas o homem também é um grande piloto. E Lopez vem com "ganas", como tal a competição promete.
Para esquecer. Tarquini não pôde correr e Monteiro lutou
muito, mas não teve maquina para mais. O Honda é um carro muito difícil na saída
de curva e em recta não tem velocidade suficiente. Uma completa desilusão e
muito trabalho pela frente. Monteiro merecia mais pelo que lutou. Pode ficar
contente com o seu desempenho. Para safar a honra da marca valeu Bennani, que fez um bom fim de semana, especialmente na corrida 2, onde deu tudo o que tinha. A recuperação depois da penalização foi excelente.
O único não Citroen a subir ao pódio, com Valente ao volante,
embora não haja nenhuma equipa oficial. Chilton esteve bem, Borkovic para a
corrida de estreia esteve também em bom plano, tendo azar na 2ª corrida. São os
únicos neste momento a poder fazer frente aos Citro´s.
Vinham em modo de teste, pois não tinham ainda rodado o carro.
O carro mostra que pode fazer mais, mas ainda está longe de o fazer. Há muito
trabalho de afinação para melhorar o comportamento do carro e a fiabilidade
acima de tudo. Mas com os passos certos e com Huff, poderá ser que a Lada
finalmente cresça e dê mais competitividade a este campeonato.
Coronel vs Bennani:
O automobilismo às vezes tem disto. Coronel ficou a perder, mas a troca de palavras entre os pilotos foi única. Coronel foi ter com Bennani
ao carro e o marroquino disse lhe com as lágrimas nos olhos que a culpa não era
dele e que ele nunca faria isso de propósito pois são amigos. Tarquini foi
falar com Bennani tranquilizando-o e dizendo que a culpa não era dele. Algo que
vale a pena ver e rever.
Tudo dito neste fim de semana de WTCC com as cores francesas a brilharem alto.
Tudo dito neste fim de semana de WTCC com as cores francesas a brilharem alto.
Próxima corrida já no próximo fim de semana em França no
circuito Paul Ricard.
Fontes:
http://www.touringcartimes.com/
Fotos:
facebook FIA WTCC
Sem comentários:
Enviar um comentário