Infelizmente e por motivos pessoais e profissionais só hoje
nos foi possível ver a corrida e avaliar os eventos que marcaram o fim-de-semana
em Monza.
O vencedor já é conhecido e a história provavelmente também mas
vamos passar brevemente pelos principais acontecimentos da corrida.
Na largada Vettel ia perdendo para Webber mas este, com uma
passagem de caixa falhada, perdeu centésimos de segundos que levaram Vettel a
sair na frente na saída da sempre complicada primeira chicane de Monza. No
entanto o alemão bloqueou a roda direita e isso poderia prejudicar a suspensão do
RB9 durante a corrida, algo que não aconteceu.
Massa teve uma largada excelente, conseguindo chegar ao 2º lugar.
Hulkenberg aguentava-se à bronca e ficava-se pelo 5º, Hamilton subia algumas
posições e Kimi, pressionado por Perez, falhou o tempo de travagem, batendo
contra a traseira do McLaren do mexicano, danificando a asa dianteira. Esse
incidente custou lhe caro e prejudicou o resto da corrida.
Na frente Vettel consolidava a vantagem para Massa. Logo atrás
Webber era passado por Alonso, numa manobra fantástica, em que os dois lutaram
até ao fim, mantendo as distâncias mínimas e mostrando muito respeito um pelo outro. Alonso chegou perto de Massa e este estendeu
lhe a passadeira vermelha deixando passar o espanhol sem luta. Webber conseguiu
chegar ao 3º lugar, deixando Massa em 4º e assim ficou definido o pódio.
As lutas mais interessantes ocorreram no meio do “pelotão” com
Kimi a mostrar grande andamento (fazendo tempos similares a Vettel em na parte
inicial da corrida) e Hamilton a dar uma lição de como se ultrapassa em Monza,
lutando por ficar nos pontos depois de um furo lento o obrigar a ir as boxes
mais cedo do que o planeado. O britânico acabou a corrida em 9º, bem longe do
que merecia o seu esforço mas a qualificação deitou tudo a perder. Já Kimi, com
o toque na primeira curva, conseguiu chegar ainda ao 6º posto mas a dança das
boxes e o muito trânsito que apanhou, impediu o finlandês de acabar nos pontos
falhando o top 10 pela segunda corrida consecutiva.
Destaque para as desistências de Di Resta que falhou o tempo
de travagem e danificou irremediavelmente o seu Force India, assim como Sutil
por falha mecânica no final da corrida conseguindo ainda assim qualificar-se em 14º e Vergne com
problemas no seu Toro Rosso.
Classificação final:
Pos Driver Team Time/Gap 1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1h18m33.352s 2. Fernando Alonso Ferrari +5.467s 3. Mark Webber Red Bull-Renault +6.350s 4. Felipe Massa Ferrari +9.361s 5. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +10.355s 6. Nico Rosberg Mercedes +10.999s 7. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +32.329s 8. Romain Grosjean Lotus-Renault +33.130s 9. Lewis Hamilton Mercedes +33.527s 10. Jenson Button McLaren-Mercedes +38.327s 11. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +38.695s 12. Sergio Perez McLaren-Mercedes +39.765s 13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +40.880s 14. Pastor Maldonado Williams-Renault +49.085s 15. Valtteri Bottas Williams-Renault +56.827s 16. Adrian Sutil Force India-Mercedes +1 lap 17. Charles Pic Caterham-Renault +1 lap 18. Giedo van der Garde Caterham-Renault +1 lap 19. Jules Bianchi Marussia-Cosworth +1 lap 20. Max Chilton Marussia-Cosworth +1 lap
Volta mais rapida: Hamilton, 1:25.849 Desistências: Driver Team On lap Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 35 Paul di Resta Force India-Mercedes 1 Campeonato do mundo de pilotos e construtores , round 12: Pilotos: Construtores: 1. Vettel 222 1. Red Bull-Renault 352 2. Alonso 169 2. Ferrari 248 3. Hamilton 141 3. Mercedes 245 4. Raikkonen 134 4. Lotus-Renault 191 5. Webber 130 5. McLaren-Mercedes 66 6. Rosberg 104 6. Force India-Mercedes 61 7. Massa 79 7. Toro Rosso-Ferrari 31 8. Grosjean 57 8. Sauber-Ferrari 17 9. Button 48 9. Williams-Renault 1 10. Di Resta 36 11. Sutil 25 12. Perez 18 13. Ricciardo 18 14. Hulkenberg 17 15. Vergne 13 16. Maldonado 1
Destaques:
Red Bull:
Mais uma corrida perfeita dos Bull´s. Vettel esteve quase
perfeito, tirando a primeira travagem, Webber acompanhou bem o esforço do seu
companheiro e conseguiu subir pela primeira vez ao pódio italiano. Conseguem assim
vencer Canadá, Spa e Monza, circuitos onde tradicionalmente se dão mal. E daqui
para a frente vêm os circuitos que a Red Bull mais gosta e onde no ano passado
Vettel recuperou os pontos em atraso para se sagrar campeão. Quem tem Newey tem
tudo, mas o trabalho de Vettel não pode ser ignorado, pois está numa forma suprema.
Não merece ser assobiado (falaremos disso ainda esta semana).
Como sempre, fortes em casa. Não o suficiente, no entanto,
para rivalizar com o poderio dos Red Bull mas ainda assim o suficiente para
colocar Alonso no pódio. Depois de uma afirmação mais azeda, na qualificação, de
Alonso para a equipa via rádio, que foi abafada, o ambiente por enquanto está
mais leve e partem com mais alguma (não muita) confiança para as etapas fora da
Europa. Todo o burburinho em volta do novo piloto não ajuda e hoje tivemos a
confirmação de que Massa (tal como prevíamos) não vai continuar na Ferrari,
depois do brasileiro ter colocado a noticia no seu Twiter. Massa que até teve
uma das suas melhores corridas do ano em Monza acabando 4º vai finalizar a sua ja longa ligação com a Scuderia. Algo tem de
mudar na Scuderia para poderem almejar o tão desejado título e a parceira Alonso/Massa já é demasiado
confortável para ambos. A mudança é bem-vinda para a modalidade. Para onde irá
Massa? Essa é a grande questão.
Mercedes:
Qualificação para esquecer de Hamilton que apenas se pode
queixar de si próprio. No entanto conseguiu recuperar e ficar nos pontos, sendo
um dos melhores do dia. Tivesse ele saído do top 3 se calhar não estávamos aqui
a falar de mais uma vitória de Vettel. Rosberg foi consistente mostrando bom
ritmo mas nunca soube lidar com o trânsito, perdendo muito tempo nas
ultrapassagens (é já costume no alemão). Hamilton gosta de Singapura e veremos se a Mercedes consegue contrariar o bom momento da Red Bull.
Lotus:
Fim-de-semana negro para Raikkonen que praticamente enterrou
todas as esperanças de chegar ao titulo. Depois de uma serie fantástica a somar
pontos, Kimi não consegue pontuar pela 2ª corrida consecutiva. Acreditamos que
todo o falatório da possível ida para a Ferrari não beneficia nem piloto e
muito menos a equipa, mas a verdade é que a Lotus podia este fim-de-semana ter
feito mais um pódio, pois o carro tinha andamento para isso mas a qualificação
deitou tudo a perder. Já Grosjean por seu lado discreto mas eficaz, com um 8º
lugar não fazendo má figura.
McLaren:
O aniversário da equipa, com trajes catitas a condizer, não
trouxe melhores resultados à equipa. Na qualificação não estiveram mal mas na
corrida nunca tiveram o ritmo necessário, fruto de uma má escolha nas relações
de caixa, levando o carro a ir ao limitador de rotações demasiado cedo. Button
mais uma vez com uma corrida inteligente, sabendo tirar proveito da situação e
ultrapassando as dificuldades e Perez que parece estar num processo de
amadurecimento. O mexicano não esteve brilhante mas foi prejudicado com um pit
stop péssimo. Achamos que o mexicano está a passar por um momento onde aprende
quando levantar o pé e colocar-se fora dos problemas. Se aliar isso as prestações
em que brilhou este ano poderá voar muito alto. Não perdemos a esperança neste
rapaz.
Toro Rosso:
Mais uma excelente corrida de Ricciardo. Mostra que é rápido
em pista e que poderá cumprir bem o papel de 2º piloto para o ano na Red Bull.
Tem acabado de forma regular no top 10 e tem se mostrado a altura do desafio
que se aproxima. Já Vergne por seu lado continua em maré de azar. Mais uma
avaria no seu carro. Deve ser neste momento o piloto mais subvalorizado do
paddock. O talento está lá e poderá voar alto se mantiver o trabalho e a
dedicação. Não há mal que sempre dure. Esperemos que seja o colega de Félix da
Costa para o ano que vem. Segundo as noticias que circulam a coisa está bem
encaminhada.
Force India:
Desde a mudança de pneus que a performance desceu a pique. Já
não é a Force India que entusiasmava. Di Resta está numa fase negra. Sutil não tem
sorte com a fiabilidade do carro. A atenção está em 2014 e isso nota-se.
Esperemos que para o ano o esforço colocado em fazer crescer a equipa traga
frutos. A equipa merece e a F1 precisa disso.
Sauber:
Enorme Hulkenberg. Não nos cansamos de dizer que este piloto
é de top e este fim-de-semana confirmou isso mesmo. Brilhante 3º lugar na
qualificação e 5º no final da corrida. O carro não permite dar nas vistas mas
as melhorias que introduziram fizeram que o Sauber ultrapassasse os Toro Rosso
em performance. Claro que é algo que se deve também as particularidades da
pista e é provável que essa vantagem não se repita mas mesmo assim merece
destaque. Se a Ferrari falhar Kimi é quase certo que Hulkenberg irá vestir de vermelho
para o ano. A prioridade está no finlandês certamente. Mas este alemão merece
definitivamente uma equipa de topo. Gutierrez pelo que dizem tem o lugar garantido para o ano. E ainda dizem que o dinheiro não traz felicidade.
Williams: Nem carne, nem peixe. 14º e 15º e nada mais a acrescentar. É pena ver uma equipa com o passado da Williams arrastar-se assim. Estamos a torcer por uma Williams forte em 2014.
Marussia/Caterham:
Não era certamente em Monza que iam brilhar, dadas as
condições em que a corrida se deu. Mas no campeonato das duas equipas a
Caterham continua a somar pontos e a ganhar vantagem à Marussia. Van der Garde
começa a mostrar algo mais ultimamente mas Pic levou a melhor este fim-de-semana.
Do lado da Marussia, Bianchi a na frente mais uma vez com Chilton a melhorar
ligeiramente.
Próxima corrida dia 22 de Setembro em Singapura, no circuito
citadino nocturno. Veremos se finalmente alguém se impõe aos Red Bull e anima
mais um pouco o campeonato.
Fontes:
autosport.com
Fontes:
autosport.com
Fábio Mendes
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