foto de: XPB Images |
Se Hamilton venceu a corrida, alguns pilotos estiveram muito bem, como é o caso de Massa, que retornou ao pódio, Ricciardo, que teve alguns movimentos de grande piloto e Magnussen, que foi sempre uma pedra no sapato, especialmente de Pérez.
Na largada, Hamilton perdeu 3 lugares, supostamente com alguns problemas no sistema ERS e quem passou na primeira chicane, líder do pelotão, foi Rosberg, seguido de Magnussen, já que Valtteri Bottas perdeu também muitas posições e ficou no meio do grupo.
foto de: XPB Images |
Na volta 5, Massa vê uma oportunidade e na Variante della Roggia, trata de ultrapassar Magnussen, sem este conseguir retornar o ataque, aliás, pouco depois da chicane, Hamilton ultrapassa-o também. Nessa altura já o britânico tinha ultrapassado os problemas com o ERS e começava a rodar rápido, no encalço do primeiro classificado, Rosberg, que não conseguia fugir muito aos de trás.
Na volta seguinte (6ª volta), Chilton entrou mal na segunda chicane e paga com o abandono da corrida, ficando parado na gravilha, contra as protecções. O piloto que está habituado a terminar as corridas, desta vez não foi além da sexta volta.
Bottas, na volta 8, travou mais tarde que Raikkönen para a chicane da Tribuna (a primeira chicane de Monza), mas saiu largo e não conseguiu levar a ultrapassagem até ao fim, perdendo algum tempo. No mesmo sitio, na volta seguinte, Rosberg cometeu o primeiro erro da sua corrida, com Massa e Hamilton atrás dele e a recuperarem algum terreno, o alemão não conseguiu travar em segurança e foi em frente, pela escapatória da chicane, perdendo mais de 1s para os seus perseguidores.
A primeira chicane do circuito de Monza é uma imagem de marca da pista italiana, local onde pilotos podem vencer uma corrida ou perdê-la com a mesma facilidade. Hoje, essa mesma chicane, não desiludiu e deu a vitória a um piloto e retirou-a a outro. Hamilton que na volta 10, nesse local, conseguiu passar o Williams de Massa, que esteve muito forte, com um andamento muito bom, para na volta 29, assistir, de primeira fila, a um novo erro por parte do seu colega de equipa, Rosberg, tendo o alemão seguido pela escapatória.
Hamilton saltou para a liderança da corrida, tendo-a perdida momentaneamente, na altura da paragem para troca de pneus. De resto foi imperial!
foto de: XPB Images |
"tiffosi"
Por essa altura, assistíamos a uma luta interessante, entre Magnussen e Pérez. Numa tentativa de passar o mexicano, Magnussen terá empurrado para fora de pista, o monolugar da equipa indiana. Pelo menos foi essa a opinião da direcção de corrida, que impôs uma penalização de 5 segundos ao piloto da Mclaren.
foto de: XPB Images |
foto de: XPB Images |
seu colega de equipa... novamente, mas
No final da corrida, Hamilton venceu com algum terreno de vantagem para Rosberg, com Massa e Bottas em "modo viagem turística", mas com alguns apertões até à meta mais para trás, entre Vettel, Magnussen, Pérez e Button.
Curioso foi ouvir a resposta de Hamilton à pergunta de Jean Alesi, depois da cerimónia do pódio, se ele e Rosberg eram amigos. O britânico respondeu: "Claro, somos colegas de equipa!". As amizades na F1 tendem a desvanecer muito rapidamente.
Classificação do G.P. de Itália 2014:
Pos.
|
Piloto
|
Equipa
|
Tempo
|
Dif.
|
|
1.
|
L. Hamilton
|
Mercedes
|
1:19:10.236
|
||
2.
|
N. Rosberg
|
Mercedes
|
+3.175
|
||
3.
|
F. Massa
|
Williams
|
+25.026
|
+21.851
|
|
4.
|
V. Bottas
|
Williams
|
+40.786
|
+15.760
|
|
5.
|
D. Ricciardo
|
Red Bull
|
+50.309
|
+9.523
|
|
6.
|
S. Vettel
|
Red Bull
|
+59.965
|
+9.656
|
|
7.
|
S. Perez
|
Force India
|
+1:02.518
|
+2.553
|
|
8.
|
J. Button
|
McLaren
|
+1:03.063
|
+0.545
|
|
9.
|
K. Raikkonen
|
Ferrari
|
+1:03.535
|
+0.472
|
|
10.
|
K. Magnussen
|
McLaren
|
+1:06.171
|
+2.636
|
|
11.
|
D. Kvyat
|
Toro Rosso
|
+1:11.184
|
+5.013
|
|
12.
|
N. Hulkenberg
|
Force India
|
+1:12.606
|
+1.422
|
|
13.
|
J. Vergne
|
Toro Rosso
|
+1:13.093
|
+0.487
|
|
14.
|
P. Maldonado
|
Lotus
|
+1 volta
|
||
15.
|
A. Sutil
|
Sauber
|
+1 volta
|
||
16.
|
R. Grosjean
|
Lotus
|
+1 volta
|
||
17.
|
K. Kobayashi
|
Caterham
|
+1 volta
|
||
18.
|
J. Bianchi
|
Marussia
|
+1 volta
|
||
19.
|
E. Gutiérrez
|
Sauber
|
+2 voltas
|
||
20.
|
M. Ericsson
|
Caterham
|
+2 voltas
|
||
Não terminaram
|
|||||
21.
|
F. Alonso
|
Ferrari
|
|||
22.
|
M. Chilton
|
Marussia
|
Pedro Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário