terça-feira, 5 de março de 2013

WTCC-Como tudo começou.





O  World Touring Car Championship (WTCC),  é um campeonato de carros de turismo, pertencente a FIA( Federação Internacional Automovel). Este evento conta com 5 diferentes marcas, (BMW, Chevrolet,  Lada, Seat, Honda), sendo equipados por motores 1.6 turbinados,  15 equipas e 20 pilotos confirmados.




O primeiro WTCC foi realizada em 1987, e surgiu com uma junção entre carros de turismo do grupo A( carros selecionados na altura) e com o Campeonato de Carros de longa duração Europeia de Turismo (ETCC).
As primeiras provas foram realizadas fora da Europa, em Bathurst e Parque Calder Raceway, na Austrália (usando um circuito combinado das então recém-construídas pistas para NASCAR), Wellington, na Nova Zelândia e Monte Fuji, no Japão.
Por algumas controvérsias surgidas nesse ano, o WTCC acabou por ficar suspenso, devido ao seu próprio sucesso. Parece confuso? Esquisito? Segundo algumas fontes na altura, a Fia tinha receio que a popularidade do WTCC, prejudicasse a Formula 1, tida na época (assim como actualmente) a superpotência mundial do mundo automóvel. Voltaria porem em 1993.
A FIA nesse ano, aproveitou a popularidade da categoria Supertouring , organizando o Campeonato do Mundo  de Carros de Turismo( uma espécie de regresso do WTCC). Um evento realizado anualmente, onde só, os melhores pilotos do mundo participavam. A corrida de 1993, em Monza foi vencida por Paul Radisich, ao volante de um Ford Mondeo, à frente do piloto Nicola Larini (Alfa Romeu 155). A corrida foi realizada durante mais dois anos (1994/1995), onde um dos vencedores, foi novamente Paul Radisich (1994, em Donington Park, Ford Mondeo), no ano seguinte o título foi para Frank Biela, ao volante de um BMW. Foi idealizado um novo evento para 1996, mas acabou por não se realizar por falta de participantes.

Após mais uma interrupção, em 2005, o Europeu de Carros de Turismo (ETCC) foi retomado com o apoio da FIA, com o nome WTCC, nos moldes actuais. O campeonato contava com grandes equipas, e com grandes marcas, onde se destacavam, os Alfa Romeo e os BMW (equipas oficiais e não oficiais).
Ao longo destes anos, existiu uma grande evolução nos carros e nos pilotos.



Apareceram vários pilotos (por ex: Muller, Huff, o veterano Tarquini, etc…), de grande valor, dos quais destacamos o nome mais sonante para nós portugueses, o “nosso”  Tiago Monteiro!
O WTCC 2013, será a décima temporada do Campeonato e a nona desde que a série foi retomada em 2005. Vai começar com a Corrida da Itália em 23 de março e terminará com a Corrida de Macau de apoio ao Grande Prémio de Macau, no Circuito da Guia em 17 de Novembro, após 24 corridas.


Rob Huff
Gabriele Tarquini

Yvan Muller



Como portugues espero que estejamos no final da temporada, aqui a dar os parabéns ao Tiago Monteiro no seu Honda Civic 1.6 Turbo.




!Ricardo Veiga



Sem comentários:

Enviar um comentário