Depois de uma longa espera, recomeçou a F1 e o GP da Austrália mostrou que este ano pode vir a ser um dos mais imprevisíveis dos últimos
tempos.
Depois de treinos livres ao sol, e qualificação adiada por causa da
chuva, a corrida trouxe os mesmos ingredientes do fim de semana. Incerteza,
muita acção, muitas ultrapassagens. Foi uma excelente forma de começar o ano.
O grid via os dois Red Bull nas primeiras posições, depois
de terem dominado as qualificações com Vettel na pole logo seguido de Webber. Hulkenberg com um problema no seu Sauber via-se impedido de correr por motivos de segurança.
Quando se pensava que o domínio da Red Bull se ia manter, os rivais mostraram logo nos
primeiros metros que não ia ser um passeio. Webber com um inicio horrível, passou
de 2º para 7º. Os Ferrari´s mostraram que continuam a sair muito bem e
colocaram-se logo em 2º ( Massa) e 3º ( Alonso). Raikkonen deu o salto de 7º
para 5º e Hamilton ficou pelo 4º lugar.
O Iceman mostrava ao que vinha passando Hamilton logo na
segunda volta.
O 1º pit stop da corrida foi para Button logo à 4ª volta. A McLaren
não tinha andamento para os carros da frente com Perez a fazer um bom arranque
mas a ser ultrapassado sem qualquer tipo de dificuldade.
Embora as críticas aos pneus tenham sido uma constante, a
verdade é que foram os responsáveis pelo espectáculo da corrida. Com as equipas
a variarem as estratégias entre 2 e 3 paragens, viram-se muitos pitstops com
Webber a entrar na 6ª volta Vettel na 7ª. Aquando da saída dos Red Bull dos
lugares da frente foi possível ver que o Lotus do finlandês tinha andamento
mais que suficiente para os Ferrari´s que se mostravam muito fortes nas duas primeiras posições.
À 13ª volta, por força dos pitstops, a dupla da
Mercedes liderava com uma estratégia de 2 paragens, que parecia ter pernas para
andar, dado o ritmo dos carros. Mas quando atingiram o limite dos pneus,
tiveram de parar pois o tempo perdido já era demasiado, deixando a liderança
para Adrian Sutil da Force India que ia fazendo uma corrida espectacular.
6 lideres em 15 voltas
diz bem do que foi a corrida!!
Na volta 22, Sutil fez o seu 1º Pit, deixando Massa à frente,que
teve de trocar de pneus logo a seguir por não conseguir aguentar o ritmo.
A volta 25 dava-nos o 2º desistente. Maldonado depois de um
erro de pilotagem foi parar à gravilha não conseguindo tirar o carro do sitio.
Fim de semana para esquecer do venezuelano.
2 voltas mais tarde era Rosberg que desistia devido a um
problema electrónico. Ele que se tinha mostrado muito confortável em pista
molhada, não conseguiu o mesmo andamento na pista seca.
A chuva ameaçava voltar mas apenas algumas pingas caíram,
nada que comprometesse o comportamento dos carros.
À 31ª volta tivemos direito a ver uma luta que
este ano muito promete, com Alonso a passar Hamilton, que não teve armas nem
pneus para contrariar o espanhol. O britânico da Mercedes que inicialmente
estava numa estratégia de 2 paragens, teve de passar para 3, não conseguindo
fazer durar os Pirelli.
Volta 41, desistência de Ricciardo.
Sutil voltava a liderar a corrida, até a 44ª volta onde Kimi
passou o monolugar do alemão. Um pitstop mal calculado por parte da Force India, fez
com que o alemão fosse demasiado cedo para a pista com os Supersoft. O nível de
degradação dos pneus foi elevado, mesmo que as condições da pista previssem
maior conservação dos mesmos, fazendo Sutil perder muitos lugares. Para a
historia fica um regresso em grande e a mostra que nem ponta de ferrugem se vê
no piloto que quer mostrar serviço.
A 5 voltas do fim, o top 3 era constituído por Kimi, Alonso e
Vettel
Alonso ainda tentou o assalto final mas o Iceman fez questão
de mostrar que a vitória seria dele,
fazendo o melhor tempo com pneus já algo desgastados mas ainda em condições de aguentar.
Uma vitoria justa para o finlandês e para a Lotus com uma estratégia perfeita. 2º para Alonso e a certeza que este ano a Ferrari está
muito forte e 3º para Vettel que poderá ter motivos de preocupação pois os Red
Bull não mostraram andamento para a Ferrari e a Lotus.
Conclusões do GP da Austrália:
Kimi está bem e recomenda-se e a Lotus apresenta-se como
verdadeira candidata ao título. Grosjean em 10º ficou muito para trás e tem de
mostrar mais, até para ajudar o seu companheiro.
Ferrari parece-nos neste momento a equipa mais forte.
Red Bull terá de trabalhar mais pois esta pista era lhes favorável
e mesmo assim não conseguiram manter o ritmo da qualificação. Má corrida de
Webber que não se consegue impor em sua casa.
Mercedes com um bom inicio de ano com Hamilton a assegurar
bons pontos para a marca alemã.
Force India e Sutil ainda podem dar muito espectáculo este ano.
Di Resta que se cuide se não quiser ficar para trás.
McLaren… Fim de semana horrível. Sem carro para mais, fez um
9º lugar muito graças à experiência de Button. Perez na primeira corrida pela equipa de Woking, fez
11º e lutou como pôde. O próximo fim de semana não se augura nada bom para os
prateados.
Nota para os rookies que ocuparam os últimos lugares que
optaram por uma abordagem mais cuidadosa a corrida não correndo riscos.
Resultados:
1. Raikkonen Lotus-Renault 1h30:03.225
2. Alonso Ferrari +12.451
3. Vettel Red Bull-Renault +22.346
4. Massa Ferrari +33.577
5. Hamilton Mercedes +45.561
6. Webber Red Bull-Renault +46.800
7. Sutil Force India-Mercedes +1:05.068
8. Di Resta Force India-Mercedes +1:08.449
9. Button McLaren-Mercedes +1:21.630
10. Grosjean Lotus-Renault +1:22.759
11. Perez McLaren-Mercedes +1:23.367
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari +1:23.857
13. Gutierrez Sauber-Ferrari +1lap
14. Bottas Williams-Renault +1 lap
15. Bianchi Marussia-Cosworth +1 lap
16. Pic Caterham-Renault +2 laps
17. Chilton Marussia-Cosworth +2 laps
18. van der Garde Caterham-Renault +2 laps
2. Alonso Ferrari +12.451
3. Vettel Red Bull-Renault +22.346
4. Massa Ferrari +33.577
5. Hamilton Mercedes +45.561
6. Webber Red Bull-Renault +46.800
7. Sutil Force India-Mercedes +1:05.068
8. Di Resta Force India-Mercedes +1:08.449
9. Button McLaren-Mercedes +1:21.630
10. Grosjean Lotus-Renault +1:22.759
11. Perez McLaren-Mercedes +1:23.367
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari +1:23.857
13. Gutierrez Sauber-Ferrari +1lap
14. Bottas Williams-Renault +1 lap
15. Bianchi Marussia-Cosworth +1 lap
16. Pic Caterham-Renault +2 laps
17. Chilton Marussia-Cosworth +2 laps
18. van der Garde Caterham-Renault +2 laps
Retirados
Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 40
Rosberg Mercede 26
Maldonado Williams-Renault 25
Hulkenberg Sauber-Ferrari 1
Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 40
Rosberg Mercede 26
Maldonado Williams-Renault 25
Hulkenberg Sauber-Ferrari 1
Classificação do campeonato após a prova:
Pos
|
Driver
|
Nationality
|
Team
|
Points
|
1
|
Finnish
|
25
|
||
2
|
Spanish
|
18
|
||
3
|
German
|
15
|
||
4
|
Brazilian
|
12
|
||
5
|
British
|
10
|
||
6
|
Australian
|
8
|
||
7
|
German
|
6
|
||
8
|
British
|
4
|
||
9
|
British
|
2
|
||
10
|
French
|
1
|
||
11
|
Mexican
|
0
|
||
12
|
French
|
0
|
||
13
|
Mexican
|
0
|
||
14
|
Finnish
|
0
|
||
15
|
French
|
0
|
||
16
|
French
|
0
|
||
17
|
British
|
0
|
||
18
|
Dutch
|
0
|
||
19
|
Australian
|
0
|
||
20
|
German
|
0
|
||
21
|
Venezuelan
|
0
|
||
22
|
German
|
0
|
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário