Muller teve um inicio de época complicado com a Chevrolet a abandonar a competição. Mas Muller conseguiu ficar com o carro do ano passado e trabalha-lo de forma a manter-se no topo. Ninguem teve dúvidas que o 1º lugar estava entregue.
Hoje na primeira corrida, Muller tratou logo de atacar o pódio que lhe permitira festejar o titulo. Na primeira volta passou por Chilton (colega de equipa) e dai nunca mais sairia. Ainda se assustou quando Monteiro tentou a ultrapassagem por fora, mas o português que saiu de forma brilhante da 6ª posição, saiu de pista caindo para 8º. A sorte de Monteiro não melhorou quando foi obrigado a desistir devido a um toque com Oriola. Já Tarquini tinha desistido por problemas mecânicos.
Foi Michelisz a salvar a honra da equipa nipónica ( ele que até não pertence à equipa oficial) vencendo a primeira corrida, seguido de McDowall e Muller.
Classificação da 1ª corrida:
Pos Driver Team/Car Time/Gap 1. Norbert Michelisz Zengo Honda 23m58.613s 2. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet +4.832s 3. Yvan Muller RML Chevrolet +5.149s 4. Tom Chilton RML Chevrolet +5.422s 5. James Nash Bamboo Chevrolet +14.377s 6. James Thompson Lada +25.611s 7. Rob Huff Munnich SEAT +25.786s 8. Tom Coronel ROAL BMW +25.940s 9. Marc Basseng Munnich SEAT +26.247s 10. Fernando Monje Campos SEAT +26.534s 11. Mehdi Bennani Proteam BMW +26.747s 12. Takuya Izawa Honda +27.062s 13. Darryl O'Young ROAL BMW +28.805s 14. Charles Ng Engstler BMW +34.138s 15. Mikhail Kozlovskiy Lada +36.211s 16. Rene Munnich Munnich SEAT +36.280s 17. Yukinori Taniguchi Wiechers BMW +36.985s 18. Hiroki Yoshimoto Nika Chevrolet +44.883s 19. Masaki Kano Engstler BMW +48.667s 20. Jeronimo Badaraco Son Veng Chevrolet +52.433s 21. Filipe de Souza China Dragon Chevrolet +1 lap 22. Kin Veng Ng China Dragon Chevrolet +1 lap 23. Ka Lok Mak RPM BMW +1 lap 24. Henry Ho Engstler BMW +2 laps Retirements: Pepe Oriola Tuenti Chevrolet 21 laps Tom Boardman Special Tuning SEAT 21 laps Gabriele Tarquini Honda 21 laps Tiago Monteiro Honda 19 laps Stefano D'Aste PB BMW 19 laps
Na segunda corrida Michelisz e Muller não tiveram tantas razões para sorrir, pois foram apanhados no meio da confusão desistindo da prova devido a toques na primeira volta.
Coronel que festejava a sua 200ª corrida ofereceu-se como prenda uma vitória, ficando à frente de Bennani que tinham largado da frente. Monteiro,que saiu de 5º, que acabou em 3º lugar em luta para se defender do seu colega de equipa Tarquini.
Monteiro, que teve um inicio de ano não muito positivo, tem vindo a mostrar-se muito competitivo e tem conquistado bons resultados. O carro está a evoluir favoravelmente e a dupla Tarquini / Monteiro dá garantias ( Michelisz embora privado também ajuda a mostrar a marca).
Declarações de Tiago Monteiro:
1ª corrida:
"Ou ganhava posições naquela altura ou seria muito mais complicado depois. Arrisquei e não correu bem. Mas não me arrependo até porque deu um bom espetáculo. Mais tarde, já depois de tanto pressionar o Oriola consegui dar início à ultrapassagem mas ele não me deu espaço e embati nos pneus. A corrida acabou para mim e para ele também que foi penalizado".
2ª corrida"Apesar de ter perdido muito tempo atrás do Gabriele tentei chegar perto dos dois primeiros mas já era tarde demais. O terceiro lugar foi um bom resultado e apesar da desistência na primeira corrida, foi um fim de semana muito positivo. A equipa esteve muito bem, o carro com uma excelente performance. Estamos a evoluir bastante e isso é gratificante".
Classificação da 2ª corrida:
Pos Driver Team/Car Time/Gap 1. Tom Coronel ROAL BMW 23m56.929s 2. Mehdi Bennani Proteam BMW +2.259s 3. Tiago Monteiro Honda +9.935s 4. Gabriele Tarquini Honda +10.732s 5. James Nash Bamboo Chevrolet +11.438s 6. Tom Chilton RML Chevrolet +11.802s 7. Charles Ng Engstler BMW +13.762s 8. Rob Huff Munnich SEAT +14.088s 9. Marc Basseng Munnich SEAT +23.300s 10. Stefano D'Aste PB BMW +23.564s 11. Darryl O'Young ROAL BMW +23.753s 12. James Thompson Lada +23.780s 13. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet +24.249s 14. Fernando Monje Campos SEAT +24.497s 15. Rene Munnich Munnich SEAT +24.739s 16. Masaki Kano Engstler BMW +26.576s 17. Yukinori Tanguchi Wiechers BMW +36.768s 18. Jeronimo Badaraco Son Veng Chevrolet +54.197s 19. Mikhail Kozlovskiy Lada +1 lap 20. Kin Veng Ng China Dragon Chevrolet +1 lap 21. Henry Ho Engstler BMW +3 laps Retirements: Takuya Izawa Honda 19 laps Tom Boardman Special Tuning SEAT 16 laps Hiroki Yoshimoto Nika Chevrolet 14 laps Pepe Oriola Tuenti Chevrolet 13 laps Ka Lok Mak RPM BMW 10 laps Felipe de Souza China Dragon Chevrolet 1 lap Norbert Michelisz Zengo Honda 1 lap Yvan Muller RML Chevrolet 0 laps
Para o ano com os novos regulamentos aprovados ( mais potencia e mudanças nas componentes aerodinâmicas) o WTCC pode vir a tornar-se mais atraente para os espectadores e até para equipas, embora os custos operacionais possam ser inflacionados por causa da mudança. A verdade é que o WTCC pode ser uma competição de top, mas neste momento dá a sensação que é uma competição que vive à sombra do DTM. A entrada da Citroen já foi confirmada e a dupla Loeb / Muller vai dar por certo grande espectáculo e mais visibilidade à competição. A Honda se quiser lutar pela vitória terá forçosamente de aumentar o investimento, pois a marca francesa vai entrar com tudo e acreditamos que possam até ser candidatos à partida. A Citroen não costuma falhar. Seria óptimo se outra grande marca resolvesse entrar na competição. Volvo que está agora muito forte no mercado e com boas propostas poderia usufruir da publicidade que o WTCC proporciona. A Alfa Romeu também seria uma adição de peso e o matar de saudades de ver os Alfas em pista. Mas não há movimentações nesse sentido. Veremos como evolui o grid para o ano que vem.
Ainda faltam 2 provas para terminar o campeonato e veremos como se mostra Monteiro e se consegue manter o excelente andamento que tem evidenciado.
Fábio Mendes
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