A pista citadina de Norisring tem características únicas. A
pista que é considerada o Mónaco da Alemanha ( uma comparação bastante
optimista... se isto é o Mónaco da Alemanha, entende-se por que são considerados
sisudos), quase não precisa de carga aerodinâmica, sendo que a tracção e as
travagens são os elementos mais importantes neste circuito. Posto isto seria de
esperar uma luta a 3, pois neste traçado a Mercedes poderia ter uma palavra a
dizer. E nas sessões de treinos foram de facto os Silver Arrows que dominaram e
que deixaram excelentes apontamentos para a qualificação.
Na Q3 e para nossa tristeza, Félix da Costa ficava pelo
caminho. O português, que tradicionalmente não se dá bem neste traçado fez
apenas o 22º tempo, sendo a sua pior qualificação de sempre. Não é que ficar a 0.3 seg da Q2 seja muito mau, mas neste traçado é o suficiente para ficar muito longe dos primeiros lugares. Em Norisring, tudo se joga nas milésimas de segundo. Será uma corrida
em difícil para o nosso Formiga amanhã. A fazer lhe companhia ficaram Tomczyk,
Mortara, Scheider ( que mais uma vez vai ficar ao lado de Félix da Costa) e o
inevitável Petrov que mantém o seu ritmo regular, mas lento.
Na Q2 começou-se a entender a tendência da tarde com os
Mercedes a fazerem bons tempos e os BMW e Audi a terem mais dificuldades em
acompanhar o ritmo. Apenas o Mercedes de Juncadella não passou à Q3 sendo que
todos os outros passaram, acompanhados pelos Audi de Green e Ekstrom e pelo BMW
de Wittmann.
Homens como Spengler, Rockenfeller, Tambay e Farfus tiveram
de terminar mais cedo o seu esforço.
Na Q3 só deu Mercedes. Uma luta muito interessante entre
Wickens e Di Resta teve lugar no asfalto de Noris onde o canadiano levou a
melhor sobre o ex piloto de F1. Di Resta foi o primeiro a assumir a
liderança da tabela mas Wickens com uma volta canhão tratou de colocar o
britânico em 2º lugar. Em 3º o especialista de Noris, Jamie Green colocou o
Audi numa posição muito boa tendo em conta o desempenho dos outros carros.
Resultado da Qualificação:
Q3
1º Robert Wickens (Mercedes) 47.883s
2º Paul Di Resta (Mercedes) 47.976s
3º Jamie Green (Audi) 47.995s
4º Pascal Wehrlein (Mercedes) 48.008s
5º Gary Paffett (Mercedes) 48.033s
6º Christian Vietoris (Mercedes) 48.033s
7º Mattias Ekström (Audi) 48.079s
8º Marco Wittmann (BMW) 48.210s
Q2
9º Adrien Tambay (Audi) 48.223s
10º Nico Müller (Audi) 48.235s
11º Maxime Martin (BMW) 48.267s
12º Mike Rockenfeller (Audi) 48.292s
13º Timo Glock (BMW) 48.316s
14º Joey Hand (BMW) 48.320s
15º Augusto Farfus (BMW) 48.329s
16º Bruno Spengler (BMW) 48.329s
17º Daniel Juncadella (Mercedes) 48.375s
18º Miguel Molina (Audi) 48.434s
Q1
19º Martin Tomczyk (BMW) 48.417s
20º Edoardo Mortara (Audi) 48.439s
21º Timo Scheider (Audi) 48.480s
22º António Félix da Costa (BMW) 48.488s
23º Vitaly Petrov (Mercedes) 48.544s
1º Robert Wickens (Mercedes) 47.883s
2º Paul Di Resta (Mercedes) 47.976s
3º Jamie Green (Audi) 47.995s
4º Pascal Wehrlein (Mercedes) 48.008s
5º Gary Paffett (Mercedes) 48.033s
6º Christian Vietoris (Mercedes) 48.033s
7º Mattias Ekström (Audi) 48.079s
8º Marco Wittmann (BMW) 48.210s
Q2
9º Adrien Tambay (Audi) 48.223s
10º Nico Müller (Audi) 48.235s
11º Maxime Martin (BMW) 48.267s
12º Mike Rockenfeller (Audi) 48.292s
13º Timo Glock (BMW) 48.316s
14º Joey Hand (BMW) 48.320s
15º Augusto Farfus (BMW) 48.329s
16º Bruno Spengler (BMW) 48.329s
17º Daniel Juncadella (Mercedes) 48.375s
18º Miguel Molina (Audi) 48.434s
Q1
19º Martin Tomczyk (BMW) 48.417s
20º Edoardo Mortara (Audi) 48.439s
21º Timo Scheider (Audi) 48.480s
22º António Félix da Costa (BMW) 48.488s
23º Vitaly Petrov (Mercedes) 48.544s
Mercedes:
É a única hipótese que têm de vencer uma corrida em
condições normais. Já têm uma vitória no currículo este ano, mas as hipóteses de
voltar a acontecer uma corrida louca como a de Oschersleben são
francamente baixas e como tal deverão apostar tudo amanhã. Wickens parece ser o
homem a ter em conta amanhã, mas Vietoris é o melhor homem da Mercedes na geral, como tal
ainda há algumas dúvidas se será beneficiado pela estratégia, mas parece pouco provável. Di Resta deu
finalmente um ar da sua graça e Wehrlein continua a sua excelente época
dentro dos possíveis e do que o carro permite. Ficou a prova que é na aerodinâmica que os Mercedes estão
muito longe dos Audi e BMW. Ao nível de tracção parecem ter argumentos
suficientes para se baterem com qualquer um dos adversários. Ainda há muito
trabalho pela frente mas a possibilidade de homologarem novas peças até
Setembro poderá ainda jogar a seu favor. O DTM é mesmo uma modalidade à parte
no desporto motorizado.
Audi:
Têm hipóteses de fugir à BMW. Green que já venceu por 4
vezes neste traçado parece ser o ponta de lança para este fim de semana, embora
no geral a Audi pareça estar mais à vontade neste circuito que a BMW.
Rockenfeller não está longe dos lugares pontuáveis Tambay falhou por pouco a
passagem à Q3 e parece manter a boa forma e Muller também esteve bem e pode amealhar
preciosos pontos. Rockenfeller quererá pontuar e não deixar escapar Wittmann que este ano tem estado muito forte.
BMW:
Não se deram bem com os ares de Noris. Apenas o carro de
Wittmann passou à Q3 e não teve capacidade de fazer frente aos Mercedes,
desistindo ainda a sessão decorria. Spengler ficou muito longe da Q3,
Farfus continua a desiludir e Félix da Costa interrompeu uma sequência
brilhante de qualificações. Ficou claro que a BMW não está à vontade neste
circuito e terá de ser inteligente para minimizar as perdas e manter-se próxima
da Audi que ameaça fugir.
Declarações de Félix da Costa:
Estou "decepcionado, foi um dia muito complicado para mim, problemas de equilibrio no meu carro dificultaram-me bastante a performance. Hoje nada correu bem e num campeonato tão competitivo como o DTM isso é o suficiente para estarmos bem atrás na grelha. Além disto a BMW tem sentido algumas dificuldades inesperadas neste circuito"
"Sendo rookie no DTM tenho de estar preparado para dias
menos bons como o de hoje e para amanhã o que posso garantir é que vou ao
ataque, procurar recuperar o maior número de lugares e arriscar um pouco na
estratégia, pois só assim poderemos chegar aos pontos"
Será uma corrida muito interessante de se seguir, como todas
as do DTM, mas esta com um ingrediente extra que é a especificidade do traçado
que poderá provocar algumas surpresas. E se a meteorologia quiser dar uma ajuda
pode ser que Félix consiga uma boa recuperação.
Fotos:
google.pt
Fábio Mendes
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