Depois de na qualificação Spengler ter sido o mais rápido, o canadiano foi penalizado pelo uso irregular de um jogo de pneus o que lhe valeu a queda para o 6º lugar. Quem aproveitava era Jamie Green que ficava com a pole seguido de Farfus, ainda com hipóteses de vencer o titulo e Rockenfeller.
A corrida iniciava-se com a luta Green vs Farfus com o brasileiro a levar a melhor à saída da 1ª curva, começando a partir dai a cimentar a sua liderança.
Com a maioria dos pilotos a começar com pneus duros, assim que as boxes foram abertas, a maioria dos pilotos entrou para a 1ª das 2 trocas obrigatórias. Albuquerque ja depois da 1ª paragem caiu para 17º mas a estratégia estava delineada e cabia ao português capitalizar o excelente 5º lugar na qualificação do dia anterior.
Farfus esteve sempre à vontade e Rockenfeller nunca conseguiu verdadeiramente ameaçar o brasileiro. Atrás de Rockenfeller seguia Green que finalmente começa a mostrar a sua qualidade mas que certamente por ordens da Audi nunca atacou a sério o líder do campeonato.
Spengler que largou muito bem no inicio da corrida teve problemas durante a corrida e envolveu-se num acidente com Wickens, depois de uma luta muito acesa pelo 12º lugar em que Wickens tocou Spengler ( dentro das leis do DTM) e este perdeu o sangue frio e empurrou literalmente o Mercedes de Wickens para fora de pista, resultando na desistência de ambos e uma visita do canadiano da BMW aos comissários de corrida sendo de esperar uma penalização na próxima corrida. É o adeus definitivo da luta pelo titulo do actual detentor do troféu.
No final vitória para Farfus que encurta ligeiramente a distancia para Rockenfeller mantendo assim a luta pelo titulo em aberto, 2º para Rockenfeller que continua a ser o favorito ao titulo e 3º para Green que vem em crescendo tendo já deixado para trás o mau inicio de época e mostrando o ser real valor.
Classificação final:
Pos Driver Team/Car Time/Gap 1. Augusto Farfus RBM BMW 1h11m40.894s 2. Mike Rockenfeller Phoenix Audi +6.298s 3. Jamie Green Abt Audi +6.912s 4. Filipe Albuquerque Rosberg Audi +10.837s 5. Timo Scheider Abt Audi +13.325s 6. Gary Paffett HWA Mercedes +14.707s 7. Mattias Ekstrom Abt Audi +21.980s 8. Miguel Molina Phoenix Audi +22.692s 9. Adrien Tambay Abt Audi +23.109s 10. Edoardo Mortara Rosberg Audi +23.977s 11. Pascal Wehrlein Mucke Mercedes +24.136s 12. Marco Wittmann MTEK BMW +29.004s 13. Dirk Werner Schnitzer BMW +36.997s 14. Roberto Merhi HWA Mercedes +38.620s 15. Timo Glock MTEK BMW +48.244s 16. Joey Hand RBM BMW +48.756s 17. Daniel Juncadella Mucke Mercedes +49.751s 18. Christian Vietoris HWA Mercedes +58.626s 19. Andy Priaulx RMG BMW +1m10.973s 20. Martin Tomczyk RMG BMW +2 laps Retirements: Bruno Spengler Schnitzer BMW 40 laps Robert Wickens HWA Mercedes 38 laps
Destaques:
Filipe Albuquerque:
Não falamos muito do português no resumo mas agora vamos nos "esticar". O piloto de Coimbra teve um inicio de época terrível com muitos azares e muita falta de competência da sua equipa. Erros estratégicos, pit stops trágicos. Tudo ajudou a que o português fosse ainda o único piloto sem pontos até a entrada para esta jornada. Este fim de semana correu tudo bem. Carro bem afinado, estratégia bem pensada, pit stops bons, e Albuquerque a fazer aquilo que sabe. Quando a equipa finalmente funcionou bem ele respondeu presente fazendo um brilhante 4º lugar. Ainda pode fazer mais e tem de aproveitar as ultimas 2 corridas da época para limpar a sua imagem e da sua equipa. Mas este resultado já era há muito merecido e so peca por tardio pois ja na ultima corrida deveria ter pontuado. Deu um bom salto na classificação geral e provavelmente tirou de cima de si uma grande pressão. Resta agora continuar a mostrar a sua qualidade.
Audi:
Impressionante. Começou a época de forma desastrada e teve a sorte de Rockenfeller estar em forma e ir pontuando ( é o piloto mais regular da época). Agora a Audi está forte e dominadora e apenas a BMW com Farfus consegue fazer frente a casa de Ingolstadt. Ninguem esperaria uma ponta final tão forte da Audi. A BMW que se cuide que pode perder a liderança do campeonato de marcas.
Farfus:
Excelente o piloto brasileiro. A qualidade de Farfus é inquestionável e a forma como ele o mostra neste 2º ano no DTM é prova disso. Pode sonhar ainda com o titulo mas terá de esperar um erro de Rockenfeller o que não parece provável. Ainda assim merece destaque.
Rockenfeller:
A um candidato ao titulo pede -se isto mesmo. estar no sitio certo e gerir os acontecimentos. O alemão está em exclente forma e e pouco provavel que deite tudo a perder nas 2 corridas que faltam.
Spengler:
O ano não tem sido fácil mas perder as estribeiras como perdeu hoje não é bonito e prejudicou -se a si e a sua equipa. Uma época para esquecer.
Próxima corrida dia 29 de Setembro em Zandvoort.
Campeonato de pilotos:
Campeonato de equipas:
Position | Team | Manufacturer | Points | ||||||||||
1 | STIHL / AMG Mercedes Christian Vietoris / Robert Wickens | 141 | 15 | 19 | 6 | 27 | 33 | 1 | 40 | - | |||
2 | Audi Sport Team Phoenix Mike Rockenfeller / Miguel Molina | 132 | 4 | 25 | 12 | 18 | 10 | 25 | 16 | 22 | |||
3 | BMW-Team-RBM Joey Hand / Augusto Farfus | 117 | 31 | 10 | 8 | - | 4 | 21 | 18 | 25 | |||
4 | BMW-Team-Schnitzer Bruno Spengler / Dirk Werner | 93 | 28 | 18 | 29 | 6 | 8 | 4 | - | - | |||
5 | Audi Sport Team Abt Sportsline Mattias Ekström / Jamie Green | 79 | - | 6 | 10 | 14 | - | 26 | 2 | 21 | |||
6 | EURONICS / THOMAS SABO Mercedes AMG Gary Paffett / Roberto Merhi | 73 | 13 | 8 | 2 | 26 | 6 | 10 | - | 8 | |||
7 | BMW Team MTEK Timo Glock / Marco Wittmann | 54 | 2 | 12 | 33 | - | 1 | 6 | - | ||||
8 | Audi Sport Team Abt Timo Scheider / Adrien Tambay | 44 | 8 | 2 | - | - | - | 14 | 8 | 12 | |||
9 | stern / AMG Mercedes Daniel Juncadella / Pascal Wehrlein | 23 | - | 1 | 1 | 8 | 12 | 1 | - | ||||
10 | Audi Sport Team Rosberg Filipe Albuquerque / Edoardo Mortara | 15 | - | - | - | 2 | - | - | 13 | ||||
11 | BMW Team RMG Martin Tomczyk / Andy Priaulx | 12 | - | - | - | - | 2 | 10 | - |
Campeonato de Marcas:
Position | Manufacturer | Points | ||||||||||||
1 | BMW | 276 | 61 | 40 | 70 | 6 | 15 | 25 | 34 | 25 | - | - | ||
2 | Audi | 267 | 12 | 33 | 22 | 34 | 10 | 65 | 26 | 65 | - | - | ||
3 | Mercedes-Benz | 237 | 28 | 28 | 9 | 61 | 51 | 11 | 41 | 8 | - | - |
Fontes:
autosport.com
dtm.com
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário