terça-feira, 21 de maio de 2013

Breves F1


FIA recusa a proposta de mudança nos pneus

A autoridade que regula a F1, recusa que os pneus de 2012 da Pirelli entrem em acção no campeonato deste ano. A hipótese avançada pela marca italiana de pneus, depois das criticas que receberam no final do GP da Catalunha, foi a de usar os mesmo jogos da época passada já no GP do Canadá, mas esta opção não era consensual. Se de um lado temos a Red Bull a pedir mudanças nos pneus, por outro temos equipas como a Lotus, que diz que mudar as regras do jogo a meio dele, não é legal e a FIA concorda.
O artigo 12.6.3 do regulamento técnico da categoria, diz que é necessário o acordo entre todas as equipas para existirem mudanças, o que como é óbvio, não acontece.
Ainda assim a FIA obrigou a Pirelli a encontrar uma solução para a falha que aconteceu 4 vezes no último GP: o pneu é quase cortado entre as juntas que ligam as partes do pneu.
A Pirelli respondeu que está já à procura de uma solução.

À luz dos regulamentos a mudança é ilegal. Mas há uma aliena que permite a mudança caso seja por motivos de segurança. Como já é o 4º pneu a sofrer de "destruição espontânea" a Pirelli pode pegar nesse argumento e fazer validar a troca. Nesse caso prejudicando a Lotus e a Ferrari e beneficiando a Red Bull. O caso não está para brincadeiras e a Pirelli não conseguirá "agradar a gregos e troianos". Veremos os desenvolvimentos a seguir ao Monáco, quando se terá de ter uma resposta 100% definitiva.


Ecclestone queria a BMW na F1…

Mas a marca já disse que não!
Foi esta a resposta dos germânicos ao falatório que se gerou depois de confirmado o regresso da Honda aos palcos do Grande Circo. Está por isso para já negado aos fãs o regresso de mais uma marca mítica, isto porque já não é de agora que se fala que a F1 precisa de novos fabricantes, já se tendo ouvido os nomes da Porsche e BMW, entretanto negadas por ambos os fabricantes.

…e Bernie procura mais envolvimentos entre equipas.
Referindo-se especificamente à venda entre equipas de chassis, uma parte essencial e muito cara do carro, salvando-se assim algumas centenas de milhares de euros. A ideia não é descabida, isto numa altura em que os gastos têm que ser controlados, mas parece-nos que ao venderem chassis a outras equipas, as fabricantes, também elas equipas no mesmo campeonato, anulavam uma enorme vantagem que têm neste momento. E o grande Frank Williams também é contra esta ideia de Bernie Ecclestone.

“Formiga” pronto para arrasar no Mónaco

António Félix da Costa diz que a corrida no principado é diferente e especial, por terem sempre os patrões da F1 a assistir às corridas dos “mais novos”. Assim sendo, o piloto luso tem mais uma oportunidade para dar nas vistas e para ensaiar o tão esperado ingresso no rei dos desportos motorizados.
Estamos contigo Formiga!

Fontes:
http://www.bbc.co.uk
sportmotores.com
Fotos:
dailymail.co.uk
autogaleria.hu
felixdacosta.com

Pedro Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário