A autoridade
que regula a F1, recusa que os pneus de 2012 da Pirelli entrem em acção no
campeonato deste ano. A hipótese avançada pela marca italiana de pneus, depois
das criticas que receberam no final do GP da Catalunha, foi a de usar os mesmo
jogos da época passada já no GP do Canadá, mas esta opção não era consensual.
Se de um lado temos a Red Bull a pedir mudanças nos pneus, por outro temos
equipas como a Lotus, que diz que mudar as regras do jogo a meio dele, não é
legal e a FIA concorda.
O artigo 12.6.3 do regulamento técnico da
categoria, diz que é necessário o acordo entre todas as equipas para existirem
mudanças, o que como é óbvio, não acontece.
Ainda assim a FIA obrigou a Pirelli a encontrar
uma solução para a falha que aconteceu 4 vezes no último GP: o pneu é quase
cortado entre as juntas que ligam as partes do pneu.
A Pirelli
respondeu que está já à procura de uma solução.
À luz dos regulamentos a mudança é ilegal. Mas há uma aliena que permite a mudança caso seja por motivos de segurança. Como já é o 4º pneu a sofrer de "destruição espontânea" a Pirelli pode pegar nesse argumento e fazer validar a troca. Nesse caso prejudicando a Lotus e a Ferrari e beneficiando a Red Bull. O caso não está para brincadeiras e a Pirelli não conseguirá "agradar a gregos e troianos". Veremos os desenvolvimentos a seguir ao Monáco, quando se terá de ter uma resposta 100% definitiva.
À luz dos regulamentos a mudança é ilegal. Mas há uma aliena que permite a mudança caso seja por motivos de segurança. Como já é o 4º pneu a sofrer de "destruição espontânea" a Pirelli pode pegar nesse argumento e fazer validar a troca. Nesse caso prejudicando a Lotus e a Ferrari e beneficiando a Red Bull. O caso não está para brincadeiras e a Pirelli não conseguirá "agradar a gregos e troianos". Veremos os desenvolvimentos a seguir ao Monáco, quando se terá de ter uma resposta 100% definitiva.
Ecclestone
queria a BMW na F1…
Mas a marca
já disse que não!
Foi esta a
resposta dos germânicos ao falatório que se gerou depois de confirmado o
regresso da Honda aos palcos do Grande Circo. Está por isso para já negado aos
fãs o regresso de mais uma marca mítica, isto porque já não é de agora que se
fala que a F1 precisa de novos fabricantes, já se tendo ouvido os nomes da
Porsche e BMW, entretanto negadas por ambos os fabricantes.
…e Bernie
procura mais envolvimentos entre equipas.
Referindo-se
especificamente à venda entre equipas de chassis, uma parte essencial e muito
cara do carro, salvando-se assim algumas centenas de milhares de euros. A ideia
não é descabida, isto numa altura em que os gastos têm que ser controlados, mas
parece-nos que ao venderem chassis a outras equipas, as fabricantes, também
elas equipas no mesmo campeonato, anulavam uma enorme vantagem que têm neste
momento. E o grande Frank Williams também é contra esta ideia de Bernie
Ecclestone.
“Formiga”
pronto para arrasar no Mónaco
António
Félix da Costa diz que a corrida no principado é diferente e especial, por
terem sempre os patrões da F1 a assistir às corridas dos “mais novos”. Assim
sendo, o piloto luso tem mais uma oportunidade para dar nas vistas e para
ensaiar o tão esperado ingresso no rei dos desportos motorizados.
Estamos
contigo Formiga!
Fontes:
http://www.bbc.co.uk
sportmotores.com
Fotos:
dailymail.co.uk
autogaleria.hu
felixdacosta.com
Pedro Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário