A cidade berço acolheu a segunda prova no campeonato nacional de ralis, depois do Rally de Serras de Fafe, esta etapa marcava a estreia dos pisos de asfalto, e com isso muitas novidades em relação à prova de abertura.
Ricardo Moura, alinhava no mais evoluído Skoda S2000, Bernardo Sousa trocava de marca, passando do Peugeot 207 S2000 para o Fiesta da mesma categoria, além de Pedro Meireles que de Skoda S2000, compunham a lista dos principais candidatos a vitória final.
Adruzilo Lopes era também ele, uma das grandes novidades à partida da prova, marcava o regresso do ex-campeão nacional aos ralis.
Sobe um tempo instável, a prova começou com uma grande proximidade entre os homens da frente, com Adruzilo Lopes a mostrar que quem sabe nunca esquece, a imprimir um andamento vivo, perante pilotos que possuíam viaturas de maior calibre, seguia em 4º lugar bem perto dos S2000 de B. Sousa que era líder, R. Moura 2ºe P. Meireles 3º.
A partir da 3ª especial tudo iria mudar na prova, fruto do tempo inconstante que se fazia sentir. A lotaria da escolha de pneus foi decisiva nesta matéria. Ricardo Moura foi a primeira vítima dos traiçoeiros pisos escorregadios, e embateu com violência no muro arrancando a roda traseira esquerda do seu Skoda, terminando ali a sua prova de estreia com a nova viatura no CPR. Quanto a P. Meireles era penalizado em 50´s por se ter atrasado no controle, descia para a 5ª posição, com B. Sousa na frente e Adruzilo Lopes já em segundo na geral.
Na 4º especial foi a vez de o azar bater a porta de B. Sousa, com o piloto madeirense a ter uma ligeira saída de estrada, danificando o seu Fiesta e com isso perder a liderança para o surpreendente Adruzilo Lopes. A especial ficou marcada também pelo violento acidente de José Pedro Fontes, que destruiu o seu Subaru. Felizmente nem ele nem o seu navegador sofreram consequências físicas deste embate.
A segunda secção começa com polémica, pois a etapa foi interrompida devido a mais um acidente, desta vez Pedro Meireles foi a vitima, embatendo com o seu Skoda S2000, levando a organização a cancelar a etapa pois a viatura ficou imobilizada no meio da estrada, quando ainda só haviam terminado a especial 3 pilotos, todos os outros ficaram com o pior registo até então efectuado, com vantagem para Ivo Nogueira, prejudicando desta maneira Adruzilo Lopes, que liderava a prova e via B. Sousa roubar-lhe o seu lugar. O piloto madeirense foi o primeiro a ir para a estrada efectuando um tempo que permitia com isto assumir liderança com uma confortável margem sobre Adruzilo Lopes, gerindo assim a vantagem para vencer tranquilamente o Rally Cidade de Guimarães, vencendo também à tangente a “Power Stage” ganhando assim mais pontos para o campeonato.
Vitória para Bernardo Sousa, a segunda em igual numero de provas. R. Moura e P. Meireles os grandes derrotados deste rally, perdendo pontos para o líder. A grande surpresa acabou por ser o regresso do veterano Adruzilo Lopes. Com um excelente 2º lugar, regressa assim em grande estilo ao CPR.
Confira gora a classificação final:
Classificação
1º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford Fiesta S2000) 1h00m23,0s
2º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Subaru Impreza R4) a 28,4s
3º João Barros/Jorge Henriques (Renault Clio S1600) a 1m51,8s
4º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Citroën C2 R2 Max) a 2m46,0s
5º Miguel Barbosa/Alberto Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) a 3m15,8s
6º Ivo Nogueira/Nuno R. Silva (Subaru Impreza STI) a 3m47,1s
7º Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) a 3m55,5s
8º Joaquim Bernardes/Pinho de Almeida (Renault Clio R3) a 4m20,3s
9º Carlos Oliveira/José Janela (Porsche 911 GT3) a 4m41,6s
10º Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Renault Clio R3) a5m43,6s
Próxima prova dias 8 e 9 de Junho, com o Rally Centro de Portugal. Ate lá acompanhe as últimas dos ralis no blog e no facebook, Chicane Desportos Motorizados.
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário