Findada que está a temporada, entregues que estão os louros,
é hora de as marcas procurarem as melhores soluções para a próxima temporada.
Esta “Silly Season” promete ser das mais movimentadas e animadas dos últimos
anos. A entrada da Hyundai no mundial veio dar mais lugares à disposição, e a
entrada de Neuville na marca Coreana, veio dar o “mote” para o inicio das
“trocas” no WRC.
Volkswagen:
Como em equipa que ganha não se mexe, a marca
alemã mantêm toda a sua equipa de pilotos inalterado, bem como as suas posições
dentro da mesma.
Citroen:
Será sem dúvida das equipas que mais vão mexer. Com
resultados modestos na época que agora terminou, Yves Matton vai ser obrigado a
fazer uma remodelação total no seio da Citroen. A saída de M. Hirvonen para a
Ford poderá ser uma certeza. O finlandês nunca conseguiu andar verdadeiramente
confortável no Ds3 WRC, e esta temporada não venceu qualquer prova, feito que
já não acontecia desde 2006. Dani Sordo é ainda uma incógnita, o espanhol terá
uma proposta da Hyundai para a próxima temporada, mas a saída da Citroen não é
ainda um dado adquirido. Mas como se um sai, alguém tem de entrar, rumores
seguem na imprensa, que Yves Matton terá falado com F. Duval para um possível
ingresso na marca francesa. Piloto com experiencia em mundiais, conhecedor de
quase todas as provas do campeonato, seria
bom também em termos de marketing, voltar a ter um piloto com este
“nome” no mundo do WRC. Muitas duvidas ainda na marca Francesa.
Ford:
Será mais uma das grandes animadoras desta época de
contratações. A Ford que já perdeu Neuville para a Hyundai, terá forçosamente que
contratar alguém com experiência, e de provas dadas. Mikko Hirvonen será ao que
tudo indica essa “peça” no xadrez de Malcom Wilson. O finlandês poderá assinar
um contrato de 3 anos com a M-Sport, voltando assim a “casa”. Mas ainda temos
lugares para preencher. Novikov e Ostberg, vem de uma época muito complicada, e
poderão ter posto em causa as suas permanências na equipa para a próxima
temporada. Temos ainda pilotos que poderão voltar á casa, Ott Tanak está sem
equipa, e M. Wilson é um confesso admirador estilo de condução dos Estónio. A
única certeza para já é a saída de Neuville, quanto a entradas tudo poderá
acontecer.
Hyundai:
A marca coreana encara esta reentrada no WRC, com
grandes ambições, fazendo um avultado investimento no seu regresso aos múndias
de rally´s. A contratação de Neuville para a próxima temporada, veio confirmar
isso mesmo, pois o piloto belga era um dos mais cobiçados nesse final de época.
A Hyundai acabou por levar a melhor, muito também pelo projecto a longo prazo
que foi oferecido ao piloto belga. A incógnita está mesmo no segundo carro da
marca coreana. Sordo é hipótese, bem como o J. Hanninen que já é piloto de
testes da marca. Ambos poderão alternar participação no mundial, fazendo Sordo
as provas de asfalto, Hanninen em terra e gravilha, e surge também C. Atkinson
na prova Austral. Tudo certo no primeiro piloto, nada adquirido na segunda
vaga.
Está assim passada em revista toda a temporada do mundial.
Os vencedores, os derrotados, as contratações, as saídas, as entradas... Tudo o
que se passa no mundo do WRC, passa no “Chicane desportos motorizados”.
Acompanhe todas as noticias e novidades no deporto automóvel
no nosso blog ou na nossa pagina de facebook.
Até á próxima temporada de WRC, e não se esqueçam…if in
doubt flat out
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário