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Foto: @World |
Sebastien Ogier é o novo campeão do mundo de ralis, vindo
desta forma confirmar todo o favoritismo, face a vantagem que trazia no
campeonato, que obrigava a J. M. Latvala a vencer o rally espanhol, algo que
ficou condicionado após o segundo dia prova, onde o piloto finlandês não se deu
com os pisos de terra e mistos, cedendo nesse dia 36´s para Ogier, que viriam a
ser decisivos e irrecuperáveis, com o piloto francês a ter somente que fazer uma
gestão da sua vantagem apesar do forte ataque do seu colega de equipa, que
verdade seja dita, tudo tentou para recuperar a desvantagem. Mas do outro lado
estava um “super” Ogier que, sem correr riscos, levou de vencida o rally e consequentemente
o titulo de campeão do mundo de ralis, o seu segundo da carreira.
A prova espanhola prometia trazer um grande espectáculo de
ralis, pois em jogo estava o título de campeão, e em luta estavam os pilotos
mais rápidos da actualidade, Ogier e Latvala ambos pilotos da Volkswagen não
defraudaram as expectativas e ofereceram durante 4 dias de prova, uma intensa
luta pela vitória.
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Foto: @World |
O primeiro dia do rally era somente um pequeno aperitivo
para pilotos e “afición” com uma pequena especial de 3,20km que ditou Mikkelsen
como o primeiro líder do rally. As margens como era de esperar foram curtas,
pois neste tipo de super-especiais nada se ganha mas tudo se poder perder e por
isso mesmo ninguém quis correr riscos.
O segundo dia de prova trazia novidades, pois apresentava 4
troços de terra e 2 a obrigar os pilotos a “pisar” asfalto e terra no mesmo
troço. Uma particularidade da prova espanhola, a única de todo o mundial.
Talvez aqui se tenha decidido o rally, pois J. M. Latvala
não se deu com isso e perdeu muito tempo para Ogier, chegando ao final do dia
com uma perda de 36´s para o francês, acabando ainda assim na 2ª posição no
final da segunda etapa do rally, pois mais á frente foram vários os pilotos a
ter problemas e com isso o piloto Finlandês ascendeu alguns lugares na geral.
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Foto: @World |
Outros dos azarados deste dia muito difícil foram os pilotos
da Hyundai, que até chegaram a liderar a prova com Neuville a ter 0,1´s de
vantagem sobre Ogier, mas um furo na SS7 fê-lo perder mais de 2 minutos e a
hipótese de repetir o triunfo na Alemanha. Também H. Paddon que estava a
realizar uma prova de grande nível perdeu muito tempo com um pião, cedendo
quase 6 minutos para voltar a colocar o carro em marcha. Caiu na classificação
mais deixou boas indicações este jovem piloto Neozelandês.
E. Evans foi outra vitimas deste duro dia de prova,
abandonado também o rally, regressando no dia seguinte em super-rally.
O dia terminava com Ogier no comando, Latvala perdendo uns
preocupantes 36´s, e logo atrás de si e com uma bela luta encontravam-se
Ostberg, Mikkelsen e Hirvonen separados por apenas 4´s .
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Foto: @World |
O terceiro dia de prova prometia trazer um Latvala atacante, pois só a vitória lhe interessava e os 36´s de atraso para Ogier obrigavam o
finlandês a andar a fundo desde o iníco do dia, em busca do tempo perdido no dia
anterior. Foi isso mesmo que aconteceu, mas claro que Ogier, não ficou a
“dormir” na vantagem, andando a um bom ritmo também, para não permitir a
aproximação do seu colega de equipa, ao ponto de por em causa a sua vitória.
A verdade é que o dia acabou e a vantagem de Ogier era mais curta, mas que não punha em causa, para
já, o seu lugar de líder da prova, bem como o título de campeão do mundo.
Ogier terminava assim o 3º dia de prova com 27´s de vantagem
sobre Latvala, com o finlandês à espera de um milagre para vencer a prova, mas
em ralis por vezes não é preciso milagres, pois os azares batem à porta dos
pilotos quando menos se espera, por isso todo o cuidado era pouco.
Na 3ª posição estava Hirvonen, a realizar uma grande prova,
já havia deixado para trás Ostberg, que como é sabido, em pisos de asfalto perde alguma competitividade, bem como Mikkelsen que se
atrasava com um furo, perdendo mais de 2 minutos na luta pelo lugar
mais baixo do pódio.
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Foto: @World |
D. Sordo, que recuperava a confiança e com um grande dia, ascendia ate á 5ª posição, logo na frente do seu colega de equipa Neuville, que
era 6º, com ambos os pilotos a fazerem grandes tempos, mostrando toda a capacidade deste Hyundai I20 WRC em pisos de asfalto.
Pelo caminho ficava o habitual R. Kubica, que até estava a
realizar uma boa prova, era 6º na geral, mas logo na primeira especial do 3º
dia saia de estrada e ficava pelo caminho.
O 4º e último dia do rally espanhol, era o dia de todas as
decisões e emoções. Latvala era certo e sabido que ia atacar a fundo, enquanto Ogier ia controlar a vantagem gerindo os 27´s
que trazia de vantagem. O piloto finlandês terminou o rally a 11,3´s
de Ogier, vencendo a Super especial, mas não contou a “ajuda” do seu colega de
equipa, que de forma inteligente e natural, levou o Polo até final de prova sem
correr riscos, vencendo o rally e fazendo a festa do título logo após cortar a
linha de meta da última especial.
Aliás este derradeiro dia teve poucas novidades na
classificação geral final, sem grandes alterações, apenas com lutas
interessantes pelos lugares mais atrasados, mas que não resultaram em nada de
relevante. Sordo atacou forte em busca do 4º lugar de Ostebrg, sem sucesso
enquanto Mikkelsen atacou muito para tentar alcançar ainda Neuville na 6ª
posição, que ficou para o piloto belga da Hyundai por apenas 1,9´s.
Na última especial a marcar pontos extra para o campeonato,
foi Latvala que levou a melhor, ainda assim de nada valeu os três pontos que
amealhou, Mikkelsen foi ainda a tempo de fazer 2º e trazer mais 2 pontos para o
campeonato, enquanto Ostberg bateu por 0,1´s Paddon e ficou com o 3º lugar e um
ponto somado a mais no campeonato.
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Foto: @World |
Foi esta a historia de uma prova que valeu um titulo, o
segundo titulo de Ogier, ambos pela Volkswagen, construtor que já havia
garantido o titulo mundial por marcas, mas um campeonato que vem provar que
pode haver mais concorrência futura ao domínio do francês, com Latvala a
mostrar que pode e tem capacidade a bter no braço o seu colega de equipa, com
um Meeke mais consistente poderá por em sentido os homens mais rápidos do
pelotão e a aramada da Hyundai, Sordo, Neuville e a grande surpresa Paddon que
tiveram de se bater com alguns azares ao longo do rally, mas mostraram
andamento muito interessante e de fazem crer que para a próxima temporada,
teremos uma Hyundai mais forte capaz de se bater entre os mais rápidos.
Confira agora a classificação geral final da prova:
Classificação do mundial WRC:
Em WRC2 o grande vencedor foi N. Al- Attiyah, numa prova que
dominou quase por completo, controlando no último dia a vantagem que dispunha
para os seus adversários, com J. Maurin a ser segundo na geral final, mas os
13,9´s que separaram os dois primeiros acaba por ser enganosa pois Maurin nunca colocou em perigo o 1º lugar. R. Barrable foi 3º na geral final.
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foto in: facebook WRC |
Concluída a etapa espanhola do WRC, faltando apenas uma
prova para o fim do mundial de ralis, o Pais de Gales recebe entre os dias 13 e
16 de novembro a derradeira etapa desta temporada.
Foi desta forma que Ogeir celebrou o titulo mundial,
vencendo, algo que o piloto francês sabe bem como fazer. A próxima
temporada ainda vem longe, por isso o estado de graça do piloto francês irá
continuar, e justamente é o de novo campeão do mundo de ralis. Os
nossos sinceros parabéns.
Tudo dito por agora, termina assim mais uma prova do mundial
com selo de qualidade.
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Até lá..if
in doubt flat out!
Carlos Mota
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