Foi emocionante o Rally Cidade de Guimarães, com indecisão
até ao último metro do rally, ditando o record de diferença mínima de sempre em
ralis do campeonato nacional entre os dois primeiros, P. Meireles levou a
melhor 0,3´s sobre Ricardo Moura.
O rally começou com uma especial nocturna pelas ruas da
cidade berço, que juntou milhares de espectadores, fazendo mesmo crer que os
tempos áureos dos ralis nacionais estão de volta, depois do “Serras de Fafe”
repleto de público, o Rally Cidade de Guimarães não diferente. A especial foi
vencida por Ricardo Moura de forma clara, dando toda a ideia que o piloto
açoriano vinha disposto a corrigir o rally menos positivo que teve em Fafe,
onde um azar ditou o abandono.
O 2º dia de prova começou com uma novidade, J. P. Fontes em
Porsche 997 GT3 venceu a SS2 e assumiu a liderança da prova, impondo os quase
500cv da sua “montada”, para bater a concorrência dos S2000 e dos R5. R. Moura
era 2º e e J. Barros a realizar um bom inicio de prova fechava os lugares do pódio.
Na SS3 Fontes, continuava a aumentar a vantagem para os
perseguidores, dispondo já de 25´s de a seu favor para J. Barros, que
continuava a realizar uma prova bem acima do esperado, roubado inclusive o 2º
posto de Moura nesta PEC.
A SS4 marcou a mudança total no desenrolar do rally, pois J.
P. Fontes não evitou uma saída de estrada, algo insólita, pois entrou
literalmente por um galinheiro dentro, não mais conseguindo sair daquela
posição, pois a caixa de velocidades bloqueou, terminando desta forma,
prematuramente, a prova que liderava de forma clara. J. Barros assumia assim a
liderança, mantendo toda a concorrência atrás de si, na mesma ordem que
partiram na anterior etapa.
Dai para frente foi um equilíbrio incrível entre três
homens, R. Moura, J. Barros e P. Meireles a realizar tempos sempre muito
parecidos, raramente acima dos 2´s de diferença. Nas SS 5, 6 e 7 a diferença entre eles nunca foi
superior a 1´s, algo inédito, e que prendeu toda a gente até ao resultado
final.
A partir da SS8, J. Barros deixou de conseguir de acompanhar
o ritmo de P. Meireles e R. Moura, ficando a luta pela vitória entregue a estes
pilotos.
Para a última especial do rally, Ricardo Moura partia com
3,1´s de vantagem sobre o piloto da casa, Pedro Meireles, que de forma incrível
ganhou a etapa por 3,4´s, vencendo na geral por uns inscreveis 0,3´s, a
vantagem mínima já alguma vista em provas do nacional de ralis. Um final de
prova impróprio para cardíacos, que deu a segundo vitória a Meireles, em outras
tantas provas. Assumindo a sua candidatura ao título, de forma clara, e
colocando toda a concorrência “em sentido”.
Ricardo Moura foi 2º, num final inglório para si, estando
assim numa posição complicada para reconquistar o ceptro de campeão nacional,
depois do abandono no “Serras de Fafe”. João Barros perdeu ritmo nas 3 últimas
especiais, merecendo assim nota positiva, depois de ter vencido várias etapas,
e liderado a prova atá a fase decisiva. O processo de habituação ao Fiesta R5
parece bem encaminhado. Adruzilo Lopes foi o 4º na geral. Sem carro para mais,
o piloto natural de Regilde- Felgueiras, fez o resultado possível, com o seu
Subaru Impreza R4.
Classificação geral final:
POS
|
Nº
|
D.
|
1º CONDUTOR / 2º
CONDUTOR
|
TEMPO
|
PEN.
|
TOTAL
|
DIF.1º
|
DIF.Ant.
|
1
|
2
|
1
|
Pedro Meireles / Mário
Castro
|
0:58:27,0
|
00:00
|
0:58:27,0
|
||
2
|
1
|
1
|
Ricardo Moura / António Costa
|
0:58:27,3
|
00:00
|
0:58:27,3
|
00:00,3
|
00:00,3
|
3
|
4
|
João Barros / Jorge
Henriques
|
0:58:53,4
|
00:00
|
0:58:53,4
|
00:26,4
|
00:26,1
|
|
4
|
3
|
Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira
|
0:59:43,7
|
00:00
|
0:59:43,7
|
01:16,7
|
00:50,3
|
|
5
|
19
|
Joan Vinyes / Jordi
Mercader
|
1:00:38,0
|
00:00
|
1:00:38,0
|
02:11,0
|
00:54,3
|
|
6
|
8
|
1
|
Carlos Martins / Pedro Peres
|
1:01:17,6
|
00:10
|
1:01:27,6
|
03:00,6
|
00:49,6
|
7
|
7
|
1
|
Diogo Salvi / Paulo
Babo
|
1:01:30,8
|
00:00
|
1:01:30,8
|
03:03,8
|
00:03,2
|
8
|
9
|
1
|
Ricardo Teodósio / José Teixeira
|
1:02:30,6
|
00:10
|
1:02:40,6
|
04:13,6
|
01:09,8
|
9
|
14
|
1
|
Ricardo Marques /
Paulo Marques
|
1:03:56,8
|
00:00
|
1:03:56,8
|
05:29,8
|
01:16,2
|
10
|
11
|
1
|
Diogo Gago / Jorge Carvalho
|
1:04:16,6
|
00:00
|
1:04:16,6
|
05:49,6
|
00:19,8
|
No Campeonato Regional Norte foi Nuno Cardoso a vencer,
depois do furo de Fernando Peres no último troço da prova, entregou a vitória
ao seu concorrente. Ricardo Teodósio foi 3º.
POS
|
Nº
|
D.
|
CONDUTOR / NAVEGADOR
|
TEMPO
|
PEN.
|
TOTAL
|
DIF.1º
|
DIF.Ant.
|
1
|
43
|
1
|
Nuno Cardoso / Telmo
Campos
|
0:44:37,0
|
00:00
|
0:44:37,0
|
||
2
|
41
|
1
|
Fernando Peres / Pedro Peres
|
0:45:13,6
|
00:00
|
0:45:13,6
|
00:36,6
|
00:36,6
|
3
|
42
|
Vitor Pascoal / Luis
Ramalho
|
0:45:31,4
|
00:00
|
0:45:31,4
|
00:54,4
|
00:17,8
|
|
4
|
57
|
José Rodrigues / Nuno Lima
|
0:45:42,3
|
00:00
|
0:45:42,3
|
01:05,3
|
00:10,9
|
|
5
|
51
|
João Ruivo / António
Magalhães
|
0:45:52,4
|
00:00
|
0:45:52,4
|
01:15,4
|
00:10,1
|
|
6
|
53
|
Herculano Antas / Luis Silva
|
0:46:58,0
|
00:00
|
0:46:58,0
|
02:21,0
|
01:05,6
|
|
7
|
44
|
Joaquim Santos / José
Sousa
|
0:47:26,8
|
00:00
|
0:47:26,8
|
02:49,8
|
00:28,8
|
|
8
|
60
|
1
|
Gonçalo Dias / Ricardo Faria
|
0:47:29,5
|
00:00
|
0:47:29,5
|
02:52,5
|
00:02,7
|
9
|
46
|
1
|
Daniel Nunes / Rui
Raimundo
|
0:47:34,5
|
00:00
|
0:47:34,5
|
02:57,5
|
00:05,0
|
10
|
55
|
Julio Maia / Alexandre Rodrigues
|
0:48:26,5
|
00:00
|
0:48:26,5
|
03:49,5
|
00:52,0
|
|
11
|
61
|
1
|
Joaquim Alves / Hugo
Neto
|
0:48:33,1
|
00:00
|
0:48:33,1
|
03:56,1
|
00:06,6
|
12
|
49
|
1
|
José Vieira / Hugo Rodrigues
|
0:48:59,3
|
00:00
|
0:48:59,3
|
04:22,3
|
00:26,2
|
13
|
59
|
Manuel Martins / Rui
Vilaça
|
0:49:03,0
|
00:00
|
0:49:03,0
|
04:26,0
|
00:03,7
|
|
14
|
65
|
Nuno Figueiredo / Nuno Correia
|
0:56:38,2
|
00:00
|
0:56:38,2
|
12:01,2
|
07:35,2
|
Contas feitas
de uma prova histórica, de uma temporada que começa com selo de qualidade,
temos pilotos, temos máquinas, e garantidamente temos espectáculo.
O campeonato
nacional de ralis regressa de 3 a 6 de Abril com o Rally de Portugal, pontuável
também o nacional.
Acompanhe todas
as noticias sobre o mundo do desporto motorizado, no nosso blog e na nossa
pagina de facebook “Chicane Desportos Motorizados”.
Até lá…if in doubt flat out!
Fotos:
Retiradas de google.pt
Carlos Mota.
Sem comentários:
Enviar um comentário