terça-feira, 11 de março de 2014

Martini Racing – O regresso muito esperado.

Foi com grande expectativa que a notícia que a Martini voltaria a patrocinar um carro de F1 foi recebida entre os amantes do desporto motorizado. A Martini tem uma ligação muito forte como o mundo automóvel e este regresso seria um reviver de memórias passadas, para os mais nostálgicos.

Quando a notícia foi confirmada, a alegria foi geral. As linhas azuis e vermelhas iriam voltar a ver-se nas pistas e ainda por cima na categoria rainha do desporto automóvel. Mais ainda, a Martini iria patrocinar a Williams, um histórico da F1, que quer voltar aos tempos de glória que viveu no passado. Um regresso desejado por muitos e que por certo será um grande sucesso.

Já que estamos numa onda de reviver o passado, vamos rever a história da Martini Racing e relembrar os gloriosos carros que fizeram as delícias dos fãs.

O programa de patrocínios da Martini começou em 1968, com a marca italiana de bebidas destiladas a patrocinar um Alfa Romeo Giulietta Sprint Zagato para as 12h de Sebring.


Com os anos 70, veio a primeira parceira de peso, com a Martini a colocar o seu nome num Porsche 917, que competiu nas 24h de Le Mans e venceu a prova em 1971, algo que repetiram em 76 e 77 com o 936. Entretanto a parceira também incluiu um patrocínio do Porsche 911 RS, que venceu o Targa Florio.

Foi também nos anos 70 que a Martini entrou para o grande circo. Em 72 o seu primeiro patrocínio foi para a equipa italiana Tecno, que se mostrou muito pouco competitiva. Então a Martini trocou para a Brabham em 1975. Em 79 a Lotus recebeu as cores da marca italiana, mas não se mostrou competitiva o suficiente nesse ano, embora tivesse vencido o campeonato de 1978, e como tal a Martini retirou-se da F1.

Em 1978 a Martini entrou no rally, também com a Porsche, mas foi em 82, quando assinou a parceira com a Lancia, que a história de sucesso nos rally´s começou a ser escrita, com o 037 a receber as cores da Martini, iniciando a parceria mais longa da Martini Racing que duraria até 1992. Carros míticos foram pintados com as cores da Martini como o Delta S4, o Delta Integrale. Nomes como Juha Kankkunen, Bruno Saby, Massimo Biasion e Toivonen elevaram as cores da Lancia e da Martini numa época de ouro no Rally que tinha tanto de emocionante como de perigosa. Mas a parceria da Martini com a Lancia incluiu também competições de endurance, com carros como o Montecarlo, o LC1 e o LC2.

Em 1992 a Martini também patrocinou carros de turismo, com a Alfa Romeo, participando no campeonato italiano de turismo, e mais tarde no DTM, embora sem grande sucesso.

Em 1999 a Martini voltaria ao rally agora com a Ford M-Sport, com uma equipa de luxo com Sainz, McRae e Markko Martin, numa parceria que iria até 2002.

De 2006 a 2008 a Martini patrocinou a Ferrari mas com uma participação mínima que não permitiu que as cores da marca se voltassem a mostrar ao público.

Depois de tanto tempo sem vermos as cores da Martini num carro de competição eis que a marca italiana volta a fazer sorrir os adeptos, transformando o FW36 no carro mais bonito do grid de 2014. É de facto uma alegria enorme ver as listas azuis e vermelhas de volta à F1. É também sinal que a F1 finalmente volta a ser apelativa a nível comercial. Pode ser que a entrada da Martini provoque uma onda de novos patrocínios e que a F1 possa dar um passo em frente.

(Fotos: Colecção de carros Martini Racing; Porsche 917 (1971); Brabham BT45 (1976); Lancia Delta Integrale (1988); Lancia LC2 (1983); Ford Focus RS WRC (2006); Williams FW36 (2014)



 Alfa Romeo Giulietta sprint Zagato (1962)











Porsche 911Carrera RSR (1973)














Porsche 936 (1976)











Tecno PA123/4 (1972)










Brabahm BT44 (1974)










Brabham BT45B (1977)












Lotus 80 ( 1979)














Porsche 911 SC (1978)














Lancia LC2 ( também conhecido como Lancia Ferrari, 1983)










Lancia 037 (1982)













Lancia Delta S4 ( 1985)














Alfa Romeo 155 DTM (1992).








Fotos :
Retiradas de google.pt

Fontes
Wikipédia.com
statsf1.com
www.motorauthority.com


Fábio Mendes

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