segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nova regras para F1- breve abordagem.

A FIA anunciou hoje as novas regras, e estas incluem 4 novidades:

1ª - Ultima corrida vale o dobro dos pontos.

É uma forma de  apimentar as corridas e tornar o final mais incerto. Se essa regra tivesse sido aplicada no passado, Alonso teria vencido no ano passado e Massa em 2008. Se é mais justo? Provavelmente não mas é necessário usar novas formas de melhorar o espectáculo. Aumentar a incerteza é uma delas. Pode ser que resulte.

2ª - Números fixos na F1.

Já o tínhamos dito hoje, e a FIA vai avançar com o modelo. A cada piloto corresponderá apenas um numero afim de facilitar a identificação e por claros motivos de marketing. O 1 fica reservado para o campeão do mundo. Não é uma má medida uma vez que mantém o mítico 1 e permite assim que um piloto trabalhe a sua imagem também com um numero que é melhor a nivel de publicidade ( tal como faz Rossi no Moto GP)


3º- Limite de gastos na F1

A partir de 2015 haverá um tecto de custos para as equipas da F1. É uma tentativa de as equipas grandes não gastarem demasiado e as pequenas não ficarem com um orçamento demasiado discrepante em relação às grande equipas. Na teoria é bonito mas não pratica o grupo que analisará os custos terá tarefa complicada uma vez que as equipas de F1 são empresas grandes e que podem justificar de inúmeras maneiras os gastos ou até mesmo esconder esses gastos.

4º - 5 seg. de penalização.

Uma vez que se dizia ( e com razão) que a FIA era muito severa nas penalizações durante a corrida, a FIA resolveu aplicar para infracções ligeiras uma penalização de 5 seg. no final da corrida. Assim o piloto não será atirado para o fim da corrida e poderá lutar por esses 5 seg., permitindo mais espectaculo e não prejudicando a corrida ( como aconteceu com Massa em Interlagos).

São no geral boas medidas que poderão tornar a modalidade um pouco melhor.

http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f1-desporto/f1-ultima-corrida-de-2014-vale-a-dobrar

http://www.autosport.com/news/report.php/id/111800


Fábio Mendes



Sem comentários:

Enviar um comentário