Félix da Costa tem sido nestes últimos dias motivo de
interesse para o mundo da F1. O piloto da Red Bull Junior Team, provou mais uma
vez as suas capacidades ao volante do RB9, em Silverstone, nos testes para
jovens pilotos.
Este ano os testes decorreram em moldes diferentes, sendo
permitida a participação dos pilotos titulares das equipas. Mas a Red Bull
confiou no talento do jovem português para conduzir o carro que obviamente foi
alvo de modificações e acertos de forma a preparar o resto do campeonato.
Já desde o ano passado apontado como o “the next big thing”
na F1, Félix da Costa tem conseguido mostrar-se aos poucos no sempre difícil
mundo da Formula 1. Se no ano passado tinha dado muito boa conta de si no
testes para jovens pilotos em Abu Dhabi
onde pilotou o RB8 e mostrou muito bom andamento, este ano confirmou as suas
qualidades, ficando em 3º na tabela de tempos no 1º dia, tendo feito 82 voltas
e ficando atrás de Magnussen, seu adversário na WSR, e DI Resta piloto titular
da Force India. De referir que da Costa usou apenas pneus duros nos testes,
enquanto os 2 primeiros usaram médios, o que pode explicar a diferença de 0.2
seg. em relação a Magnussen. Hoje, fazendo apenas a parte da manhã, conseguiu o 7º melhor tempo, mas com poucas voltas rodadas e já com a equipa a pensar
na parte da tarde onde iria rodar Ricciardo, o possível substituto de Webber no
próximo ano.
No final do 1º dia em declarações à Sky F1 Félix da Costa
não escondeu a sua ambição de chegar a categoria rainha do automobilismo:
“Não o escondo, o meu objetivo é estar na
Fórmula 1 no próximo ano, mas isso só acontecerá se fizer um bom trabalho na
World Series, portanto é aí que o foco deve estar. Temos que elevar o nível. As
coisas estão bem, mas não excelentes, pelo que temos de vencer corridas e
depois se vê se o passo é dado ou não.”
“O meu foco neste momento é a World Series. É natural que se fale muito em Fórmula 1, principalmente nestes dias depois do teste, mas neste momento estou concentrado em dar tudo na World Series para no futuro vir a merecer um lugar na F1”.
“O meu foco neste momento é a World Series. É natural que se fale muito em Fórmula 1, principalmente nestes dias depois do teste, mas neste momento estou concentrado em dar tudo na World Series para no futuro vir a merecer um lugar na F1”.
Sobre o teste disse ainda:
"É fácil começar ir reduzindo as diferenças para os grandes nomes da F1, mas o último meio segundo é que é a parte difícil. Aí, precisamos de forçar bastante. É complicado olhar para os tempos de volta, quando todos estão rodando com diferentes cargas de combustível e pneus. A equipa está feliz e eu estou feliz, pois conseguimos realizar todo o programa"
"É fácil começar ir reduzindo as diferenças para os grandes nomes da F1, mas o último meio segundo é que é a parte difícil. Aí, precisamos de forçar bastante. É complicado olhar para os tempos de volta, quando todos estão rodando com diferentes cargas de combustível e pneus. A equipa está feliz e eu estou feliz, pois conseguimos realizar todo o programa"
Quando confrontado com a pergunta, se estaria pronto para a
F1 respondeu:
"Sim,
certamente. Quando saí do carro após a última volta de hoje, pensei: Estou
pronto, eu quero mesmo isto. Mas como disse ontem, tudo vai depender do resto
da minha temporada na World Series by Renault. Temos que merecer um lugar na F1
e eu quero merecê-lo. O momento é bom e eu acredito que se fizer o meu trabalho
corretamente, então poderei consegui-lo"
Interessa pois conhecer melhor o jovem português e fazer uma retrospectiva rápida da sua carreira até agora.
Interessa pois conhecer melhor o jovem português e fazer uma retrospectiva rápida da sua carreira até agora.
António Maria de Melo Breyner Félix
da Costa, nasceu a 31 de Agosto de 1991, em Cascais. A sua primeira aparição em
pista foi com 9 anos, onde logo desde cedo mostrou grande à vontade, mesmo
competindo com pilotos mais velhos.
De 2000 a 2006 cresceu nos Karts,
nos campeonatos nacionais. Em 2006 começa a evidenciar-se, sendo Vice- campeão na
World Series Karting e 3º no Open Master de Italia.
Em 2007 surgiu o convite da
prestigiada equipa de Karting Tony Kart, por onde também passaram nomes
como Schumacher e Vettel. Recebe nesse ano os prémios Piloto Revelação
da Autosport e Jovem Promessa da Autohoje.
Depois de muito boas prestações nos
Karts, dá finalmente o salto para os monolugares em 2008, entrando na equipa
Motopark Academy, na Formula Renault 2.0, tornando-se no português mais novo a
competir nos monolugares. Sagra-se Vice Campeão Norte Europeu de Formula
Renault 2.0 com 11 pódios e melhor Rookie Campeonato Norte Europeu. Faz
também dois top 5, em 3 corridas no Campeonato da Europa, também em Formula
Renault 2.0.
Em 2009 sagra-se campeão do
Campeonato Norte Europeu com 9 vitórias em 14 corridas e faz 3º
classificado no Campeonato da Europa com 3 vitórias tudo isto na Formula
Renault 2.0
2010 traria 7º lugar, agora na
categoria Formula 3 Euroseries com 3 vitórias (melhor rookie). Seria em
2010 que Félix veria o seu sonho de perto, quando foi convidado pela Force
India para fazer o teste de jovens pilotos, em Abu Dhabi. Aí fez 3º melhor
tempo atrás dos Red Bull e McLaren, começando a despertar o interesse dos
grandes da F1.
Em 2011 disputou o GP3 Series,
não tendo grandes resultados mas mostrando qualidade. Correu também na Formula
3 britânica onde teve boas prestações.
2012 foi o ano de sonho de Félix da
Costa. Correndo pela Carlin no GP3, faz 3º classificado na série com 3 vitórias.
Fez história, sendo o único piloto a ganhar 2 corridas no mesmo fim-de-semana.
Foi neste ano que assinou pela Red Bull Junior Team, passando a correr pela
Arden Caterham na Formula Renault 3.5. Conseguiu 4 vitórias, e conseguiu novamente ganhar 2 vezes no mesmo fim de
semana.. Mesmo não estando presente nas 5 primeiras corridas, faz 166 pontos e fica a 23 do titulo.Esta performance permitiu lhe novo teste num F1, agora num Red Bull em
Abu Dhabi como já referimos anteriormente.
Venceu também em Macau em Formula 3, nesta que uma das mais míticas e difíceis provas do automobilismo, dominando por completo a prova.
Foi considerado em 2012 o 8º melhor piloto do mundo pela prestigiada Autosport UK, ficando atrás de nomes como Alonso, Hamilton, Button Vettel, Raikkonen Keslowsy (Nascar) e Loeb ( rally).
Venceu também em Macau em Formula 3, nesta que uma das mais míticas e difíceis provas do automobilismo, dominando por completo a prova.
Foi considerado em 2012 o 8º melhor piloto do mundo pela prestigiada Autosport UK, ficando atrás de nomes como Alonso, Hamilton, Button Vettel, Raikkonen Keslowsy (Nascar) e Loeb ( rally).
Trevor Carlin, patrão da Carlin,
aquando do prémio disse as seguintes palavras sobre Félix da Costa:
“Para mim o
António é seguramente tão bom como o Sebastian (Vettel) era na mesma fase da
sua carreira. O que destaca o António é a sua atitude, ele é uma pessoa
extraordinária de se trabalhar. No início do ano tivemos alguns problemas com o
carro na GP3 e ele foi sempre muito positivo e quem puxou a equipa para cima,
motivando-nos a todos. Ele é um grande piloto, principalmente em corrida, onde
talvez seja até um bocadinho melhor que o Sebastian”.
Restam poucas dúvidas sobre o talento do jovem português. O caminho para a F1 foi percorrido passo a passo, com sucesso e muitos especialistas vêm no português um potencial campeão. O que poderá então evitar a entrada de Félix da Costa na F1? Só vemos questões políticas e financeiras. Infelizmente nem sempre os melhores sobem à F1. Ainda recentemente vimos Sergey SIROTKIN ter a subida quase garantida à F1 para a Sauber depois de empresas russas terem investido na equipa de Peter Sauber , que esteve em grandes dificuldades financeiras nos ultimo tempos. O piloto russo não é mau mas comparado com Félix da Costa, Magnussen e Vandoorne que competem na mesma serie esta uns furos abaixo.Mas tem a sorte de ter patrocinadores com dinheiro. E dinheiro não é algo que o português possa garantir a uma equipa de F1, pois infelizmente os apoios em Portugal não existem, ainda mais nesta conjuntura de crise. A Red Bull garante que, se mostrar talento, Félix da Costa não tem de se preocupar com dinheiro. Mas sabemos que na F1 nem tudo é tão claro quanto parece.
Restam poucas dúvidas sobre o talento do jovem português. O caminho para a F1 foi percorrido passo a passo, com sucesso e muitos especialistas vêm no português um potencial campeão. O que poderá então evitar a entrada de Félix da Costa na F1? Só vemos questões políticas e financeiras. Infelizmente nem sempre os melhores sobem à F1. Ainda recentemente vimos Sergey SIROTKIN ter a subida quase garantida à F1 para a Sauber depois de empresas russas terem investido na equipa de Peter Sauber , que esteve em grandes dificuldades financeiras nos ultimo tempos. O piloto russo não é mau mas comparado com Félix da Costa, Magnussen e Vandoorne que competem na mesma serie esta uns furos abaixo.Mas tem a sorte de ter patrocinadores com dinheiro. E dinheiro não é algo que o português possa garantir a uma equipa de F1, pois infelizmente os apoios em Portugal não existem, ainda mais nesta conjuntura de crise. A Red Bull garante que, se mostrar talento, Félix da Costa não tem de se preocupar com dinheiro. Mas sabemos que na F1 nem tudo é tão claro quanto parece.
Tiago Monteiro, que agora ajuda da Costa, foi considerado o rookie do ano
em 2005 e mesmo assim não conseguiu ficar na F1, enquanto Narain Karthikeyan,
seu colega de equipa nesse ano e piloto claramente inferior a Monteiro, conseguiu ir ficando na F1 até o
ano passado arrastando se nas pistas sem mostrar qualidade.
Uma
coisa é certa. O talento do português é claramente visível, e se conseguir
subir o rendimento na WSR para o resto da época, o lugar na Toro Rosso é mais
que merecido. Acreditamos que Félix da Costa precisa apenas de uma hipótese
para mostrar-se na F1. Se essa hipótese, surgir estamos em crer que podemos ter
um português a brilhar ao mais alto nível na F1. Possa a sorte estar ao lado do
português. Nós deste lado estamos a torcer para que isso aconteça. E que este
país de futebóis possa ver o talento que existe fora das 4 linhas.
Carreira de Félix da Costa em
números:
2008:
28 corridas; 1 vitoria; 11 pódios; 1 pole position; 1 volta mais rápida
2009:
28 corridas; 13 vitorias; 21 pódios; 6 pole position; 9 volta mais rápida
2010:
24 corridas; 3 vitórias; 4 pódios; 0 pole position; 1 volta mais rápida
2011:
25 corridas; 1 vitoria; 4 pódios; 0 pole position; 1 volta mais rápida
2012:
31 corridas; 10 vitoria; 15 pódios; 2 pole position; 10 volta mais rápida
2013:
9 corridas; 1 vitoria; 3 pódios; 1 pole position; volta mais rápida ( época a decorrer)
Fontes:
Autosport.pt
Autosport.com
Fábio
Mendes
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