terça-feira, 2 de julho de 2013

OFICIAL: Rally de Portugal 2014 não será no Norte

O ACP fez um comunicado há pouco onde justifica o porquê do Rally de Portugal não ser no Norte do Pais.

Pelo que se pode ler, todas as câmaras contactadas deram inicialmente  o sim à iniciativa mas quando foram necessárias as confirmações todas as câmaras deram o passo atrás.

Vale a pena ler o comunicado para perceber o que aconteceu.

Infelizmente quem perde são os verdadeiros amantes do Rally que fizeram questão, pelo segundo ano consecutivo, de mostrar que a força do Rally está no Norte ( sem querer diminuir a paixão das gentes do Sul, mas foi por demais evidente pela moldura humana no Confurco que a casa do Rally é no Norte).

No Chicane ficamos obviamente muito tristes com esta decisão e perguntamos quando haverá vontade dos dirigentes em fazer um evento desta categoria. Basta ver pelos números do circuito da Boavista este ano:

Circuito da Boavista 2013, o sucesso em números:
Espetadores: mais de 221 mil pessoas;
Receita de bilheteira:mais 32% do que na edição de 2011;
Audiência estimada Eurosport: 40 milhões de pessoas em 187 países;
Ocupação hoteleira: 90%m mais 10% do que em 2011;
Organização: 3.500 pessoas

Esta era a informação disponível no facebook do Circuito da Boavista.

É a prova que eventos motorizados podem ser rentáveis e que as pessoas aderem em massa. 


Fica aqui o comunicado do ACP:

Há cerca de dois anos que o Automóvel Club de Portugal estuda um percurso para o regresso do Rali de Portugal ao norte do País, em conformidade com a vontade da FIA e das populações locais.

Assim, em julho de 2012, o Automóvel Club de Portugal enviou uma carta às Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Vieira do Minho, Montalegre, Fafe, Lousada, Porto, Arganil, Góis e Oliveira do Hospital na qual eram elencadas as condições para a realização do Vodafone Rali de Portugal naquelas zonas do País.

Todas as autarquias responderam positivamente e comprometeram-se formalmente com a realização da prova durante 3 anos, que teria como centro nevrálgico a cidade do Porto.

Estranha e incompreensivelmente, apenas a Câmara do Porto não respondeu à missiva do ACP. O que tratando-se do maior evento desportivo nacional realizado na atualidade adensa a perplexidade perante tal silêncio.

Há cerca de uma semana, o presidente da autarquia portuense afirmou, no decorrer do Circuito da Boavista, que não queria condicionar o seu sucessor com um compromisso para 3 anos, mesmo que se trate de um evento que custará no máximo 300 mil euros/ano à edilidade e traga um retorno direto em hotelaria e restauração na ordem dos 50 milhões de euros…

Perante a falta de resposta, o vice-presidente da mesma câmara, Dr. Vladimiro Feliz, assegurou pessoalmente ao presidente do ACP que todos os candidatos autárquicos com hipóteses de vitória estavam de acordo e que enviariam à autarquia as respetivas cartas de compromisso para a realização do rali.

Os episódios posteriores são conhecidos da opinião pública, através de uma série de declarações à imprensa por parte da Câmara do Porto e dos seus candidatos a presidente. Refira-se que, dos 3 candidatos com hipóteses de vitória, apenas o Dr. Luis Filipe Menezes acatou todas as condições e formalizou por escrito a vontade de honrar o compromisso de ter o rali no norte.

O Rali de Portugal, como o nome indica, é do País e não do Porto ou de Lisboa como o Dr. Rui Moreira e o Dr. Manuel Pizarro sugeriram. A adesão imediata e entusiasta das restantes câmaras a norte e o retorno que a realização do WRC Fafe Rally Sprint dá desde há dois anos ao concelho de Fafe vão muito além do Porto.

A organização de uma prova desta envergadura e dos compromissos internacionais inerentes à mesma exigem responsabilidade, seriedade e vontade.

Nenhum destes requisitos corresponde ao comportamento da Câmara do Porto e dos seus candidatos.

O Automóvel Club de Portugal tudo fez, faz e continuará a fazer para manter o Rali de Portugal no Campeonato do Mundo, independentemente do local onde se vier a realizar.

Assim, o Automóvel Club de Portugal informa que a edição de 2014 do Vodafone Rali de Portugal vai ter lugar no sul do País.

Lisboa, 2 de julho de 2013




Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário