Foto: McKlein |
Terminou o primeiro
dia do Rally da Austrália, que se disputou sob a toada do equilíbrio, e desta
vez imagine-se, entre os 5 primeiros da geral envolvendo 3 construtores
diferentes, e conforme o que já tínhamos antecipado, apenas a Hyundai não
coloca nenhum dos 3 pilotos inscritos na prova na luta pela vitória no rally.
Ogier termina na
frente este primeiro dia que conteve 8 especiais cronometradas, ele que também
tinha começado por ser o primeiro líder da prova, perdeu essa mesma liderança
na passagem pela SS3 para K. Meeke, que até a SS6 liderou o rally. O piloto da Citroen iria perder essa mesma posição nas duas últimas
especiais do dia, a curta Super Especial de apenas 1,56km, adoptando uma
condução demasiado defensiva, caindo inclusive para a 4ª posição da geral
final, na conclusão deste primeiro dia, embora as diferenças entres os 5
primeiros não exceda ao 8´s.
Foto: André Lavadinho |
Contas finais deste
primeiro dia e temos Ogier na frente, com uma margem quase nula de 0,4´s para o
seu colega de equipa J. M. Latvala, e Mikkelsen segue para já na 3ª posição a
3,5´s do francês. Uma tripla Volkswagen na frente, é certo, mas bem perto dos
carros alemães seguem K. Meeke em Citroen, que liderou grande parte da prova, e
que provou que pode discutir a vitória até ao final da mesma, segue no 4º lugar
a 4,1´s da liderança, e a fechar o Top 5 o finlandês da Ford, M. Hirvonen que
está desta vez a realizar uma boa prova, mais perto do seu real valor, e com
aspirações reais a uma boa classificação final, e quem sabe voltar a vencer uma
prova no WRC.
Foto André Lavadinho |
Para já as grandes
desilusões são os pilotos da Hyundai Motorsport, que denotam uma clara falta de
andamento, com o “jovem” I20 WRC a sofrer da sua inexperiência neste tipo de
terrenos, e desta vez a não ter capacidade de sequer entrar nos melhores 5 da
geral. O melhor da marca coreana é o surpreendente H. Paddon num 6º lugar a
46´s do líder S. Ogier, já T. Neuville é apenas 10º já a mais de 2 minutos, e
C. Atkinson a correr em casa, perde já quase 3 minutos. Era de prever algumas
dificuldades por parte dos homens da Hyundai, mas os resultados apresentados,
acabam por ficar aquém do esperado.
Em WRC2 uma
surpresa, com a liderança de Al Rajhi que deixa na conclusão deste dia
inaugural de prova N. Al-Attiyah na segunda posição a 7,1´s mas ainda em
posição de discutir a prova, e outro dos candidatos á vitoria no rally, J.
Ketomaa é para já 3º, gastando mais 23´s do o líder da categoria WRC2.
O segundo dia de
prova começa ainda hoje, em horário português, que promete uma intensa luta
pela vitória final entre os 5 primeiros no final deste dia que foi verdadeiramente
espectacular, e emocionante, fazendo lembrar provas de outros tempos, com vários
pilotos ainda em posição de vencer a prova austral.
Horários do segundo
dia (hora Portuguesa):
Dia
2:
Sexta,
12 de Stembro
PE9
Nambucca I (49.37 Km) 23:18
Sábado,
13 de Setembro
PE10
Valla I (9.07 Km) 1:06
PE11 Nambucca II (49.37 Km) 5:24
PE12 Valla II (9.07 Km) 6:52
PE13 Hyundai SSS III (1.66 Km) 9:30
PE14 Hyundai SSS IV (1.66 Km) 9:40
Foto ; McKlein |
E foi assim o primeiro dia de prova do Rally da Austrália, e
que venha rapidamente o segundo, porque já tínhamos saudades de ver um rally
assim, com vários candidatos á vitoria final.
Irá Ogier bater a concorrência? Ou Latvala irá vingar a
“derrota” na Alemanha? Meeke vencerá a sua primeira prova no WRC?
Todas as respostas, nas duas próximas madrugadas, e nós
estaremos por aqui para lhe dar conta de todas as incidências de uma prova
verdadeiramente espetacular.
Até lá…if in doubt flat
out.
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário