Está finalmente fechado o line up para a época de 2014. As
equipas já definiram os seus pilotos e agora só falta mesmo ver como são as
máquinas para esta época. Vamos então passar em revista os pilotos escolhidos
pelas equipas.
Infiniti
Red Bull Racing:
Os Bull´s cedo escolheram os pilotos para a época que se
avizinha. Vettel é intocável e só em 2015 se poderá pensar numa mudança por
parte do alemão ( fala-se que a Ferrari pode ser destino, mas isso é
futurologia). O tetra campeão do mundo sente-se bem na Red Bull e a equipa
gosta de o ter por lá. A novidade chama-se Ricciardo. Produto da famosa escola
Red Bull Junior Racing, Ricciardo ganhou a vaga deixada em aberto por Webber. É
um line up claramente virado para Vettel. É ele o nº1 e não há dúvidas.
Ricciardo terá de mostrar mais para ser considerado uma ameaça a Vettel. Como
pilotos de reserva a Red Bull apresenta Sebastien Buemi e António Félix da
Costa.
120 GP´s
39 vitóras
45 poles
62 podios
4 vezes campeão do mundo
50 GP´s
Melhor resultado: 7º
Pilotos de reserva:
Sebastien Buémi
António Félix da Costa
Os “Silver Arrows” mantêm a dupla de pilotos para este ano.
E não havia motivo para mudar. Rosberg esteve bem durante o ano passado e
garante regularidade, enquanto Hamilton, embora não tenha estado ao seu nível, é
claramente dos melhores e em forma é candidato ao título. A Mercedes promete
muito para este ano e não é certamente pela dupla de pilotos que as aspirações
ao título ficarão comprometidas. Rosberg deve manter a bitola exibicional e de
Hamilton espera-se uma época bem melhor e com outra atitude.
129GP´s
22 vitórias
31 poles
147 GP´s
3 vitórias
4 poles
11 pódios
Scuderia Ferrari Formula 1:
A Ferrari apresenta o “Dream Team” do grid. Juntou 2 dos
melhores actuais pilotos, 2 verdadeiros talentos. Alonso e Raikkonen prometem
animar esta época. Para além de terem de trazer resultados para a equipa, nenhum dos pilotos quererá ver-se ultrapassado pelo outro. Uma rivalidade bem ao jeito da saudosa
“Prost vs Senna” que ajudou ambos os pilotos a serem cada vez melhores. O
choque de egos parece inevitável e há quem diga que o mais certo é a fórmula
não resultar. Juntar dois galos na mesma capoeira pode dar muita complicação.
Esperemos que seja um duelo apaixonante. A F1 precisa disso. A Ferrari fez-nos
esse favor.
216 GP
32 vitórias
95 pódios
22 poles
193 GP
20 vitórias
77 pódios
16 poles
McLaren Mercedes:
A McLaren tem um ano complicado pela frente. Terá de lidar
com as alterações profundas que foram impostas para 2014 e ao mesmo tempo terá
de preparar a base de trabalho com a Honda que fornecerá motores a partir de
2015. Não esperamos grandes resultados por parte da McLaren. Lutar por vitórias
seria claramente positivo. Titulo? Não nos parece. O Line up é interessante.
Button vai mais uma vez garantir a estabilidade na equipa. O mais experiente
piloto do grid, irá certamente fazer uso dessa experiência e da sua
inteligência para trazer os melhores resultados possíveis. Magnussen é o rookie
e uma das maiores promessas dos últimos tempos. Estamos muito curiosos para ver
como irá o jovem dinamarquês lidar com esta nova etapa. Mas se mostrar o que
prometeu até agora teremos por certo uma estrela da F1. Outra futura estrela é
Stoffel Vandoorne que brilhou no ano passado na WSR 3.5 e que será este ano
piloto de reserva da equipa.
247 GP
15 vitórias
49 pódios
8 poles
1 vez campeão do mundo
Rookie
Piloto de
Reserva:
Stoffel
Vandoorne
Lotus F1 Team:
A equipa terá por certo uma época bem difícil pela frente.
As dificuldades financeiras são muitas e já foi dito que os testes em Jerez não
contarão com a presença da equipa de Enstone. O line up deste ano também não é
o ideal. Grosjean está numa fase de afirmação e embora já tenha mostrado
qualidade, precisa de provar este ano que a performance do final do ano passado
não foi um acaso. E Maldonado, o patinho feio da F1, muito por culpa sua, terá
de melhorar e muito. As prestações do ano passado foram fracas e só ganhou o
lugar na Lotus por ter uma carteira bem recheada. Esperemos que não se
verifique mas parece-nos que teremos uma Lotus bem mais fraca em relação ao ano
passado. Um ano por certo muito complicado.
Pilotos de Reserva:
Charles Pic
Marco Sorensen
Nicolas Porst
Sahara Force India F1 Team:
Apresenta o line up mais interessante do grid. Perez e
Hulkenberg são dois talentos e potenciais campeões no futuro. Perez teve o azar
de entrar numa McLaren muito em baixo numa fase de remodelação. Foi o elo mais
fraco com prestações bem abaixo do que pode e deve fazer. Hulkenberg foi dos
melhores na 2ª metade do ano e já há muito merece um lugar numa equipa de topo.
2 fantásticos pilotos inseridos num projecto ambicioso, que nos parece irá este
ano surpreender pela positiva. Esperamos muito destes dois pilotos e desta
equipa.
56 GP
Melhor resultado: 2º
3 Pódios
57 GP
Melhor resultado: 4º
Williams F1 Team:
O regresso em grande da Williams tem tardado. O ano passado
foi um dos piores e obrigou a equipa a repensar a estratégia. Com muitas
contratações de engenheiros vindos de outras equipas e com a remodelação do
departamento técnico, a equipa procura assim regressar ao trilhos das vitórias.
Para este ano o line up é bem mais interessante que o de 2013. Bottas fez por
merecer a permanência na equipa e Massa vem acrescentar experiência e qualidade,
nesta que pode ser a sua última aventura na F1. Quererá pois mostrar todo o seu
valor. Esperamos um bom ano para um dos históricos do grid.
191 GP
11 Vitórias
36 pódios
15 poles
19 GP
Melhor resultado: 8º
Pilotos de Reserva:
Felipe Nasr
Felipe Nasr
Sauber F1 Team:
A Sauber começou 2013 de forma muito má, mas remando contra
a maré conseguiu melhorar e obter resultados muito positivos. Foi um exemplo
para todas as equipas. Mesmo com dificuldades e tendo que preparar um carro
muito diferente para 2014, nunca desistiu de procurar melhorar o carro de 2013.
Este ano não esperamos tanto por parte da Sauber, porque os problemas financeiros
mantêm-se e porque o grande responsável pela boa ponta final (Hulkenberg) já
não mora por aqueles lados. Gutierrez é, a nosso ver, curto. Melhorou ao longo
do ano mas ainda não é suficiente. E Sutil não passa de um piloto de meio da
tabela. Não é ruim, mas também não é capaz de fazer o que Hulkenberg fez. Será
um ano de serviços mínimos. Os pilotos de reserva são Geido Van der Garde que
assim se mantem na F1 mesmo tendo perdido o lugar na Caterham e Sergey
Sirotkin, um jovem russo que ainda tem muito a provar.
Pilotos de reserva:
Geido Van der Garde
Sergey Sirotkin
Scuderia Toro Rosso:
A equipa B da Red Bull é daquelas equipas da qual não se
espera muito. É basicamente uma equipa para ir rodando os pilotos até abrirem
vagas na Red Bull. Não é uma equipa que apreciamos muito e muito menos depois
de terem fechado a porta ao nosso Formiga para receber o dinheiro da Rússia.
Vergne é bom piloto e já o mostrou, mas foi muito irregular no ano passado e
tem de melhorar muito. Kvyat é uma incógnita. O 2º rookie do ano, vem
directamente do GP3 para a F1, não passando nem pelo GP2 ou WSR 3.5. Dizem que
é de facto um talento e prova disso foi a vitória do campeonato no GP3. Veremos
se o salto não foi dado cedo demais.
Pilotos de reserva:
Sébastien Buemi
António Félix da Costa
Caterham F1 Team:
A Caterham vai fazer o tudo ou nada este ano. O patrão da
equipa Tony Fernandes já avisou que se não melhorarem o rendimento este ano,
que retiram a equipa da competição. Para já a aposta em Kobayashi é de facto
uma jogada excelente. O japonês é bom e pode melhorar muito a performance da
equipa. A entrada de Ericsson é também a novidade. O Sueco saltou do GP 2 onde
estava desde 2010 sem grandes resultados. Algo surpreendente esta contratação.
Como pilotos de reserva terão Robin Frijns ( um piloto que merecia uma
oportunidade na F1 mas que ainda não teve essa hipótese) e Alexander Rossi.
Pilotos de Reserva:
Robin Frijns
Alexander Rossi
Marussia F1 Team:
A marussia, que conseguiu o 10º lugar no campeonato de
construtores, terá este ano uma tarefa bem mais difícil pela frente. A Caterham
não quererá repetir os mesmos erros do ano passado e irá apresentar-se bem mais
preparada. A Marussia terá de melhorar para conseguir ficar de novo à frente da
equipa malaia. Mantem o grande trunfo do ano passado. Bianchi foi o salvador da
época e foi graças a ele que a equipa conquistou o 10º lugar. O francês vai
manter-se mais um ano na equipa, para ganhar experiência. O seu lugar na
Ferrari deverá estar guardado para 2015. Max Chilton traz dinheiro sempre
necessário e pouco mais.
De fora ficaram Webber, que irá competir agora na Le Mans
series pela Porsche, Geido Van der Garde que será piloto de reserva da Sauber.
Charles Pic foi dispensado da Caterham por força dos seus maus desempenhos e Di
Resta não arranjou lugar ( uma injustiça pois tem claramente talento mais que
suficiente para se manter na F1). Vai regressar ao DTM onde já foi campeão. Uma
solução positiva.
Assim que todos os pilotos de reserva estiverem confirmados actualizaremos este post.
É este o line up da época 2014 de F1. Há claramente
potencial para que este ano seja um ano excelente a todos os níveis.
Fontes:
http://www.statsf1.com/
http://www.f1fanatic.co.uk/
Fotos :
Google.pt
Fábio Mendes.
Sem comentários:
Enviar um comentário