Começa mais uma temporada do WRC, com ela várias novidades,
que poderão animar ainda mais a próxima temporada, relativamente à época
transacta. Entra em cena a Hyundai, com um grande projecto, bons pilotos, mas a
incógnita do que valerá o carro esta temporada ainda persiste. Muitas mexidas
na Ford e na Citroen, com regressos e ingressos. Para explicar todas estas
trocas, e em jeito de prognostico para a temporada que hoje começa,
entrevistamos o nosso Carlos Mota, especialista de Rally do nosso “Blog”, que fará a
introdução, análise e prognósticos á nova época que se avizinha.
Devemos realçar que o exercício a que nos propomos não é fácil, pois trata-se de analisar as futuras prestações de acordo com os dados e a
opinião do Carlos Mota, mas graças a isso poderão ficar a perceber melhor o que
podemos esperar deste ano no WRC.
Começa uma nova época
no WRC. Há muitas novidades em todas as equipas e podemos dizer que todas as
elas sofreram uma revolução. Qual é para ti a equipa que apresenta o “line up”
mais interessante?
De facto, com os resultados menos bons por parte da Citroen
e da Ford na temporada transacta, havia necessidade de se mexer nessas estruturas. A Hyundai entrou sem
dúvida em grande, com as contratações de Neuville
e Sordo, apresentando uma dupla muito forte para Monte Carlo. A Ford, na minha opinião é a equipa menos
forte, pois E. Evens é muito jovem não
terá consistência (ainda) para andar entre os mais rápidos e Kubica terá de encontrar uma relação
entre a velocidade que tem e o manter o carro na estrada, o que não será fácil. Apenas
Hirvonen dará experiência à equipa,
e quem sabe, este regresso “a casa” lhe fará bem e volte aos bons resultados. A
Citroen aposta em Meeke e Ostberg, uma dupla que confesso apreciar, poderá ter resultados
interessantes. Mas respondendo directamente a pergunta, o “line up” mais
interessante é da equipa que ganha e que não mexe, a Volkswagen. Claramente o alvo a abater, por todas as razões e mais
algumas.
Qual a equipa que apresenta mais condições
para vencer o WRC?
Claramente a Volkswagen. Tem dois “pontas de lança”
fortíssimos. Ogier é o que se sabe, um predestinado para conduzir carros de
rally e Latvala é muito rápido, perde por falta de consistência, algo que ainda
assim já parece estar a corrigir, e isso foi evidente nas últimas provas da
última temporada. Além disso, o Polo P WRC é o melhor carro.
A Hyundai apresenta
um projecto ambicioso e bem fundamentado. Achas que conseguirão ter resultados
positivos logo no início,ou ainda vai demorar tempo até o conseguirem?
É difícil responder com certezas a isso, é sempre uma
incógnita. A contratação de bons pilotos com contractos de longa duração,
confirma a grande aposta da marca no WRC. Monte Carlo não é de todo o rali ideal para se perceber isso. Se a neve marcar presença, muito menos noção
teremos do que valerá o I20 WRC. É um rali muito específico, onde o piloto e
as mudanças das condições do tempo são mais decisivos que as próprias máquinas.
Basta ver que Sordo, com o Mini em 2012 foi 2º, atrás de Loeb, com Monte Carlo
coberto de neve e no resto da época foi aquilo que se viu (muito mau). Mas
pelos muito vídeos que já vi do Hyundai e devido aos especialistas que tem,
penso que nas provas em asfalto, poderão fazer bons resultados, um top5 talvez.
O carro parece lento a sair das curvas, a traseira demora a reagir e a ganhar
tracção, fruto da sua "juventude". Nos ralis de terra, não será na primeira metade
da temporada que vamos ver o I20 WRC a fazer bons resultados. Um carro com
muito para crescer ainda.
Ogier tem sido até ao
momento o “piloto +”, estando num nível acima de todos os outros. Atribuis esse
domínio a que factores? Talento do piloto? Qualidade do carro? Falta de
concorrência à altura?
Acaba por ser tudo um pouco. Ogier é um predestinado, nasceu
para ser piloto de rali. Tem uma qualidade enorme, um excelente carro,
provavelmente o melhor, mas a verdade é que não tem muita concorrência. A diferença
é que nos anos 90´s, tínhamos 3 ou 4 “Ogier´s” e dois ou três “Loeb´s”. Hoje em
dia somente um Ogier, e nem um Loeb…
De todos os pilotos
do WRC, qual aquele que tem hipóteses de se bater com Ogier a curto prazo?
Neuville provou ter rapidez que para incomodar o Francês,
mas agora num projecto novo, será difícil entrar nessas lutas, pois a juventude
do Hyundai, não o permitirá, pelo menos brevemente. Na Citroen, Ostberg de cabeça
limpa, nos ralis de terra, pode ser um “osso” bem duro, e na Ford vejo Hirvonen,
isto se o finlandês voltar à confiança de outros tempos. Relembro que Mikko muitas
vezes bateu no braço Loeb…Em 2009 perdeu o campeonato por apenas 1 ponto para o
francês, conseguindo nessa mesma temporada uma série de 5 vitórias
consecutivas. É pôr a cabeça no lugar e poderemos ter candidato. Não esquecendo
o seu colega Latvala, que não quererá ser “aguadeiro” a vida toda. Mas na minha
opinião, o mais capaz para fazer frente a Ogier é Hirvonen. Aposto no seu “renascimento”.
Kubica brilhou no
WRC2 e tem agora à sua frente o desafio do WRC. Achas que ele estará à altura
do desafio?
Kubica é um campeão, um vencedor, tanto na vida como na
maneira como encara os desafios desportivos. Será um ano muito difícil para o
polaco, mas dizer se ele está ou não à altura do desafio, só depende dele mesmo.
Se mantiver o carro na estrada, fará muitos top5 com certeza, tem rapidez para
isso, o problema é mesmo, manter o carro na estrada. Mas acredito que estará à
altura do desafio.
Hirvonen depois de
uma época francamente má voltou para a M-Sport. Achas que será ele o homem da
frente da casa ou Kubica é que irá assumir esse papel?
Será certamente Hirvonen o principal homem da M-Sport, aliás
nem vejo outro piloto dentro da estrutura Ford que seja capaz de vencer provas
esta temporada.
A Citroen ainda não
parece estar no ponto nesta era "pós- Loeb". Ostberg e Meeke são uma
dupla para "desenrascar", ou poderão de facto trazer bons resultados
à equipa, sabendo que Meeke não tem estado muito activo no WRC e Ostberg, que
muito prometeu, esteve simplesmente horrível no ano passado?
Eu gosto desta dupla. Ostberg estará decerto motivado para
este desafio, bem como Meeke, dada a oportunidade que lhes foi concedida. O
título de pilotos é muito difícil, mas quem sabe se não terão uma palavra a
dizer no mundial de construtores? Eu acredito que vamos ter uma Citroen melhor
que em 2013.
Neuville teve
hipótese de ficar na M-Sport e ser também chefe de fila. Achas que a sua
decisão foi a mais acertada? E Sordo? Poderá ser ele uma verdadeira ameaça para
Neuville ou o espanhol já mostrou tudo o que tinha para mostrar?
Se foi a mais acertada só o tempo o dirá. A mim
surpreendeu-me, sinceramente, mas se decidiu pela Hyundai é porque tem garantias
que a sua montada será competitiva, mais dia menos dia. Neuville bem sabe do
seu valor, não iria pôr em causa esta fase importante da carreira, se não
tivesse certezas dos passos que está a dar. Agora claro que o tempo vai dar as
respostas a estas dúvidas. A mim surpreendeu-me, pois estava à espera que assinasse
pela Citroen. Quanto a Sordo, é um bom piloto, com qualidade nos pisos de asfalto,
mas em pisos de terra, é bastante penalizado. Neuville é melhor que o espanhol,
e Sordo não tem estofo para mais do que já fez. Piloto que perdeu o “timing”, e
hoje é apenas solução para as provas de asfalto, nada mais. Ainda assim, deve estar
com certeza muito motivado com esta nova etapa da sua carreira.
E dos pilotos
"privados", qual aquele que à partida apresenta mais qualidade para
brilhar dentro dos possíveis?
A lista de privados a “full-time” é curta, apenas Prokop e o
estreante Jaroslav Melicharek, colegas de equipa aliás. Prokop tem mais experiência,
enquanto para o piloto eslovaco que se vai estrear nestas andanças, será um ano
de experiência para ele. Infelizmente os pilotos privados são cada vez menos e
sem grande meios. A qualidade de facto não abunda nesta “categoria”.
Do novo calendário,
quais são as alterações de que gostaste ou não gostaste?
Poucas mudanças existem, mas vejo com tristeza a saída do
Rali da Acrópole. Cresci a ver a prova grega, que é um clássico até nos
simuladores de Rali nos jogos de computador. Todos nós gostamos e admiramos o
rali da Grécia. É lamentável a sua saída.
Os principais candidatos vêm da Volkswagen, tanto a nível de
pilotos como de marcas. Ogier é de facto o alvo a abater, parte como grande e
principal candidato ao título, e tudo o que não seja a sua vitória final será
uma surpresa. É o melhor. Mas atenção também a Latvala. Continuo a dizer, o finlandês
não vai querer ficar na sombra durante toda a sua carreira, e já tem
conhecimento suficiente sobre o Polo P WRC para ser um dos candidatos ao titulo
mundial. Nas outras equipas vejo Hirvonen. Se voltar a andar ao ritmo dos seus
melhores tempos na Ford, então teremos um piloto capaz de pôr em sentido a
armada da Volkswagen. Neuville vai ter de esperar mais um ano para lutar pelo
título. O meu top 3 é este: Ogier, Latvala e Hirvonen.
Nas marcas, atenção à Citroen. Não tendo um piloto para atacar o título, tem
uma dupla que me parece consistente e isso poderá dar frutos na classificação
por equipas. Ostberg é rápido em terra e nos ralis nórdicos, mas perde muito e
demasiado no asfalto. Meeke não terá o mesmo ritmo dos homens apontados ao top
3. Aparecerá num segundo plano. Mas claro, os principais candidatos são de novo
os homens da Volkswagen. A Ford não tem um segundo piloto consistente e a
Hyundai vai sofrer nos ralis mais duros, como Austrália, México e Sardenha. Top 3 com Volkswagen, Citroen e Ford.
Dos pilotos que
poderiam entrar para o WRC quais aqueles que gostarias de ver o mundial de
ralis?
Tenho muita pena de não poder ver esta temporada o E.
Novikov. É um piloto que aprecio muito, já deu provas de ter muita qualidade e
rapidez, mas a pouca eficiência prejudicou-o na última temporada, que era
importante para ele, a correr pela equipa oficial da M-Sport. Enquanto piloto
privado, sempre bateu pelos lugares de top5, mas na última temporada foi o
desastre total e isso influenciou muito a decisão de Malcolm Wilson em não
renovar com o piloto russo. Esta temporada não conseguiu “budget” para criar a
sua própria equipa, com muita pena minha. É um piloto espectacular que fará
falta ao mundial. Também Ott Tanak, volta ao mundial, mas na classe WRC2. Do
mal, o menos. Admiro muito o jovem estónio, pois é de pilotos como ele que o
rali precisa. Ainda assim marcará presença em alguns ralis de WRC. Trocava
estes dois por alguns que terão “assento” esta temporada. Trocaria por Prokop e Melicharek ou até mesmo Atkins.
O campeonato de ralis
tem sido pautado por uma fraca competitividade. Que alterações farias para
tornar o campeonato mais interessante ou competitivo?
A FIA tem feito por equilibrar as coisas. O problema é não
haver grande concorrência à altura dos sobredotados. Tivemos durante 8 anos
Loeb a dominar, quase sem ninguém lhe fazer frente, excepto Hirvonen em duas
temporadas. Hoje temos Ogier, dominador, com o melhor carro, com um talento
enorme, inacessível a quase todos os outros. O que poderia mudar o rumo das
coisas, seria mesmo a entrada de novas marcas, pois surgiriam novos talentos,
haveria mais concorrência e tudo seria diferente. Mas isso já não depende da FIA, mas
sim da vontade das marcas. A Subaru, Toyota e Mitsubishi fazem muita falta ao
mundial. Veremos como evolui o projecto Hyundai, a correr bem podemos ter
ventos de mudanças, e quem sabe atrair novos construtores.
O que achas das
alterações que foram colocadas pela FIA para o WRC?
Está a perder-se a essência do rali. Com tantas categorias
e subcategorias, e homologações…isto não abona nada a favor da modalidade.
Torna-se confuso para quem é menos entendido na matéria, para quem acompanha na
estrada as classificativas. Nem sequer vou entrar em detalhes, porque iria
estar a perder tempo e no fim, quem não percebia, continuava sem perceber.
Enfim uma confusão. Também não concordo com as equipas rotativas, como o caso
da Hyundai. Terá T. Neuville a tempo inteiro e depois tem mais 3 pilotos para
diferentes ralis, e países. Claro que tudo gira à volta de interesses
financeiros e propaganda da marca, em certos continentes e países. Mas tira o
brilho, a essência do rali, onde nós os adeptos, estamos na estrada e queremos
saber quem vem a passar. Hoje em dia isso é muito mais difícil . Neste rali vem o piloto A, no outro
já vem o piloto B. Simplesmente não gosto disso.
Achas que o facto de
não haver portugueses no WRC se deve apenas à falta de dinheiro, ou há de facto
falta de talento?
Temos pilotos com qualidade para andar no Mundial. Bernardo
Sousa para mim é o caso mais flagrante. Tem muita qualidade, é rápido, tem uma
condução vistosa, agradável a quem está na berma da estrada. Hoje está muito
mais consistente. Perdeu o título nacional é certo, mas na minha opinião, tem
qualidade de nível mundial, que penso só não está valorizada pela tal falta de
dinheiro e investimento das empresas portuguesas. Mas existem outros nomes, que
poderiam ter carreiras internacionais mais valorizadas, não fosse a falta de
apoios. Armindo Araujo, Bruno Magalhães e Ricardo Moura são outros bons
exemplos, que existe qualidade, mas não existe apoio.
Volto a tocar no mesmo nome. Bernardo Sousa. Para mim o
melhor piloto português de ralis neste momento. Tem experiência em mundiais,
tem qualidade acima da média, e o seu tipo de condução faria com que ganhasse
fãs em todo mundo rapidamente, assim ele tivesse numa equipa com boa imagem no
mundial. Armindo Araújo, nas épocas que passou por lá, também mostrou ter
qualidade, não sendo um piloto com uma condução muito atractiva, poderia sem
dúvida, com outro carro, conseguir resultados muito interessantes devido à sua
regularidade.
Fotos:
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