quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

WRC - O que esperar de 2014? A entrevista ao nosso Carlos Mota.

Começa mais uma temporada do WRC, com ela várias novidades, que poderão animar ainda mais a próxima temporada, relativamente à época transacta. Entra em cena a Hyundai, com um grande projecto, bons pilotos, mas a incógnita do que valerá o carro esta temporada ainda persiste. Muitas mexidas na Ford e na Citroen, com regressos e ingressos. Para explicar todas estas trocas, e em jeito de prognostico para a temporada que hoje começa, entrevistamos o nosso Carlos Mota, especialista de Rally do nosso “Blog”, que fará a introdução, análise e prognósticos á nova época que se avizinha.

Devemos realçar que o exercício a que nos propomos não é fácil, pois trata-se de analisar as futuras prestações de acordo com os dados e a opinião do Carlos Mota, mas graças a isso poderão ficar a perceber melhor o que podemos esperar deste ano no WRC.


Começa uma nova época no WRC. Há muitas novidades em todas as equipas e podemos dizer que todas as elas sofreram uma revolução. Qual é para ti a equipa que apresenta o “line up” mais interessante?

De facto, com os resultados menos bons por parte da Citroen e da Ford na temporada transacta, havia necessidade de se mexer nessas estruturas. A Hyundai entrou sem dúvida em grande, com as contratações de Neuville e Sordo, apresentando uma dupla muito forte para Monte Carlo. A Ford, na minha opinião é a equipa menos forte, pois E. Evens é muito jovem não terá consistência (ainda) para andar entre os mais rápidos e Kubica terá de encontrar uma relação entre a velocidade que tem e o manter o carro na estrada, o que não será fácil. Apenas Hirvonen dará experiência à equipa, e quem sabe, este regresso “a casa” lhe fará bem e volte aos bons resultados. A Citroen aposta em Meeke e Ostberg, uma dupla que confesso apreciar, poderá ter resultados interessantes. Mas respondendo directamente a pergunta, o “line up” mais interessante é da equipa que ganha e que não mexe, a Volkswagen. Claramente o alvo a abater, por todas as razões e mais algumas.



Qual a equipa que apresenta mais condições para vencer o WRC?

Claramente a Volkswagen. Tem dois “pontas de lança” fortíssimos. Ogier é o que se sabe, um predestinado para conduzir carros de rally e Latvala é muito rápido, perde por falta de consistência, algo que ainda assim já parece estar a corrigir, e isso foi evidente nas últimas provas da última temporada. Além disso, o Polo P WRC é o melhor carro.



A Hyundai apresenta um projecto ambicioso e bem fundamentado. Achas que conseguirão ter resultados positivos logo no início,ou ainda vai demorar tempo até o conseguirem?

É difícil responder com certezas a isso, é sempre uma incógnita. A contratação de bons pilotos com contractos de longa duração, confirma a grande aposta da marca no WRC. Monte Carlo não é de todo o rali ideal para se perceber isso. Se a neve marcar presença, muito menos noção teremos do que valerá o I20 WRC. É um rali muito específico, onde o piloto e as mudanças das condições do tempo são mais decisivos que as próprias máquinas. Basta ver que Sordo, com o Mini em 2012 foi 2º, atrás de Loeb, com Monte Carlo coberto de neve e no resto da época foi aquilo que se viu (muito mau). Mas pelos muito vídeos que já vi do Hyundai e devido aos especialistas que tem, penso que nas provas em asfalto, poderão fazer bons resultados, um top5 talvez. O carro parece lento a sair das curvas, a traseira demora a reagir e a ganhar tracção, fruto da sua "juventude". Nos ralis de terra, não será na primeira metade da temporada que vamos ver o I20 WRC a fazer bons resultados. Um carro com muito para crescer ainda.


Ogier tem sido até ao momento o “piloto +”, estando num nível acima de todos os outros. Atribuis esse domínio a que factores? Talento do piloto? Qualidade do carro? Falta de concorrência à altura?

Acaba por ser tudo um pouco. Ogier é um predestinado, nasceu para ser piloto de rali. Tem uma qualidade enorme, um excelente carro, provavelmente o melhor, mas a verdade é que não tem muita concorrência. A diferença é que nos anos 90´s, tínhamos 3 ou 4 “Ogier´s” e dois ou três “Loeb´s”. Hoje em dia somente um Ogier, e nem um Loeb…


De todos os pilotos do WRC, qual aquele que tem hipóteses de se bater com Ogier a curto prazo?

Neuville provou ter rapidez que para incomodar o Francês, mas agora num projecto novo, será difícil entrar nessas lutas, pois a juventude do Hyundai, não o permitirá, pelo menos brevemente. Na Citroen, Ostberg de cabeça limpa, nos ralis de terra, pode ser um “osso” bem duro, e na Ford vejo Hirvonen, isto se o finlandês voltar à confiança de outros tempos. Relembro que Mikko muitas vezes bateu no braço Loeb…Em 2009 perdeu o campeonato por apenas 1 ponto para o francês, conseguindo nessa mesma temporada uma série de 5 vitórias consecutivas. É pôr a cabeça no lugar e poderemos ter candidato. Não esquecendo o seu colega Latvala, que não quererá ser “aguadeiro” a vida toda. Mas na minha opinião, o mais capaz para fazer frente a Ogier é Hirvonen. Aposto no seu “renascimento”.



Kubica brilhou no WRC2 e tem agora à sua frente o desafio do WRC. Achas que ele estará à altura do desafio?

Kubica é um campeão, um vencedor, tanto na vida como na maneira como encara os desafios desportivos. Será um ano muito difícil para o polaco, mas dizer se ele está ou não à altura do desafio, só depende dele mesmo. Se mantiver o carro na estrada, fará muitos top5 com certeza, tem rapidez para isso, o problema é mesmo, manter o carro na estrada. Mas acredito que estará à altura do desafio.



Hirvonen depois de uma época francamente má voltou para a M-Sport. Achas que será ele o homem da frente da casa ou Kubica é que irá assumir esse papel?

Será certamente Hirvonen o principal homem da M-Sport, aliás nem vejo outro piloto dentro da estrutura Ford que seja capaz de vencer provas esta temporada.


A Citroen ainda não parece estar no ponto nesta era "pós- Loeb". Ostberg e Meeke são uma dupla para "desenrascar", ou poderão de facto trazer bons resultados à equipa, sabendo que Meeke não tem estado muito activo no WRC e Ostberg, que muito prometeu, esteve simplesmente horrível no ano passado?

Eu gosto desta dupla. Ostberg estará decerto motivado para este desafio, bem como Meeke, dada a oportunidade que lhes foi concedida. O título de pilotos é muito difícil, mas quem sabe se não terão uma palavra a dizer no mundial de construtores? Eu acredito que vamos ter uma Citroen melhor que em 2013.

 
Neuville teve hipótese de ficar na M-Sport e ser também chefe de fila. Achas que a sua decisão foi a mais acertada? E Sordo? Poderá ser ele uma verdadeira ameaça para Neuville ou o espanhol já mostrou tudo o que tinha para mostrar?

Se foi a mais acertada só o tempo o dirá. A mim surpreendeu-me, sinceramente, mas se decidiu pela Hyundai é porque tem garantias que a sua montada será competitiva, mais dia menos dia. Neuville bem sabe do seu valor, não iria pôr em causa esta fase importante da carreira, se não tivesse certezas dos passos que está a dar. Agora claro que o tempo vai dar as respostas a estas dúvidas. A mim surpreendeu-me, pois estava à espera que assinasse pela Citroen. Quanto a Sordo, é um bom piloto, com qualidade nos pisos de asfalto, mas em pisos de terra, é bastante penalizado. Neuville é melhor que o espanhol, e Sordo não tem estofo para mais do que já fez. Piloto que perdeu o “timing”, e hoje é apenas solução para as provas de asfalto, nada mais. Ainda assim, deve estar com certeza muito motivado com esta nova etapa da sua carreira.


E dos pilotos "privados", qual aquele que à partida apresenta mais qualidade para brilhar dentro dos possíveis?

A lista de privados a “full-time” é curta, apenas Prokop e o estreante Jaroslav Melicharek, colegas de equipa aliás. Prokop tem mais experiência, enquanto para o piloto eslovaco que se vai estrear nestas andanças, será um ano de experiência para ele. Infelizmente os pilotos privados são cada vez menos e sem grande meios. A qualidade de facto não abunda nesta “categoria”.


Do novo calendário, quais são as alterações de que gostaste ou não gostaste?

Poucas mudanças existem, mas vejo com tristeza a saída do Rali da Acrópole. Cresci a ver a prova grega, que é um clássico até nos simuladores de Rali nos jogos de computador. Todos nós gostamos e admiramos o rali da Grécia. É lamentável a sua saída.



Qual a tua previsão para o campeonato por equipas? E por pilotos? Faz o teu top 3.

Os principais candidatos vêm da Volkswagen, tanto a nível de pilotos como de marcas. Ogier é de facto o alvo a abater, parte como grande e principal candidato ao título, e tudo o que não seja a sua vitória final será uma surpresa. É o melhor. Mas atenção também a Latvala. Continuo a dizer, o finlandês não vai querer ficar na sombra durante toda a sua carreira, e já tem conhecimento suficiente sobre o Polo P WRC para ser um dos candidatos ao titulo mundial. Nas outras equipas vejo Hirvonen. Se voltar a andar ao ritmo dos seus melhores tempos na Ford, então teremos um piloto capaz de pôr em sentido a armada da Volkswagen. Neuville vai ter de esperar mais um ano para lutar pelo título. O meu top 3 é este: Ogier, Latvala e Hirvonen. Nas marcas, atenção à Citroen. Não tendo um piloto para atacar o título, tem uma dupla que me parece consistente e isso poderá dar frutos na classificação por equipas. Ostberg é rápido em terra e nos ralis nórdicos, mas perde muito e demasiado no asfalto. Meeke não terá o mesmo ritmo dos homens apontados ao top 3. Aparecerá num segundo plano. Mas claro, os principais candidatos são de novo os homens da Volkswagen. A Ford não tem um segundo piloto consistente e a Hyundai vai sofrer nos ralis mais duros, como Austrália, México e Sardenha. Top 3 com Volkswagen, Citroen e Ford.


Dos pilotos que poderiam entrar para o WRC quais aqueles que gostarias de ver o mundial de ralis?

Tenho muita pena de não poder ver esta temporada o E. Novikov. É um piloto que aprecio muito, já deu provas de ter muita qualidade e rapidez, mas a pouca eficiência prejudicou-o na última temporada, que era importante para ele, a correr pela equipa oficial da M-Sport. Enquanto piloto privado, sempre bateu pelos lugares de top5, mas na última temporada foi o desastre total e isso influenciou muito a decisão de Malcolm Wilson em não renovar com o piloto russo. Esta temporada não conseguiu “budget” para criar a sua própria equipa, com muita pena minha. É um piloto espectacular que fará falta ao mundial. Também Ott Tanak, volta ao mundial, mas na classe WRC2. Do mal, o menos. Admiro muito o jovem estónio, pois é de pilotos como ele que o rali precisa. Ainda assim marcará presença em alguns ralis de WRC. Trocava estes dois por alguns que terão “assento” esta temporada. Trocaria por  Prokop e Melicharek ou até mesmo Atkins.



O campeonato de ralis tem sido pautado por uma fraca competitividade. Que alterações farias para tornar o campeonato mais interessante ou competitivo?

A FIA tem feito por equilibrar as coisas. O problema é não haver grande concorrência à altura dos sobredotados. Tivemos durante 8 anos Loeb a dominar, quase sem ninguém lhe fazer frente, excepto Hirvonen em duas temporadas. Hoje temos Ogier, dominador, com o melhor carro, com um talento enorme, inacessível a quase todos os outros. O que poderia mudar o rumo das coisas, seria mesmo a entrada de novas marcas, pois surgiriam novos talentos, haveria mais concorrência e tudo seria diferente. Mas isso já não depende da FIA, mas sim da vontade das marcas. A Subaru, Toyota e Mitsubishi fazem muita falta ao mundial. Veremos como evolui o projecto Hyundai, a correr bem podemos ter ventos de mudanças, e quem sabe atrair novos construtores.


O que achas das alterações que foram colocadas pela FIA para o WRC?

Está a perder-se a essência do rali. Com tantas categorias e subcategorias, e homologações…isto não abona nada a favor da modalidade. Torna-se confuso para quem é menos entendido na matéria, para quem acompanha na estrada as classificativas. Nem sequer vou entrar em detalhes, porque iria estar a perder tempo e no fim, quem não percebia, continuava sem perceber. Enfim uma confusão. Também não concordo com as equipas rotativas, como o caso da Hyundai. Terá T. Neuville a tempo inteiro e depois tem mais 3 pilotos para diferentes ralis, e países. Claro que tudo gira à volta de interesses financeiros e propaganda da marca, em certos continentes e países. Mas tira o brilho, a essência do rali, onde nós os adeptos, estamos na estrada e queremos saber quem vem a passar. Hoje em dia isso é muito mais difícil . Neste rali vem o piloto A, no outro já vem o piloto B. Simplesmente não gosto disso.



Achas que o facto de não haver portugueses no WRC se deve apenas à falta de dinheiro, ou há de facto falta de talento?

Temos pilotos com qualidade para andar no Mundial. Bernardo Sousa para mim é o caso mais flagrante. Tem muita qualidade, é rápido, tem uma condução vistosa, agradável a quem está na berma da estrada. Hoje está muito mais consistente. Perdeu o título nacional é certo, mas na minha opinião, tem qualidade de nível mundial, que penso só não está valorizada pela tal falta de dinheiro e investimento das empresas portuguesas. Mas existem outros nomes, que poderiam ter carreiras internacionais mais valorizadas, não fosse a falta de apoios. Armindo Araujo, Bruno Magalhães e Ricardo Moura são outros bons exemplos, que existe qualidade, mas não existe apoio.



Qual o português que poderia dar cartas no WRC?

Volto a tocar no mesmo nome. Bernardo Sousa. Para mim o melhor piloto português de ralis neste momento. Tem experiência em mundiais, tem qualidade acima da média, e o seu tipo de condução faria com que ganhasse fãs em todo mundo rapidamente, assim ele tivesse numa equipa com boa imagem no mundial. Armindo Araújo, nas épocas que passou por lá, também mostrou ter qualidade, não sendo um piloto com uma condução muito atractiva, poderia sem dúvida, com outro carro, conseguir resultados muito interessantes devido à sua regularidade.




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