Foi perfeito o cenário do 1º título de campeonato do
mundo conquistado por Sebastien Ogier. Vencer o Rally de França e festejar o
título.
Ogier venceu o Rally de França, um dos mais
espectaculares e competitivos dos últimos tempos, com as condições
meteorológicas a baralharem as contas. Forma cinco os diferentes lideres
durante a prova, mas no fim a vitória sorriu ao mesmo de sempre…Ogier.
O piloto da Volkswagen entrou no rally a vencer o
campeonato, pois a prova francesa tinha esta particularidade, de a “Power
Stage” abrir o Rally , Ogier foi 3º, somou o ponto necessário para poder
festejar desde já a vitória do mundial de ralis. Sordo venceu a mesma e era
assim líder no final do primeiro dia.
O espanhol perdeu a liderança na 3ª especial do segundo
dia, para Loeb, que vencera todas as especiais da parte da manhã, enquanto
Ogier com uma menos boa escolha de pneus se atrasava dos homens da frente.
Na parte da tarde foi o “show” de Neuville, vencendo
todas as especiais da segunda secção do dia, e terminado o dia na frente com
uma vantagem de praticamente de 10´s sobre Sordo, Latvala era terceiro e Loeb
quarto a 12´s do piloto da Ford. Ogier parcia arredado da luta pela vitoria,
pois fechava o segundo dia com um atraso já de 28´s.
O terceiro dia começa da mesma forma que tinha terminado o
segundo, com Neuville na frente, a aumentar a diferença para toda a
concorrência, menos Ogier que aos poucos ia diminuindo a diferença para a
frente, sem por em perigo a liderança do piloto Belga, mas já perto dos
lugares do pódio. Inclusive na SS9 sobe a 4ª posição por troca com Loeb que
perdeu 10´s nessa especial.
Pouco depois na SS11, tudo mudaria. Neuville furou e perdeu
cerca de 1:25m, e com isso a liderança da prova para Sordo. Latvala era 2º,
Loeb que entretanto tinha recuperado de novo a sua posição face a Ogier, seguia
em 3º. Neuville estava em condições normais fora da luta pela sua primeira
vitória no mundial de ralis.
As diferenças eram tão curtas entre os quatro primeiros
que houve várias trocas entre eles até final, inclusive na liderança no final
do dia, já que Latvala na última especial do dia ultrapassou Sordo na geral por
escassos 0,4´s, Ogier era terceiro a apenas 1,5´s e Loeb a 5´s fechava o
penúltimo dia na quarta posição.
No último dia só deu Ogier. Loeb terminou o rally mais
cedo, logo no primeiro quilometro na especial inaugural do ultimo dia, o
francês saiu de estrada e ficou a ver a prova como poucas vezes viu ao longo da
sua carreira…de cabeça para baixo. De cabeça bem para cima estava Ogier, que ia
controlando os seus adversários, rumo à vitória no rally, numa prova como há
muito não se via. 5 líderes, várias trocas de posições entre os primeiros e
muita incerteza até final.
Ogier venceu um rally que para muitos já estava perdido,
Sordo foi segundo e Latvala fechou o pódio. Neuville foi quarto, mas o que mais
ficou vincado nesta prova foi o andamento do jovem piloto belga, que demonstrou
que será um osso duro de roer para a próxima temporada para toda a gente.
Novikov foi 5º na geral, a mais de 3 minutos do vencedor,
um mal menor se olharmos para a sexta posição final de Hirvonen bem longe dos
lugares cimeiros. Mikkelsen foi 7º na frente de mais uma grande desilusão,
Ostberg, com um 8º lugar final a mais 4:30m do primeiro. Kubica esteve em
grande na prova francesa, foi 9º na geral final e venceu de forma clara o WRC2,
regressando assim a liderança no campeonato. Dumas fechou os lugares
pontuáveis.
Classificação geral final:
1.
|
8
|
S. OGIER
|
M
|
2:53:07.6
|
0.0
|
0.0
|
2.
|
10
|
D. SORDO
|
M
|
2:53:19.8
|
+12.2
|
+12.2
|
3.
|
7
|
J. LATVALA
|
M
|
2:53:27.1
|
+7.3
|
+19.5
|
4.
|
11
|
T. NEUVILLE
|
M
|
2:54:21.7
|
+54.6
|
+1:14.1
|
5.
|
5
|
E. NOVIKOV
|
M
|
2:56:18.5
|
+1:56.8
|
+3:10.9
|
6.
|
2
|
M. HIRVONEN
|
M
|
2:56:45.3
|
+26.8
|
+3:37.7
|
7.
|
9
|
A. MIKKELSEN
|
M
|
2:57:11.8
|
+26.5
|
+4:04.2
|
8.
|
4
|
M. OSTBERG
|
M
|
2:57:42.8
|
+31.0
|
+4:35.2
|
9.
|
74
|
R. KUBICA
|
WRC2
|
3:02:39.0
|
+4:56.2
|
+9:31.4
|
10.
|
22
|
R. DUMAS
|
3:05:03.4
|
+2:24.4
|
+11:55.8
|
Destaques:
Ogier:
Vence o campeonato ainda
mal o rally tinha começado. Um erro na escolha de pneus colocou-o longe dos
lugares cimeiros no segundo dia, mas o furo de Neuville a meio do terceiro dia,
levou-o de novo à luta pela vitória. Já na derradeira etapa viu outro
adversário (e que adversário... Loeb) sair de estrada e deixar tudo mais fácil
para o francês vencer. Sordo bem tentou, mas Ogier já é nome de campeão…este
francês é de facto do mesmo planeta de um outro Sebastien qualquer.
Sordo:
Quando o piso é
asfalto o espanhol está lá. Fez pela vida, esteve na luta pela vitória,
conseguindo um honroso segundo lugar. Depois da vitória na Alemanha, Sordo
queria repetir de novo a gracinha e vencer num terreno que lhe é muito
favorável. Tal não aconteceu pois do lado de lá estava um normal Ogier…sempre
rápido e ganhador. Sordo baralhou agora mais Yves Matton, “exigindo” assim um
lugar na Citroen na próxima época.
Latvala:
Acaba por ser um
saldo positivo para o finlandês da Volkswagen, pois correr frente a verdadeiros
especialistas no asfalto, não era uma tarefa que se adivinhava fácil para
Latvala, mas ao qual ele consegui tirar proveito dos azares de Neuville e Loeb
para conseguir um bom pódio final.
Neuville:
Não fosse o azar de
furar quando liderava de forma controlada poderia ter conseguido aqui a sua
primeira vitória no mundial de rally´s. Neuville deixou claro que é uma
mais-valia dentro da Ford e talvez a mais perigosa seta apontada a Ogier na
próxima temporada. Ogier terá concorrência…
Novikov:
Discreto mas seguro.
O piloto russo, não conseguia aumentar o ritmo para poder acompanhar os homens
mais rápidos, mas ao mesmo tempo não permitiu a Mikkelsen, Hirvonen ou mesmo
Ostberg de lhe assaltarem o lugar. Ainda assim, isso não abona nada a seu
favor, época demasiado discreta…
Hirvonen:
Demasiado mau. O
piloto da Citroen continua a desiludir, mas desta vez em grande escala. Começa
a perder espaço para Sordo dentro do seio da marca. Este 6º lugar mais de 3
minutos do vencedor deve estar a causar uma certa crise de urticaria no
“patrão” Matton.
Mikkelsen:
O terceiro piloto da
Volkswagen, desta vez não conseguiu deslumbrar, as condições do tempo também não
permitiram grandes aventuras, o jovem piloto quis dar passos certos e assim fez,
não comprometeu a sua prova, mas não foi deslumbrante…melhores dias virão com
certeza.
Ostberg:
Impensável este
resultado, é certo que não é o asfalto não será o ponto forte de Ostberg, mas
ser 8º à distancia de 4:35m do vencedor…é demasiado mau para um piloto titular
de uma equipa oficial. É que o “Junior” da Ford só vai em segundo no
campeonato…Tempos difíceis.
Kubica:
Uma das grandes
novidades desta prova. Se na sua categoria não tinha concorrência à altura,
venceu de forma tão clara como a chuva que caiu neste fim-de-semana. O polaco
volta a fazer um top10 final, e na frente de um piloto que seguiu ao volante de
um WRC. Já no fim do rally bateu inclusive Prokop e mesmo Hirvonen em duas
especiais. Melhor que isto? Dêem-lhe um carro WRC…
Prokop:
O sempre discreto
piloto privado, não foi diferente nesta prova, discreto, lento, sem andamento…e
fora de prova na SS17 com problemas mecânicos.
Loeb: Injusta a forma como Loeb
se despediu do mundial de rally´s. Com apenas 3 provas disputadas até então, o
piloto francês estava na luta pela vitória, quando no primeiro quilómetro do
derradeiro dia saiu de estrada. Talvez seja o fim de uma era, a nós só nos
resta agradecer por tudo que de bom nos trouxe ao longo destes anos. Obrigado
Seb…
Campeonato de pilotos:
WRC2
Em WRC2, está um rally sem história, onde Kubica liderou
de fio a pavio, sem adversários a altura, o polaco aproveitou para assumir de
novo a liderança do campeonato.
Classificação geral final do Rally de França WRC2:
1.
|
74
|
R. KUBICA
|
WRC2
|
3:02:39.0
|
0.0
|
0.0
|
2.
|
75
|
E. EVANS
|
WRC2
|
3:06:42.9
|
+4:03.9
|
+4:03.9
|
3.
|
36
|
R. AL KETBI
|
WRC2
|
3:20:59.6
|
+14:16.7
|
+18:20.6
|
4.
|
79
|
R. BARRABLE
|
WRC2
|
3:32:46.0
|
+11:46.4
|
+30:07.0
|
5.
|
38
|
R. TRIVINO
|
WRC2
|
3:33:38.6
|
+52.6
|
+30:59.6
|
6.
|
91
|
A. LOMBARDO
|
WRC2
|
3:38:42.6
|
+5:04.0
|
+36:03.6
|
7.
|
71
|
A. RASHEED
|
WRC2
|
3:43:01.6
|
+4:19.0
|
+40:22.6
|
8.
|
43
|
M. HUDEC
|
WRC2
|
3:43:38.8
|
+37.2
|
+40:59.8
|
Campeonato WRC2 de pilotos:
WRC3
WRC3, destinado aos DS3 R3T, foi vencido por Q. Gilbert,
contrariando o favoritismo de Chardonnet, que lidera a competição de forma confortável.
O francês foi surpreendido por outro compatriota. O líder
do campeonato não quis arriscar a recuperação, ficando satisfeito com a segunda
posição para assim consolidar a sua liderança no campeonato.
Classificação geral final Rally de França WRC3:
1.
|
52
|
Q. GILBERT
|
WRC3
|
3:12:51.2
|
0.0
|
0.0
|
2.
|
51
|
S. CHARDONNET
|
WRC3
|
3:13:45.1
|
+53.9
|
+53.9
|
3.
|
60
|
K. CRONIN
|
WRC3
|
3:15:23.8
|
+1:38.7
|
+2:32.6
|
4.
|
58
|
C. RIEDMANN
|
WRC3
|
3:16:49.3
|
+1:25.5
|
+3:58.1
|
JWRC
No mundial Júnior, a vitória foi para Tidemand, essa
vitória confirmou a conquista do mundial.
Classificação geral final do Rally de França:
1.
|
102
|
P. TIDEMAND
|
J
|
2:41:37.4
|
0.0
|
0.0
|
2.
|
112
|
H. ARELLANO
|
J
|
2:42:19.7
|
+42.3
|
+42.3
|
3.
|
110
|
Y. LEMES
|
J
|
2:42:48.0
|
+28.3
|
+1:10.6
|
4.
|
109
|
M. AASEN
|
J
|
2:42:53.2
|
+5.2
|
+1:15.8
|
5.
|
103
|
M. KOCI
|
J
|
2:43:31.6
|
+38.4
|
+1:54.2
|
6.
|
107
|
M. BURRI
|
J
|
2:44:08.8
|
+37.2
|
+2:31.4
|
7.
|
106
|
M. BOSTANCI
|
J
|
2:45:43.7
|
+1:34.9
|
+4:06.3
|
8.
|
100
|
S. PARN
|
J
|
2:46:15.7
|
+32.0
|
+4:38.3
|
9.
|
108
|
N. NIEMINEN
|
J
|
2:48:16.6
|
+2:00.9
|
+6:39.2
|
Campeonato JWRC de pilotos:
Não falta muito
para a próxima prova do mundial, será de 24-27 de Outubro, o Rally RACC-Rally de
Espanha.
Acompanhe tudo sobre rally a nossa página de
facebook e aqui no nosso blog.
Até lá…if in doubt
flat out!
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário