segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DTM: Wehrlein torna-se o piloto mais jovem a vencer uma corrida e Wittmann sagra-se campeão de DTM.

Wehrlein ( Foto : XPB Images)
Foi uma corrida dominada de forma espantosa pela Mercedes, que parece estar a ganhar cada vez mais competitividade, um Wittmann muito cuidadoso, que apenas teve de evitar contactos comprometedores uma vez que a concorrência directa fez questão de lhe facilitar a vida. Pode ser apresentado assim o resumo da última prova alemã.

O tempo foi sempre uma condicionante neste fim de semana e quem lucrou com isso foi a Mercedes. Já em Norisring tinham mostrado que gostavam de calçar as “botas de chuva” e que se davam muito bem nessas condições. Ontem voltou a confirmar-se isso e confirmou-se também que a competitividade do AMG C Coupé está a atingir níveis aceitáveis. A estrela da companhia foi um jovem que desde o ano passado nos agrada bastante e que tem dado passos certos rumo a uma carreira de sucesso. Falamos de Pascal Wehrlein. O jovem de 20 anos foi o mais rápido na qualificação e na corrida nunca viu o primeiro posto em perigo. Uma prova excelente, bem gerida, à parte de um erro que foi resolvido à custa do talento de Wehrlein. Este é sem dúvida um dos futuros campeões. Foi anunciado hoje como piloto de reserva da Mercedes é merece inteiramente este prémio. O mais jovem piloto a vencer uma corrida do DTM ainda vai dar muito que falar.


Festejo de Wittmann ( Foto ITR eV)
Mas quem deu que falar foi Marco Wittmann. O homem da BMW era mais que favorito à conquista do campeonato, depois de um arranque fulgurante no inicio da época. Com 4 vitórias no seu currículo este ano, Wittmann foi o mais regular de todos, beneficiando da concorrência se ter “espalhado” bastante. Mattias Ekstrom era um dos que podia ter de certa forma ameaçado o jovem alemão mas  ficou em branco nas duas últimas corridas o que dificultou a tarefa ao sueco.

Edoardo Mortara também estava no leque de possíveis ameaças mas os desempenhos nas últimas corridas deixou a desejar e a estratégia escolhida nesta última prova foi um tiro no pé. Rodou sempre com pneus slicks enquanto os restantes rodaram a maior parte do tempo em pneus de chuva. A ideia era boa mas a pista não secou  e o italiano acabou por pagar cara a factura.

Vietoris ( foto; XPB)
Grande destaque vai para Vietoris. O alemão da Mercedes aparece em segundo na classificação geral, ele que rodou todo o ano com um pouco competitivo Mercedes mas que ainda assim conseguiu excelentes resultados. O melhor piloto Mercedes deste ano. A prova está na excelente corrida que fez ontem.

Os outros possíveis candidatos ao titulo este ano não mostraram andamento suficiente para aspirarem ao ceptro. Rockenfeller tentou voltar a fazer da regularidade o seu trunfo, mas erros e azares comprometeram a tarefa da revalidação do titulo, tendo ficado a questão definitivamente resolvida na Rússia, com um erro que deitou por terra as hipóteses de Rocky.  Spengler, Farfus, Scheider, nunca conseguiram manter a bitola exibicional. Spengler voltou às boas corridas ao contrário do ano passado mas não foi suficiente e Scheider teve um inicio de ano fraco que comprometeu as aspirações. Farfus era um dos nosso favoritos para este ano dada a ponta final apresentada no ano passado mas o brasileiro foi uma sombra do que pode e deve fazer.

Rockenfeller ( foto: XPB images)
Destaques para Maxime Martin, o melhor rookie do ano, com uma vitória em seu nome e uma época em crescendo, Di Resta que depois de um inicio penoso está aos poucos a voltar às boas exibições e Wehrlein pelos motivos já apresentados.

Marcas



Ainda com duas corridas por disputar e com o campeão definido falta saber quem se sagrará campeão de construtores. A BMW está neste momento com apenas 18 pontos de vantagem sobre a Audi enquanto a Mercedes está bem longe e não aspira a nada mais que pódios para encerrar um ano penoso.

A Audi começou melhor o ano mas desde a prova russa que o seu rendimento baixou consideravelmente. A vantagem mínima que tinha sobre a BMW esfumou-se e agora a marca bávara está bem encaminhada para fazer a dobradinha, uma fez que a motivação está em alta e o titulo de pilotos está entregue, como tal a estratégia está agora totalmente virada para o titulo de construtores.

Mortara e Scheider ( foto: XPB Images)
Se o conseguir será um feito notável. Depois de apostar num modelo novo voltar a ser competitiva e ganhar tudo seria uma mostra de força por parte da BMW. A Audi que no ano passado conseguiu com Rockenfeller fosse campeão  mesmo sem ter o melhor carro em pista, melhorou muito este ano mas pagou  pelos erros dos pilotos. Ainda tem francas hipóteses de conquistar o titulo de construtores mas fica a ideia que poderiam ter feito mais com o carro à disposição. A Mercedes está num claro processo evolutivo e só deverá entrar para as contas a serio para o ano.

Nota final para a qualidade das corridas do DTM. Corridas imprevisíveis, muito equilibradas e com muitas ultrapassagens. É um espectáculo que merece ser visto. Felizmente ainda temos duas corridas para aproveitar. 



Classificação final da corrida de Lausitzring


Position FahrerRunden Zeit Rückstand 
1dePascal Wehrlein
gooix Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52 1:15:47.314  
2deChristian Vietoris
Original-Teile Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52 1:16:02.732 +15.418 
3deTimo Scheider
Audi Sport Team Phoenix
Audi RS 5 DTM
52 1:16:02.995 +15.681 
4esDaniel Juncadella
Petronas Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52 1:16:05.338 +18.024 
5caRobert Wickens
FREE MAN´S WORLD Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52 1:16:19.991 +32.677 
6deMarco Wittmann
BMW Team RMG
BMW M4 DTM
52 1:16:35.749 +48.435 
7braAugusto Farfus
BMW Team RBM
BMW M4 DTM
52 1:16:49.694 +1:02.380 
8deMartin Tomczyk
BMW Team Schnitzer
BMW M4 DTM
52 1:16:55.019 +1:07.705 
9esMiguel Molina
Audi Sport Team Abt Sportsline
Audi RS 5 DTM
52 1:16:56.033 +1:08.719 
10deMike Rockenfeller
Audi Sport Team Phoenix
Audi RS 5 DTM
52 1:17:00.794 +1:13.480 
11usaJoey Hand
BMW Team RBM
BMW M4 DTM
52 1:17:02.048 +1:14.734 
12ruVitaly Petrov
Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52 1:17:06.513 +1:19.199 
13gbGary Paffett
EURONICS Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
51 1:15:50.374 1L 
14beMaxime Martin
BMW Team RMG
BMW M4 DTM
51 1:16:43.802 1L 
15caBruno Spengler
BMW Team Schnitzer
BMW M4 DTM
50 1:16:20.628 2L 
16itEdoardo Mortara
Audi Sport Team Abt
Audi RS 5 DTM
50 1:16:24.560 2L 
17gbJamie Green
Audi Sport Team Rosberg
Audi RS 5 DTM
48 1:11:43.646 4L 
18frAdrien Tambay
Audi Sport Team Abt
Audi RS 5 DTM
41 1:02:22.957 11L 


Retirados:





Classificação geral dos pilotos:


PositionDriverTeamPointsHockenheimOscherslebenHungaroringNorisringMoskau RacewayRed Bull RingNürburgringLausitzringZandvoortHockenheim
1Marco WittmannBMW Team RMG12825-2581225258--
2Christian VietorisOriginal-Teile Mercedes AMG59-25--62818--
3Mattias EkströmAudi Sport Team Abt Sportsline5618-215156----
4Edoardo MortaraAudi Sport Team Abt56-1512122-15---
5Mike RockenfellerAudi Sport Team Phoenix54121814--181--
6Bruno SpenglerBMW Team Schnitzer428-15-181----
7Pascal Wehrleingooix Mercedes AMG40---104-125--
8Maxime MartinBMW Team RMG39--8-25-6---
9Augusto FarfusBMW Team RBM39410--118-6--
10Robert WickensFREE MAN´S WORLD Mercedes AMG37---25--210--
11Adrien TambayAudi Sport Team Abt36151102-8----
12Timo ScheiderAudi Sport Team Phoenix3426-1-10-15--
13Timo GlockBMW Team MTEK3310---815----
14Miguel MolinaAudi Sport Team Abt Sportsline28-818----2--
15Jamie GreenAudi Sport Team Rosberg28--618-4----
16Martin TomczykBMW Team Schnitzer2862---1244--
17Paul Di RestaMercedes AMG24-12----12---
18Daniel JuncadellaPetronas Mercedes AMG22------1012--
19Nico MüllerAudi Sport Team Rosberg10----10-----
20Joey HandBMW Team RBM71--6------
21António Félix da CostaBMW Team MTEK4--4-------
22Gary PaffettEURONICS Mercedes AMG4-4--------


  Classificação geral por marcas:


PositionManufacturer PointsHockenheimOscherslebenHungaroringNorisringMoskau RacewayRed Bull RingNürburgringLausitzringZandvoortHockenheim
1BMW3205412521464713518
2Audi3024748495227283318
3Mercedes-Benz186-41-351023365





Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário