Wehrlein ( Foto : XPB Images) |
Foi uma corrida dominada de forma espantosa pela Mercedes, que
parece estar a ganhar cada vez mais competitividade, um Wittmann muito
cuidadoso, que apenas teve de evitar contactos comprometedores uma vez que a
concorrência directa fez questão de lhe facilitar a vida. Pode ser apresentado
assim o resumo da última prova alemã.
O tempo foi sempre uma condicionante neste fim de semana e
quem lucrou com isso foi a Mercedes. Já em Norisring tinham mostrado que
gostavam de calçar as “botas de chuva” e que se davam muito bem nessas
condições. Ontem voltou a confirmar-se isso e confirmou-se também que a
competitividade do AMG C Coupé está a atingir níveis aceitáveis. A estrela da
companhia foi um jovem que desde o ano passado nos agrada bastante e que tem
dado passos certos rumo a uma carreira de sucesso. Falamos de Pascal Wehrlein.
O jovem de 20 anos foi o mais rápido na qualificação e na corrida nunca viu o
primeiro posto em perigo. Uma prova excelente, bem gerida, à parte de um erro
que foi resolvido à custa do talento de Wehrlein. Este é sem dúvida um dos
futuros campeões. Foi anunciado hoje como piloto de reserva da Mercedes é
merece inteiramente este prémio. O mais jovem piloto a vencer uma corrida do
DTM ainda vai dar muito que falar.
Festejo de Wittmann ( Foto ITR eV) |
Mas quem deu que falar foi Marco Wittmann. O homem da BMW
era mais que favorito à conquista do campeonato, depois de um arranque
fulgurante no inicio da época. Com 4 vitórias no seu currículo este ano,
Wittmann foi o mais regular de todos, beneficiando da concorrência se ter
“espalhado” bastante. Mattias Ekstrom era um dos que podia ter de certa forma
ameaçado o jovem alemão mas ficou em
branco nas duas últimas corridas o que dificultou a tarefa ao sueco.
Edoardo Mortara também estava no leque de possíveis ameaças
mas os desempenhos nas últimas corridas deixou a desejar e a estratégia
escolhida nesta última prova foi um tiro no pé. Rodou sempre com pneus slicks
enquanto os restantes rodaram a maior parte do tempo em pneus de chuva. A ideia
era boa mas a pista não secou e o
italiano acabou por pagar cara a factura.
Vietoris ( foto; XPB) |
Grande destaque vai para Vietoris. O alemão da Mercedes
aparece em segundo na classificação geral, ele que rodou todo o ano com um
pouco competitivo Mercedes mas que ainda assim conseguiu excelentes resultados.
O melhor piloto Mercedes deste ano. A prova está na excelente corrida que fez
ontem.
Os outros possíveis candidatos ao titulo este ano não
mostraram andamento suficiente para aspirarem ao ceptro. Rockenfeller tentou
voltar a fazer da regularidade o seu trunfo, mas erros e azares comprometeram a
tarefa da revalidação do titulo, tendo ficado a questão definitivamente
resolvida na Rússia, com um erro que deitou por terra as hipóteses de
Rocky. Spengler, Farfus, Scheider, nunca
conseguiram manter a bitola exibicional. Spengler voltou às boas corridas ao
contrário do ano passado mas não foi suficiente e Scheider teve um inicio de
ano fraco que comprometeu as aspirações. Farfus era um dos nosso favoritos para
este ano dada a ponta final apresentada no ano passado mas o brasileiro foi uma
sombra do que pode e deve fazer.
Rockenfeller ( foto: XPB images) |
Destaques para Maxime Martin, o melhor rookie do ano, com
uma vitória em seu nome e uma época em crescendo, Di Resta que depois de um
inicio penoso está aos poucos a voltar às boas exibições e Wehrlein pelos
motivos já apresentados.
Marcas
Ainda com duas corridas por disputar e com o campeão
definido falta saber quem se sagrará campeão de construtores. A BMW está neste
momento com apenas 18 pontos de vantagem sobre a Audi enquanto a Mercedes está
bem longe e não aspira a nada mais que pódios para encerrar um ano penoso.
A Audi começou melhor o ano mas desde a prova russa que o
seu rendimento baixou consideravelmente. A vantagem mínima que tinha sobre a
BMW esfumou-se e agora a marca bávara está bem encaminhada para fazer a
dobradinha, uma fez que a motivação está em alta e o titulo de pilotos está
entregue, como tal a estratégia está agora totalmente virada para o titulo de
construtores.
Mortara e Scheider ( foto: XPB Images) |
Se o conseguir será um feito notável. Depois de apostar num
modelo novo voltar a ser competitiva e ganhar tudo seria uma mostra de força
por parte da BMW. A Audi que no ano passado conseguiu com Rockenfeller fosse
campeão mesmo sem ter o melhor carro em
pista, melhorou muito este ano mas pagou
pelos erros dos pilotos. Ainda tem francas hipóteses de conquistar o
titulo de construtores mas fica a ideia que poderiam ter feito mais com o carro
à disposição. A Mercedes está num claro processo evolutivo e só deverá entrar
para as contas a serio para o ano.
Nota final para a qualidade das corridas do DTM. Corridas
imprevisíveis, muito equilibradas e com muitas ultrapassagens. É um espectáculo
que merece ser visto. Felizmente ainda temos duas corridas para
aproveitar.
Classificação final da corrida de Lausitzring
Retirados:
Paul Di Resta Mercedes AMG DTM Mercedes AMG C-Coupé | 38 | 57:52.136 | 14L | ||
Mattias Ekström Audi Sport Team Abt Sportsline Audi RS 5 DTM | 26 | 40:17.881 | 26L | ||
Timo Glock BMW Team MTEK BMW M4 DTM | 19 | 29:39.323 | 33L | ||
Nico Müller Audi Sport Team Rosberg Audi RS 5 DTM | 14 | 22:11.231 | 38L | ||
António Félix da Costa BMW Team MTEK BMW M4 DTM | 6 | 9:41.294 | 46L |
Classificação geral dos pilotos:
Classificação geral por marcas:
Position Manufacturer Points
1 BMW 320 54 12 52 14 64 71 35 18
2 Audi 302 47 48 49 52 27 28 33 18
3 Mercedes-Benz 186 - 41 - 35 10 2 33 65
Position | Manufacturer | Points | ||||||||||||
1 | BMW | 320 | 54 | 12 | 52 | 14 | 64 | 71 | 35 | 18 | ||||
2 | Audi | 302 | 47 | 48 | 49 | 52 | 27 | 28 | 33 | 18 | ||||
3 | Mercedes-Benz | 186 | - | 41 | - | 35 | 10 | 2 | 33 | 65 |
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário