Depois da sessão de treinos livres feita debaixo de sol e
céu azul, quem ligou a tv e viu nuvens e pista molhada poderá ter pensado que
era uma transmissão diferente.
Os acidentes de Grosjean e Massa nos treinos da manhã
obrigaram os mecânicos da Lotus e da Ferrari a trabalhar debaixo do cronómetro.
A qualificação de Mónaco foi à antiga. Nada das “modernices”
recentes de poupança de pneus. Assim que a luz verde apareceu Mercedes,
McLaren, Red Bull saíram para fazer tempos. Bianchi ficava apeado em Beau Rivage logo na volta de saída, com um problema no motor do seu Marussia.
Com a pista a secar a cada volta, os tempos iam caindo, com
destaque para Vergne no seu Toro Rosso e Maldonado, que para surpresa de
muitos, ia fazendo os melhores tempos. A curva de Mirabeaux e Saint Devote
mostravam se muito complicadas para os pilotos com muitas saídas de pista, muitas bandeiras amarelas e muita marcha atrás.
Hamilton e Rosberg mostravam que o andamento dos treinos era
para continuar, enquanto Grosjean, com apenas 2 minutos para o fim da sessão, saia
com o Lotus acabado de ser arranjado e conseguia com uma volta apenas, fazer o
suficiente para passar à Q2.
Maldonado, acabava com o melhor tempo da Q1 e DiResta
com uma má opção estratégica por parte da sua equipa, ficava pela Q1, ele que
vinha em crescendo e que podia fazer muito melhor hoje.
No final “saltvam” Massa, Bianchi, DiResta, Pic, Gutierrez e
Chilton.
A Q2 começava da mesma maneira com Red Bull, Mercedes e McLaren
a sair logo “pela fresca” com a chuva ainda a cair.
Rosberg mostrava a forma do costume, com Grosjean também a
tentar fazer render os pneus menos usados que tinha no seu E21. A pista
começava a secar e a questão era quem teria coragem de colocar Slicks 1º e
mostrar as reais condições da pista. Foi Giedo Van der Garde, que tinha passado à Q2, para alegria da Caterham, que “calçou” os slicks primeiro. Sem nada a
perder o holandês saiu e conseguiu logo o 6º melhor tempo, ficando comprovado
que a pista já aguentava com os slicks.
Toda a gente foi para as boxes trocar de pneus, com Alonso e
Hamilton perigosamente na zona de exclusão quando faltavam 3 min para a sessão
acabar.
Com a sessão fechada, ficavam na zona de exclusão
Hulkenberg, Ricciardo, Grosjean, Bottas, Van der Garde e Maldonado.
A Q3 arrancou com toda a gente em slicks e a pista seca, o
que permitiu assistir a uma espectacular qualificação, com Hamilton a ser o 1º a
fazer volta em 1:15. Logo a seguir Vettel agarrou no touro de forma agressiva e batia o tempo de Hamilton, que responderia de
seguida fazendo 1:13.
Webber chegava-se também à frente, juntamente com Alonso, mas
o grande final estava reservado para os Mercedes. Vettel fazia o melhor tempo
com perspectivas de pole, mas Hamilton baixava ainda mais o tempo e Rosberg
fechava as contas com mais uma pole position.
4 poles para a Mercedes, 3ª pole seguida para Rosberg.
Classificação:
Pos Driver Team Time Gap
1. Nico Rosberg Mercedes 1m13.876s 2. Lewis Hamilton Mercedes 1m13.967s + 0.091s 3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m13.980s + 0.104s 4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m14.181s + 0.305s 5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m14.822s + 0.946s 6. Fernando Alonso Ferrari 1m14.824s + 0.948s 7. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m15.138s + 1.262s 8. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m15.383s + 1.507s 9. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m15.647s + 1.771s 10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m15.703s + 1.827s
Q2 cut-off time: 1m17.748s Gap **
11. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m18.331s + 2.343s 12. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m18.344s + 2.356s 13. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m18.603s + 2.615s 14. Valtteri Bottas Williams-Renault 1m19.077s + 3.089s 15. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m19.408s + 3.420s 16. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m21.688s + 5.700s
Q1 cut-off time: 1m26.095s Gap *
17. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m26.322s + 2.870s 18. Charles Pic Caterham-Renault 1m26.633s + 3.181s 19. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m26.917s + 3.465s 20. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m27.303s + 3.851s 21. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 22. Felipe Massa Ferrari
Destaques:
Mercedes: Mais uma pole para a equipa germânica, que este fim
de semana parece ter condições para capitalizar essa pole. A pista não é
exigente com os pneus e se Rosberg e Hamilton conseguirem aguentar a primeira
curva é provável que a vitória possa sorrir-lhes. O Sr Pole esteve impecável todo
o fim de semana e em caso de decisão de equipa parece-nos que Rosberg ficará
sempre em frente a Hamilton com este a ter um papel de apoio.
Red Bull: uma volta de faca na boca de Vettel, apimentou a qualificação.
Saindo do 3º lugar poderá ficar a ganhar caso haja algum problema com os
Mercedes. De qualquer forma o pódio parece bem encaminhado. Weber foi crescendo
ao longo da qualificação. Ele gosta da pista e tendo já vencido anteriormente não
quererá fazer má figura.
Ferrari: O fim de semana não parece bem encaminhado.
Massa deu cabo do carro e Alonso pareceu
fora do ritmo que seria de esperar. Qualificações não são de facto o ponto
forte do F138 e isso poderá custar caro a Alonso, que parte já de uma posição não
muito favorável. É esperar para ver se o bom arranque do Ferrari poderá safar o
espanhol da confusão e aproxima-lo dos lugares da frente.
Lotus: O carro de Grosjean passou mais tempo na grua do que
em pista. O francês que até estava a mostrar bom andamento, errou demasiadas vezes
e isso saiu lhe caro. Kimi queixou-se de falta de tracção do carro o que poderá
explicar a fraca qualificação. De qualquer forma se usarem a estratégia de 1
paragem poderá ser que o finlandês consiga bons pontos.
McLaren: Estiveram sempre nos lugares da frente. Embora 1 a
2 segundos fora de ritmo, a pista do principado permite disfarçar essas lacunas.
Button surgia animado com melhorias no carro. Mas na Q3 um problema numa bomba
de combustível ( mais uma vez) fez com que o carro perdesse potência e não permitisse
uma qualificação melhor. O 5º lugar estava a mão de semear e escapou. Mais uma
vez problemas nas bombas de combustível, tal como no ano passado. Vem dar razão à
mudança para a Honda. Perez com 7º passou discreta mas eficazmente pelas ruas
de Monte Carlo. Top 5 é bem provável para o Mexicano. Button parece estar a
começar a ficar farto dos problemas do carro. No inicio do ano o britânico
dizia que queria acabar a carreira na McLaren, agora com a proposta de um novo
contrato já não parece estar tão seguro disso.
Toro Rosso: Vergne
mostrou hoje o porquê de gostarmos dele. Quando a pista fica mais difícil consegue
quase sempre ficar à frente do seu companheiro de equipa. Em condições “normais”
não entendemos porque não consegue o mesmo. O mais provável é Ricciardo ser o
substituto de Webber mas Vergne é quanto a nós um piloto subvalorizado.
Sauber: Mau. Gutierrez não justifica a presença da F1 e
Hulkenberg vai fazendo o que pode para minimizar o estrago. Época para
esquecer.
Williams: outra equipa que não ata nem desata. Bottas vai
safando a coisa e Maldonado vai
comprando o bilhete de saída da F1. Não mostra qualidade para ficar.
Force India: Com DiResta em forma, um erro estratégico poderá ter deitado a perder o esfroço do britanico em subir na classificação. Sutil ficou em 8º e terá de manter posição para dar pontos a sua equipa. Não nos parece que consiga.
“Grupos dos Últimos” : Van der Garde a fazer pela 1ª vez Q2
fazendo melhor outra vez que Pic. Bianchi ficou sem hipótese de fazer tempo
permitindo assim a Chilton ficar pela primeira vez à frente do seu companheiro
de equipa.
Para amanhã espera-se uma corrida "à Mónaco", com muitas surpresas à mistura. É complicado fazer um prognostico, ainda mais se a chuva confirmar a presença. Mas apostamos que a Mercedes terá vitória neste GP. Rosberg 1º com Hamilton logo atrás e Vettel a fechar o podio. Kimi deve conseguir ficar em 4º è frente de Alonso.
Tudo isto para ver amanha as 13h com acompanhamento no Chicane.
Tudo isto para ver amanha as 13h com acompanhamento no Chicane.
Fábio Mendes.
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