Sebastien Ogier foi o grande vencedor da prova inaugural do
mundial de ralis, em Monte Carlo, depois de ter encetado uma recuperação
incrível, depois de no primeiro dia as coisas não terem corrido de feição ao
francês.
A prova monegasca marcava a estreia do novo construtor no
mundial de ralis. A Hyundai arrancava com o seu projecto no WRC, com T.
Neuville e D. Sordo ao volante de dois I20 WRC. Contudo foi desastrosa a sua
estreia, pois nenhum dos dois chegou ao fim do primeiro dia. Neuville, logo na
primeira especial do dia, saiu de estrada e embateu com violência, danificando
muito o seu carro. Já D. Sordo, que estava a efectuar um bom rali, seguia na
3ª posição quando no troço de ligação para a SS5 a bateria do Hyundai deixou de
fornecer corrente, obrigando à desistência do espanhol. Uma estreia simplesmente
para esquecer.
Também na primeira especial da prova ficavam por “terra”, M. Prokop e o francês F. Delecour. Precisamente 20 anos depois de vencer a prova
monegasca, o francês não comemorou da melhor maneira essa data, abandonando
logo na SS1.
Com as imprevisões meteorológicas a marcarempresença, como
habitualmente, B. Bouffier assumiu a liderança da prova, que só a viria a
perder no segundo dia de prova, no mítico Sisteron. Bouffier fez um pião e
perdeu muito tempo, cedendo dessa maneira a liderança ao seu compatriota da
Volkswagen, que não mais a largaria até final do rali. Sisteron trouxe
dissabores também para um dos animadores até então. R. Kubica, que foi o
primeiro líder da prova, seguia na 4ª posição, em luta directa pela 3ª posição
com Meeke, quando saiu de estrada, terminando dessa maneira um rali que teve
tanto de surpreendente como de fantástico…enquanto durou.
No último dia de prova, Ogier foi gerindo (e aumentando) a
sua vantagem sobre Bouffier, num dia muito difícil, onde até foi necessário
cancelar a segunda passagem pelo Turini, devido à muita neve que se acumulava
na estrada, e já com vários carros bloqueados no troço, inclusive Hirvonen, que
ficou completamente parado na especial. A organização não teve outra solução,
senão anular a especial, seguindo em ligação todos os concorrentes até à última
especial, a “Power Stage”.
A última especial do Rali de Monte Carlo, dava pontos extra a J. M. Latavala, que venceu, arrecadando dessa maneira 3 pontos, Ogier juntou mais dois, e Meeke, numa prova muito positiva, fechou o top 3 na especial, arrecadando 1 ponto extra.
Ogier venceu
assim o Rally de Monte Carlo, de forma fantástica, depois de no 1º dia ter
caído para a 9ª posição, recuperou, e venceu claramente a prova de abertura do
mundial. Fica a ideia que será mais uma época de passeio para o francês e para
a Volkswagen.
Bouffier foi
segundo na geral. O piloto francês que liderou boa parte do rally, mas não
aguentou a pressão exercida por Ogier, e cedeu perante o poderio do campeão do
mundo. Ainda assim nota muito positiva para Bouffier, que montou este projecto
apenas para esta prova, e de facto mostrou credencias para num futuro pensar em
aparecer de forma mais regular na “alta-roda” dos ralis.
Ostberg é a prova
que esta equipa da Citroen poderá ter um ano bem diferente do anterior. O piloto
nórdico fez um bom rali. Sem ter ritmo para lutar com os homens mais rápidos,
fez um “compromisso” com a regularidade, e isto valeu-lhe um bom 4º lugar, numa
prova sempre difícil, que virá por certo motivar o piloto da Citroen para uma
boa temporada. A seguir vem a Suécia…
Latvala voltou a
não ser feliz em Monte Carlo. O piloto da Volkswagen, teve alguns azares pelo
caminho, furando na SS8, onde perdeu mais de 3 minutos e toda a hipótese de
fazer um bom lugar na geral final. Nota positiva, para a vitória na “power
stage”. Ainda assim a falta de regularidade voltou a afectar o Finlandês e a
impedir uma melhor classificação final.
Evans em estreia
no mundial pela Ford, mostrou aqui e ali que pode a curto prazo ser uma boa
aposta da M-Sport. O jovem piloto britânico, realizou alguns bons tempos,
deixando no ar uma boa luta com Mikkelsen pelo título “dos pilotos juniores”.
Interessante rali e piloto a seguir com atenção.
Mikkelsen desiludiu
quem dele esperava mais. Não correu de feição a prova, ao jovem piloto da
Volkswagen, que sem dúvida tem capacidade para mais e melhor. Mas a pressão de
correr em Monte Carlo mexeu claramente com ele, e o resultado final é bem prova
disso mesmo.
A Hyundai acaba
por ser a grande desilusão, numa estreia francamente negativa, com duas
desistências, logo no primeiro dia. Sordo ainda deu um ar da sua graça e
mostrou que poderemos ter o I20 WRC, a fazer bons resultados, esta temporada,
assim mantenham os carros na estrada. Esperemos que as “baterias” estejam
carregadas para a Suécia.
Analises feitas, vamos às contas finais.
Classificação geral
final Rally de Monte Carlo:
Classificação geral no mundial de pilotos:
Em WRC2 o vencedor foi Protasov. O piloto ucraniano dominou
por completo a prova, vencendo com clareza, pois o segundo classificado L.
Bertelli, ficou a mais de 7 minutos do vencedor.
Classificação geral
final do WRC2:
Geral do mundial de
WRC2:
O mundial de rali está de volta já no próximo mês. A Suécia
recebe a segunda prova do mundial, entre os dias 5 e 8 de Fevereiro, em mais
uma prova com muito gelo e neve, onde tudo pode acontecer. Irá Ogier para a
segunda vitória da temporada, ou alguém conseguirá bater o francês?
Todas as respostas a estas e outras dúvidas, de 5 a 8 de
Fevereiro.
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Até la…já sabem
a dica…if in doubt flat out!
Fotos:
Retiradas da página Doidos por Rally do Facebook com o endereço:
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Carlos Mota
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