quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CNV – Circuito do Algarve. Campeonatos nacionais de velocidade de regresso, em fim-de-semana animado no Algarve.

Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Regressou este fim-de-semana ao Circuito Internacional do Algarve, o Campeonato Nacional de Velocidade com várias categorias a animar o traçado do AIA durante três dias, que serviu de aperitivo para a prova rainha da jornada o “Blancpain Endurance”.

A nível nacional tivemos o CNV, o Trofeu Abarth 500, Legends Cup, Trofeu FEUP, o CNC e Super7 By Kia a animaram e deram um belo colorido ao belíssimo traçado algarvio, com boas lutas, e algumas novidades tanto a nível de carros, como a nível desportivo, com indecisões quanto a títulos a ficarem guardadas para a última prova da temporada no Estoril.

CNV:

Corrida 1:
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Como sempre a prova rainha do panorama nacional foi muito disputada e a luta pela vitória discutida taco a taco pelos suspeitos do costume. P. Salvador e C. Vieira defendiam a sua liderança no campeonato, com M. Barbosa e J. P. Fontes à espreita.

Na primeira corrida a vitória sorriu a dupla M. Barbosa/J.P. Fontes, depois de uma intensa luta com P. Salvador/C. Vieira. O piloto de Chaves fez um pião quando pressionava fortemente Barbosa, deixando desta forma o experiente piloto, com porta aberta para a vitória nesta primeira corrida, vitória essa festejada de forma efusiva.

Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Na segunda posição ficou então Carlos Vieira e Pedro Salvador enquanto a dupla Gonçalo Araújo/Miguel Cristóvão ficou com o lugar mais baixo do pódio, numa prova tranquila para esta dupla. 

Na classe C3 a vitória sorriu de novo a Rafael Lobato e Armando Parente, beneficiando da desclassificação dos seus adversários, os belgas Donald Naessens/Wim Geentjens (Radical), que permitiu fazer uma prova tranquila rumo a mais um “lugar mais alto do pódio”.

Classificação da corrida 1:
1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Tatuus) 28 voltas
2º Carlos Vieira/Pedro Salvador (Tatuus) a 8,937s
3º Gonçalo Araújo/Miguel Cristóvão (Norma) a 17,715s
4º Francisco Abreu (Tatuus) a 22,869s
5º Stefano de Val/Nicola de Val (Wolf) a 1m12,888s
6º Eugénio Montez/Sérgio Montez (Norma) a 1m30,878s
7º Armando Parente/Rafael Lobato (Radical) a 2 v.
8º José Pedro Faria/António Ricciardi (Wolf) a 5 v.
Ab. Paulo Macedo/Daniel Azevedo (Radical)
DQ Donald Naessens/Wim Geentjens (Radical)

Corrida 2:
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
A segunda corrida foi a confusão total, com a penalização imposta a  C. Vieira/P. Salvador por terem saído da box 0,4s mais cedo que o tempo mínimo de paragem na troca de pilotos, tendo de cumprir um drive-through, entregando desta maneira a liderança à dupla italiana S. De Val/N. De Val (Wolf), que  desta forma venceram a corrida na frente de J. P. Fontes/M. Barbosa (Tatuus) com uma margem mínima de 0,232s.

A completar o pódio ficou a dupla da Veloso Motorsport C. Vieira/P. Salvador (Tatuus), que perde assim desta forma a liderança do campeonato, antes da prova decisiva do Estoril que ditará os vencedores do CNV 2014.

Na categoria C3 nova vitoria da dupla da Parkalgar AIA, A. Parente/R. Lobato (Radical), desta vez mais apertada, pelos pilotos belgas D. Naessens/W. Geentjes (Radical), o que vem valorizar ainda mais a temporada fantástica que esta dupla está a realizar, mostrando que estão cada vez mais preparados para voos mais altos.

Classificação da corrida 2:
1º S. De Val/N. De Val (Wolf), 28 voltas em 50m46,068s
2º J. P. Fontes/M. Barbosa (Tatuus), a 0,232s
3º C. Vieira/P. Salvador (Tatuus), a 21,351s
4º F. Abreu (Tatuus), a 32,203s
5º G. Araújo/M. Cristóvão (Norma), a 1m38,389s
6º J. P. Faria/António Ricciardi (Wolf), a 1 volta
7º S. Montez/E. Montez (Norma), a 1 volta
8º A. Parente/R. Lobato (Radical), a 2 voltas
9º D. Naessens/W. Geentjes (Radical), a 2 voltas
Não classificados: P. Macedo/D. Azevedo (Radical)

CNC:
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Corrida1:
O campeonato nacional de clássicos acabou por ter um fim-de semana de “sentido único”, pois por falta de concorrência à altura, João Macedo e Silva venceu as duas provas de forma clara, impondo os cavalos do seu imponente Porsche, aproveitando ausência de A. Nogueira e Luis Barros, para carimbar duas vitórias fáceis.

Na primeira corrida foi R. Costa em Ford  Escort a fazer segundo na geral a 28s do vencedor e Kiko Mora (Porsche) a 1.34,902s, completou o pódio.
Nos 1300 o vencedor foi José Fafiães (Datsun), levando a melhor sobre Pedro Gaspar (Datsun) numa interessante luta. Enquanto Vítor Araújo (Datsun) foi 3º na categoria.

Classificação da 1ª corrida:
1º João Macedo e Silva (Porsche) 10 voltas
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
2º Rui Costa (Ford) a 28,280s
3º Kiko Mora (Porsche) a 1m34,902s
4º Filipe Matias (Lotus) a 1m43,424s
5º Jorge Cruz (BMW) a 1 v.
6º José Fafiães (Datsun) a 1 v. (1º 1300)
7º António Magalhães (Ford) a 1 v.
8º Pedro Gaspar (Datsun) a 1 v. (2º 1300)
9º Fernando Xavier (Volkswagen) a  1 v.
10º Vítor Araújo (Datsun) a 1 v. (3º 1300)
11º Marco Marcão (BMW) a 1 v.
12º Arnaldo Marques (Datsun) a 1 v. (4º 1300)
13º Tito Gomes (Lotus) a 1 v.
ab. Ângelo Ribeiro (Ford) (1300)
ab. Gilberto Corrêa (Austin) (1300)
ab. Francisco Pinto (BMW)

Corrida 2:
Se a primeira manga foi um passeio para João Macedo e Silva, a segunda foi ainda mais tranquila, pois a distância para o segundo na geral, desta vez Kiko Mora, foi de mais de 2 minutos, tal a superioridade imposta sobre a concorrência. Desta vez Rui Costa não foi além da 3ª posição, na luta pelo segundo lugar com Kiko Mora, que desta vez levou a melhor.
Nos 1300 Vítor Araújo (Datsun) desta vez foi o mais rápido, levando de vencida Pedro Gaspar (Datsun) e Arnaldo Marques (Datsun) que foram 2º e 3º, respectivamente, na categoria.
Puxando um pouco “a brasa à nossa sardinha”, destacamos o bom 4º lugar do piloto de Vila Real Tito Gomes (Lotus) na 2ª corrida.

Corrida 2:
1º João Macedo e Silva (Porsche) 15 voltas
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
2º Kiko Mora (Porsche) a 2m00,985s
3º Rui Costa (Ford) a 2m02,495s
4º Tito Gomes (Lotus) a 1 v.
5º Filipe Matias (Lotus) a 1 v.
6º Vítor Araújo (Datsun) a 1 v. (1º 1300)
7º Jorge Cruz (BMW) a 1 v.
8º Pedro Gaspar (Datsun) a 1 v. (2º 1300)
9º Fernando Xavier (Volkswagen) a 2 v.
10º Arnaldo Marques (Datsun) a 2 v. (3º 1300)
11º Gilberto Correa (Austin) a 2 v. (4º 1300)
12º José Fafiães (Datsun) a 3 v.
ab. António Magalhães (Ford)
ab. Mário Marcão (BMW)


 Trofeu Abarth 500:
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Corrida 1:
O troféu monomarca Abarth 500 também visitou o circuito do Algarve, com mais duas provas animadas, o que é uma constante neste espectacular troféu.

Nesta primeira manga o vencedor foi o actual campeão em título na categoria, Nuno Cardoso, numa prova que dominou de fio a pavio, deixando toda a concorrência distante de si. Numa primeira fase foi Nuno Pontes rodar na segunda posição, com N. Cardoso a controlar o andamento e as distâncias, até surgir José Pires que havia partido das boxes, fazendo uma recuperação tremenda, finalizando a corrida na 2ª posição a 6s do vencedor da prova. José Rodrigues, a 17,547s fechou os lugares do pódio.

Classificação:
1º Nuno Cardoso, 13 voltas
2º José Pires, a 6,283s
3º José Rodrigues, a 17,547s
4º Nuno Pontes, a 31,747s
5º António Costa, a 32,764s
6º Henrique Chaves, a 49,596s
7º Bernardo Gonzalez, a 52,546s
8º João Rodrigues, a 55,682s
9º Adriana Barbosa, a 2m14,880s
10º Rui Santos, a 1 v.
11º Francisco Rodrigues, a 2 v

Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Corrida 2:
A segunda corrida também foi de sentido único, mas desta vez foi Francisco Carvalho a vencer e de forma convincente. O experiente piloto assumiu a liderança logo no arranque e nunca mais a largou. Nem sequer hipóteses deu aos seus adversários de atacarem a sua liderança, tal era a diferença de ritmo para todo o resto do pelotão.

Mais atrás sim, houve lutas e bem intensas pelas posições do pódio que sobravam. José Pires destacou-.se dessa luta e acabou por conseguir um tranquilo 2º lugar. Na luta pela 3ª posição houve intensidade e polémica, devido a um incidente que envolveu Nuno Cardoso e Nuno Pontes, ditando a queda do vencedor da primeira corrida para a 8ª posição e N. Pontes teve mesmo de abandonar. Quem se ficou a “rir” no meio desta luta foi mesmo José Rodrigues, que acabou por terminar na 3ª posição.

Classificação:
1º Francisco Carvalho, 13 voltas
2º José Pires, a 11,479s
3º José Rodrigues, a 25,983s
4º Francisco Rodrigues, a 26,464s
5º Rui Santos, a 45,411s
6º Daniele Vernuccio, a 1m12,810s
7º João Rodrigues, a 1m28,609s
8º Nuno Cardoso, a 2m01,927s
9º Joaquim Nicolau, a 1 v.
10º Luciano Santos, a 1 v.
11º Nuno Pontes, a 3 v.


Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Legends Cup:
Na Legends Cup, uma categoria que já provou ter boas pernas para andar, faltando para isso mesmo mais competitividade entre os participantes, onde falta concorrência para o imponente Ford Sierra Cosworth RS 500 de Luís Barros, que continua a dominar por completo esta mesma categoria.
Desta vez tivemos uma novidade, com o aparecimento de um outro Sierra RS 500 conduzido por João Novo, este veiculo com muita história, outrora conduzido por Carlos Rodrigues, veio de certo modo abrilhantar este campeonato mas não veio de todo por em causa o domínio absoluto de Luis Barros.

Corrida 1:
Na primeira corrida o piloto da Amob Racing até teve a vida facilitada, pois João Novo teve problemas no seu Ford Sierra e teve de parar duas vezes nas boxes, com isso L. Barros fez um prova tranquila vencendo de forma tranquila.

Na 2ª posição ficou Luís Silva, num belíssimo BMW M3 E30 e na 3ª posição Rui Costa, no Toyota Carina, completando o pódio.

Corrida 1:
1º Luís Barros (Ford) 14 voltas
2º Luís Silva (BMW) a 27,718s
3º Rui Costa (Toyota) a 1m46,002s
4º Sérgio Pinto (Honda) a 2m08,019s
5º Paulo Mendes (Citroën) a 2m11,769s
6º Hugo Branquinho (Honda) a 1 v.
7º Kiko Mora (Renault) a 1 v.
8º Nuno Silva (BMW) a 1 v.
9º Cristiano Sá Fernandes (Fiat) a 3 v.
Ab. João Luís (Renault)
Ab. João Novo (Ford)
DQ Luís Sousa (BMW

Corrida 2:
Mais um corrida, mais uma vitoria para Luís Barros de forma inquestionável, com João Novo (Ford) a 1.29,503s ficando-se pela segunda posição, deixando Luis Silva desta vez, com o último lugar do pódio.

Corrida 2:
1º Luís Barros (Ford) 15 voltas
2º João Novo (Ford) a 1m29,503s
3º Luís Silva (BMW) a 1 v.
4º Rui Costa (Toyota) a 1 v.
5º Sérgio Pinto (Honda) a 1 v.
6º Paulo Mendes (Citroën) a 1 v.
7º Kiko Mora (Renault) a 1 v.
8º Nuno Silva (BMW) a 2 v.
9º Cristiano Sá Fernandes (Fiat) a 3 v.
ab. Hugo Branquinho (Honda)
ab. Luís Sousa (BMW)


Super7 by KIA:
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Foram animadas as duas corridas da categoria Super7 by KIA, com oa Caterham a darem belos espectáculos e muita emoção até final de cada prova, com indecisão até à linha de chegada. Apesar de tantas lutas Nuno Santos saiu vencedor de ambas as provas.

Corrida 1:
Nuno Santos venceu a primeira manga, de forma apertada, muitas lutas numa grande prova com os 7 primeiros classificados a ficarem separados por menos de ´s entre si, demonstrando bem as intensas lutas e a indecisão até final desta primeira manga muito animada.
Nuno Santos foi o mais forte, deixando João Galvão na segunda posição e Ricardo Megre, a 3,226s, garantiu o último lugar do pódio por apenas 1 décimo de segundo.

Corrida 1:
1º Nuno Santos, 8 voltas
2º João Galvão, a 2,470s
3º Ricardo Megre, a 3,226s
4º Gonçalo Lobo do Vale, a 3,348s
5º Hugo Araújo, a 3,380s
6º Nuno Carvalho, a 3,827s
7º Manuel Caetano, a 4,364s
8º Duarte Lisboa, a 9,580s
9º Luís Lisboa, a 9,686s
10º Pedro Alves, a 14,756s
11º Tiago Carvalho, a 51,110s
12º Luís Sepúlveda, a 55,947s
13º José Kol de Almeida, a 56,200s


Corrida 2:
No meio de tantas lutas, Nuno Santos soube ter a frieza e manter a sua posição, o que lhe valeu nova vitória desta vez mais tranquila, fazendo deste fim-de-semana, verdadeiramente perfeito com duas vitórias em outras tantas corridas.
A luta pelos restantes lugares do pódio foram o normal, até ao ultimo metro de prova, desta vez com Hugo Araújo a ser 2º e Manuel Caetano a ficar pela 3ª posição, que como se pode ver pela classificação geral, tudo muito “apertado” até à linha de meta.

Corrida 2:
1º Nuno Santos, 8 voltas
2º Ricardo Megre, a 9,452s
3º Hugo Araújo, a 10,654s
4º Manuel Caetano, a 10,893s
5º Gonçalo Lobo do Vale, a 10,936s
6º João Galvão, a 11,230s
7º Nuno Carvalho, a 15,031s
8º Duarte Lisboa, a 16,777s
9º Luís Lisboa, a 16,841s
10º Luís Sepúlveda, a 23,545s
11º Tiago Carvalho, a 31,900s
12º Pedro Alves, a 40,768s
13º José Kol de Almeida, a 1m04,931s


FEUP:
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
Correu-se também o trofeu FEUP, com os Fiat Punto e os Alfa Romeu a animarem como sempre o asfalto. Deixamos aqui os resultados das duas mangas corridas durante este fim-de-semana.

Corrida 1:
1º D. Saraiva/S. Saraiva, 20 voltas
2º J. Soares/A. Barros, a 19,039s
3º T. Mesquita/H. Mesquita, a 32,898s
4º A. Gonçalves/P. Ribeiro, a 39,023s
5º J. Rocha/D. Rocha, a 1m12,753s
6º A. Pinto/J. Brites, a 1 v. (1º FEUP 2)
7º B. Maia/G. Rodrigues, a 1 v. (2º FEUP 2)
8º A. Martins/J. Monteiro, a 1 v. (3º FEUP 2)
9º C. Pereira/J. Simões, a 1 v. (4º FEUP 2)
10º H. Couto/J. Teixeira, a 1 v. (5º FEUP 2)
11º F. Barbosa/A. Barbosa, a 1 v. (6º FEUP 2)
12º D. Santos/A. Santos, a 1 v. (7º FEUP 2)
13º J. Magalhães/P. Rodrigues, a 2 v.
14º J. Martins/A. Ferreira, a 2 v. (8º FEUP 2)
15º A. Melo/T. Barros, a 2 v. (9º FEUP 2)

Corrida 2:
1º D. Saraiva/S. Saraiva, 21 voltas
2º M. Moreira/G. Brito, a 12,939s
3º J. Magalhães/P. Rodrigues, a 19,931s
4º J. Soares/A. Barros, a 26,276s
5º T. Mesquita/H. Mesquita, a 1m16,377s
6º T. Vilela/H. Negrais, a 1m50,468s (1º FEUP 2)
7º V. Barros/M. Barros, a 2m09,007s (2º FEUP 2)
8º A. Pinto/J. Brites, a 2m10,598s (3º FEUP 2)
9º B. Maia/C. Rodrigues, a 2m11,005s (4º FEUP 2)
10º C. Pereira/J. Simões, a 1 v. (5º FEUP 2)
11º H. Couto/J. Teixeira, a 1 v. (6º FEUP 2)
12º F. Leite/P. Oliveira, a 1 v. (7º FEUP 2)
13º F. Barbosa/A. Barbosa, a 1 v. (8º FEUP 2)
Foto: Pedro Lima/ Zoom Motorsport
14º J. Martins/A. Ferreira, a 1 v. (9º FEUP 2)
15º P. Feray, a 2 v. (10º FEUP 2)
16º A. Gonçalves/P. Ribeiro, a 3 voltas

O Campeonato Nacional de Velocidade está de volta para sua última ronda da temporada, nos dias 4 e 5 de Outubro, com as decisões dos títulos absolutos do CNV a estarem em jogo, por isso todos os caminhos irão dar ao Circuito do Estoril no primeiro fim-de-semana do próximo mês.




Até lá e da minha parte como sempre, a dica é…if in doubt flat out!

Fotos:

Pedro Lima da Zoom Motorsport. Visitem a página de Facebook em :
https://www.facebook.com/pages/Zoom-Motorsport/1437099673170117?ref=ts&fref=ts



Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário