quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Circuito Marina Bay, Singapura

14ª corrida da época 2013 de Formula 1. O grande circo abandonou definitivamente o continente europeu e começa agora nova digressão pela Ásia para acabar na América.

O Grande prémio de Singapura tem as suas origens em 1961. O evento continuou até 1973, depois da prova ter evoluído para outros moldes dado que Singapura conseguiu a independência da Malásia . Mas a prova foi suspensa em 73 por originar demasiados inconvenientes aos habitantes.

Em 2007 foi anunciado um acordo que previa um contrato de 5 anos em que Singapura receberia a F1, contrato que já foi prolongado até 2017.

O circuito foi desenhado pela empresa KBR, a partir da proposta inicial do inevitável Hermann Tilke. A pista foi sendo ligeiramente modificada ao longo dos anos, atendendo às varias queixas dos pilotos. A última modificação foi a retirada da chicane na curva 10 que sempre originou enormes queixas por ter correctores demasiado altos e levar os carros a serem projectados contra  o muro em caso de uma entrada mal feita na curva.

Foi o primeiro circuito nocturno na F1 o que permite a transmissão da prova a horas mais convenientes no continente europeu.

É uma pista exigente e difícil, que costuma pedir muito dos travões e das caixas de velocidade e como é um circuito citadino, implica que a margem de erro é significativamente menor.




Dados estatísticos da pista:

Comprimento da pista: 5,065Km
Nº voltas: 61
Distancia de corrida: 308,828Km
Volta mais rápida no GP:  Sebastian Vettel, 2013, 1:48:574
Volta record: Sebastian Vettel, 2013, 1:42:841
Nível de apoio aerodinâmico: Máximo
Passagens de caixa por volta: 80
Uso de combustível por volta: 1.6 Kg
Pneus: Soft e Super Soft


Lista de vencedores:


Onboard da pista:



Fontes:
Wikipédia
f1fanatic.co.uk
formula1.com

Fábio Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário