14ª corrida da época 2013 de Formula 1. O grande circo
abandonou definitivamente o continente europeu e começa agora nova digressão
pela Ásia para acabar na América.
O Grande prémio de Singapura tem as suas origens em 1961. O evento
continuou até 1973, depois da prova ter evoluído para outros moldes dado que Singapura conseguiu a independência da Malásia . Mas a prova foi suspensa em 73 por
originar demasiados inconvenientes aos habitantes.
Em 2007 foi anunciado um acordo que previa um contrato de 5
anos em que Singapura receberia a F1, contrato que já foi prolongado até 2017.
O circuito foi desenhado pela empresa KBR, a partir da
proposta inicial do inevitável Hermann Tilke. A pista foi sendo ligeiramente modificada ao longo dos anos,
atendendo às varias queixas dos pilotos. A última modificação foi a retirada da
chicane na curva 10 que sempre originou enormes queixas por ter correctores
demasiado altos e levar os carros a serem projectados contra o muro em caso de uma entrada mal feita na
curva.
Foi o primeiro circuito nocturno na F1 o que permite a transmissão
da prova a horas mais convenientes no continente europeu.
É uma pista exigente e difícil, que costuma pedir muito dos
travões e das caixas de velocidade e como é um circuito citadino, implica que a
margem de erro é significativamente menor.
Dados estatísticos da pista:
Comprimento da pista: 5,065Km
Nº voltas: 61
Distancia de corrida: 308,828Km
Volta mais rápida no GP: Sebastian Vettel, 2013, 1:48:574
Volta record: Sebastian Vettel, 2013, 1:42:841
Nível de apoio aerodinâmico: Máximo
Passagens de caixa por volta: 80
Uso de combustível por volta: 1.6 Kg
Pneus: Soft e Super Soft
Pneus: Soft e Super Soft
Lista de vencedores:
Onboard da pista:
Fontes:
Wikipédia
f1fanatic.co.uk
formula1.com
Fábio Mendes
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