Há
muito que ansiava escrever sobre Colin, mas para o fazer, tinha de ser no dia
certo, numa altura especial, pois ele também o era, especial. Na semana que fez
6 anos após o seu trágico desperecimento, chegou o momento de homenagear um dos
maiores ícones não só do desporto motorizado, como um dos maiores desportistas
de todos os tempos.
Falar
de Colin McRae é reviver uma das mais belas épocas da história dos ralis.
Colin, amado por muitos e odiado por ninguém, veio trazer uma linha de
continuidade do tipo de piloto dos anos 80´s. Pilotos de “maximum attack”, como
os grandes fãs gostavam. A verdade é que McRae surgiu no momento certo no
mundial de ralis, pois em 1986, teve uma grande perda, com a tragedia ocorrida
no rally no Rally da Córsega, onde Henri Toivonen e o seu navegador Sergio
Cresto perderam a vida num grave acidente. Abriu-se um grande fosso, um espaço
que precisava de ser colmatado, alguém que trouxe-se de novo alegria a um
campeonato que ficará mais pobre que tremenda perda. Ninguém melhor que Colin
McRae para o fazer.
Foi
exactamente nesse mesmo ano, trágico, que começou a carreira do então jovem
McRae pilotando um Talbot Sunbeam, nos campeonatos Escoceses de ralis, uma das
melhores escolas do mundo da modalidade.
Com uma
condução vistosa, já comparável a Ari Vatanen, o seu grande ídolo de juventude,
Colin rapidamente trocou de máquina passando a evoluir num Vauxhall Nova, carro
com que se estreava na época de 1987 no mundial de ralis, mais precisamente no
Rally da Suécia. Repetiria nova presença numa prova do mundial em 1989, na Nova
Zelandia, com um 5º lugar final, desta vez ao volante de um Ford Sierra XR 4x4.
Cada vez
mais assediado pelas grandes marcas, foi a Subaru, pela mão da Prodrive, que
contratou Colin McRae, onde juntou 5 títulos de campeão de ralis do Reino
Unido.
A temporada
de 1993, marcou o início da “época dourada” para o escocês. Venceu o seu primeiro
rally no WRC, nessa mesma temporada, na Nova Zelândia ao volante do
espectacular Subaru Legacy RS. Nesse ano Kankkunen sagrava-se campeão do mundo,
mas a Subaru de Colin McRae vencia o campeonato de construtores.
Em 1994,
vence mais dois ralis, numa das suas provas favoritas, de novo na Nova
Zelândia, e em casa, no rally do Reino Unido, mas os inúmeros abandonos não
permitiram ao escocês lutar pela vitória no mundial de ralis, que ficaria
destinada a Didier Auriol. Começava a fama de Colin MaCrae, piloto rapidíssimo,
que apaixonava multidões e fazia dele um dos maiores ídolos dos amantes da
modalidade. Mas os exageros da sua condução condicionavam a luta pela vitória
nos ralis, e consequentemente pelo campeonato.
A época de
1995 traz para o seu currículo, o seu único título de campeão do mundo. Numa
época disputada ate ao último metro com o seu colega de equipa, Carlos Sainz,
numa das mais espectaculares historias dos mundiais de WRC. À entrada para a ultima prova do mundial, o
Rally RAC, casa do escocês, havia dois pilotos ainda em condições de se
sagrarem campeões. Eram precisamente os companheiros de equipa, McRae e Sainz,
embora Colin tivesse uma ligeira vantagem sobre o espanhol. Para Sainz, era o
pior dos cenários, correr no Reino Unido, por uma equipa Inglesa e disputando o
campeonato mundial contra um piloto Escocês, era tudo o que o piloto espanhol
não quereria. Demasiadas condicionantes.
Como é típico
por aquelas terras, a prova foi disputada debaixo de muito mau tempo, sempre
muito inconstante, muita chuva, neve e os troços muito lamacentos. Colin McRae
queria a toda a força vencer em casa, seria perfeito, primeiro título mundial e
logo no “seu rally”.
Mas este
título ficou envolto de polémica, pois surgiram rumores, que a Prodrive beneficiou
o piloto Escocês, dando a este um motor mais potente do que o equipado no carro
de Sainz. A verdade é que McRae venceu a prova, tendo ainda assim apanhado
alguns sustos, como na terrível especial de Kilder, uma das mais míticas
especiais da prova, com 60km, que mais parecia um inferno de lama, o piloto da
casa não evitou uma saída de estrada perdendo mais de um 1 minuto ate conseguir
regressar á estrada, caindo para a terceira posição. No último dia de prova
Colin, fez uma das mais espectaculares recuperações de sempre, partiu para a
ultima etapa com 1:14´s de atraso sobre Sainz e Makinen seguia na segunda
posição. McRae atacou a fundo, arriscou muito, embora Sainz tenha feito um
grande esforço, Colin apanhou-o e ultrapassou-o vencendo a prova por 36´s.
Certo é que
nada foi confirmado acerca de ter havido ou não benefícios ao piloto Escocês,
não tão pouco Sianz alimentou especulações acerca desse tema, ele que viria a
abandonar a equipa no final da temporada.
McRae já era
campeão do mundo, milhares de fãs vibraram com esta vitória, ele que arrastava
multidões para junto da estrada, deixava os seus admiradores em êxtase. Ao
longo da carreira não voltaria a vencer de novo o mundial de ralis, mas nunca
deixou de vencer provas, foram 25 num total de 146 ralis disputados.
Os
títulos, esses fugiam pela sua irregularidade, pela sua enorme e louca vontade
de vencer, que fazia dele o mais espectacular dos pilotos. Mas muitas vezes os
riscos corridos e os exageros dentro de uma condução apaixonante aos olhos de todos
nos, fizeram de Colin McRae um dos mais mediáticos e idolatrados pilotos de
sempre.
Em
1999, Colin McRae muda-se para a M-Sport Ford, onde estreava o novo Ford Focus
WRC, nesse mesmo ano vence os ralis do Quénia e de Portugal. Mas numa época com
14 provas, apenas terminar 3…foi fatal para as suas aspirações á conquista do
título.
A
época de 2001, foi das melhores para McRae. Venceu 3 provas, lutou até ao
último rally pelo título, mas Burns, ao volante de um Subaru Impreza oficial
levou de vencida o Escocês por apenas 2 pontos, num dos mais espectaculares
campeonatos de sempre.
O
ano de 2002, daria a Colin McRae a sua ultima vitoria num mundial de ralis, foi
no Quénia, e na época, fez dele o piloto com mais vitórias de sempre, sendo
mais tarde ultrapassado por Sainz e mais tarde por Loeb. O mundo do rally não
viria mais dai em diante o seu grande ídolo vencer mais alguma prova.
Colin
abandonou a Ford em 2003, assinando pela Citroen, sem grande sucesso, sendo
apenas 7º classificado no final desse mesmo ano.
Foi
tempo de fazer uma pausa na carreira que começava a entrar em declínio, fruto
dos novos valores que surgiam (Solber, Burns, Loeb e Hirvonen).
Regressou
em 2004 ao volante do novo Skoda Fabia WRC no rally do Reino Unido, mas a falta
de competitividade do carro, não o deixou fazer mais que 7º lugar. Dai em
diante ao volante do Skoda apenas a destacar o 2º lugar no Rally da Austrália,
um autêntico milagre face ao material que dispunha em mãos.
Colin
McRae disputa o seu último rally em 2006, na Turquia, prova que foi substituir
S. Loeb que havia fracturado a andar de bicicleta. A prova não correu bem ao piloto,
não conseguiu sequer um lugar entre os 10 primeiros em virtude de um problema
no alternador na última especial.
Não
mais voltaria a competir numa prova do mundial.
A
15 de Outubro de 2007, Colin McRae, faleceu numa queda de Helicóptero, pilotado
pelo mesmo. O piloto era um apaixonado pela aviação, e a sua forma de viver,
destemida, fê-lo a cometer o erro de pilotar um helicóptero para o qual não
estava habilitado. Esse erro que custou a sua própria vida e a do seu filho de
apenas 6 anos, também um amigo seu seguia a bordo, faleceu no trágico acidente.
O
mundo dos ralis perdia um dos maiores nomes de todos os tempos. Colin McRae,
era idolatrado por milhões de fãs em todo o mundo. Portugal não era excepção,
onde Colin venceu por 2 vezes a prova lusa.
Perdia-se
assim um dos maiores talentos de todos os tempos. Se calhar o seu currículo não
reflecte o seu talento, pois apesar de ter apenas um título mundial
conquistado, ainda hoje é dos pilotos com mais vitórias em provas do mundial de
ralis.
McRae,
deixou uma história para contar, e imagens que perduraram para sempre nas
nossas memórias. Hoje é mais que um ex-piloto, Colin McRae é uma lenda!
Porque
uma lenda nunca morre…
“If in doubt flat out!!!”
McRae em números:
Colin McRae | |
---|---|
Registros no Campeonato Mundial de Rali | |
Nacionalidade | Escocesa |
Anos de atividade | 1987 - 2006 |
Equipes | Subaru, Citroën, Ford,Skoda |
Ralis mundiais | 146 |
Campeonatos | 1 (1995) |
Vitórias | 25 |
Pódios | 42 |
Vitórias em etapas | 477 |
Pontos | 626 |
Primeiro rali no mundial | 1987 Rali da Suécia |
Primeira vitória | 1993 Rali da Nova Zelândia |
Última vitória | 2002 Rali Safari |
Último rali no mundial | 2006 Rali da Turquia |
Lista das vitória de McRae:
Videos de McRae em Portugal para matar saudades e dos tempos de ouro do Rally de Portugal:
Carlos Mota
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