Acabaram os testes de pré-temporada para
todas as equipas. Umas mostram-se mais preparadas para a competição, outras nem
por isso. Analisamos as onze equipas do grid de 2014, uma a uma:
A equipa tricampeã do Mundo veio para o Bahrain
com um atraso significativo no desenvolvimento do carro, em relação à
concorrência. Se os testes de Jerez foram maus, os primeiros do Bahrain não
foram melhores, mas ainda assim, os Bull´s fizeram mais voltas do que em
Espanha. O problema foi que quantas mais voltas davam, mais problemas
descobriam no RB10. O pior estava ainda reservado para os segundos testes
árabes. Os dois primeiros dias com Ricciardo, nem correram tão mal, isto depois
de a equipa ter “inventado” umas entradas de ar no carro. Com Vettel aos
comandos no terceiro dia, conseguiram fazer 78 voltas, mas durante muito tempo
estiveram parados, num dia difícil para a maioria das equipas. No Domingo,
último dia de testes antes de começar a competição a doer, Vettel parou teve
uma saída de pista, voltou às boxes durante 3 horas, tornou a sair mas nem
sequer chegou ao fim do pit lane.
Se a crise na Red Bull não era oficial,
agora já o é, com Horner a dizer que estão cerca de 10 dias atrasados em
relação aos adversários e vão para a Austrália em modo sobrevivência.
Fica uma dica para quem quiser apostar num
vencedor do GP da Austrália: não apostem em Vettel!
Ferrari
Para já a Mercedes vai à frente no
“campeonato” da pré-época. Não se tem visto nenhum problema grave que possa
colocar em risco a preparação para o primeiro GP, exceptuando um ou outro
problema mecânico, facilmente resolvido, e os tempos feitos pelos pilotos, são
muito bons. Temos a certeza que a Ferrari irá jogar duro com a Mercedes, no
inicio de época, mas se os “Silver Arrows” continuarem tão bem como têm vindo a
ser, não será fácil para os italianos levarem de vencida a equipa bávara. São
várias as personalidades ligadas ao desporto, que apostam forte numa vitória da
Mercedes no campeonato, com Hamilton a ser o favorito à vitória no campeonato
de pilotos. Veremos.
McLaren
Se no final dos testes de
Jerez ficamos com um sorriso na cara, com o comportamento do FW36, durante a
estadia da equipa no Bahrain, não nos caiu o sorriso. Para além de mostrarem um
carro bom, estável e (para já) competitivo, Massa mostra-se como um piloto
diferente. A Williams merece regressar ao topo da F1, mas é trabalhoso e
dificíl o trajecto para lá chegar. A equipa precisa de um bom carro, de uma
excelente equipa técnica e de um bom par de pilotos. No papel parece ter tudo,
mas veremos como será na realidade. Acreditamos que consigam e, especialmente
eu, gostava de ver de novo a Williams ser a Williams! Para além de não haver
nenhuma equipa que tenha caras tão bonitas na equipa: falamos de Claire
Williams e Susie Wolff. Não sabem quem são? Pesquisem no Google!
Imagens:
Pedro Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário