sábado, 25 de outubro de 2014

Petter Solberg - uma carreira recheada de sucessos.

foto in: pettersolberg.com
Petter Solberg nasceu a 18 de Novembro de 1974. Piloto norueguês de ralis e mais recentemente de ralicross, do qual se tornou este ano campeão mundial, juntando assim esse titulo ao de campeão mundial de ralis alcançado em 2003.

Petter desde cedo que está ligado ao desporto motorizado, acompanhando as carreiras dos seus pais, a mãe Tove e o pai Terje que competiam no ralicross.

O piloto norueguês venceu o seu primeiro título aos 13 anos, no campeonato de carros de controlo remoto e com a curiosidade pelo desporto automóvel veio o gosto para reconstruir carros de competição na quinta dos pais.


Solberg teve a primeira corrida de bilcross (uma versão norueguesa de ralicross) em 1992, apenas três dias depois de festejar o seu 18º aniversário e um dia depois de ter a sua carta de condução. Foi campeão norueguês de ralicross em 1995, vencendo 19 das 21 provas, e em 1996, vencendo 15 das 19 provas. Petter Solberg tornou-se campeão norueguês de ralis em 1998, por essa altura equipas do campeonato do mundo de ralis reconheciam o seu valor e no final de 1998 Petter assina por três anos com a Ford Motor Company.

Dois anos mais tarde Solberg acabava por deixar a equipa da Ford assinando com a Prodrive Subaru World Rally Team. O piloto norueguês conseguiu o seu primeiro pódio no Rali da Acropole na Grécia.

foto in: juwra.com
Em 2002 Petter Solberg trocou de companheiro de equipa. Tommy Mäkkinen, tetra campeão ocupava assim o lugar deixado vago por Richard Burns, que rumava à Peugeot. Solberg venceu o seu primeiro rali no Pais de Gales, sendo bastante consistente e aproveitou também um erro de Marcus Grönholm.
Em 2003 o piloto norueguês bateu o piloto francês Sebastien Loeb e tornou-se assim campeão do mundo de ralis. Solberg tornou-se assim o primeiro piloto norueguês a vencer um campeonato do mundo de ralis

No final de 2003 o piloto Tommy Makkinen retirou-se do WRC deixando assim um lugar vago na equipa que foi ocupado por Mikko Hirvonen, piloto finlandês era assim o novo companheiro de equipa de Solberg.

Petter Solberg defendia o título em 2004 e conseguiu vencer 5 das 16 provas no mundial, estes resultados acabaram por ser insuficientes para a revalidação do título. O piloto norueguês, com algum azar em algumas etapas que o obrigaram a desistir por três vezes no meio da temporada, acabou por perder o título para Sebatien Loeb.

Em 2005 Petter dá as boas vindas a mais um piloto, o australiano Chris Atkinson substituiu o finlandês Mikko Hirvonen depois dos seus maus resultados.

foto in: carenthusiast.com
Solberg começou a temporada de modo brilhante querendo dar uma resposta imediata a Sebatien Loeb. O norueguês venceu dois dos primeiros três eventos, na Suécia e no México. Este bom início deu a liderança a Solberg mas mais uma vez, como no ano anterior, o azar bateu a porta do piloto no final da temporada, quando lutava por vitórias. A etapa com mais destaque o rali da Austrália onde foi obrigado a desistir por embater num canguru.

Em 2006 continuou ligado à Subaru, conduzindo uma nova versão do Impreza WRC. O seu principal patrocinador era a 24SevenOffice com um contrato de 5 milhões de coroas (moeda norueguesa), um recorde norueguês. No entanto, o seu andamento mostrava-se desigual em comparação ao de Loeb. A falta de garra nesta temporada não deu para mais do que um sexto lugar na geral e foi assim o fim de presenças no top 3 que a marca Subaru trazia desde 1994.

A temporada de 2007 não começou da melhor forma, Solberg apesar de conseguir um bom 6º lugar em Monte Carlo, perdeu o pódio do rali da Suécia e também no rali da Noruega onde foi superado pelo seu irmão Heinning Solberg. No México, Argentina e Sardenha Petter lutou com o seu Impreza, mas problemas no seu carro obrigaram o piloto a desistir por duas vezes.

Não foi um ano de bons resultados mas apesar de tudo a Subaru consegue o terceiro lugar no campeonato de construtores e Solberg acaba a temporada em quinto na geral.

Nesse ano participou também na Corrida dos Campeões, representando o seu pais com o seu irmão Heinning e juntos chegaram as meias-finais.

foto in: rallyazores.com
Em 2008 a época não começou mal, um quinto lugar em Monte Carlo e um quarto na Suécia mas rápido as coisas mudaram e nos quatro eventos que se seguiam acabou por desistir ou ficar fora das posições pontuáveis.

 Solberg estreou nesse ano, no rali da Acropole uma nova versão do Impreza, um hatchback com uma nova homologação. Este rali foi o seu único pódio da temporada. O piloto norueguês acabou em sexto na classificação geral final, a apenas 4 pontos do seu companheiro de equipa, Chris Atkinson e mais uma vez a Subaru ficaria com o terceiro posto.

A Subaru anunciou a 16 de Dezembro de 2008 que se iria retirar do campeonato do mundo de ralis. Solberg, apos uma cuidadosa avaliação das possíveis opções que incluía carros da Ford e Citroën, confirma ter adquirido um Citroën Xsara WRC. O piloto norueguês anunciou cinco patrocinadores, Microsoft, Pareto, Hurtigruta, Carglass e mais dois não revelados.

foto in: rallyecompetition.com
A 6 de Fevereiro de 2009 Solberg divulgou oficialmente a Petter Solberg World Rally Team com o piloto norueguês ao volante e Phil Mills como co-piloto. Solberg tinha uma equipa com 13 membros e empregou antigos membros da Subaru World Rally Team.

Demorou algum tempo até o piloto se adaptar ao novo carro durante a primeira ronda na Noruega, mas  Petter e Phill conseguem um sexto lugar e três pontos no campeonato. Após este resultado e um novo motor no seu Citroën, Solberg consegue um terceiro lugar no Chipre sendo o primeiro piloto privado a conseguir um pódio depois de Malcolm Wilson em 1993 e conseguiu repetir esse feito na Sardenha.

Solberg decidiu faltar ao rali da Austrália para tentar encontrar um carro mais competitivo. Depois de alguns testes com um Citroën C4 WRC e um Ford Focus RS WRC o piloto norueguês confirma que o seu carro para as últimas duas rondas do campeonato é um Citroën C4 WRC.

Petter termina em quarto na geral nas duas últimas provas e garante o quinto lugar na geral da classificação de pilotos.

A 12 de Janeiro de 2010 Petter Solberg anunciou a compra de dois Citroën C4 WRC, carros da Citroën para competir no campeonato do mundo de ralis desse ano. Solberg garante bons resultados nesta temporada, no rali do México garante o segundo lugar, era o melhor resultado até à data para a equipa PSWRT. A 29 de Junho a equipa PSWRT anuncia Chris Patterson como novo co-piloto de Petter Solberg. No primeiro rali juntos, no rali da Bulgária, Petter e Chris tiveram uma performance impressionante vencendo 5 etapas conseguindo um terceiro lugar na geral.

Depois de mais pódios nos quatro últimos ralis, Solberg garante o seu objectivo acabando no top 3 na classificação geral.

foto in: autoandrive.com
Em 2011 a equipa PSWRT confirma que Petter Solberg ira competir no campeonato do mundo de ralis de Citroën DS3 WRC.

Em Fevereiro, Solberg viu a sua licença ser suspensa na Suécia depois de ser apanhado pela polícia a conduzir a 32 km/h acima do limite de velocidade no caminho para a quinta etapa do rali forçando assim o co-piloto Chris Patterson a assumir o volante do DS3 WRC.

Em Dezembro de 2011 a Ford confirma o regresso de Solberg  em 2012. O piloto norueguês consegue um terceiro lugar no rali de Monte Carlo, obtendo  o mesmo resultado no rali do México. Em Portugal consegue mais um terceiro lugar e com esse resultado garante um segundo lugar na geral a apenas dois pontos atras do líder Loeb.

Em Dezembro de 2012 Petter Solberg confirma que ira deixar a competição no campeonato do mundo de ralis em 2013.

foto in: pettersolber.com
Em 2013 Solberg continuou atrás do volante mas numa competição diferente e com uma nova equipa. Petter criou a PSRX e iria competir no campeonato europeu de ralicross desse ano como temporada de testes antes do campeonato do mundo de ralicross que iria começar em 2014.
Em 2014 Solberg inicia o campeonato do mundo de ralicross com um companheiro de equipa, Alex Hvaal. Não poderia começar melhor a temporada, em Portugal consegue a primeira vitoria e somou a essa mais 4 vitórias e foi em Itália, no circuito de Franciacorta que garantiu a vitória do primeiro campeonato mundial de ralicross da FIA ainda com duas provas por disputar.

Solberg conseguiu assim ser campeão mundial em duas competições FIA diferentes.


Miguel Cabo.



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