foto in: pettersolberg.com |
Petter Solberg nasceu a 18 de Novembro de 1974. Piloto
norueguês de ralis e mais recentemente de ralicross, do qual se tornou este ano
campeão mundial, juntando assim esse titulo ao de campeão mundial de ralis
alcançado em 2003.
Petter desde cedo que está ligado ao desporto motorizado,
acompanhando as carreiras dos seus pais, a mãe Tove e o pai Terje que competiam
no ralicross.
O piloto norueguês venceu o seu primeiro título aos 13 anos,
no campeonato de carros de controlo remoto e com a curiosidade pelo desporto
automóvel veio o gosto para reconstruir carros de competição na quinta dos
pais.
Solberg teve a primeira corrida de bilcross (uma versão
norueguesa de ralicross) em 1992, apenas três dias depois de festejar o seu 18º
aniversário e um dia depois de ter a sua carta de condução. Foi campeão
norueguês de ralicross em 1995, vencendo 19 das 21 provas, e em 1996, vencendo
15 das 19 provas. Petter Solberg tornou-se campeão norueguês de ralis em 1998,
por essa altura equipas do campeonato do mundo de ralis reconheciam o seu valor
e no final de 1998 Petter assina por três anos com a Ford Motor Company.
Dois anos mais tarde Solberg acabava por deixar a equipa da
Ford assinando com a Prodrive Subaru World Rally Team. O piloto norueguês
conseguiu o seu primeiro pódio no Rali da Acropole na Grécia.
foto in: juwra.com |
Em 2002 Petter Solberg trocou de companheiro de equipa.
Tommy Mäkkinen, tetra campeão ocupava assim o lugar deixado vago por Richard
Burns, que rumava à Peugeot. Solberg venceu o seu primeiro rali no Pais de
Gales, sendo bastante consistente e aproveitou também um erro de Marcus
Grönholm.
Em 2003 o piloto norueguês bateu o piloto francês Sebastien
Loeb e tornou-se assim campeão do mundo de ralis. Solberg tornou-se assim o
primeiro piloto norueguês a vencer um campeonato do mundo de ralis
No final de 2003 o piloto Tommy Makkinen retirou-se do WRC
deixando assim um lugar vago na equipa que foi ocupado por Mikko Hirvonen,
piloto finlandês era assim o novo companheiro de equipa de Solberg.
Petter Solberg defendia o título em 2004 e conseguiu vencer
5 das 16 provas no mundial, estes resultados acabaram por ser insuficientes
para a revalidação do título. O piloto norueguês, com algum azar em algumas
etapas que o obrigaram a desistir por três vezes no meio da temporada, acabou
por perder o título para Sebatien Loeb.
Em 2005 Petter dá as boas vindas a mais um piloto, o
australiano Chris Atkinson substituiu o finlandês Mikko Hirvonen depois dos
seus maus resultados.
foto in: carenthusiast.com |
Solberg começou a temporada de modo brilhante querendo dar
uma resposta imediata a Sebatien Loeb. O norueguês venceu dois dos primeiros
três eventos, na Suécia e no México. Este bom início deu a liderança a Solberg
mas mais uma vez, como no ano anterior, o azar bateu a porta do piloto no final
da temporada, quando lutava por vitórias. A etapa com mais destaque o rali da
Austrália onde foi obrigado a desistir por embater num canguru.
Em 2006 continuou ligado à Subaru, conduzindo uma nova
versão do Impreza WRC. O seu principal patrocinador era a 24SevenOffice com um
contrato de 5 milhões de coroas (moeda norueguesa), um recorde norueguês. No
entanto, o seu andamento mostrava-se desigual em comparação ao de Loeb. A falta
de garra nesta temporada não deu para mais do que um sexto lugar na geral e foi
assim o fim de presenças no top 3 que a marca Subaru trazia desde 1994.
A temporada de 2007 não começou da melhor forma, Solberg
apesar de conseguir um bom 6º lugar em Monte Carlo, perdeu o pódio do rali da
Suécia e também no rali da Noruega onde foi superado pelo seu irmão Heinning
Solberg. No México, Argentina e Sardenha Petter lutou com o seu Impreza, mas problemas
no seu carro obrigaram o piloto a desistir por duas vezes.
Não foi um ano de bons resultados mas apesar de tudo a
Subaru consegue o terceiro lugar no campeonato de construtores e Solberg acaba
a temporada em quinto na geral.
Nesse ano participou também na Corrida dos Campeões,
representando o seu pais com o seu irmão Heinning e juntos chegaram as
meias-finais.
foto in: rallyazores.com |
Em 2008 a época não começou mal, um quinto lugar em Monte
Carlo e um quarto na Suécia mas rápido as coisas mudaram e nos quatro eventos
que se seguiam acabou por desistir ou ficar fora das posições pontuáveis.
Solberg estreou nesse
ano, no rali da Acropole uma nova versão do Impreza, um hatchback com uma nova
homologação. Este rali foi o seu único pódio da temporada. O piloto norueguês
acabou em sexto na classificação geral final, a apenas 4 pontos do seu
companheiro de equipa, Chris Atkinson e mais uma vez a Subaru ficaria com o
terceiro posto.
A Subaru anunciou a 16 de Dezembro de 2008 que se iria
retirar do campeonato do mundo de ralis. Solberg, apos uma cuidadosa avaliação
das possíveis opções que incluía carros da Ford e Citroën, confirma ter
adquirido um Citroën Xsara WRC. O piloto norueguês anunciou cinco
patrocinadores, Microsoft, Pareto, Hurtigruta, Carglass e mais dois não
revelados.
foto in: rallyecompetition.com |
A 6 de Fevereiro de 2009 Solberg divulgou oficialmente a
Petter Solberg World Rally Team com o piloto norueguês ao volante e Phil Mills
como co-piloto. Solberg tinha uma equipa com 13 membros e empregou antigos
membros da Subaru World Rally Team.
Demorou algum tempo até o piloto se adaptar ao novo carro
durante a primeira ronda na Noruega, mas Petter e Phill conseguem um sexto lugar e três
pontos no campeonato. Após este resultado e um novo motor no seu Citroën,
Solberg consegue um terceiro lugar no Chipre sendo o primeiro piloto privado a
conseguir um pódio depois de Malcolm Wilson em 1993 e conseguiu repetir esse
feito na Sardenha.
Solberg decidiu faltar ao rali da Austrália para tentar
encontrar um carro mais competitivo. Depois de alguns testes com um Citroën C4
WRC e um Ford Focus RS WRC o piloto norueguês confirma que o seu carro para as
últimas duas rondas do campeonato é um Citroën C4 WRC.
Petter termina em quarto na geral nas duas últimas provas e
garante o quinto lugar na geral da classificação de pilotos.
A 12 de Janeiro de 2010 Petter Solberg anunciou a compra de
dois Citroën C4 WRC, carros da Citroën para competir no campeonato do mundo de
ralis desse ano. Solberg garante bons resultados nesta temporada, no rali do
México garante o segundo lugar, era o melhor resultado até à data para a equipa
PSWRT. A 29 de Junho a equipa PSWRT anuncia Chris Patterson como novo co-piloto
de Petter Solberg. No primeiro rali juntos, no rali da Bulgária, Petter e Chris
tiveram uma performance impressionante vencendo 5 etapas conseguindo um
terceiro lugar na geral.
foto in: autoandrive.com |
Em Fevereiro, Solberg viu a sua licença ser suspensa na
Suécia depois de ser apanhado pela polícia a conduzir a 32 km/h acima do limite
de velocidade no caminho para a quinta etapa do rali forçando assim o co-piloto
Chris Patterson a assumir o volante do DS3 WRC.
Em Dezembro de 2011 a Ford confirma o regresso de Solberg em 2012. O piloto norueguês consegue um
terceiro lugar no rali de Monte Carlo, obtendo o mesmo resultado no rali do México. Em
Portugal consegue mais um terceiro lugar e com esse resultado garante um
segundo lugar na geral a apenas dois pontos atras do líder Loeb.
Em Dezembro de 2012 Petter Solberg confirma que ira deixar a
competição no campeonato do mundo de ralis em 2013.
foto in: pettersolber.com |
Em 2013 Solberg continuou atrás do volante mas numa
competição diferente e com uma nova equipa. Petter criou a PSRX e iria competir
no campeonato europeu de ralicross desse ano como temporada de testes antes do
campeonato do mundo de ralicross que iria começar em 2014.
Em 2014 Solberg inicia o campeonato do mundo de ralicross
com um companheiro de equipa, Alex Hvaal. Não poderia começar melhor a
temporada, em Portugal consegue a primeira vitoria e somou a essa mais 4
vitórias e foi em Itália, no circuito de Franciacorta que garantiu a vitória do
primeiro campeonato mundial de ralicross da FIA ainda com duas provas por disputar.
Solberg conseguiu assim ser campeão mundial em duas
competições FIA diferentes.
Miguel Cabo.
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