Está de volta o WRC às estradas, com a nona etapa do mundial
a realizar-se na Alemanha nos seus difíceis e estreitos troços de asfalto e
cimento, onde a coragem dos pilotos em rodar nos limites nestas condições será
um factor decisivo na contagem final dos tempos.
Nesta prova verdadeiramente para especialistas em asfalto,
aparecem como candidatos, os “mesmos de sempre” Ogier e Latvala, que terão mais uma decisiva prova rumo à conquista
do título, já que os 44 pontos de vantagem que Ogier tem sobre o seu colega de
equipa dão alguma margem de segurança ao francês, e nenhuma margem de erro ao
finlandês, que à mínima falha pode ditar o fim do sonho, desde já complicado,
em chegar ao ceptro mundial. Mas o revés também pode acontecer, Ogier terá de
fazer uma prova sem erros também porque um azar aliado a uma vitória de Latvala
lançaria de novo a discussão pelo título taco a taco para as últimas quatro
provas da temporada, dai estarmos perante um dos mais importantes ralis da
temporada no que diz respeito à decisão do campeão do mundo na presente
temporada.
Mas a nível de candidatos não termina por aqui a lista, na
Citroen vem um “super” motivado K. Meeke,
que depois do bom 3º lugar na Finlândia, quererá de novo andar entre os mais
rápidos, e sabendo bem do que este britânico é capaz de fazer ao volante de uma
carro de rally, Meeke terá também uma palavra a dizer na discussão pelos
primeiros lugares, enquanto M. Ostberg, o seu companheiro na equipa
francesa, não terá a vida tão facilitada, sabendo nós das dificuldades que o Norueguês
apresenta neste tipo de pisos, não sendo de todo o seu piso de eleição.
Na M-Sport de M.
Wilson, será a mesma dificuldade de todas as provas até então disputadas. Não
terá a ver particularmente com o facto de ser ou não piso de asfalto, mas mais
a ver com o facto de na equipa do Ford Fiesta RS WRC, parece não haver soluções
humanas para se baterem pelas vitorias em provas, com um Hirvonen claramente abaixo do que o vimos fazer em outros anos, um Evans muito jovem que chegou a este
nível de forma precoce, e um Kubica
que passa mais tempo fora do que dentro de estrada, num panorama nada animador
para as “hostes” de Sir. Malcolm Wilson.
Na Hyundai vem a
grande espectativa desta prova, com três carros na partida para a prova alemã,
e com três verdadeiros especialistas neste tipo de pisos. B. Bouffier, que
depois do segundo lugar na prova inaugural da temporada (Monte Carlo), tem aqui
mais uma excelente hipótese de mostrar bom serviço num tipo de piso em tudo a
favorável a si mesmo. T. Neuville é
outra das setas apontadas pelos homens da Hyundai, sendo aliás o piloto
residente da marca coreana, tem aqui mais uma hipótese de, quem sabe, voltar a
subir ao pódio com o I20 WRC como já fez no México e na Polónia. Dani Sordo é o terceiro a ser
apresentado, e um dos mais rápidos no pelotão do WRC em pisos de asfalto, numa
prova de boa memória para o espanhol, pois faz precisamente um ano que Sordo
venceu a sua primeira prova num mundial de ralis, na Alemanha, sendo o último
piloto “não” Volkswagen a vencer uma prova do mundial. O espanhol chega com
certeza motivado á Alemanha, e quererá decerto repetir a “gracinha alcançada na
época transacta. Resta saber que argumentos terá o Hyundai para a concorrência,
pois a nível de “mão-de-obra” estão garantidos.
Lista de inscritos:
Em WRC2 termos a participação do nosso compatriota Bernardo Sousa, que ao volante de um Ford Fiesta RRC, quererá decerto andar
nos lugares da frente e quem sabe discutir a vitória final com alias o próprio
admite, “O objetivo é lutar pela vitória, tal como disse no início do ano, mas,
no mínimo, temos que assegurar um pódio se nos queremos manter na luta pelo
campeonato”.
Palavras de confiança do Madeirense, num tipo de piso em que
se sente particularmente confortável, não fosse o piloto oriundo da ilha que é.
Sousa e Magalhães, que depois da participação no Rally Vinho Madeira, se sentem
com mais ritmo e confiantes para atacar este rally muito específico com o da
Alemanha.
B. Sousa explica desta forma as condições que vão encontrar:
“é um rali muito traiçoeiro e se chover tudo
se complica ainda mais. A constante mudança de pisos e de estradas é uma
dificuldade acrescida, ainda que um excelente trabalho de notas pode reduzir
essa dificuldade”.
A concorrência ao piloto luso será forte, com a presença de O. Tanak, S. Chardonnet, P. Tidemand ou
mesmo J. Maurin prometem uma intensa luta pela vitória final de uma
categoria cada vez mais animada e com mais adeptos, além de pilotos com grande
potencial, alguns deles mesmo com experiencia bem firmadas na categoria rainha
dos ralis.
Não se adivinha uma tarefa fácil para B. Sousa, bem como
para qualquer outro piloto, pois a concorrência é muito, e apertada.
Lista de inscritos:
Com os primeiros dados lançados sobre o Rally da Alemanha,
confira agora os horários das especiais em portugal, para que possa acompanhar
a par e passo o desenvolvimento de todo o rally, bem como do nosso piloto B.
Sousa e o eu navegador H. Magalhães, na luta pela vitória em WRC2:
DAY 1 - 22.08.2014
| |||
SS1
|
14.14
|
09:43
| |
SS2
|
16.40
|
10:56
| |
SS3
|
21.02
|
12:19
| |
SS4
|
14.14
|
15:47
| |
SS5
|
16.40
|
17:00
| |
SS6
|
21.02
|
18:23
| |
DAY 2 - 23.08.2014
| |||
SS7
|
17.53
|
08:38
| |
SS8
|
11.08
|
09:38
| |
SS9
|
3.03
|
10:51
| |
SS10
|
42.51
|
11:06
| |
SS11
|
17.53
|
15:31
| |
SS12
|
11.08
|
16:31
| |
SS13
|
3.03
|
17:44
| |
SS14
|
42.51
|
17:59
| |
DAY 3 - 24.08.2014
| |||
SS15
|
18.03
|
08:28
| |
SS16
|
19.27
|
09:04
| |
SS17
|
18.03
|
11:55
| |
SS18
|
19.27
|
13:08
|
Estas são as primeiras de uma prova que muito promete na
luta pela decisão do título do WRC, bem como para as aspirações de B. Sousa e
H. Magalhães no WRC2, tudo para acompanhar na nossa página de Facebook, e no
nosso blog, com as classificações, os resumos e tudo o que se passar na
Alemanha, passará no “Chicane Desportos Motorizados” .
Até lá, e já sabem…if in doubt flat out!
Fotos:
Fotos:
google.pt
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário