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A corrida de hoje, em Spa-Francorchamps, ficou marcada pela tentativa
de ultrapassagem de Rosberg a Hamilton, logo na segunda volta, que resultou no
furo do pneu do britânico e consequente abandono perto do final da corrida e na
perda da possibilidade de mais uma vitória categórica para a Mercedes (1º e 2º
lugares)
Na largada, Lewis Hamilton saiu muito bem, assim como Vettel,
ultrapassando Nico Rosberg, que exagerou na primeira mudança. Na primeira
curva, Hamilton passava em primeiro, Vettel em segundo, mesmo com um “lock up”
na travagem, e Rosberg em terceiro, com Alonso atrás de si a tentar segurar o
restante pelotão. No final da recta Kemmel para a travagem da chicane de Les
Combes, Vettel trava depois de Hamilton para tentar a ultrapassagem, mas não
conseguiu e teve de sair pela escapatória, tendo perdido o segundo lugar para
Rosberg, ficando ainda à frente de Alonso. Mais atrás no pelotão, Bianchi tinha
um furo e passava para último.
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Na volta seguinte, numa altura em que a dupla da Mercedes tinha já 1.6s de vantagem para Vettel, dá-se o momento mais controverso do G.P. da Bélgica. A tentativa
de ultrapassagem de Rosberg na entrada de Les Combes. Hamilton deu o lado de
fora da pista ao seu colega de equipa, mas o alemão devia ter travado e deixar
para outra altura a ultrapassagem, já que Hamilton seguiu na sua trajectória e
Rosberg nunca esteve à frente deste. Toque da asa dianteira de Rosberg no pneu traseiro esquerdo de Hamilton, que se viu em apuros para aguentar o F1 W05 em
pista. O britânico ficou em último, tendo que passar nas boxes para a mudança
de pneus. A pista ficou coberta de detritos saídos do carro de Lewis. O carro
sofreu alguns danos enquanto o piloto não chegava à box.
Entretanto, Maldonado tinha desistido, assim como André Lotterer, substituto
de Kobayashi.
Rosberg também ficou com a asa dianteira danificada e isso fez com que
perdesse rapidez e equilíbrio no carro, tornando-o um alvo para a Red Bull e
Williams. Daniel Ricciardo já se tinha livrado de Alonso, na entrada da
chicane, para ficar atrás do colega de equipa, Sebastian Vettel. Pouco tempo
depois, ultrapassou Vettel e começava a perseguição a Rosberg.
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Na volta 8, Bottas, que era o melhor Williams, já que Massa tinha
alguns problemas com o carro, passava Alonso, que não tinha nenhum argumento
para lutar com o finlandês.
Na volta seguinte, Nico Rosberg fazia a sua primeira paragem (a
primeira de três), trocando pneus e a asa dianteira. Demorou 10 seg. (um bom
trabalho da equipa, uma vez que normalmente costumam demorar 12 segundos) e
perdia a liderança da prova belga, com Ricciardo a assumir a frente do pelotão.
Os 10 primeiros pilotos à 10ª volta eram: Ricciardo, Vettel, Bottas,
Alonso, Magnussen, Button, Kvyat, Vergne e Sutil. Na volta seguinte, Raikkönen
dava nas vistas ao fazer a melhor volta até aquele momento.
Magnussen também se mostrava em boa forma, fazendo uma boa ultrapassagem
a Vergne na Bus Stop. O jovem dinamarquês demonstrou que, a existir uma
melhoria na Mclaren, será muito devido a este piloto. Na volta seguinte (17),
Bottas ultrapassa Rosberg em plena Kemmel, em velocidade, depois do alemão ter
falhado redondamente a ultrapassagem a Vettel na Bus Stop.
Na volta 19, Rosberg é avisado que a vibração do carro estava no
limite, significando que a suspensão
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Magnussen e Alonso davam espectáculo, numa luta bastante renhida, nas
voltas 21 e 22, com o piloto da Mclaren a aguentar a 4ª posição ao experiente
piloto espanhol.
Depois de mais paragens nas boxes, na volta 37, Rosberg era segundo, a
19,6s de Ricciardo. O australiano tinha pneus mais “velhos” do que o alemão.
Nessa mesma volta, mais luta entre Magnussen e Alonso, com o mesmo resultado da
anterior. Magnussen, 2, Alonso, 0! Só que desta vez (aos olhos dos comissários),
Magnussen levou Alonso para fora de pista, tendo recebido uma penalização de
20s no final da prova.
A quatro voltas do fim, Hamilton desiste com problemas no Mercedes e é
mesmo o piloto que pede à equipa para o retirarem de pista, para poupar o
motor. Uma decisão acertada, já que Hamilton não conseguiria chegar aos pontos.
Nessa volta, Bottas (4º) passava Raikkönen (3º) sem muito esforço.
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Na volta 42, era a vez de Bianchi desistir, na mesma altura em que assistíamos
a uma brilhante luta pelo 5º posto, entre quatro pilotos. E pilotos dos bons!
Magnussen, Alonso (novamente), Button e Vettel. Trocaram várias vezes de posição,
com Button a ultrapassar Alonso e tentar passar o seu colega, mas a perder
terreno e ver Vettel a ultrapassa-lo, juntamente com Alonso.
No final desta “guerra”, Vettel passou para 5º depois de ter empurrado
Magnussen na recta da meta. Magnussen em 6º, Alonso em 7º á frente de Button,
em 8º.
No final da prova, os olhos estavam postos no vencedor, Ricciardo, que
vence há duas provas consecutivas e nos homens da Mercedes… muita azia vinha
daquela box!
Destaques muito positivos para
Ricciardo (óbvio); Raikkönen, que esteve muito bem e em modo low profile;
Magnussen, pelo bom espectáculo que ofereceu e por defendido sempre muito bem a
sua posição, mesmo com a penalização de 20s no final da prova (não merecia e para
nós, injusta). Pela negativa: Rosberg, porque para nós, tem culpa no incidente
com Hamilton; Force India, porque não conseguiram estar ao nível da primeira
metade da época e perderam quase todos os confrontos em prova com a sua
principal rival, a Mclaren; Lotus, por não terem mudado em nada o seu carro,
que deixou por terra Grosjean e Maldonado.
Classificação do G.P. da Bélgica:
Pos.
|
Piloto
|
Equipa
|
Tempo
|
Dif.
|
|
1.
|
D. Ricciardo
|
Red Bull
|
1:24:36.556
|
||
2.
|
N. Rosberg
|
Mercedes
|
+3.383
|
||
3.
|
V. Bottas
|
Williams
|
+28.032
|
+24.649
|
|
4.
|
K. Raikkonen
|
Ferrari
|
+36.815
|
+8.783
|
|
5.
|
S. Vettel
|
Red Bull
|
+52.196
|
+15.381
|
|
6.
|
J. Button
|
McLaren
|
+54.580
|
+2.384
|
|
7.
|
F. Alonso
|
Ferrari
|
+1:01.162
|
+6.582
|
|
8.
|
S. Perez
|
Force India
|
+1:04.293
|
+3.131
|
|
9.
|
D. Kvyat
|
Toro Rosso
|
+1:05.347
|
+1.054
|
|
10.
|
N. Hulkenberg
|
Force India
|
+1:05.697
|
+0.350
|
|
11.
|
J. Vergne
|
Toro Rosso
|
+1:11.920
|
+6.223
|
|
12.
|
K. Magnussen*
|
McLaren
|
+1:14.262
|
+2.342
|
|
13.
|
F. Massa
|
Williams
|
+1:15.975
|
+1.713
|
|
14.
|
A. Sutil
|
Sauber
|
+1:22.447
|
+6.472
|
|
15.
|
E. Gutiérrez
|
Sauber
|
+1:30.825
|
+8.378
|
|
16.
|
M. Chilton
|
Marussia
|
+1 Volta
|
||
17.
|
M. Ericsson
|
Caterham
|
+1 Volta
|
||
Não terminaram
|
|||||
18.
|
J. Bianchi
|
Marussia
|
|||
19.
|
L. Hamilton
|
Mercedes
|
|||
20.
|
R. Grosjean
|
Lotus
|
|||
21.
|
P. Maldonado
|
Lotus
|
|||
22.
|
A. Lotterer
|
Caterham
|
fotos retiradas de http://www.motorsport.com/
Pedro Mendes
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