Foi mais uma excelente corrida, no que costuma ser um óptimo
hábito este ano. Com Ferrari e Williams nos últimos lugares e com Hamilton em
6º esperava-se uma corrida muito interessante. E de facto foi uma corrida cheia
de motivos de interesse.
A largada trouxe logo muitas mudanças com Vettel a largar
muito mal, sendo passado por Button, Magnussen e Hamilton. Mas um par de curvas
à frente, Raikkonen teve uma saída de pista e quando regressou ao asfalto perdeu
o controlo do Ferrari e foi contra as barreiras, levando consigo o Caterham de
Kobayashi que conseguiu escapar apenas com o nariz danificado e Massa que ao
travar forte para evitar o contacto com Kimi, perdeu a traseira do Williams
ainda chocando com o Ferrari.
Resultado foi o abandono de Kimi e Massa e
bandeiras vermelhas para reparar as barreiras que ficaram muito danificadas o
que demorou quase 1h. Alonso teve uma fraca largada, ele que parou à frente da
marca no grid o que daria origem a uma penalização de 5 seg, Massa com
problemas na caixa também largou mal e para culminar o role de azares do fim de
semana teve o contacto com Kimi e Perez teve uma saída de pista indo parar às
ultimas posições também.
A corrida foi retomada sob safety car, com Rosberg a ganhar
logo um bom avanço, enquanto Hamilton passava facilmente por Magnussen e Button
(que não quis lutar com Lewis), passando para 2º logo na 4º volta.
Quem estava endiabrado era Bottas, que fez uma recuperação fantástica
até ao 3º, ele que largou 14º. Foi sem dúvida um dos melhores da tarde, tendo
feito ultrapassagens fantásticas, cavando o fosso quando ficou em 2º, lugar que
não largaria até ao final.
Em grande forma estava também Alonso que fez também uma
grande recuperação até ao 5º onde encontrou Button que não lhe facilitou a vida
e não o deixou passar.
Vettel e Ricciardo iam também recuperando, embora com
dificuldade para passar por Hulkenberg.
Era uma fase muito movimentada da corrida com muitas
ultrapassagens e muitas mudanças de posição, algo que durou até à volta 29 onde
se deu o golpe de teatro da tarde. A caixa de Rosberg começou a dar problemas e
obrigou o alemão a abandonar a corrida.
A partir dai foi apenas uma questão de gerir a corrida para
Hamilton que sem adversário para o ameaçar, via a vitória mais próxima. Bottas
mantinha-se em 2º e Ricciardo aparecia em 3º depois de uma boa recuperação e
fruto da estratégia de apenas uma paragem.
Button era 4º e atrás dele começava a luta da tarde. Alonso
vs Vettel. O espanhol passou Vettel na volta 35 e a partir dai foi uma luta
intensa, com Vettel a fazer de tudo para passar Alonso e com o espanhol a usar
todo o seu arsenal defensivo para manter a posição. Mas o Ferrari tinha pneus
mais usados que o Red Bull, o que era uma desvantagem para Alonso. Até que na
volta 48, Vettel usou talento coragem e um pouco de raiva para passar Alonso,
numa ultrapassagem que durou 4 curvas. Falou-se
muito na radio com Vettel a queixar-se de que Alonso saiu de pista
várias vezes e com Fernando a queixar-se de que “Seb” usou o DRS de forma
ilegal, aproveitando o facto de ter saído de pista para o ultrapassar. Muitos nervos mas pouca razão de ambos. Mas o
resultado final foi um espectáculo fenomenal.
Nas últimas 5 voltas Button, que estava a 10 segundos de
Ricciardo, começou o seu ataque final que acabou a 0.8 segundos do australiano.
Mais uma volta e Button poderia ter festejado um saboroso pódio, no dia em que
se fez a homenagem ao seu falecido pai, com muita gente a usar camisas rosas.
No final, a vitória muito celebrada pelo público de Hamilton, que não sonhou ter uma corrida tão fácil, 2º lugar para Bottas que depois do 3º
lugar na Áustria volta ao pódio, mostrando muita qualidade e Ricciardo, que à rasca conseguiu fazer durar a estratégia e voltar ao pódio.
Classificação
1º Lewis Hamilton Mercedes 2h26m52.094s
2º Valtteri Bottas Williams + 30"135
3º Daniel Ricciardo Red Bull + 46"495
4º Jenson Button McLaren + 47"390
5º Sebastian Vettel Red Bull + 53"864
6º Fernando Alonso Ferrari + 59"946
7º Kevin Magnussen McLaren + 62"563
8º Nico Hulkenberg Force India + 88"692
9º Daniil Kvyat Toro Rosso + 89"340
10º Jean-Eric Vergne Toro Rosso + 1 volta
11º Sergio Pérez Force India + 1 volta
12º Romain Grosjean Lotus + 6"000
13º Adrian Sutil Sauber + 1 volta
14º Jules Bianchi Marussia + 1 volta
15º Kamui Kobayashi Caterham + 2 voltas
16º Max Chilton Marussia + 2 voltas
17º Pastor Maldonado Lotus + 3 voltas
18º Nico Rosberg Mercedes + 2 voltas
19º Marcus Ericsson Caterham + 14 voltas
20º Esteban Gutiérrez Sauber + 2 voltas
21º Felipe Massa Williams NT/Acidente
22º Kimi Raikkonen Ferrari NT/Acidente
Fontes:
autosport.pt
fotos:
facebook das equipas
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário