Q1
A Q1 foi dominada por Rockenfeller. O actual campeão liderou a maior parte sessão, seguido de Martin que mostrava um andamento excelente e Muller em 4º surpreendia também. A pista russa sorria aos rookies da BMW e da Audi respectivamente. Wittmann, o líder do campeonato aparecia apenas na 5ª posição.Félix da Costa esteve na zona de descida durante muito tempo mas na última volta fez o 4º melhor tempo, passando à vontade para a Q2. Na última volta apareciam também Farfus, em 2º lugar e Wittmann em 3º.
O BMW de Tomczyk ficava de fora da Q2 assim como os Mercedes de Wehrlein, Paffet, Vietoris e Petrov.
Q2
O início da Q2 tinha Wittmann e Rockenfeller nas primeiras posições, o que reestabelecia alguma normalidade. Martin continuava a fazer bons tempos em 3º. A boa prestação do belga manteve-se e na parte final conseguiu mesmo o melhor tempo, ultrapassando Miguel Molina que tinha entretanto destronado Wittmann. Farfus conseguia o 3º tempo, ameaçando voltar aos bons velhos tempos do ano passado e Wittmann era relegado para o 4º.Muitas surpresas nos pilotos que não conseguiram a passagem à Q3. Eram eles Green, Glock, Ekstrom, Mortara, Félix da Costa, Wickens, Juncadella, Hand, Scheider e Di Resta.
Q3
Bruno Spengler vinha com vontade de ficar com a pole mas essa vontade esbarrou na fenomenal volta de Martin, que conseguiu uma pole brilhante e surpreendente. O rookie vinha a mostrar uma melhoria no seu desempenho mas esta pole deixou de queixo caído muita gente. Atrás de Spengler ficava Nico Muller, o outro rookie e o primeiro Audi, numa prestação excelente. Wittmann esteve uns furos abaixo e não foi além do 7º lugar, logo abaixo de Farfus que prometeu muito mais não cumpriu.
Resultado da qualificação:
Pos Driver Team/Car Time Gap 1. Maxime Martin RMG BMW 1m28.619s 2. Bruno Spengler Schnitzer BMW 1m28.638s +0.019s 3. Nico Muller Rosberg Audi 1m28.714s +0.095s 4. Mike Rockenfeller Phoenix Audi 1m28.714s +0.095s 5. Adrien Tambay Abt Audi 1m28.754s +0.135s 6. Augusto Farfus RBM BMW 1m28.760s +0.141s 7. Marco Wittmann RMG BMW 1m28.844s +0.225s 8. Miguel Molina Abt Audi 1m28.925s +0.306s 9. Jamie Green Rosberg Audi 1m28.805s Q2 10. Timo Glock MTEK BMW 1m28.855s Q2 11. Mattias Ekstrom Abt Audi 1m28.932s Q2 12. Edoardo Mortara Abt Audi 1m28.980s Q2 13. Antonio Felix da Costa MTEK BMW 1m29.058s Q2 14. Robert Wickens HWA Mercedes 1m29.148s Q2 15. Daniel Juncadella Mucke Mercedes 1m29.231s Q2 16. Joey Hand RBM BMW 1m29.270s Q2 17. Timo Scheider Phoenix Audi 1m29.425s Q2 18. Paul di Resta HWA Mercedes 1m29.509s Q2 19. Martin Tomczyk Schnitzer BMW 1m29.749s Q1 20. Pascal Wehrlein HWA Mercedes 1m29.836s Q1 21. Gary Paffett HWA Mercedes 1m29.925s Q1 22. Christian Vietoris HWA Mercedes 1m30.031s Q1 23. Vitaly Petrov Mucke Mercedes 1m30.443s Q1
Tomczyk terá uma penalização de 3 lugar devido a um incidente na corrida passada.
BMW:
Depois da derrota em Norisring, a equipa de Munique está de volta em força. Teoricamente o favoritismo caia para a Audi mas os homens da BMW responderam bem. Martin não seria o favorito na bolsa de apostas mas foi uma agradável surpresa. Spengler fez aquilo que lhe competia como homem forte da equipa. 4 BMW nas 8º primeiras posições e 2 deles na primeira linha do grid. Uma boa prova em perspectiva. Wittmann quererá marcar bons pontos para não deixar esfumar a vantagem que tem. Mas a BMW tem de melhorar muito pois apenas tem Wittmann e Spengler no top 10 da geral, tantos pilotos como a Mercedes que está na situação que se conhece. É preciso fazer mais para manter o líder no topo.
Audi:
Não foi o desempenho que se esperava por parte de Rockenfeller, que não esteve muito mal ainda assim e está bem posicionado para marcar bons pontos. Mas para revalidar o titulo terá de fazer bem mais. Muller foi o melhor Audi, mas provavelmente terá de ceder posição ao chefe de fila, que está logo atrás de si. Tambay mantém a forma positiva assim como Molina que tem feito um campeonato muito interessante. Quem desiludiu foi Mortara que está em 2º no campeonato e hoje teve uma prestação aquém do esperado tal como Ekstrom o 3º da geral.Mercedes:
De volta à realidade. Depois da vitória na última prova, os "Flechas de Prata" voltaram a mostrar o porquê de terem tão fracos resultados até agora. Pouco apoio aerodinâmico, o que limita muito o ritmo dos carros. O melhor Mercedes é o de Wickens (que continua a ser o melhor da Mercedes) apenas em 14º. A Q1 apenas teve um BMW a destoar a tendência. É esperar pelas novas peças que serão homologadas em breve. Mas este ano a Mercedes não deverá fazer mais nenhum resultado digno de registo.Félix da Costa:
Acreditamos que não seja nada fácil sair de um DTM, conduzir um Formula E, estar presente em Silverstone como piloto de reserva Red Bull e voltar ao DTM. Será que é boa opção para o piloto estar dividido entre tantas categorias? Mas o talento do Formiga é muito maior que um 13º. A corrida de Norisring foi para esquecer e esta não está muito bem encaminhada. Os problemas na transmissão impediram o português de participar na 2ª sessão de treinos e isso foi um handicap para a afinação do carro. Esperemos uma corrida com mais sorte por parte do nosso Formiga. Mas está a ser ultrapassado por Martin e Muller no campeonato dos rookies. Precisa de fazer mais.Corrida amanhã às 12:30, com os resumos e análise no nosso blog.
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário