segunda-feira, 2 de junho de 2014

DTM: Hungaroring - Destaques. Wittmann voador e os primeiros pontos de Félix da Costa.

A corrida de Hungaroring foi cheia de acção. Daquelas corridas que tem sempre algo a acontecer. Uma luta, uma ultrapassagem... É bom ver este tipo de competição. O DTM este ano tem tido corridas excelentes, com resultados pouco previsíveis e muita acção. Vale muito a pena ver. E agora que o DTM começa a dar os passos para se tornar global poderemos ver com cresce a modalidade, mas se mantiver este espirito será sem dúvida um caso de sucesso.


BMW:
Marco Wittmann apanhou-lhe o gosto. Segunda vitória da época para o jovem alemão que está numa forma excelente. Pole position e domínio absoluto das operações. Foi alargando a vantagem para os concorrentes e apenas Molina mostrou capacidade para o acompanhar de longe. Spengler fez também uma corrida excelente. Com uma estratégia que resultou em cheio, mostrou bom andamento com os pneus duros e quando trocou para os macios voou para os primeiros lugares. O “regresso” de Spengler, que não mostrava esta qualidade há muito tempo. Maxim Martin também fez uma excelente corrida, ele que era um dos rookies mas “tímidos” até agora.Último destaque para Glock. Travou uma luta interessante com Mortara, com muitos toques à mistura. Foi um dos animadores do dia mas infelizmente o azar bateu lhe à porta com um furo nas ultimas voltas devido a outro toque com Muller. A BMW está em 2º no campeonato dos construtores, mas a balança pode pender para o seu lado em breve.

Audi:
Molina é outro piloto em alta. Tem tido prestações muito positivas em relação ao que produziu no ano passado. Fez uma corrida muito boa e só não chegou à primeira posição porque Wittmann estava noutra liga. Mortara é também outro piloto em destaque. O rei de Macau começa a mostrar-se no DTM e a 3ª posição na geral é prova disso. A luta com Glock foi muito boa de ser ver. Tambay subiu bem nas ultimas voltas e continua a angariar preciosos pontos. Rockenfeller passou um pouco ao lado da corrida hoje, embora com boas lutas. Ainda assim não falha e pontuou mais uma vez.  A Audi não desarma da luta com a BMW e este ano está muito melhor que no ano passado. Os carros a certa altura mostraram se mais competitivos e nas lutas directas tiveram um ligeiro ascendente em relação aos BMW.

Mercedes:
Segunda corrida fora dos pontos. Nenhum piloto no top 10 é sintomático. Os Mercedes não têm andamento para os rivais. E é uma pena ver a Mercedes fora da luta pelos lugares cimeiros. Seria ainda mais interessante. Mas tal como aconteceu no ano passado, a Mercedes está longe de ameaçar a Audi e BMW e tem sorte ter uma vitória no seu currículo este ano. Di Resta tenta lutar mas pouco consegue fazer, Vietoris foi forçado a abandonar, Petrov ainda não se viu este ano e hoje até Wehrlein não mostrou o seu potencial. Inicio de época péssimo.

Félix da Costa:
Fez uma largada excelente, passando de 5º para 3º, mas “usou” os seus pneus demasiado rápido e a falta de aderência custou-lhe as duas posições que tinha recuperado. Quando trocou para pneus duros, não teve argumentos para  os pilotos que vinham lançados com os macios. A forma como deixou passar Spengler deixou no ar a ideia de “ordens de equipa”. Mas é apenas uma suposição. Ficou claro que o nosso Formiga hoje não quis arriscar nem um milímetro. Deixou espaço mais que suficiente aos adversários para passarem, não tentou manobras mais arriscadas. Depois de duas corridas em que brilhou mas esteve envolvido em toques, quis limpar o cadastro nesta corrida. Foi assim na prova em que menos deu nas vistas que conquistou os primeiros pontos do ano. Mas já está mais que confirmado que o português adaptou-se muito bem ao carro e a sua velocidade nas qualificações é prova disso. Com este ligeiro “levantar de pé” poderá agora recomeçar a lutar por algo mais. Não temos a mínima duvida que o pódio é mais que possível.

Declarações de Félix da Costa:

Foi "uma corrida muito dura, mas estou contente por ter obtido os meus primeiros pontos no DTM. Nas primeiras voltas, o carro estava excelente mas depois da 10ª volta comecei a sentir problemas nos pneus traseiros. Após a paragem, já com pneus duros, senti-me novamente forte mas em luta com o Glock e o Mortara acabámos por perder bastante tempo e fomos apanhados por alguns pilotos que vinham com pneus moles. De qualquer forma estou contente com o dia de hoje e saio daqui mais forte para a próxima corrida de Norisring"

Próxima corrida dia 29 de Junho na pista de Norisring. 


Campeonato de pilotos:

PositionDriverTeamPointsHockenheimOscherslebenHungaroringNorisringMoskau RacewayRed Bull RingNürburgringLausitzringGuangzhouHockenheim
1Marco WittmannBMW Team RMG5025-25
2Mike RockenfellerAudi Sport Team Phoenix3112181
3Edoardo MortaraAudi Sport Team Abt27-1512
4Miguel MolinaAudi Sport Team Abt Sportsline26-818
5Adrien TambayAudi Sport Team Abt2615110
6Christian VietorisOriginal-Teile Mercedes AMG25-25-
7Bruno SpenglerBMW Team Schnitzer238-15
8Mattias EkströmAudi Sport Team Abt Sportsline2018-2
9Augusto FarfusBMW Team RBM14410-
10Paul Di RestaMercedes AMG12-12-
11Timo GlockBMW Team MTEK1010--
12Maxime MartinBMW Team RMG8--8
13Martin TomczykBMW Team Schnitzer862-
14Timo ScheiderAudi Sport Team Phoenix826-
15Jamie GreenAudi Sport Team Rosberg6--6
16António Félix da CostaBMW Team MTEK4--4
17Gary PaffettEURONICS Mercedes AMG4-4-
18Joey HandBMW Team RBM11--



Campeonato de Marcas:

PositionManufacturerPointsHockenheimOscherslebenHungaroringNorisringMoskau RacewayRed Bull RingNürburgringLausitzringGuangzhouHockenheim
1Audi144474849
2BMW118541252
3Mercedes-Benz41-41-



Fontes:
autosport.pt
autosport.com
touringcartime.com
dtm.com


Fotos:
google.pt



Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário