A corrida de Hungaroring foi cheia de acção. Daquelas
corridas que tem sempre algo a acontecer. Uma luta, uma ultrapassagem... É bom
ver este tipo de competição. O DTM este ano tem tido corridas excelentes, com
resultados pouco previsíveis e muita acção. Vale muito a pena ver. E agora que
o DTM começa a dar os passos para se tornar global poderemos ver com cresce a
modalidade, mas se mantiver este espirito será sem dúvida um caso de sucesso.
BMW:
Marco Wittmann apanhou-lhe o gosto. Segunda vitória da época
para o jovem alemão que está numa forma excelente. Pole position e domínio absoluto
das operações. Foi alargando a vantagem para os concorrentes e apenas Molina mostrou
capacidade para o acompanhar de longe. Spengler fez também uma corrida
excelente. Com uma estratégia que resultou em cheio, mostrou bom andamento com
os pneus duros e quando trocou para os macios voou para os primeiros lugares. O
“regresso” de Spengler, que não mostrava esta qualidade há muito tempo. Maxim
Martin também fez uma excelente corrida, ele que era um dos rookies mas “tímidos”
até agora.Último destaque para Glock. Travou uma luta interessante com Mortara,
com muitos toques à mistura. Foi um dos animadores do dia mas infelizmente o
azar bateu lhe à porta com um furo nas ultimas voltas devido a outro toque com Muller. A BMW está em 2º no
campeonato dos construtores, mas a balança pode pender para o seu lado em breve.
Audi:
Molina é outro piloto em alta. Tem tido prestações muito
positivas em relação ao que produziu no ano passado. Fez uma corrida muito boa
e só não chegou à primeira posição porque Wittmann estava noutra liga. Mortara
é também outro piloto em destaque. O rei de Macau começa a mostrar-se no DTM e
a 3ª posição na geral é prova disso. A luta com Glock foi muito boa de ser ver.
Tambay subiu bem nas ultimas voltas e continua a angariar preciosos pontos. Rockenfeller passou um pouco ao lado da corrida hoje, embora com boas lutas.
Ainda assim não falha e pontuou mais uma vez.
A Audi não desarma da luta com a BMW e este ano está muito melhor que no
ano passado. Os carros a certa altura mostraram se mais competitivos e nas lutas directas tiveram um ligeiro ascendente em relação aos BMW.
Mercedes:
Segunda corrida fora dos pontos. Nenhum piloto no top 10 é
sintomático. Os Mercedes não têm andamento para os rivais. E é uma pena ver a
Mercedes fora da luta pelos lugares cimeiros. Seria ainda mais interessante.
Mas tal como aconteceu no ano passado, a Mercedes está longe de ameaçar a Audi e
BMW e tem sorte ter uma vitória no seu currículo este ano. Di Resta tenta lutar
mas pouco consegue fazer, Vietoris foi forçado a abandonar, Petrov ainda não se
viu este ano e hoje até Wehrlein não mostrou o seu potencial. Inicio de época
péssimo.
Félix da Costa:
Fez uma largada excelente, passando de 5º para 3º, mas “usou”
os seus pneus demasiado rápido e a falta de aderência custou-lhe as duas
posições que tinha recuperado. Quando trocou para pneus duros, não teve argumentos para os pilotos que vinham lançados com os macios. A forma como deixou passar Spengler deixou no ar a
ideia de “ordens de equipa”. Mas é apenas uma suposição. Ficou claro que o
nosso Formiga hoje não quis arriscar nem um milímetro. Deixou espaço mais que
suficiente aos adversários para passarem, não tentou manobras mais arriscadas.
Depois de duas corridas em que brilhou mas esteve envolvido em toques, quis
limpar o cadastro nesta corrida. Foi assim na prova em que menos deu nas vistas
que conquistou os primeiros pontos do ano. Mas já está mais que confirmado que
o português adaptou-se muito bem ao carro e a sua velocidade nas qualificações
é prova disso. Com este ligeiro “levantar de pé” poderá agora recomeçar a lutar
por algo mais. Não temos a mínima duvida que o pódio é mais que possível.
Declarações de Félix da Costa:
Foi "uma corrida muito dura, mas estou contente por ter
obtido os meus primeiros pontos no DTM. Nas primeiras voltas, o carro estava
excelente mas depois da 10ª volta comecei a sentir problemas nos pneus
traseiros. Após a paragem, já com pneus duros, senti-me novamente forte mas em
luta com o Glock e o Mortara acabámos por perder bastante tempo e fomos
apanhados por alguns pilotos que vinham com pneus moles. De qualquer forma
estou contente com o dia de hoje e saio daqui mais forte para a próxima corrida
de Norisring"
Próxima corrida dia 29 de Junho na pista de Norisring.
Campeonato de pilotos:
Position | Driver | Team | Points | ||||||||||
1 | Marco Wittmann | BMW Team RMG | 50 | 25 | - | 25 | |||||||
2 | Mike Rockenfeller | Audi Sport Team Phoenix | 31 | 12 | 18 | 1 | |||||||
3 | Edoardo Mortara | Audi Sport Team Abt | 27 | - | 15 | 12 | |||||||
4 | Miguel Molina | Audi Sport Team Abt Sportsline | 26 | - | 8 | 18 | |||||||
5 | Adrien Tambay | Audi Sport Team Abt | 26 | 15 | 1 | 10 | |||||||
6 | Christian Vietoris | Original-Teile Mercedes AMG | 25 | - | 25 | - | |||||||
7 | Bruno Spengler | BMW Team Schnitzer | 23 | 8 | - | 15 | |||||||
8 | Mattias Ekström | Audi Sport Team Abt Sportsline | 20 | 18 | - | 2 | |||||||
9 | Augusto Farfus | BMW Team RBM | 14 | 4 | 10 | - | |||||||
10 | Paul Di Resta | Mercedes AMG | 12 | - | 12 | - | |||||||
11 | Timo Glock | BMW Team MTEK | 10 | 10 | - | - | |||||||
12 | Maxime Martin | BMW Team RMG | 8 | - | - | 8 | |||||||
13 | Martin Tomczyk | BMW Team Schnitzer | 8 | 6 | 2 | - | |||||||
14 | Timo Scheider | Audi Sport Team Phoenix | 8 | 2 | 6 | - | |||||||
15 | Jamie Green | Audi Sport Team Rosberg | 6 | - | - | 6 | |||||||
16 | António Félix da Costa | BMW Team MTEK | 4 | - | - | 4 | |||||||
17 | Gary Paffett | EURONICS Mercedes AMG | 4 | - | 4 | - | |||||||
18 | Joey Hand | BMW Team RBM | 1 | 1 | - | - |
Campeonato de Marcas:
Position | Manufacturer | Points | ||||||||||||
1 | Audi | 144 | 47 | 48 | 49 | |||||||||
2 | BMW | 118 | 54 | 12 | 52 | |||||||||
3 | Mercedes-Benz | 41 | - | 41 | - |
Fontes:
autosport.pt
autosport.com
touringcartime.com
dtm.com
Fotos:
google.pt
Fábio Mendes
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