O DTM (Deutsche Tourenwagen Masters) é a continuação do antigo DTM alemão e do ITC, provas que foram interrompidas em 1996, devido aos elevados custos.
O DTM no formato actual foi iniciado em 2000, com a Opel e a Mercedes a apostar na modalidade, enquanto a BMW não se mostrou interessada e a Audi competia com carros privados. Só em 2004 entrou com equipas de fábrica na competição. Em 2005 a Opel retirou-se da competição, deixando apenas a Mercedes e a Audi competindo entre si, numa disputa muito renhida. Foram várias as equipas a pensar ingressar na competição, mas nenhuma deu o passo em frente, até que em 2012, 20 anos depois, a BMW resolve regressar ao DTM, vencendo logo nesse ano o campeonato de construtores e de pilotos com Bruno Spengler.
No ano passado a luta pelo titulo foi entre a Audi e a BMW. A marca bávara era a grande favorita e a Audi teve um inicio francamente negativo. Mas o esforço do piloto Audi, Mike Rockenfeller, foi compensado. O piloto apostou na consistência e foi acumulando pontos em todas as provas, até vencer o campeonato, sendo "apertado" no final por Augusto Farfus (BMW), mas sem que isso colocasse em perigo o titulo de "Rocky". A BMW venceu o campeonato de construtores, tendo o melhor carro do grid e a Mercedes ficou a "ver navios" em mais um ano que não conseguiu mostrar a competitividade que devia.
Para este ano temos um grid reformulado, com várias caras novas, conhecidas de outras paragens.
Maxim Martin foi promovido a piloto BMW (ele que também era piloto de testes), Nico Muller deixou a WSR3.5 para se juntar à BMW, Vitaly Petrov e Paul DiResta são as novas caras da Mercedes e por fim aquele por quem temos um carinho especial, António Félix da Costa, o jovem talento português, a ingressar na BMW.
É um claro aumento de qualidade, num grid que já era muito forte, com excelentes pilotos, misturando a experiência com a juventude, com muita qualidade à mistura.
Mike Rockenfeller apresenta-se como o ponta de lança da Audi este ano, com Timo Scheider e Matias Ekstrom a quererem melhorar as prestações do ano passado e mostrar o porquê de já terem sido campeões.
A BMW apresenta um line up de luxo, com nomes como Bruno Spengler, Augusto Farfus ( para nós um dos grandes favoritos deste ano), Martin Tomczyk e grande curiosidade para ver o comportamento de Félix da Costa, numa serie completamente diferente do que está habituado. As primeiras corridas serão obviamente de adaptação, mas o talento do Formiga permitirá que possa lutar pelos lugares cimeiros.
Na Mercedes, Gary Paffet ganha a forte concorrência de Di Resta, um piloto que muito apreciamos e que poderá voltar a brilhar no DTM, ele que já foi campeão nesta modalidade. Petrov pode beneficiar por ter competido na F1. Experiência nunca é demais. A manter debaixo de olho Pascal Wehrlein, o jovem piloto Mercedes que fez uma época bem interessante e que poderá surpreender em breve.
Em relação às maquinas, a BMW já apresentou o seu M4 DTM tal como a Audi já mostrou ao mundo o seu novo RS5 DTM. Falta ainda a apresentação oficial do novo Mercedes AMG C Coupé DTM.
As equipas apostaram essencialmente em melhorar a parte aerodinâmica dos carros, uma vez que os regulamentos extremamente rígidos do DTM não permitem dar azo a grandes mudanças a nível técnico. A BMW será a que apresenta um pacote mais arrojado com o novo M4. Um design melhorado em relação ao excelente M3. Já a Audi mantém a mesma base do ano passado, com o RS5 DTM, apostando apenas em melhorias ao nível das pormenores aerodinâmicos. A verdade é que a Audi tem de melhorar para não ficar atrás em relação a BMW, que quanto a nós parece ser a favorita. Já a Mercedes tem ainda muito por divulgar, pois apenas é conhecido o line up dos seus pilotos, não sabendo quais as sua equipas e como foi dito não se conhecendo o novo carro para 2014. Mas terão de fazer muito melhor que no ano passado.
Ao nível do "coração" dos carros mantêm-se na mesma, com os V8, 4L a debitarem 480Cv. Para 2015 ou 2016, haverá uma revolução nos motores, com o uso de motores 4 cilindros de 2L, de forma a aproximar os carros do DTM aos carros do GT500 japonês. A ideia é exportar o conceito DTM para os EUA, com a possibilidade de usarem também carros dos GT500 do Japão, mas esse passo ainda está longe de acontecer, pois nenhuma marca americana mostrou interesse. Uma possível unificação entre a competição Alemã e Japonesa? nada foi dito sobre isso e com o WTCC em força é pouco provável que aconteça, mas esta uniformização poderá permitir isso mesmo. Mas aí já estamos no campo da especulação.
Mas para este ano espera-se muita acção, muita competição, o que já é costume no DTM, numa época onde seguiremos com especial atenção Augusto Farfus e mais ainda António Félix da Costa.
Fica o line up para este ano:
O calendário para 2014:
Round | Circuit | Date |
---|---|---|
1 | Hockenheimring, Baden-Württemberg | 4 May |
2 | Motorsport Arena Oschersleben, Saxony-Anhalt | 18 May |
3 | Hungaroring, Mogyoród | 1 June |
4 | Norisring, Nuremberg | 29 June |
5 | Moscow Raceway, Volokolamsk | 13 July |
6 | Red Bull Ring, Spielberg | 3 August |
7 | Nürburgring, Rhineland-Palatinate | 17 August |
8 | EuroSpeedway Lausitz, Brandenburg | 14 September |
9 | Guangzhou Street Circuit, Guangzhou[12] | 28 September |
10 | Hockenheimring, Baden-Württemberg | 19 October |
Fontes:
racecar-engineering.com
wikipedia.com
dtm.com
Fábio Mendes
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