2ª Paragem em tons de “branco”.
Está de volta o espectáculo do Mundial de Ralis, com a
segunda prova do campeonato a ser disputada na gelada Suécia, onde por hábito
os pilotos nórdicos costumam dar-se bem, e marcar uma forte presença na lista
de inscritos. Este ano não será diferente. São ao todo 18 WRC´s inscritos na
prova sueca, com vários pilotos a estarem de regresso escalão máximo do mundial
de ralis.
Nas equipas oficiais, as novidades não são muitas nem
surpreendentes. Na Hyundai, D. Sordo vai ser substituído por J. Hanninen, algo
que já havia sido anunciado. Na Citroen será K. Al Qassimi a entrar nas contas
da marca francesa, isto sem mexer no resto do “line Up” da equipa de Y. Matton.
Na Ford quem está de volta é O. Tanak, o jovem piloto Estónio regressa ao
mundial de ralis com a equipa da marca de pneus D- Mack, apoiado pela M-Sport.
Nos privados estão as grandes novidades, com o regresso de
vários ilustres conhecidos. M. Solowow, T. Pontus, H. Solberg, C. Breen, todos
em Ford Fiesta RS WRC e ainda E. Brynildsen em Citroen Ds3 WRC estarão na
partida da prova nórdica, sendo muitos deles muito experientes neste tipo de pisos.
Serão homens rápidos e capazes de andar nos limites. Espectáculo garantido.
Depois de ter ganho em Monte Carlo, S. Ogier parte como
principal candidato à vitória, numa prova em que o francês tem boas recordações,
pois em 2013 também venceu, numa espectacular luta com S. Loeb, levando a
melhor sobre o multi-campeão do mundo de ralis. Mas o Rali da Suécia é sempre
uma surpresa, onde a mínima falha pode deitar tudo a perder, pois ficar preso
num banco de neve levará à perda de muito tempo, que poderá ser fatal nas
contas finais.
Na Citroen, o bom Rali inaugural por parte de Meeke e
Ostberg vai decerto servir de motivação para os homens da equipa francesa, com
Ostberg a ter hipótese de andar entre os mais rápidos, aproveitando os “genes”
nórdicos, apresentando-se como provável ameaça para Ogier. O piloto norueguês
diz mesmo que “O objetivo é terminar no pódio. Se tudo correr bem, quero tentar
lutar pela vitória.”
A Ford apresenta o seu plantel renovado, além dos pilotos da
casa E. Evens, M. Hirvonen e R. Kubica, terá também O. Tanak nas suas fileiras,
ainda que com as cores da D- Mack, será apoiado pela M- Sport. M. Hirvonen terá
a oportunidade de “fazer as pazes” com as boas exibições, numa prova onde
costuma ser eficiente, não fosse ele nórdico.
A Hyundai fará a segunda aparição da temporada, depois da
desastrosa estreia em Monte Carlo, T. Neuville quererá decerto redimir-se da
imagem passada na abertura do campeonato, e andar o mais possível perto dos
mais rápidos. O I20 WRC estará de novo no centro de todas as atenções, pois do
pouco que se viu, poderemos ter carro para discutir um lugar no top 5, assim a
fiabilidade do “rookie” Hyundai passe no teste da neve sueca. O Finlandês J.
Hanninen estará encargo do segundo carro da marca Coreana.
Na Volkswagen não existe surpresas, Latvala e Mikkelsen
serão os acompanhantes de Ogier na segunda prova do mundial. Latavala já
afirmou que quer “pelo menos o pódio, num Rali da Suécia que não mudou muito do
ano passado para este.” Assim esperamos, ver o piloto da Volkswagen a discutir
os bons lugares nesta prova.
Confira agora a lista
de inscritos do WRC e WRC2:
http://www.rallysweden.com/en/tavlingen/anmalda/
Horários:
Horários:
Horários retirados da Página Doidos por Rally do Facebook com o endereço:
https://www.facebook.com/doidosporrally?fref=ts
Dados lançados, tudo a postos mais uma etapa do mundial de ralis,
coberta de neve como sempre, que proporcionará um espectáculo automobilístico
intenso, e que prenderá ao televisor e ao computador, durante os próximos dias
os amantes desta modalidade. O Mundial de Rally está de volta, siga todas as
incidências da prova no nosso blog, e na nossa página de Facebook Chicane
Desportos Motorizados.
Até lá, mesmo na neve, mesmo que escorregue…if in doubt flat
out!
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário