Que expectativas traz esta nova temporada?
Antes de mais é muito difícil fazer previsões do que se vai passar este
ano. Esta temporada tem tudo para ser interessante e competitiva. As mudanças
nos regulamentos implicam mudanças profundas nos carros e isso poderá nivelar
um pouco mais a competição e permitir que equipas do meio da tabela possam dar
um salto em frente. A ideia seria sempre retirar a superioridade da Red Bull e
aproximar outras equipas do topo de forma a tornar a modalidade mais
interessante. Penso que isso será conseguido. As expectativas que tenho para
esta temporada são claramente positivas. O início poderá ser algo confuso e
pouco ortodoxo mas há condições para ter um campeonato muito bom.
O que mudará verdadeiramente na F1
esta temporada?
Muda muita coisa. Desde os motores, que agora têm turbo e um funcionamento
mais parecido aos motores híbridos, aos chassis dos carros que, agora têm menos
apoio aerodinâmico que no ano passado, às regras (já não haverá "drive through", apenas 5 segundos de penalização, o que é uma boa medida). Já não se via uma
revolução tão grande na F1 há muito tempo. Mas o que interessa
verdadeiramente e o que vai mudar pelo menos nestas primeiras épocas é a
competitividade. Estas mudanças permitem uma espécie de começar do zero.
Obviamente que as equipas grandes terão sempre alguma vantagem, mas as equipas
do meio da tabela terão mais uma palavra a dizer, assim possam desenvolver um
bom trabalho. É uma oportunidade de ouro para crescerem.
Este ano está fora de questão novo domínio da Red Bull. As mudanças são
demasiado profundas para que isso aconteça. E os testes de Jerez vieram mostrar
que não só o domínio não se verificará, como a Red Bull tem muito trabalho pela
frente para voltar ao nível que tinha. É provável que a Red Bull melhore e
muito, até ao final do ano e ainda tenha uma palavra a dizer no campeonato, mas
o domínio avassalador do passado é algo que não se verificará este ano e provavelmente
nos próximos anos.
Qual a equipa/piloto que poderá
fazer frente ao domínio da Red Bull?
Há duas equipas que esta época poderão tomar o lugar da Red Bull. Mercedes
e Ferrari. Serão provavelmente os grandes candidatos ao título este ano. A McLaren
entrará neste lote a partir de 2015, com os motores Honda, mas para já e embora
tenham começado de forma muito positiva o ano, 2014 trará muito trabalho de preparação
para a mudança de motor, o que vai pedir muito tempo e dificultará a gestão da
equipa. Como tal a Mercedes e a Ferrari apresentam-se como as fortes candidatas.
Mas se tiver de escolher uma equipa, é a Mercedes. O trabalho de base está a
ser feito já há algum tempo, a dupla de pilotos já trabalhou no ano passado.
Tudo está mais encaminhado do que na Ferrari, que tem muita gente nova. A minha
aposta vai para a Mercedes. Quanto aos pilotos, Raikkonen e Alonso são os
melhores que temos no grid. Qualquer um deles poderá tomar o lugar de Vettel.
Mas mais uma vez, como estou a apostar numa grande época da Mercedes, Hamilton
é a minha escolha para suceder este ano a Vettel.
Qual será a maior surpresa da
temporada e a maior desilusão?
É difícil avaliar assim com os poucos dados que existem, mas a Williams e a
Force Inda têm tudo para fazer uma excelente época. Pessoalmente, vejo a Force
India como grande candidata a surpresa do ano. Bons pilotos, projecto
ambicioso. Penso que será uma agradável surpresa. Pela negativa vejo a Lotus a
apresentar-se como a desilusão do ano. Muitas saídas de pessoal importante, uma
dupla de pilotos que não dá garantias. É com pena que vejo este retrocesso da
Lotus. Espero estar enganado.
Tony Fernandes já veio dizer que
este será um ano decisivo para a equipa, e senão conseguir uma boa evolução nos
resultados poderá abandonar a F1. Achas que a equipa dará o tal “salto” nesta
temporada?
Antes de mais, penso ser injusto para uma equipa como a Caterham ter a
pressão colocada neste ano, em que tanto mudou. De qualquer forma, isto mostra
que o dinheiro é pouco e que os resultados têm que aparecer. A Caterham, pelo
que investiu, deveria ter já outro nível. Penso que pelo menos conseguirão
ficar à frente da Marussia. O 10º é a minha previsão. Não sei se é este o salto
que pretendem mas ainda assim penso que é o objectivo possível para a equipa
malaia.
Dupla Alonzo/ Raikonen, terá
sucesso ou os “egos” levarão aos conflitos internos?
Toda a gente está a espera que aconteça uma luta de egos dentro da Ferrari.
A verdade é que temos os 2 melhores pilotos do grid, na mesma equipa e que
nenhum quererá deixar os créditos por mãos alheias. Mas ambos os pilotos já
passaram a casa dos 30 anos. A experiência e a maturidade permitirão uma gestão
de emoções diferente do que seria há uns anos atrás. Se esta dupla acontecesse
há 5 ou 6 anos atrás, seria um barril de pólvora, mas tendo em conta a
maturidade dos dois pilotos creio que, embora possa haver problemas, não
atingirão a proporção que muitos esperam. Como tal quem fica a lucrar é a
Ferrari que tem uma dupla de sonho. Muitas probabilidades de sucesso. Será
tanto ou mais interessante ver por exemplo a dupla Perez/Hulkenberg, pilotos
jovens com muito para mostrar.
O que podemos esperar da Williams?
Terá carro para regressar aos lugares cimeiros?
Da Williams podemos esperar um ano muito melhor que o ano passado, o que é
fácil. A luta pelos lugares da frente ainda é difícil, mas acredito que este
ano possam voltar ao top 5. Claire Williams tem feito por melhorar a equipa e
tem conseguido. O processo não é rápido, mas está a ser feito de forma gradual
e positiva. Penso que daqui por 2 anos ou 3 poderemos voltar a ver a Williams
na luta pelos lugares da frente. Este ano, andarão pelos lugares de cima
mas ainda não no pódio. Com o departamento técnico remodelado e a adição de
Massa ao Line Up, a Williams tem tudo para dar passos certos e definitivos rumo
às vitórias.
L. Hamilton, terá condições para
ser de novo campeão do mundo?
Tem todas as condições. Tem talento, tem equipa, pelos
vistos tem carro e tem a vontade de provar que o título de 2008 não é um acaso.
No ano passado esteve mal, mas este ano acredito que poderá estar na luta pelo
título. Há vozes que se levantam contra o britânico e que dizem que Lewis é só
fogo-de-vista. Tem este ano a hipótese de provar que estão errados e a
motivação estará por certo bem alta. É o meu favorito.
E da Lotus, o que poderemos
esperar?
Da Lotus não se espera muito. Grosjean tem de confirmar que cresceu e
Maldonado tem de mostrar que é piloto de F1. Mas com tantas mudanças creio que
este ano será muito difícil para a Lotus. Espero pouco da parte deles. Espero
que Grosjean continue a mostrar que tem qualidade. É dos poucos aspectos positivos
que espero ver.
K. Magnunsen estará preparado para
entrar na F1 numa equipa como a McLaren?
Magnussen é como o algodão…não engana. É piloto da cabeça aos pés. Tem um
talento enorme. E tem a sorte de entrar numa McLaren em mudança. Ou seja, mesmo
que este ano corra mal, o dinamarquês tem tolerância, pois a partir de 2015 é
que o jogo se torna sério. Ainda assim terá de mostrar o que é capaz este ano e
não ser displicente. Se está preparado? Penso que sim. O início poderá ser
difícil mas quando se habituar ás corridas num F1 brilhará e muito.
Quanto ao caso polémico da escolha
do piloto russo D. Kvyat para a Toro Rosso, será este jovem piloto um “erro de
casting” ou vai mostrar que de facto tem qualidade para estar na F1?
Creio que é um erro. O russo tem talento, mas a experiência também é
importante. E Kvyat não tem assim tanta experiência. E fazer voltas contra o
crono é uma coisa, lutar com outros pilotos é outra. Félix da Costa tinha muito
mais condições de se afirmar. Vai demorar tempo até o russo mostrar qualidade.
Após os primeiros testes, está
mais ou menos ultrapassado o medo do “som” destes novos motores 1.6L V6.
Sem dúvida. Assusta mais o aspecto dos carros do que o som do motor. Embora
não seja tão vibrante como os antigos V8, penso que os novos motores cantam bem
e não será pelo seu som que o espectáculo fica comprometido.
Achas que poderemos ter de novo
uma nova “era” onde a mecânica e a condução será mais importante, ou a
aerodinâmica continuará a ser decisiva?
É difícil voltar a uma F1 onde a mecânica volte a ter primazia sobre a
aerodinâmica. Seria uma forma de voltar a nivelar as coisas para todas as
equipas e tornar a modalidade mais emocionante, mas seria um retrocesso de 20
anos e o caminho da F1 não deve ser feito andando para trás. Há outras formas
de tornar a F1 competitiva e emocionante, sem termos de regressar à tecnologia
dos anos 80/90. Basta que as pessoas que mandam na F1 pensem mais nos fãs e
menos nas suas carteiras. Quando isso acontecer, teremos a F1 de volta aos
tempos gloriosos. Mas não me parece que seja positivo sequer voltar à fórmula
passada. O futuro faz-se caminhando em frente.
Achas que a estética destes novos
monolugares, afectará o interesse da a F1? As críticas têm sido uma constante às
famosas asas dianteiras…
É mais uma coisa que afecta a modalidade. Por um lado fala-se muito dos
carros e quer se fale bem ou fale mal, o que interessa é que se fale. Para quem
investe dinheiro na F1, foi bom. Para os fãs como nós, foi horrível. É triste
ver aqueles carros assim. A parte visual da F1 é tão importante como a parte
sonora ou da velocidade. Ninguém compra livros de F1 ou miniaturas quando os
carros têm este aspecto. Quem não é fã de F1 vai olhar de lado e gozar. É algo
que tem de ser revisto. Mas admito que a F1 não é um concurso de beleza e sim
uma prova de velocidade. Se as corridas forem emocionantes os narizes ficarão
para segundo plano. Mas nada custa juntar a competitividade à estética
A pontuação a dobrar na última
prova lançou polémica no seio do grande circo. Qual a tua opinião sobre essa
medida?
Não é a melhor opção mas não me choca. É uma forma de maquilhar o fosso entre
as equipas e de tornar as últimas corridas mais emocionantes. É também uma
medida que visa encher mais os bolsos ao "tio" Bernie. Mais uma vez prevaleceram
os interesses de quem manda, em vez de se pensar no bem da modalidade. Há
outras formas de tornar a modalidade atractiva outra vez. Mas ainda assim, não
vejo que seja um desvirtuar da F1, como se disse por aí. As regras estão
estabelecidas e as equipas têm de se adaptar a elas. Não é suposto ser fácil
para as equipas. É suposto ser competitivo e agradável para os adeptos. Como
tal, não sendo a melhor solução, aceito que possa ter efeitos positivos.
A Formula 1 está a ser “invadida”
por pilotos pagantes. Qual a tua opinião acerca disso.
A grande maioria dos pilotos paga para andar na F1. Quase todos têm
patrocínios que ajudam a entrar nas equipas. Isso será difícil de mudar. O que
me irrita é que certos pilotos sem qualidade nenhuma, entram na F1 ou ficam com
um lugar que não deveria ser deles. A F1 só devia ter os melhores dos melhores.
Nada menos que isso. Como tal deveriam ser arranjadas soluções para que os
pilotos com menos talento não tenham vagas garantidas, apenas por terem os
bolsos mais fundos. Mas acredito que isso terá de ser feito com uma mudança de
filosofia das equipas e da própria F1. O dinheiro está a dar cabo da modalidade.
Deveria ser encontrada uma forma de conciliar os pilotos que embora com muito
dinheiro, não tem talento para rodar na F1 e os pilotos que verdadeiramente
merecem estar no grande circo. A categoria rainha do automobilismo não se pode
dar ao luxo de ter pilotos mais fracos que modalidades inferiores.
A. F. da Costa terá ainda hipóteses de entrar na F1 esta temporada, terá de
esperar mais um ano ou o sonho terminou de vez?
Félix da Costa foi um dos prejudicados pelo facto de outros pilotos com mais
dinheiro, embora com menos talento, permanecerem na F1. A escolha de Kvyat foi
claramente por motivos políticos e financeiros. Em termos de talento o nosso
Félix da Costa é do melhor que existe. O sonho tornou-se mais difícil, mas não
impossível. Ainda há hipóteses, caso Vergne ou mesmo Kvyat não rendam o que se
espera deles. A Red Bull não investiria num piloto que não tivesse reais
hipóteses de subir para a F1. E acredito que este ano, Félix da Costa possa ter
uma hipótese de subir à F1. Creio que Vergne está por um fio e se continuar
mostrar tão pouco como no ano passado, o lugar é do português. De qualquer
forma tem o DTM, que está fantástico este ano e é muito competitivo e mesmo que
tenha azar e saia da estrutura da Red Bull, no futuro haverá equipas
interessadas nos seus préstimos. Quando se tem qualidade, embora possa ser
difícil, há sempre hipótese de conseguir o seu sonho. E o nosso Formiga tem
talento para dar e vender. Acredito que o vamos ver a competir num F1.
Para ti quem vai ser campeão do
mundo este ano?
Sendo extremamente difícil fazer qualquer tipo de previsões, aposto na
Mercedes e em Hamilton para vencedores do campeonato.
Faz o teu top 3 para esta
temporada. De pilotos e construtores.
Numa época tão diferente e com tantas mudanças tudo pode acontecer e as
apostas podem ser erradas (e no fundo todos esperamos que sim, pois
significaria que a F1 está imprevisível). Apenas é a minha opinião, segundo o
que se vai vendo na F1. E a F1 é conhecida por não seguir uma lógica definida. Mas
para pilotos, penso que o top 3 será Hamilton, Alonso e Raikkonen. Nos
construtores, o meu top 3 será Mercedes, Ferrari e McLaren. A Red Bull vai
passar por momentos de aperto e Ricciardo não deverá ter capacidade de ajudar a
equipa a trazer tantos pontos como fazia Webber. Mas será um ano cheio de incertezas, que valerá bem a pena seguir com atenção.
Perguntas:
Carlos Mota
Carlos Mota
Respostas:
Fábio Mendes
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