Chegou ao fim o segundo dia do rali da Suécia, depois do no
primeiro dia de prova ser composto apenas por uma “super especial”, bastante
curta, de apenas 1,9km ganha por A. Mikkelsen, que ao longo deste dia veio
provar que essa mesma liderança não foi um acaso, pois o jovem piloto Norueguês,
liderou a prova ainda durante mais duas etapas, sendo mesmo mais rápido do que
S. Ogier em várias ocasiões, perdendo apenas o primeiro posto para o francês já
na ultima etapa do dia, alegando mesmo que “prefiro perder tempo aqui e ter
pneus melhores para amanhã”. Desta maneira S. Ogier fecha o dia 2 do Rally da
Suécia na frente, sendo secundado por A. Mikkelsen ( a 5,8´s do lider ), que
sem dúvida está a realizar a sua melhor exibição desde que compete no WRC. A
fechar o TOP3 encontra-se para já J. M. Latvala,com um atraso de 12,2´s,
completando assim um inédito pódio da Volkswagen, demonstrando a força da marca
da marca alemã, sendo neste momento o grande alvo a abater por todas as outras
equipas.
A fechar o dia na 4ª posição está o regressado O. Tanak, com
o jovem piloto Estónio a ser o melhor entre os Ford, tirando proveito da sua
posição de saída para a estrada, pois apanhando os troços mais limpos, consegue
assim tirar proveito para ser mais rápido, reflectindo-se e bem na geral.
Excelente regresso deste piloto que quanto a nós merece mais oportunidades para
competir ao mais alto nível no mundial de ralis.
Mads Ostberg é para já 5º na geral, numa prova em que seria
de esperar mais do piloto da Citroen, depois do bom resultado em Monte Carlo, e
a correr praticamente me casa, viu-se um pouco “traído” pela pouca neve
(comparativamente a outros anos) que os troços apresentam:
“Sinto-me cada vez
mais confiante com o carro, mas testámos em pisos completamente diferentes. Já
agora, espero ainda mais terra amanhã, pois seria melhor depois do dia de hoje.
Mas continuam a ser troços complicados…”, disse o piloto Norueguês à chegada ao
parque fechado.
Quem não tem maneira de engrenar com o ritmo dos homens da
frente é mesmo M. Hirvonen, que volta a ter um dia de desilusão, fechando
apenas com a 6ª posição, com o mesmo tempo de Ostberg, seguem a 22,5´s do líder,
Ogier.
T. Neuville a fazer uma prova muito cautelosa, é para já 7º
na geral, conseguindo ainda dar um ar da sua graça na etapa SS5, onde foi
segundo atrás de Tanak, onde falhou o primeiro “scratch” da Hyundai por apenas
0,5´s, dando desta maneira o I20 WRC boas indicações. Ainda assim, e de forma
cautelosa, segue na 7ª posição a 32´s de Ogier. Logo atrás de si segue o seu
colega de equipa, J. Hanninen, a gastar mais 10´s exactos que Neuvile.
A nona posição está entregue ao final do segundo dia a um
piloto da casa, P. Tidemand, já a 44,6´s da liderança tendo atrás de si e a
fechar o TOP10 K. Meeke, na sua estreia na Suécia, e encarando a prova como uma
nova experiencia, onde o próprio admite que dificilmente conseguirá subir mais
posições. Também neste sentido temos R. Kubica e E. Evens, ambos a fazer as
suas estreias num Rally tão específico como o da Suécia, seguem em 11º e 12º respectivamente.
A nota que fica deste primeiro dia é de facto as poucas
diferenças ainda entre os homens da frente, pois em apenas 22´s cabem 1º e 6º
classificado, razões mais que validas para termos um rally disputado até ao
último km…a mais que um certo francês comece a “voar baixinho”.
Fim do primeiro dia, tripla da Volkswagen na frente da
classificação para conferir agora:
Em WRC2 um surpresa,
o piloto árabe Al-Rajhi a liderar ao cabo do segundo dia de prova, na frente da
armada de pilotos nórdicos que compete na “segunda divisão” do mundial de
ralis, que sem duvida em teoria deveria ser bem mais eficientes do que o piloto
proveniente da Arábia Saudita. Sem duvida um grande mas a agradável surpresa.
Classificação WRC2 após o 2º dia de prova:
O Rali da Suécia está de regresso amanha, com o resumo de
todas as incidências do terceiro dia de prova, onde muito haverá ainda por
decidir, e com os pilotos da frente a estarem tão próximos, só os mais “frios”
conseguirão aguentar a pressão. Quem vai ceder? Até onde poderá ir Mikkelsen?
Todas as respostas a essas dúvidas, amanha, no nosso blog ao
final da tarde, e na nossa página de facebook com informações ao longo dia de
todas as incidências sobre o Rally.
Até lá…if
in doubt flat out
https://www.facebook.com/doidosporrally?fref=ts
Sem comentários:
Enviar um comentário