Foi J. M. Latvala o grande vencedor da segunda prova do
mundial de ralis, realizada na Suécia, este ano com bem menos neve do que o
habitual, o que veio de uma certa maneira baralhar as contas de pilotos e
marcas. Numa prova muito bem disputada, com o primeiro dia (a sério) a terminar
com os pilotos da frente todos bem próximos, o terceiro dia de prova veio ser
decisivo para o desfecho final do rali, pois S. Ogier, com uma ligeira saída de
estrada, ficando preso num banco de
neve, deitou por terra todas as aspirações de nova conquista neste rali
nórdico, um ano depois de ter vencido neste mesmo local, numa intensa luta com
S. Loeb. O francês da Volkswagen, perdeu mais de 4 minutos neste “percalço”,
deixando a luta pela vitória entregue aos seus companheiros de equipa, Latvala
e A. Mikkelsen, que entre eles discutiram a vitória final.
No final foi o finlandês a levar a melhor sobre o jovem
piloto norueguês da Volkswagen, que ainda assim realizou a sua melhor prestação
desde que ingressou na categoria máxima do mundial de ralis, com este segundo
lugar na geral final. A fechar o pódio ficou M. Ostberg, com o piloto da
Citroen a ficar aquém das espectativas, pois tinha aspirações a lutar pela
vitória, mas nunca conseguiu imprimir ritmo capaz de ombrear com os pilotos da
Volkswagen, acabando por não ser uma verdadeira ameaça aos homens da marca
alemã. Ainda assim sai da Suécia com nota positiva, revelando um Ostberg
diferente da época transacta.
J. M. Latvala
venceu assim pela 3ª vez na Suécia, e mais do que isso, assumiu a liderança do
campeonato, relegando assim o seu colega de equipa, Ogier, para a segunda
posição, demonstrando que será preciso contar com ele na luta pelo título. Não
querendo ficar na sombra do seu líder, Latvala venceu de forma convincente, numa
luta resumida a dois para o último dia, onde atacou forte e se distanciou de
Mikkelsen. O finlandês não contente, ainda somou mais 2 pontos na derradeira
especial do rali, com o segundo tempo na “power Stage”. Sai da neve Suécia um
“líder” cheio de confiança, a caminho do sol mexicano.
A. Mikkelsen
realizou na Suécia a sua melhor exibição ao volante do Polo P WRC, depois de
ter chegado ao final do 1º dia de prova na liderança, fruto da vitória na curta
especial de abertura (1,9km). Mostrou que a liderança não um era acaso, fazendo
tempos bem interessantes, ao ponto de na SS6 ter destronado Ogier da liderança
da prova, embora o francês a tenha de novo reconquistado na especial SS7. Na
primeira especial cronometrada do 3º dia volta a assumir o comando da prova,
após saída de estrada do seu “chefe de fila”. Daí para a frente, entrou em luta
directa com J. M. Latvala, onde não conseguiu suportar o ritmo forte do
Finlandês ao longo do último dia, ficando com este fantástico 2º lugar final,
numa prova evidente de qualidade por parte de Mikkelsen. Temos piloto.
M. Ostberg foi
sempre o melhor piloto “não Volkswagen”, faltando um pouco mais de conhecimento
do seu Ds3 WRC, pensamos nós, para atacar verdadeiramente a vitória final na
prova sueca. Ostberg, está de facto bem diferente da última temporada, muito
mais confiante, sem pressão, chegando mesmo a acreditar que poderia de facto
lutar pela vitória. O terceiro lugar acaba por ser positivo, mais ainda após a
vitória na “Power Stage”, amealhando mais 3 pontos extra para o campeonato.
Fim-de-semana francamente positivo para Ostberg, motivador, e pode servir de
catapulta para uma época em bom plano. Ostberg na Citroen? Escolha acertada.
Se Ostberg foi uma escolha acertada pela Citroen, já o mesmo
não se pode dizer acerca da escolha da Ford sobre Hirvonen. Um 4º lugar enganador, revelando pouco da fraca prova do
finlandês, num terreno bem do seu conhecimento. O piloto da Ford nunca foi
capaz de se intrometer entre os mais rápidos exceptuando no final do segundo
dia, onde ainda rivalizou com Ostberg, sendo sol de pouca dura, bem vincado
pelas diferenças de tempos no final do rali. Fica no entanto a nota positiva na
“Power Stage” com o 3º tempo, arrecadando 1 ponto extra. Pedia-se e esperava-se
muito mais de Mikko.
O. Tanak
regressou ao WRC em grande estilo, com um boa prova, rodando bem próximo dos
mais rápidos em certos momentos, vencendo até a SS5. Este 5º lugar é um premio
justo, depois de um afastamento do WRC…injusto. Este jovem tem talento, muito
talento, e merce mais oportunidades…Sr. Malcom Wilson.
S. Ogier que já
não perdia uma prova do mundial desde a última edição do Rali da Alemanha,
desta vez não foi além da 6ª posição, depois de na SS8 ter perdido mais de 4
minutos com uma saída de estrada, ficando preso num banco de neve. Caiu bem
abaixo do 10º lugar, mas recuperou ainda até aos lugares pontuáveis, vencendo
várias especiais cronometradas, dando um autêntico recital de condução. Com
carta branca para arriscar, o francês foi recuperando posições, até chegar à
sexta, de onde não mais sairia. Valeu pela recuperação, pois na “Power Stage”
também não consegui amealhar mais pontos. Os bons também têm azares, e pelos
vistos os melhores também…perdem a liderança do mundial para Latvala. Mas parar
este francês só mesmo desta maneira.
H.Solberg, também
ele de regresso ao mundial de pilotos, numa prova que bem conhece, completou em
7º lugar, beneficiando de azares alheios para subir aos lugares pontuáveis. De
saudar este regresso.
Atrás de si ficou o piloto da casa Tidemand,
na 8ª posição, numa prova que não correu de feição ao piloto sueco, sempre com
problemas na afinação no seu Fiesta RS WRC, nunca conseguiu ser verdadeiramente
rápido, como esperava. C. Breen
completou a prova na 9ª posição também ele de regresso ao mundial, numa
actuação bem discreta do piloto Irlandês, ainda assim logrou chegar ao final da
prova, no top 10. Top 10 esse fechado por C.
Meeke, que se bateu contra vários problemas de habituação aos pisos Suecos,
naquela que foi a sua estreia neste rali. As coisas nem estavam tão mal, até
que uma saída de estrada, aliada ao facto de ficar preso na neve, o fez perder
mais de 7 minutos. Um 10º lugar que acaba por ser um mal menor. Venha de lá o México,
para Meeke e para a Citroen.
A Hyundai
continua a não ter sorte, num ano de estreia do I20 WRC nada fácil, somando
mais dois abandonos, ainda que T.
Neuville tenha regressado em Rally 2, mas terminou a prova muito atrasado
na tabela classificativa. O piloto belga voltou a sair de estrada, bem como o
seu colega de equipa J. Hanninen,
que também não teve uma estreia fácil ao volante do carro da marca coreana, também
prematuramente fora de prova, devido a acidente. Resultado final sem pontos, e
apenas Neuville levou o Hyundai ao final, com um atraso de 46 minutos. Vida
difícil para Neuville e a Hyundai.
R. Kubica e E. Evens
ambos em Ford, e ambos a fazer a suas estreias no Rali de Suécia, também não
tiveram vida facilitada, com o piloto polaco a ter várias saídas de estrada,
com alguns danos do seu Fiesta RS WRC. Já Evens, ficou de fora da última
especial da prova (Power Stage), deitando por terra uma estreia até positiva
(seguia em 9º), com este percalço.
Classificação geral final Rali da Suécia:
Classificação campeonato após Rali da Suécia:
Em WRC2 e depois de estar a fazer uma grande prova, Al-Rajhi deitou tudo a perder no último
dia de prova, com uma saída de estrada, perdendo muito tempo, depois de ter
dominado todo o rali na categoria WRC2, caiu para a 4ª posição. K. Kruuda foi assim o grande vencedor,
por apenas 2,3´s, numa disputa até ao último Km com J. Ketomaa. Fica ainda assim o registo de Al-Rajhi, que sendo
oriundo da Arábia Saudita se bateu muito bem contra pilotos locais, e não fora
a saída de estrada, teria vencido na neve Sueca de forma bem clara e
convincente. Temos piloto?
Classificação Rali da Suécia:
Classificação campeonato após Rali da Suécia:
Tudo dito sobre o Rali da Suécia, próxima paragem do
mundial de ralis será no México de 6 a 9 de Março, na primeira prova da
temporada em solos de terra. Um rali muito duro, corrido em altitude,
imprevisível, onde a luta pela vitória será intensa, e tudo pode acontecer.
Não perca as noticias sobre o mundo dos desportos
motorizados no nosso blog “Chicane desportos motorizados” e na nossa pagina de
Facebook.
Até lá… if
in doubt flat out!!
Fotos:
Eyes of Rally : https://www.facebook.com/eyesofrally
Doidos por Rally: https://www.facebook.com/doidosporrally?fref=ts
Fontes:
Página do Facebook, Doidos por Rally no endereço:
https://www.facebook.com/doidosporrally?fref=ts
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário