Começou o Campeonato Nacional de Ralis, com a Serra de Fafe
e os seus míticos troços a acolherem a prova inaugural da temporada de 2014,
que promete ser uma das mais emocionantes e animadas dos últimos anos, com
vários pilotos conceituados e com bons projectos a alinharem à chamada.
Com uma lista de inscritos como à muito não se via em provas
nacionais, vários pilotos se apresentaram em Fafe com “máquinas” capazes de se
baterem pelos lugares cimeiros, prometendo uma intensa luta pela vitória, onde
o Tricampeão nacional Ricardo Moura seria o alvo a abater por parte de toda a
gente.
A estreia de João Barros e Diogo Salvi nos modernos Fiesta
R5, e o regresso do mítico piloto Rui Madeira, ao volante também ele no
novíssimo R5, seriam mais um chamariz para todos os que pensavam deslocar-se
aos troços, bem difíceis por sinal, com as chuvas destes últimos tempos a
deixarem as especiais bem duras e escorregadias.
Quem o fez não ficou defraudado com certeza, e foram muitos
os que seguiram bem de perto a prova que abriu o CNR, dando um colorido
fantástico a todas as especiais, com uma moldura humana como à muito não se via
numa prova nacional.
Ricardo Moura foi o grande dominador da primeira secção do
rally, que contava com 2 passagens pela especial de Montim, e duas pela mítica
Fafe- Lameirinha e os seus 20km de distância. Esta secção acabaria com a
primeira de três passagens em Luilhas, especial essa que seria decisiva para o
desfecho da prova.
O piloto açoriano,
vencendo 4 das 5 especiais que compunham a primeira secção, liderava a prova com uma margem de
10´s sobre Meireles. Azar teve João Barros que na estreia do seu Fiesta R5, partiu o diferencial e foi obrigado a abandonar logo na segunda especial.
Também José Pedro Fontes teve azar, quando no inicio da segunda
passagem por Fafe – Lameirinha, viu o turbo do seu Subaru partir, ditando
também o seu abandono, numa altura em que liderava no agrupamento de produção,
na frente de Adruzilo Lopes.
Mas na segunda passagem por Luilhas, Ricardo Moura embateu
numa rocha que se encontrava no meio do troço, partindo o cárter e perdendo
todo o óleo do motor do seu Skoda S2000, vendo cair por terra as aspirações de
vencer pela primeira vez esta prova, algo que ainda falha no seu currículo.
Com o abandono de Moura, foi Pedro Meireles que assumiu, com
o jovem piloto Estónio Martin Kangur a seguir na 2ª posição e Rui Madeira num
belo regresso aos ralis seguia na 3ª posição.
Nas especiais da tarde o protagonista foi outro. Martin
Kangur, jovem piloto da equipa de Bernardo Sousa (Sousa que alinhou como carro 0 ao
volante de um Ford Fiesta RRC, com que disputará ao que tudo indica o mundial
WRC2), veio determinado para a segunda secção do dia, e pulverizou todos os tempos, fazendo uma recuperação incrível, vencendo todas as especiais da
tarde. Viu escapar por apenas 1,3´s a vitória na prova, vencida por Pedro
Meireles. Sem dúvida uma das agradáveis surpresas desta prova, este jovem piloto,
que com certeza iremos ouvir falar nele nos próximos anos. Uma condução
espectacular, rápida e pelos vistos eficiente no cronómetro.
Na terceira posição o regressado Rui Madeira, com uma bela
prova, provando que velhos são os trapos. O piloto da Almada foi crescendo ao
longo da prova, e animou e muito todos os que acompanharam bem de perto o rally.
Adruzilo Lopes foi 4º na geral, ao volante do seu Subaru R4. Este foi o resultado possível, de um piloto que se outra montada tivesse, lutaria pela vitória em todas as provas.
Diogo Salvi, no outro Fiesta R5 fechou o Top5 e Gil Antunes
foi o melhor nos carros de duas rodas motrizes com o Peugeot 208 R2.
Foi sem dúvida uma boa maneira de abrir esta temporada
nacional de ralis, com muita luta entre os homens mais rápidos, alguns
abandonos, provocados essencialmente pela dureza dos troços difíceis, que os
pilotos encontraram nas serras de Fafe, que acabaram por fazer as delicias do
muito publico que esteve presente ao longo das especiais cronometradas, fazendo
reviver os melhor anos dos ralis nacionais com um grande ambiente.
A próxima prova do nacional realiza-se dias 7 e 8 de Março,
em Guimarães no Rally Targa, primeira prova de asfalto. Poderá haver novidades
na lista de inscritos, pois vários projectos de alguns pilotos ainda não estão
definidos, podendo em breve surgir novidades.
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Até lá…if in doubt flat out!!
Fotos:
Chicane Desportos Motorizados, Carlos Mota com um especial agradecimento à Barbara Góis.
Carlos Mota
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