Como hoje foi um dia recheado de noticias fazemos aqui um
breve resumo do que se passou ao longo do dia de hoje.
O grande destaque vai para a apresentação do McLaren MP4/29 e as
primeiras imagens do Lotus E22. Já ontem tínhamos ficado com as primeiras imagens do Williams FW36 e já antes a Force India tinha mostrado imagens do VJM07. Conclusões até agora? Os carros têm de facto o nariz que tanto assustou
os fãs, quando foi falado dessa possibilidade. O aspecto deles é tal, que só a mãe os poderia achar bonitos. O FW36 e o
MP4/29 têm um único apêndice na frente do carro, claramente inspirado na loiça das caldas. E o
E22, entrando num concurso de masculinidade, onde quem tem mais é melhor, não tem
um mas sim 2 apêndices. E mais estranho ainda um deles é maior que o outro… Não
vamos fazer trocadilhos com isso.
Agora mais a sério...
O facto é que os carros são feios. Muito feios por enquanto,
pois ainda não nos recompusemos do choque (será uma questão de hábito? veremos). Mas como se diz por aí, a F1 não é um
concurso de beleza. É uma competição, onde o que conta é a performance e a
velocidade. Mas não custava nada evitar este tipo de carros. Isto não é boa
publicidade para a modalidade e não atrai novos fãs, pois a primeira impressão
é a mais importante e com carros destes a primeira impressão não é de facto a
melhor. Esperemos que o andamento e a competitividade dos carros compensem pela
falta de “pinta”. E o que nós queremos não são carros bonitos, mas sim corridas emocionantes (ter os dois é que era bom).
De qualquer forma realçar a abordagem mais radical da Lotus
que propõe um nariz completamente diferente e inovador. E nisso a equipa de
Enstone está de parabéns. Já que não pode ser bonito, que seja inovador e
arrojado. O andamento na pista está ainda por comprovar. Mas pelo que corre na net a explicação desta abordagem é de facto inteligente. Veremos se resulta. McLaren não escapou ao
nariz tipo “papa formigas”, mas à primeira vista nota-se mais algum trabalho na
asa dianteira, um dos pontos fracos do carro do ano passado. A McLaren mudou, aparentemente, o sistema de suspensão dianteira que no ano passado não resultou
( usaram o sistema Pullrod que a Ferrari também usava e que decidiu descartar
para este ano, dado os fracos resultados). Há muitos aspectos que merecem mais
atenção e não faltarão oportunidades de falar mais sobre o aspecto técnico dos
carros. Em relação ao Williams é difícil de fazer qualquer avaliação por enquanto e o Force India só com uma foto lateral não permite também grandes avanços.
A Lotus hoje também foi notícia e não pelos melhores
motivos. Eric Boulier saiu da equipa. O agora antigo director da equipa, deixa
assim um lugar de extrema importância. O seu lugar vai ser ocupado por Gerard
Lopez. O antigo vice presidente da estrutura Lotus passa assim a ter uma
ligação mais directa com a equipa e a competição. A entrada de Lopez é
claramente para desenrascar e a saída de Boulier é uma perda de peso. Mais uma
a juntar às muitas que a Lotus sofreu. O ano não começa bem para a equipa de
Enstone, que irá faltar ao primeiro teste em Jerez. Veremos como consegue a equipa lidar com todas
estas mudanças.
Do lado de Boulier corre a notícia a sua saída está ligada
ao lugar de director da equipa McLaren. Depois de se ter falado em Sam Michael
e Ross Brawn aparece agora Boulier, que tem feito um trabalho muito positivo na
Lotus, como possível candidato à vaga agora em aberto na McLaren. Veremos quem será o
escolhido, mas uma coisa é certa, o regresso de Ron Dennis para a estrutura
executiva da McLaren está a mexer com muita coisa e parece-nos que se está a
preparar uma nova era de muito sucesso na McLaren.
Em relação à McLaren a apresentação do carro decorreu com os
pilotos Button e Magnussen e o piloto de reserva Vandoorne. Segundo Sam Michael
o objectivo passa por um desenvolvimento contínuo do carro e tentar alcançar
vitórias. Obviamente que o objectivo principal é preparar a estrutura para os
novos motores Honda que chegarão em 2015. Vitórias seriam um bom tónico para a equipa, mas veremos como se mostra o carro em pista.
Há sinais cada vez mais fortes que a Toyota regressará aos
ralis. Por parte da Toyota motorsport a vontade é clara e inequívoca, mas falta
a aprovação da casa mãe para que isso aconteça. De qualquer forma os rumores
são cada vez mais intensos. A Toyota está a preparar um GT86 R3 que deverá ser
apresentado no Rali da Alemanha em Agosto.
http://autosport.pt/mais-sinais-de-que-a-toyota-vai-regressar-ao-wrc=f117665
A FIA aprovou o controlo de custos na F1. Uma medida já anunciada
há alguns meses e que agora é aprovada pelo organismo máximo do automobilismo, que será apenas implementada em 2015.
Foi também aprovada a penalização de 5 seg (em vez de passagens pela via das
boxes). Há outras alterações para serem implementadas em 2015, como a não
necessidade de uma equipa fazer as próprias suspensões e condutas de travões para ser considerado construtor ( medida que visa facilitar a vida das novas equipas que poderão chegar à f1) e a proibição do uso dos dispositivos de aquecimento de pneus. As medidas terão de ser aprovadas pelas comissão da F1 e
pelas equipas.
http://autosport.pt/conselho-mundial-da-fia-aprova-controlo-de-custos=f117651
Fábio Mendes
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