De 2014 espera-se muito. Espera-se mais competitividade, mais
emoção, mais polémica. 2013 teve um inicio prometedor, mas foi perdendo gás ao
longo do ano, e acabou por ser como uma "novela". Um inicio interessante, uma boa
intriga, mas o final era mais que esperado e não era uma questão de “se” mas sim
de “quando”. Vettel dominou, a Red Bull esmagou a concorrência.
Mas em 2014 a história promete ser diferente. Pelo menos no
papel. Os novos regulamentos vieram colocar um ponto de interrogação sobre o
que se pode esperar da próxima época. Novos motores, novas medidas nos chassis
dos carros, novas regras. Tudo isto adicionará um picante que já faltava na F1.
A mudança dos motores, embora lógica e com fundamento, não nos agrada muito. Ver
o tamanho dos motores diminuir assusta um pouco. A F1 sempre foi grande e
barulhenta. De todas as mudanças, é a que nos provoca mais comichão. Mas como já
dissemos anteriormente, é a evolução que caracteriza a F1 e em termos práticos, poderá até ser muito
interessante. Em relação às mudanças nos chassis é uma clara tentativa de
diminuir a velocidade dos carros e tentar equilibrar, a nível competitivo, os
carros. Ao nível das regras, que muita tinta fizeram correr, é certo que ainda
não são o ideal, longe disso, mas são uma tentativa de aumentar a
espectacularidade da modalidade. Nada contra.
A nível dos GP´s há duas novidades. A estreia da pista de
Sochi na Rússia, onde os petrodólares. mais uma vez, se fizeram ouvir e bem alto
e o regresso de uma das boas pistas do continente europeu… A1 Ring na Áustria,
com o patrocínio da Red Bull. Saídas do calendário.. Índia e Coreia. Índia é
pena pois a pista até tem potencial para proporcionar boas corridas. Mas ver
regressar A1 Ring é muito positivo. Hockenheim também está de regresso (preferimos
Nuburgring). Abu Dhabi vai ser a última
corrida do ano, a tal com os pontos a dobrar.
Ainda falta muito tempo para o GP da Austrália, mas os testes
de Janeiro estão à porta e será a partir dai que começaremos a ver como se vão adaptar
os pilotos e equipas à nova realidade. Carros com muito mais binário que obrigarão a ter um pé direito mais afinado que nunca.
Numa tentativa muito arriscada, pois é muito complicado prever o que quer que seja para o próximo ano, vou deixar a minha opinião
sobre o que acho que poderá acontecer, tendo em conta o momento das várias
equipas e as movimentações que têm feito de forma a preparar 2014.
Red Bull:
É das equipas que mais interesse suscitará no
inicio da época pelas muitas mudanças que enfrentará. Saída de Webber e entrada de Ricciardo. Muitas saídas de
engenheiros, alguns deles importantes na estrutura da equipa, novos
regulamentos, o que implica deixar de lado a base do monolugar que tem dominado
estes últimos anos. Tudo isto poderá abalar a equipa que tem vencido de forma indiscutível nos últimos 4 anos. A minha aposta… vais ser o costume. A equipa tem uma
estrutura forte e o homem que faz magia continua, Newey, mantém-se na equipa e
já isso é um garante de competitividade. É muito provável que o carro da Red
Bull se mantenha nos lugares da frente. Vettel deverá continuar também a lutar
por vitórias, embora não de forma tão folgada. Este ano poderá ser, finalmente, colocado à prova.
De Ricciardo não espero muito. Não me parece que tenha talento para
surpreender.
Mercedes:
Os Silver Arrows deverão ser, a meu ver, a equipa que terá
mais hipóteses de destronar os Red Bull. A Mercedes, embora tenha perdido Ross
Brawn, o que é sempre uma perda importante (esta saída pareceu sempre planeada
e Toto Wolf já teria desenhado esta saída desde a sua entrada em 2013),
reforçou-se com muita qualidade, com engenheiros vindos da Red Bull, que se
juntaram aos reforços de 2013, em especial Pat Fry ex. engº. chefe da McLaren.
A equipa evoluiu muito este ano, a dupla de pilotos é boa e com o investimento
que os germânicos têm feito, é de prever que os resultados apareçam em
breve. Rosberg deverá continuar regular
e espero muito mais de Hamilton. Este ano não esteve muito bem e começam a
surgir vozes que Lewis é mais fogo de vista do que talento real. Ele próprio
deve sentir isso e já disse que este ano terá de trabalhar muito mais para
voltar a ser o que era. Acredito que regresse ao nível que mostrou na McLaren.
Resumindo, boas hipóteses para a
Mercedes.
Ferrari:
Muitas alterações, e muitas novidades na Scuderia. Entradas
de elementos chave de outras equipas (exemplo de Alisson que veio da Lotus), farão a equipa italiana dar um salto qualitativo significativo. Além disso, Alonso e Raikkonen na mesma equipa é de sonho… ou pesadelo. Veremos como se dão
os dois juntos. Mas uma coisa é certa. Ferrari tem tudo para fazer melhor do
que tem feito. Acontece que, ao contrário da Mercedes, que já tem uma base forte
há algum tempo, a Ferrari tem uma base muito boa, mas ainda muito recente. E
isso poderá ser um aspecto que prejudique a Scuderia. Mas parece-me que a
Ferrari terá também uma palavra a dizer na luta pelo titulo. Se o carro não for
tão bom como deveria ser, tem a sorte de ter os 2 pilotos que mais fazem com o
pouco que recebem.
McLaren:
Este ano foi horrível, mas não será por certo no próximo ano
que conseguirão voltar a brilhar como devem. Com a preparação para a entrada da
Honda, este ano será de transição para a equipa de Woking. Como tal, penso
que a equipa não irá lutar de forma séria pelo titulo. Deve lutar por pódios e será
por certo o objectivo, mas o campeonato em si, parece ser pouco realista para
quem tem de lidar e preparar tantas mudanças. Magnussen tem a hipótese de
mostrar o seu talento, sem pressão, dada a conjuntura da equipa. Button será mais
uma vez o grande prejudicado. Ele que deverá querer acrescentar mais um titulo
ao seu currículo, vê assim a tarefa muito mais dificultada e a responsabilidade de "safar" a equipa será outra vez sua. Não espero grandes
surpresas da McLaren. A partir de 2015 sim, deveremos ver de novo uma McLaren
em força.
Lotus:
Grande ponto de interrogação na Lotus. Kimi saiu, o dinheiro
não entra e Maldonado entrou. A vida não parece muito fácil para a Lotus, que
sempre teve de lidar com o facto de ter pouco dinheiro. Com tantas mudanças e
com uma dupla de pilotos que levanta duvidas, será um ano onde todos
olharão com expectativa para o rendimento da equipa de Enstone. Grosjean já
mostrou que pode ser muito útil à equipa e que pode ser ele a levar o barco em
frente, mas terá de confirmar isso. Já Maldonado mostrou que tem muito para
trabalhar para ser considerado como solução. A equipa parece ter uma
organização boa, o que poderá ajudar, mas sem dinheiro não há organização que
aguente. Era essencial que a Lotus mantivesse o nível que tem apresentado.
Ainda assim acredito que terá condições para lutar pelo top 5 de forma
consistente. Mais que isso parece me pouco realista neste momento.
Force India:
A Force India tem tudo para dar um passo significativo em
frente. Penso que será a sensação da época. Este ano fez uma primeira metade
muito boa e apenas não fez mais porque foi claramente prejudicada com a mudança
dos pneus. A equipa tem investido na melhoria de infra-estruturas, já mostrou
que consegue fazer um carro competitivo e tem agora uma excelente dupla de
pilotos que permitirá sonhar com mais. Hulkenberg e Perez dispensam
apresentações, são do melhor que há na F1. Se conseguirem juntar a isso um
carro competitivo, acredito que será este ano que conseguirão finalmente o primeiro
pódio. Será a equipa a seguir com atenção. Deposito muita esperança nesta
equipa.
Williams:
Outra equipa que me parece que poderá voltar a sorrir.
Depois de um ano horrível, a equipa tem dado passos seguros quanto a
reformulação da equipa, com contratações para a área técnica e com a entrada de
Massa, que pode e deve fazer melhor que Maldonado. A mudança para motores
Mercedes também parece ser vista com bons olhos na equipa. Parece-me que, embora
ainda seja cedo para sonhar mais alto, a equipa irá melhorar muito em relação ao
ano passado (não é difícil). Este ano com a entrada de Symonds a equipa
melhorou muito e em 2014 espera-se que as melhorias sejam ainda maiores. Poderá ser a base para o regresso da "velha" Williams que dominou no inicio do anos 90.
Se este ano conseguiram uma recuperação excelente, para o
ano as coisas parecem mais difíceis. Ainda sem investidores para a equipa, o
que num ano com tantas mudanças é muito mau, o investimento para esta época pode
estar comprometido e 2014 poderá ser apenas um ano de serviços mínimos para a
Sauber. Além disso, a dupla de pilotos não parece ter estofo para dar a volta a
um carro difícil, ao contrário do que fez Hulkenberg este ano, que tirou sempre
o máximo do carro. Gutierrez, quanto a nós, ainda não está no ponto, embora tenha
evoluído este ano e Sutil não é nada de mais. Di Resta teria sido uma opção
mais acertada. Ano difícil à vista.
Toro Rosso:
Não deverá ser um ano fácil para a equipa B da Red Bull. A
equipa já mostrou que não tem uma base muito sólida e que a organização não é a
melhor. Além disso, terá Kvyat, um rookie que quanto a nós deu o salto demasiado
cedo e que pode ser mais uma dificuldade. As novas regras vão exigir muito das
equipas e a Toro Rosso não parece estar preparada para enfrentar essas
dificuldades de forma positiva desde inicio. Não me parece que façam melhor que
este ano. Pelo contrário.
Caterham:
Ficaram para trás este ano e foram ultrapassados pela
Marussia, que mostrou que com simplicidade e um bom piloto, se conseguem fazer
coisas positivas. Mas a Caterham, com o que investe, tem obrigação de fazer
melhor e tenho a sensação que irá fazer melhor. Fala-se em Kovalainen ou
Kobayashi para piloto da equipa ao lado de Van der Garde, que tem o dinheiro que
a equipa precisa. O que significa que, embora o holandês deva ter o lugar
garantido, a equipa quer um piloto já com créditos firmados, para fazer a equipa
crescer. E se essa vontade se confirmar, a equipa segue no caminho certo e
poderá voltar ao 10º lugar.
Marussia:
Conseguiu este ano um 10º lugar, que veio trazer dinheiro que
a equipa precisava. É uma incógnita para mim esta equipa. Irá investir de forma
seria este ano, uma vez que a F1 irá visitar a Rússia, ou irá a equipa manter o
modelo dos outros anos? Fazer o mínimo e ver no que dá. Mantiveram Bianchi, que
foi brilhante ao dar o 10º lugar à equipa. Não se sabe quem será o 2º piloto. Há
muitas duvidas a volta da Marussia. Mas parece-me que voltará a ficar no ultimo
lugar do campeonato.
Tudo isto são opiniões e tudo isto poderá ser muito diferente. E se for ainda bem, é sinal que a modalidade é imprevisível. Tudo isto será confirmado ao longo do ano, que esperamos seja emocionante.
Qual é a vossa opinião sobre a época que ai vem? Deixem nos o vosso comentário.
Explicação das alterações nos carros em 2014.
Explicação das alterações nos carros em 2014.
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