segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

F1 – Antevisão de 2014

De 2014 espera-se muito. Espera-se mais competitividade, mais emoção, mais polémica. 2013 teve um inicio prometedor, mas foi perdendo gás ao longo do ano, e acabou por ser como uma "novela". Um inicio interessante, uma boa intriga, mas o final era mais que esperado e não era uma questão de “se” mas sim de “quando”. Vettel dominou, a Red Bull esmagou a concorrência.

Mas em 2014 a história promete ser diferente. Pelo menos no papel. Os novos regulamentos vieram colocar um ponto de interrogação sobre o que se pode esperar da próxima época. Novos motores, novas medidas nos chassis dos carros, novas regras. Tudo isto adicionará um picante que já faltava na F1. A mudança dos motores, embora lógica e com fundamento, não nos agrada muito. Ver o tamanho dos motores diminuir assusta um pouco. A F1 sempre foi grande e barulhenta. De todas as mudanças, é a que nos provoca mais comichão. Mas como já dissemos anteriormente, é a evolução que caracteriza a F1 e em termos práticos, poderá até ser muito interessante. Em relação às mudanças nos chassis é uma clara tentativa de diminuir a velocidade dos carros e tentar equilibrar, a nível competitivo, os carros. Ao nível das regras, que muita tinta fizeram correr, é certo que ainda não são o ideal, longe disso, mas são uma tentativa de aumentar a espectacularidade da modalidade. Nada contra.

A nível dos GP´s há duas novidades. A estreia da pista de Sochi na Rússia, onde os petrodólares. mais uma vez, se fizeram ouvir e bem alto e o regresso de uma das boas pistas do continente europeu… A1 Ring na Áustria, com o patrocínio da Red Bull. Saídas do calendário.. Índia e Coreia. Índia é pena pois a pista até tem potencial para proporcionar boas corridas. Mas ver regressar A1 Ring é muito positivo. Hockenheim também está de regresso (preferimos Nuburgring). Abu Dhabi vai ser a última corrida do ano, a tal com os pontos a dobrar.

Ainda falta muito tempo para o GP da Austrália, mas os testes de Janeiro estão à porta e será a partir dai que começaremos a ver como se vão adaptar os pilotos e equipas à nova realidade. Carros com muito mais binário que obrigarão a ter um pé direito mais afinado que nunca.

Numa tentativa muito arriscada, pois é muito complicado prever o que quer que seja para o próximo ano, vou deixar a minha opinião sobre o que acho que poderá acontecer, tendo em conta o momento das várias equipas e as movimentações que têm feito de forma a preparar 2014.



Red Bull: 

É das equipas que mais interesse suscitará no inicio da época pelas muitas mudanças que enfrentará. Saída de Webber e entrada de Ricciardo. Muitas saídas de engenheiros, alguns deles importantes na estrutura da equipa, novos regulamentos, o que implica deixar de lado a base do monolugar que tem dominado estes últimos anos. Tudo isto poderá abalar a equipa que tem vencido de forma indiscutível nos últimos 4 anos. A minha aposta… vais ser o costume. A equipa tem uma estrutura forte e o homem que faz magia continua, Newey, mantém-se na equipa e já isso é um garante de competitividade. É muito provável que o carro da Red Bull se mantenha nos lugares da frente. Vettel deverá continuar também a lutar por vitórias, embora não de forma tão folgada. Este ano poderá ser, finalmente, colocado à prova. De Ricciardo não espero muito. Não me parece que tenha talento para surpreender.



Mercedes:

Os Silver Arrows deverão ser, a meu ver, a equipa que terá mais hipóteses de destronar os Red Bull. A Mercedes, embora tenha perdido Ross Brawn, o que é sempre uma perda importante (esta saída pareceu sempre planeada e Toto Wolf já teria desenhado esta saída desde a sua entrada em 2013), reforçou-se com muita qualidade, com engenheiros vindos da Red Bull, que se juntaram aos reforços de 2013, em especial Pat Fry ex. engº. chefe da McLaren. A equipa evoluiu muito este ano, a dupla de pilotos é boa e com o investimento que os germânicos têm feito, é de prever que os resultados apareçam em breve.  Rosberg deverá continuar regular e espero muito mais de Hamilton. Este ano não esteve muito bem e começam a surgir vozes que Lewis é mais fogo de vista do que talento real. Ele próprio deve sentir isso e já disse que este ano terá de trabalhar muito mais para voltar a ser o que era. Acredito que regresse ao nível que mostrou na McLaren. Resumindo, boas hipóteses para  a Mercedes.



Ferrari:

Muitas alterações, e muitas novidades na Scuderia. Entradas de elementos chave de outras equipas (exemplo de Alisson que veio da Lotus), farão a equipa italiana dar um salto qualitativo significativo. Além disso, Alonso e Raikkonen na mesma equipa é de sonho… ou pesadelo. Veremos como se dão os dois juntos. Mas uma coisa é certa. Ferrari tem tudo para fazer melhor do que tem feito. Acontece que, ao contrário da Mercedes, que já tem uma base forte há algum tempo, a Ferrari tem uma base muito boa, mas ainda muito recente. E isso poderá ser um aspecto que prejudique a Scuderia. Mas parece-me que a Ferrari terá também uma palavra a dizer na luta pelo titulo. Se o carro não for tão bom como deveria ser, tem a sorte de ter os 2 pilotos que mais fazem com o pouco que recebem.


McLaren:

Este ano foi horrível, mas não será por certo no próximo ano que conseguirão voltar a brilhar como devem. Com a preparação para a entrada da Honda, este ano será de transição para a equipa de Woking. Como tal, penso que a equipa não irá lutar de forma séria pelo titulo. Deve lutar por pódios e será por certo o objectivo, mas o campeonato em si, parece ser pouco realista para quem tem de lidar e preparar tantas mudanças. Magnussen tem a hipótese de mostrar o seu talento, sem pressão, dada a conjuntura da equipa. Button será mais uma vez o grande prejudicado. Ele que deverá querer acrescentar mais um titulo ao seu currículo, vê assim a tarefa muito mais dificultada e a responsabilidade de "safar" a equipa será outra vez sua. Não espero grandes surpresas da McLaren. A partir de 2015 sim, deveremos ver de novo uma McLaren em força.


Lotus:

Grande ponto de interrogação na Lotus. Kimi saiu, o dinheiro não entra e Maldonado entrou. A vida não parece muito fácil para a Lotus, que sempre teve de lidar com o facto de ter pouco dinheiro. Com tantas mudanças e com uma dupla de pilotos que levanta duvidas, será um ano onde todos olharão com expectativa para o rendimento da equipa de Enstone. Grosjean já mostrou que pode ser muito útil à equipa e que pode ser ele a levar o barco em frente, mas terá de confirmar isso. Já Maldonado mostrou que tem muito para trabalhar para ser considerado como solução. A equipa parece ter uma organização boa, o que poderá ajudar, mas sem dinheiro não há organização que aguente. Era essencial que a Lotus mantivesse o nível que tem apresentado. Ainda assim acredito que terá condições para lutar pelo top 5 de forma consistente. Mais que isso parece me pouco realista neste momento.


Force India:

A Force India tem tudo para dar um passo significativo em frente. Penso que será a sensação da época. Este ano fez uma primeira metade muito boa e apenas não fez mais porque foi claramente prejudicada com a mudança dos pneus. A equipa tem investido na melhoria de infra-estruturas, já mostrou que consegue fazer um carro competitivo e tem agora uma excelente dupla de pilotos que permitirá sonhar com mais. Hulkenberg e Perez dispensam apresentações, são do melhor que há na F1. Se conseguirem juntar a isso um carro competitivo, acredito que será este ano que conseguirão finalmente o primeiro pódio. Será a equipa a seguir com atenção. Deposito muita esperança nesta equipa. 


Williams:

Outra equipa que me parece que poderá voltar a sorrir. Depois de um ano horrível, a equipa tem dado passos seguros quanto a reformulação da equipa, com contratações para a área técnica e com a entrada de Massa, que pode e deve fazer melhor que Maldonado. A mudança para motores Mercedes também parece ser vista com bons olhos na equipa. Parece-me que, embora ainda seja cedo para sonhar mais alto, a equipa irá melhorar muito em relação ao ano passado (não é difícil). Este ano com a entrada de Symonds a equipa melhorou muito e em 2014 espera-se que as melhorias sejam ainda maiores. Poderá ser a base para o regresso da "velha" Williams que dominou no inicio do anos 90.



Sauber:

Se este ano conseguiram uma recuperação excelente, para o ano as coisas parecem mais difíceis. Ainda sem investidores para a equipa, o que num ano com tantas mudanças é muito mau, o investimento para esta época pode estar comprometido e 2014 poderá ser apenas um ano de serviços mínimos para a Sauber. Além disso, a dupla de pilotos não parece ter estofo para dar a volta a um carro difícil, ao contrário do que fez Hulkenberg este ano, que tirou sempre o máximo do carro. Gutierrez, quanto a nós, ainda não está no ponto, embora tenha evoluído este ano e Sutil não é nada de mais. Di Resta teria sido uma opção mais acertada. Ano difícil à vista.



Toro Rosso:

Não deverá ser um ano fácil para a equipa B da Red Bull. A equipa já mostrou que não tem uma base muito sólida e que a organização não é a melhor. Além disso, terá Kvyat, um rookie que quanto a nós deu o salto demasiado cedo e que pode ser mais uma dificuldade. As novas regras vão exigir muito das equipas e a Toro Rosso não parece estar preparada para enfrentar essas dificuldades de forma positiva desde inicio. Não me parece que façam melhor que este ano. Pelo contrário.


Caterham:

Ficaram para trás este ano e foram ultrapassados pela Marussia, que mostrou que com simplicidade e um bom piloto, se conseguem fazer coisas positivas. Mas a Caterham, com o que investe, tem obrigação de fazer melhor e tenho a sensação que irá fazer melhor. Fala-se em Kovalainen ou Kobayashi para piloto da equipa ao lado de Van der Garde, que tem o dinheiro que a equipa precisa. O que significa que, embora o holandês deva ter o lugar garantido, a equipa quer um piloto já com créditos firmados, para fazer a equipa crescer. E se essa vontade se confirmar, a equipa segue no caminho certo e poderá voltar ao 10º lugar.


Marussia:

Conseguiu este ano um 10º lugar, que veio trazer dinheiro que a equipa precisava. É uma incógnita para mim esta equipa. Irá investir de forma seria este ano, uma vez que a F1 irá visitar a Rússia, ou irá a equipa manter o modelo dos outros anos? Fazer o mínimo e ver no que dá. Mantiveram Bianchi, que foi brilhante ao dar o 10º lugar à equipa. Não se sabe quem será o 2º piloto. Há muitas duvidas a volta da Marussia. Mas parece-me que voltará a ficar no ultimo lugar do campeonato.


Tudo isto são opiniões e tudo isto poderá ser muito diferente. E se for ainda bem, é sinal que a modalidade é imprevisível. Tudo isto será confirmado ao longo do ano, que esperamos seja emocionante. 

Qual é a vossa opinião sobre a época que ai vem? Deixem nos o vosso comentário.


Explicação das alterações nos carros em 2014.








Fábio Mendes

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