Red Bull:
Não havia dúvidas que, a não ser que um grande azar se
abatesse sobre Vettel, seria ele o campeão de 2013. E não fez a coisa por
menos. Pole position e vitória em grande estilo. O alemão esteve imparável esta
época e o RB9 é provavelmente um dos melhores carros que a F1 já viu.
Dominador em todas as pistas, conseguiu juntar a velocidade estonteante em
curva que o RB8 tinha com uma melhoria significativa na velocidade em recta. É
provavelmente o carro mais completo que já vimos e Vettel bem pode ajoelhar-se
mais umas quantas vezes a frente do carro. Newey é fenomenal. Quanto à corrida,
arriscaram com uma paragem logo na 2ª volta, caindo para 19º mas o alemão subiu
como uma flecha e já era líder à 30ª. Um desempenho fantástico. Já Webber confirma o “prémio azar” de 2013.
Impressionante a quantidade de vezes que o seu Red Bull o deixa ficar mal.
Problemas de caixa fizeram que tivesse de desistir mais uma vez. Podia
perfeitamente ter subido ao pódio. Não participou nos festejos de Vettel. O “carinho”
que tem pelo alemão desde o caso Multi 21 é claro. Mas não parabenizar o colega
de equipa fica muito mal. Red Bull vence o campeonato de construtores e de
forma merecida. Aquele Red Bull parece que tem magia. E Vettel sabe aproveitar essa magia como ninguém.
Mercedes:
Nico Rosberg subiu ao segundo e fez uma corrida muito boa. Já devia ter saudades do pódio. Soube gerir os pneus muito melhor que Hamilton ( que deve ter pesadelos com os
Pirelli) e conseguiu assim voltar às luzes da ribalta. O alemão andava
escondido e com azares à mistura mas ontem voltou a mostrar-se. Já Hamilton
deixou-se ir abaixo no final da corrida por culpa dos pneus. Mas falta a garra
a que nos acostumou na McLaren. A nível psicológico o britânico não nos parece
a 100%. A Mercedes marcou pontos muito importantes no campeonato de
construtores e pode perfeitamente ficar à frente da Ferrari.
Lotus:
Tínhamos dito que seria o teste a Grosjean. O francês passou
e com excelente nota. Uma exibição “à Kimi”. Discreto no inicio com uma gestão de
pneus imaculada, e a subida do 17º para o 3º lugar. Já não é o patinho feio da
F1. Já não é temido pelos acidentes. Começa a ser respeitado dentro e fora do
paddock. A Lotus tem de ficar com ele. Rápido sempre foi. Faltava lhe consistência
e calma. Adquiriu isso da pior maneira… errando muito. Mas Grosjean está a
ficar um piloto muito bom. E pode crescer ainda mais. Já o seu companheiro de
equipa desde que assinou pela Ferrari tem vida muito difícil. Ontem ou viu o
seu engenheiro berrar lhe aos ouvidos para sair da frente de Grosjean. Não fica
bem à equipa fazer isso, nem fica bem a Kimi tentar prejudicar o companheiro de
equipa que “já abriu” muitas vezes para ele passar. A Lotus tem um caso bicudo
em mãos. A equipa cresceu por mérito próprio, ganhou fãs pela atitude descontraída
e pelo Twiter mas muito por culpa também de Kimi e da sua legião de fãs. E os
fãs não gostaram do que ouviram ontem. Fica a duvida se correrá nas ultimas
provas do ano. Temos serias duvidas.
Ferrari:
O velho Massa está de volta. Uma largada espantosa,
ultrapassagem impecável, liderança da prova. Acabou em 4º quando se pensava que
podia subir ao pódio mas a estratégia não lhe sorriu. Ainda assim tem se
mostrado em grande forma e agora sim pode se dizer que será uma adição muito interessante
para a Williams ( caso se confirme). Era disto que o brasileiro precisava e sem
pressão conseguiu mostrar de novo que não é carta fora do baralho. Já Alonso
teve azar nas primeiras voltas com o toque de Webber e depois de Button. Lutou
para ficar nos pontos mas sem efeito. 11º é mau para o espanhol que não pode
descurar a luta pelo 2º lugar. Um ano que se previa bom acaba por ser ainda
mais difícil para Alonso. A Ferrari tem de fazer melhor.
McLaren:
Perez quando quer é isto. Um piloto que tem tudo para ser
grande. Rápido, bom na gestão de pneus e agressivo ( ontem na medida certa). Foi
acusado de forma injusta de ser “Kamikaze” mas ontem mostrou que aprendeu com os erros e não forçou as ultrapassagens. Atacou quando devia e conseguiu igualar o
melhor resultado do ano com um 5º. Manifestamente pouco para a McLaren mas é o
que se pode arranjar. Lutar e vencer contra os Mercedes vai dar um aumento de
confiança. Perez pertence à F1. E merece outra oportunidade na McLaren. Button
teve um dia não. Azar na largada, toque que o levou a box mais cedo, a equipa não
rectificou a estratégia. Tudo isso fez com que ficasse num embaraçoso 14º.
Button não é de fazer remontadas fenomenais. Um dia para esquecer.
Sauber:
Hulkenberg que se preparava para arrecadar mais uns pontos
viu o seu monolugar falhar e teve de desistir perto do final. Já não tem de
provar nada a ninguém. É excelente este alemão. Fala-se agora que a McLaren
quer Hulkenberg ( saída de Perez provavelmente). Seria uma adição muito boa
para a McLaren, mas uma injustiça para Button ou Perez. Lotus seria o destino que escolheríamos.
Um line up com Grosjean e Hulkenberg faria da Lotus uma equipa muito
interessante. Gutierrez voltou ao modo “nem carne nem peixe”. 15º e um diluir
da boa imagem que deixou no Japão. Cada vez mais dúvidas sobre o jovem
mexicano. Deve sair no final do ano.
Force India.
Tínhamos dito que iam fazer pela vida no “seu “ GP e
conseguiram. 8º e 9º comparativamente ao que tem feito é muito bom. Di Resta também
se mostrou a bom nível e conseguiu subir de 12º para 8º. É muito provável que
fique na Force India e se a equipa continuar a crescer pode brilhar para o o
próximo ano. Já Sutil que esteve também muito bem não tem o futuro tão definido
quanto o britânico. Mas somos da opinião que a equipa devia substituir Sutil
por um piloto melhor de forma a puxar por Di Resta e melhorar ainda mais a
equipa.
Toro Rosso:
Ricciardo conseguiu acabar nos pontos numa corrida discreta
mas eficaz. Um ponto para equipa que podia ter ficado melhor colocada no
campeonato de construtores. Vergne já deve ter a cabeça em 2014 e deve estar a
pensar como vai fazer de ama seca ao seu novo companheiro de equipa. Admitimos
que nos da uma certa comichão quando vemos Tost e Helmut Marko a falar. À
comichão, segue se o impulso de partir a TV que depois é atenuada com um
desabafo à base de vernáculo e palavras menos amigáveis para com estes dois
senhores. Nada mais a dizer por enquanto.
Williams:
Maldonado provou que realmente merece um lugar na Lotus. Ou
até na Ferrari. Desde que ligue a Playstation. Não vemos nada neste piloto que
nos agrade. Concordamos que já houve tempos em que se mostrou rápido e que o
carro deste ano não permite muito mais que isto. Pode parecer que implicamos
com o venezuelano, mas quando vemos pilotos que estão fora da F1 e este senhor
continua lá, não faz sentido nenhum. Bottas que se mostrou a meio da época eclipsou-se.
Conseguirá manter o lugar?
Caterham/ Marussia:
Os Caterham tiveram um dia para esquecer. 2 desistências.
Uma no inicio da corrida com Van der Garde a chamar Chilton de "idiota" e Pic
já mais no final da corrida. Investiram mais que a Marussia mas ainda assim não
conseguem passar os russos. Chilton deve estar todo contente pois acabou à
frente de Bianchi, algo muito raro. Mas não nos engana. Chilton joga numa
divisão abaixo de Bianchi.
Faremos um post mais aprofundado sobre a marca francesa mas
a verdade que desde a mudança dos regulamentos em 2009 dominaram por completo o
grande circo e mesmo assim continuam sem colher grandes créditos por isso. Os
motores Renault são um dos segredos das vitórias da Red Bull e esta parceria é
neste momento imparável e ficará para a historia.
Próxima paragem Abu Dhabi, uma das pistas que gostamos. A
partir de agora Red Bull sem pressão
procurará bater recordes, enquanto que Lotus, Ferrari e Mercedes vão
lutar pelo 2º posto e a McLaren lutará por pelo menos um pódio para minimizar
um horrível 2013. Veremos também quais as movimentações do mercado que se
seguem com Massa e Hulkenberg a serem os senhores que se seguem na definição do
seu futuro.
Fábio Mendes
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