quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Circuito de Yas Marina.

17ª jornada do campeonato do mundo de Formula 1. A época do grande circo está a chegar ao fim e ainda há lutas interessantes para observar com atenção. O campeão do mundo e o campeonato por equipas já esta decidido. Vettel e Cia. a partir de agora entram em modo gestão, aproveitando que os títulos estão decididos para testar novos componentes para a próxima época.

Mas o grande interesse será perceber como os candidatos ao 2º lugar se vão comportar. Mercedes surge em 2º lugar com a Ferrari a apenas 4 pontos da equipa alemã. A Lotus está em 4º a 28 pontos da Mercedes. Ou seja tudo muito equilibrado e muito ainda há para ganhar e perder nesta época. Há também a curiosidade para perceber o desempenho de alguns pilotos como Grosjean, Hulkenberg e Perez vem numa onda positiva e quererão aproveitar para capitalizar em pontos e em respeito esta fase.

Este fim de semana o grande circo volta a Abu Dhabi, ao circuito de Yas Marina, uma das pistas que gostamos bastante.

Inaugurada em Outubro de 2009, e desenhada pelo engenheiro alemão Hermann Tilke ( o qual gostamos muito… quando não resolve inventar muito), o que se pode ver pelas muitas curvas a 90 graus e secções lentas e pouco fluidas. Ainda assim o traçado não foi o pior que Tilke desenhou e a envolvência da pista torna o circuito Yas Marina um dos mais apelativos do calendário. No total são 21 curvas ao longa da Marina da ilha de Yas. É considerada uma das melhores pistas do mundo pelas infraestruturas que possui e pelo asfalto, importado directamente da Inglaterra que permite níveis de aderência muito bons e muito elogiados pelas equipas. O GP tem a particularidade se iniciar ainda de dia e acabar já noite dentro dando um ambiente diferente e que não se encontra em nenhuma outra pista e imagens fenomenais. A opinião dos pilotos não é unânime e nos primeiros GP a pista tornou-se muito monótona por não ter muitos pontos de ultrapassagem. Foi pensada uma alteração ao traçado para promover as ultrapassagens mas a introdução do KERS e do DRS mitigaram a necessidade da alteração.

Dados estatísticos da Pista:

Comprimento da pista: 5.554Km
Nº de voltas: 55
Volta mais rápida em corrida: Sebastian Vettel, 2009, 1:40:279
Record de pista: Lewis Hamilton, 2011, 1:38:424
Passagens de caixa por volta: 68
Uso de combustível por volta: 2.6Kg
Nivel de Downforce: Alto
Pneus para 2013: Médios e macios






Lista de vencedores :

AnoDataPole PositionTempoVencedorTempoVolta mais rápidaTempoDetalhes
20124 de NovembroReino Unido Lewis Hamilton (McLaren)1:40.630Finlândia Kimi Räikkönen (Lotus)1:45:58.667Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)1:43.964 (na volta 54)Detalhes
201113 de NovembroAlemanha Sebastian Vettel (Red Bull)1:38.481Reino Unido Lewis Hamilton (McLaren)1:37:11.886Austrália Mark Webber (Red Bull)1:42.612 (na volta 51)Detalhes
201014 de NovembroAlemanha Sebastian Vettel (Red Bull)1:39.394Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)1:39:36.837Reino Unido Lewis Hamilton (McLaren)1:41.274 (na volta 47)Detalhes
20091 de NovembroReino Unido Lewis Hamilton (McLaren)1:40:948Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)1:34:03.414Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)1:40.279 (na volta 54)Detalhes


Volta onboard do circuito:


Fontes:
f1.com
wikipedia.pt

Fotos:
f1.com
retiradas da internet.

Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário