quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Breves do dia: WRC, Seat Leon Eurocup e WTCC


foto: XPB Images
Estalou o verniz no WRC. Logo após S. Ogier garantir o seu segundo título mundial de ralis, o seu “patrão” veio a publico dizer que “não vejo como 2015 pode ser melhor do que 2014, por isso estou pessimista em relação ao futuro do WRC”, indo ainda mais além referindo que “no final de 2015, olharemos para os números. Veremos como eles melhoram desde 2014 e depois tomamos a decisão de ficar no WRC ou sair no final de 2016, baseando-nos nesses cálculos”. Este descontentamento do “boss” da Volkswagen é relativo à FIA ter rejeitado a sua proposta de um novo formato para a próxima temporada, do género americano, com um “shoot out”, que iriam por à prova os dois ou três melhores classificados no rally, numa última especial, onde se decidiria o vencedor final, mantendo em aberto até à ultima especial quem venceria o rally. A FIA rejeitou, e agora Jost Capito deixa o alerta, e avisa que se nada mudar em 2016, podemos deixar de ter a Volkswagen no WRC, o que seria o revés enorme num campeonato que precisa urgentemente de um “refresh” de ideologias.





foto in: lusomotores.com
É já neste fim-de-semana que Manuel Gião pode trazer mais um título de prestígio para o nosso país. É no circuito da Catalunha em Barcelona que se correr a ultima etapa da SEAT Leon Eurocup com duas corridas, que decidirão o vencedor final de um campeonato espectacular e muito equilibrado, onde ainda 6 pilotos podem chegar ao tão desejado titulo.

Manuel Gião é neste momento 3º classificado no campeonato a 3 pontos do líder, ele que esta temporada já venceu uma prova e concretizou dois segundos lugares. Arranca para Barcelona, num circuito que conhece muito bem, muito motivado mas ciente das dificuldades deste tipo de provas, onde os toques são uma constante, pelo equilíbrio normal em troféus monomarca. A vontade do piloto não poderia ser outra senão dar uma alegria enorme a todos os português, como refere o piloto, "vou dar o tudo por tudo para trazer para Portugal o título. A minha ambição para as duas corridas passa por discutir a vitória em ambas e conseguir a melhor qualificação possível. O troféu está muito em aberto e é difícil fazer previsões. A estratégia é manter a concentração e só pensar nas contas no final".
Da nossa parte as maiores felicidades, e que no domingo estejamos aqui para anunciar o título de Manuel Gião na da SEAT Leon Eurocup. Boa Sorte!





foto: XPB Images
Para finalizar as nossas “curtas" do dia uma má noticia, daquelas que nos entristecem. A Engstler Motorsport deverá deixar o WTCC na próxima temporada. A equipa alemã, que é uma das mais antigas do campeonato, não deverá alinhar na temporada de 2015. A razão acaba por ser simples. No próximo ano deixarão de ser permitidos os carros TC2, e Franz Engstler, patrão e piloto da equipa que trabalha mais de 25 anos para a BMW, não quer abandonar a marca alemã, e por isso terá de encontrar outro campeonato, onde os BMW 320 TC poderão correr, com os campeonatos ETCC e a ADAC Procar a serem alternativas para o piloto e para a sua equipa. Uma figura carismática e que durante anos animou não só as pistas bem como o Paddock do WTCC, que deixará com certeza alguma saudade no campeonato.

Boa sorte Engstler!





Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário