domingo, 21 de setembro de 2014

F1: Resumo do G.P. de Singapura

foto: XPB Images

Corrida problemática

O G.P. de Singapura ficará na história da época de 2014, como aquele em que Lewis Hamilton consegue passar Nico Rosberg na luta pelo Campeonato Mundial de pilotos. Temos de dar mérito ao piloto britânico, que fez uma gestão correcta dos pneus e do combustível, mesmo que tenha discordado um pouco com as escolhas da sua equipa, durante a prova, mas temos de assumir que Rosberg foi coroado com o azar e que, se não tivesse tido o problema eléctrico que fustigou o seu monolugar, o lugar que ocupava no Mundial, poderia não ter o perdido. Foi um pouco triste, ver o Mercedes a perder a "vida" nas boxes, sem ninguém conseguir fazer nada. Mais: o problema eléctrico não foi exclusivo de Rosberg, porque já aconteceu o mesmo a Hamilton (e muito pior ainda) e isso começa a ser "normal" na equipa alemã.

Red Bull assume as posições

foto: XPB Images
Antes da volta de aquecimento, Rosberg já tinha pedido instruções à equipa, via rádio, para tentar resolver o problema do carro, mas na largada para a volta de aquecimento, o Mercedes do alemão ficou parado na grelha, obrigando o #6 a começar a prova do pit lane. 

Enquanto decorria a volta de aquecimento, Kamui Kobayashi, da Caterham, teve uma fuga de óleo no monolugar e teve de abandonar, sem conseguir uma volta de prova. Foi o primeiro DNS (Did Not Start) do japonês.

Na largada, Vettel, sem oposição à frente (Rosberg não estava lá), e Ricciardo começaram muito bem, mas o australiano teve de fechar o lado esquerdo, para tentar não deixar passar o seu companheiro de equipa, enquanto Alonso era deixado com a porta escancarada, já que apenas ficou com Hamilton à frente. O espanhol foi com tanta sede ao pote, que não conseguiu travar para a primeira chicane e teve de sair em frente, pela escapatória, tendo deixado passar Vettel (que entretanto se tinha livrado de Ricciardo), para não ser penalizado.

foto: XPB Images
Na primeira passagem pela meta, os dez primeiros eram: Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo, Raikkönen, Massa, Button (que teve uma bela largada, subindo de 11º para 7º), Magnussen, Bottas e Kvyat.

Os dois homens da Mclaren, Button e Magnussen, por muito pouco não ficaram de fora da corrida, quando Magnussen tentou passar o seu companheiro e quase que perdia o carro, com Button a ter de travar para não bater no carro do dinamarquês. Magnussen perdeu a posição para Button e Bottas, ficando com o outro rookie, Kvyat atrás. O jovem russo recebia ordens da Toro Rosso para apertar e passar Magnussen, mas não o conseguiu durante algumas voltas, até que um chateado Jean-Eric Vergne, pergunta à equipa se o russo vai demorar muito tempo a ultrapassar o Mclaren...e nem mas nem meio mas, o francês passou o colega de equipa, assumindo as despesas para a Scuderia Toro Rosso. É bom de ver este Vergne, pena é que seja apenas fogo de vista, já que o piloto cometeu muitos atropelos pelas regras, em Singapura..já lá vamos.


Desistência de Rosberg

foto: XPB Images
Nico Rosberg, que andava perdido pelo fundo do pelotão, não conseguindo resolver o problema do
Mercedes, teve de fazer o primeiro pit stop, numa altura que os pilotos começavam trocar o "calçado". O alemão foi avisado que não poderia contar com o limitador de velocidade, por causa do problema eléctrico e que teria de mudar de volante. Ou seja, o piloto tinha de desligar o carro e os mecânicos teriam de colocar ligar novamente o carro. O que aconteceu foi um filme de terror para Rosberg. Não foi possível ligar o carro, até que o melhor foi desistir!

O dia mau para Nico Rosberg acabou à volta 15. Gutierrez pouco depois também dá por terminado a prova de Singapura, na mesma altura em Chilton foi mandado parar devido a um furo.

Na volta 28, Alonso pressiona mais Vettel, ao fazer a volta mais rápida da corrida até aquele momento. Na volta seguinte, Vettel faz a sua segunda paragem para troca de pneus e Alonso entretanto passa-o, colocando-se em 2º lugar, muito longe de Hamilton, que geria a corrida como queria.


Safety Car em pista

Na volta 31, Sutil toca no carro de Pérez e este perde a asa dianteira, obrigando à entrada do SC, para se limpar a pista, que ficou com bastante pedaços de fibra de carbono espalhados. Alguns pilotos aproveitaram e foram mudar de pneus pela última vez, como os Red Bull e os Williams. Estávamos a cerca de metade da corrida. O líder da prova não trocou de pneus, sabendo que esperava pelo fim da prova para utilizar os pneus macios, enquanto a concorrência teria pneus mais gastos.

Na volta 38 o SC sai de pista e Hamilton foge de Vettel. O top 10, a essa volta era: Hamilton, Vettel, Ricciardo, Alonso, Massa, Bottas, Button, Raikkönen, Vergne e Magnussen.
Na volta 41, Sutil desiste.

foto: XPB Images
Quando a corrida estava no seu último terço, vários pilotos estavam preocupados com a temperatura do carro (Magnussen e Kvyat informaram a equipa que não conseguiam beber água porque estava a ferver), com a degradação dos pneus e com os problemas eléctricos. Um deles era Hamilton, que pedia à equipa para ir à box, fazer a última troca de conjunto, mas a equipa dizia-lhe que ainda não tinha diferença sufiente para os Red Bull. O único homem da Mercedes tinha cerca de 23s de vantagem para Vettel e Hamilton ganhava ainda mais tempo, em cada volta, sinal que os pneus ainda não estava num estado muito mau.

Na volta 53, a equipa cede e chama Hamilton para a troca dos pneumáticos, voltando à corrida na 2ª posição, garantindo que Ricciardo não conseguia chegar-se a ele e não tendo muita desvantagem para Vettel. Lewis não demorou muito a conseguir ultrapassar o Red Bull, que tinha os pneus mais degradados, enquanto o Mercedes tinha pneus novos.
Entretanto, Button que vinha a fazer uma boa corrida, ficou sem carro...literalmente.Ao passar num corrector, a tentar passar Bottas, o carro simplesmente perdeu todo o sistema eléctrico e Button não conseguiu fazer nada, apenas encostar para desistir, coisa rara no experiente piloto inglês.

O seu colega de equipa, Kevin Magnussen, passou Maldonado na volta 56, assumindo o 11º lugar. Nessa altura era do conhecimento das equipas, que por causa do tempo que o SC esteve em pista, a corrida terminaria no tempo máximo permitido, as duas horas de prova, não chegando a finalizar as 61 voltas que estavam agendadas. 

foto: XPB Images
Valtteri Bottas perdia muito tempo para os que seguiam atrás, já que os seus pneus perdiam a aderência por causa do nível de desgaste. Na última volta, Bottas perdeu o lugar para Vergne, Pérez, Raikkönen, Hulkenberg e Magnussen. Um final miserável para a Williams!

Na frente, Alonso queimou os últimos cartuchos a tentar passar Ricciardo, mas o australiano não permitiu que o ex-campeão do Mundo se chegasse o suficiente para esgrimir qualquer argumento. Vettel ficou muito para trás de Hamilton. 
Vergne terminou em 6º mas foi penalizado em 5s, o que o faz baixar para 9º.

Classificação final do G.P. de Singapura:
Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
Dif.
1. 
 L. Hamilton
Mercedes
2:00:04.795
2. 
 S. Vettel
Red Bull
+13.534
3. 
 D. Ricciardo
Red Bull
+14.273
+0.739
4. 
 F. Alonso
Ferrari
+15.389
+1.116
5. 
 F. Massa
Williams
+42.161
+26.772
6. 
 J. Vergne
Toro Rosso
+56.801
+14.640
7. 
 S. Perez
Force India
+59.038
+2.237
8. 
 K. Raikkonen
Ferrari
+1:00.641
+1.603
9. 
 N. Hulkenberg
Force India
+1:01.661
+1.020
10. 
 K. Magnussen
McLaren
+1:02.230
+0.569
11. 
 V. Bottas
Williams
+1:05.065
+2.835
12. 
 P. Maldonado
Lotus
+1:06.915
+1.850
13. 
 R. Grosjean
Lotus
+1:08.029
+1.114
14. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
+1:12.008
+3.979
15. 
 M. Ericsson
Caterham
+1:34.188
+22.180
16. 
 J. Bianchi
Marussia
+1:34.543
+0.355
17. 
 M. Chilton
Marussia
+1 volta
Não terminaram
18. 
 J. Button
McLaren

19. 
 A. Sutil
Sauber

20. 
 E. Gutiérrez
Sauber

21. 
 N. Rosberg
Mercedes

22. 
 K. Kobayashi
Caterham


Todas as fotos foram retiradas de motosport.com


Pedro Mendes

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