foto: BMW ag |
O desporto, tal como a vida, mostra-nos com alguma
frequência exemplos de homens e mulheres que superaram a adversidade, que
lutaram por um objectivo e que no final venceram as duras provas que foram
encontrando. São essas pessoas que nos dão coragem para enfrentar obstáculos e que nos mostram que por muito
dura que a batalha seja, se formos fortes e se lutarmos até ao fim a recompensa
virá. Alessandro Zanardi é um desses exemplos.
O italiano foi fustigado pela adversidade, mas usou todas as
suas forças para vencer e a sua história é hoje um exemplo para todos. Uma
história que vale a pena conhecer.
Nascido a 23 de Outubro de 1966, em Bolonha, cedo viu a vida
colocar-lhe uma provação. Aos 13 anos viu a sua irmã falecer num acidente de
carro. Foi exactamente nessa idade que começou a correr nos karts, numa medida
tomada pelo pai, assumindo o compromisso de deixar na pista toda a vontade de
andar rápido, tendo assim cuidado na estrada para que a história não se repetisse.
Em 1988 iniciou-se na Formula 3 e em 91 foi para a Formula 3000. Foi também em 91 que pôde experimentar pela primeira vez um F1, pela mão da Jordan. Em 92 não teve assento a tempo inteiro na F1 mas foi piloto Minardi em algumas corridas substituindo o lesionado Christian Fittipaldi. Em 93 conseguiu um lugar a tempo inteiro na Lotus marcando o seu único ponto no grande circo, mas um terrível acidente em Eau Rouge ditou o termino antecipado da sua época. Em 94 substitui Pedro Lamy, também lesionado depois de um forte acidente, mas o carro mostrou-se muito pouco fiável, levando o italiano a ficar sempre fora dos pontos.
Em 1988 iniciou-se na Formula 3 e em 91 foi para a Formula 3000. Foi também em 91 que pôde experimentar pela primeira vez um F1, pela mão da Jordan. Em 92 não teve assento a tempo inteiro na F1 mas foi piloto Minardi em algumas corridas substituindo o lesionado Christian Fittipaldi. Em 93 conseguiu um lugar a tempo inteiro na Lotus marcando o seu único ponto no grande circo, mas um terrível acidente em Eau Rouge ditou o termino antecipado da sua época. Em 94 substitui Pedro Lamy, também lesionado depois de um forte acidente, mas o carro mostrou-se muito pouco fiável, levando o italiano a ficar sempre fora dos pontos.
foto: Tom Haapanen |
Em 95 vê-se sem equipa na F1 e tira um "ano sabático" fazendo
apenas algumas corridas pontuais.
Em 96 entra para a Champ Car Series e depois de um início
complicado começa a mostrar o seu valor. Vence as últimas 3 corridas e é
considerado o rookie do ano. Foi na Champ Car que gozou maior sucesso sagrando
se campeão em 97 e 98.
Em 99 regressa à F1, a convite da Williams mas o carro nunca
teve condições para tentar grandes voos e Zanardi nunca acabou nos pontos. Em
2000 a equipa contrata Jenson Button e o italiano fica mais uma vez sem assento
e regressa onde foi feliz… a Champ Car Series. O regresso dá-se em 2001, mas o
italiano não consegue encontrar o ritmo do passado não subindo ao pódio. Mas a
15 de Setembro dá-se o episódio que mudará para sempre a vida de Zanardi.
Liderando a corrida, o italiano entra nas boxes para o último reabastecimento…
Faltavam 13 voltas. Mas na saída das boxes perde o controlo do carro, ficando
no meio da pista. Alex Taglinani não consegue evitar o violento choque. O carro
de Zanardi parte-se em 2.
foto:Robert Kurtycz |
A equipa médica encontrou um cenário dantesco. Zanardi
perdeu ambas as pernas e tinha a vida por um fio. A equipa médica conseguiu
manter o piloto vivo, apenas com um litro de sangue no corpo. Depois de 5 dias
em coma e 15 operações Zanardi tem alta hospitalar, mas tinha pela frente a
mais difícil prova de todas… adaptar-se a uma vida sem pernas. Mas Zanardi
estava habituado a viver a alta velocidade e o prognóstico inicial de 18 meses
de adaptação para voltar a andar mostrou-se claramente errado. Alex conseguiu a
proeza em 3 meses, mesmo sofrendo com muitas dores. 18 meses depois voltou a
Lausitz, local do acidente para concluir as 13 voltas que ficaram por correr no
fatídico dia. Não só cumpriu as 13 voltas como o ritmo que impôs foi altamente
competitivo fazendo tempos que nessa semana dariam o 6º lugar na qualificação.
foto: XPB images |
Em 2003 voltou a competir desta vez no Campeonato europeu de
turismos que viria dar orgiem ao WTCC. Em 2005 venceu pela primeira vez na
competição mostrando ao mundo que com coragem e determinação tudo se consegue.
Competiu no WTCC até 2009 vencendo mais 3 corridas.
Mas a lição que Zanardi dava ao mundo estava longe de estar
acabada. Iniciou-se em 2007 no Paraciclismo, uma modalidade de ciclismo para
pessoas com deficiência. Conseguiu o 4º lugar, na maratona de Nova Iorque, com
apenas 4 semanas de treino. As para-olimpíadas de 2012 tornaram-se o grande
desafio de Zanaradi. E mais uma vez provou ao mundo a sua vontade férrea e
venceu 2 medalhas de outro e uma de prata. Tem no seu currículo mais 2 medalhas
de outro, uma de prata e outra de bronze.
Mas para Zanardi a adrenalina da pilotagem falou mais alto e regressou este ano à competição, na Blancpain Sprint series a tempo inteiro onde voltou a fazer o que sempre fez… pilotar.
Mas para Zanardi a adrenalina da pilotagem falou mais alto e regressou este ano à competição, na Blancpain Sprint series a tempo inteiro onde voltou a fazer o que sempre fez… pilotar.
A história de Alessandro Zanardi é muito mais que uma
história de sucesso. É uma história de superação, de coragem, de uma vontade
inabalável de voltar a viver a vida na plenitude. Um homem que passou por
provas que a maioria de nós nem sequer se imagina a passar e que ainda assim
manteve sempre o sorriso e o optimismo. Um homem que 3 meses depois de lhe
amputarem as pernas foi a uma cerimónia para ser galardoado com um prémio e se
colocou de pé em frente a uma multidão emocionada dizendo apenas “ nunca pensei
estar tão emocionado e até me tremem as pernas”.
Foto: BMW Ag |
É esta simplicidade e esta força enorme que encontramos em
Zanardi que nos faz admirar o homem e o piloto. Uma lição de vida para muitos e
um homem para a história do desporto motorizado. Alessandro Zanardi será sempre
um nome relembrado com carinho e com respeito. Mas a história ainda não acabou
e Zanardi poderá surpreender mais uma vez.
O desporto motorizado tem muitas histórias de superação, de coragem que inspiram milhares. Mas a de Zanardi é especial, tal como o próprio Zanardi. A cada sorriso do italiano, a cada curva que faz, a cada aceleração, está associada a esperança de muitos em ver um dia melhor. Cada passagem de caixa é uma mensagem de força e de optimismo para o mundo. E essa mensagem vale muito mais do que qualquer titulo. Obrigado pela lição Alex.
O desporto motorizado tem muitas histórias de superação, de coragem que inspiram milhares. Mas a de Zanardi é especial, tal como o próprio Zanardi. A cada sorriso do italiano, a cada curva que faz, a cada aceleração, está associada a esperança de muitos em ver um dia melhor. Cada passagem de caixa é uma mensagem de força e de optimismo para o mundo. E essa mensagem vale muito mais do que qualquer titulo. Obrigado pela lição Alex.
TOUCH THE SKY from tim hahne on Vimeo.
foto: Brecht Decancq Photography |
Fontes:
statsf1.com
wikipédia.com
Fábio Mendes
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