A Volkswagen partia sem surpresa como a grande favorita à conquista da vitória, com S. Ogier, actual líder destacado do campeonato e J. M Latvala a correr em casa, sendo um verdadeiro especialista neste rally. Eram os dois homens que à partida iriam discutir a vitória final. Havia em todo caso outros nomes que poderiam tentar intrometer-se entre os mais rápidos, como M. Hirvonen, M. Ostberg ou mesmo K. Meeke. A verdade é que dos três nomes mencionados apenas Meeke superou essas espectativas, fazendo uma prova exemplar e com um grande resultado, mas já lá vamos.
Num rally com 26 especiais, sempre muito rápidas e imprevisíveis, Ogier foi quem teve as “honras” de abrir a estrada, sendo ele o líder do mundial assim ditam as regras, acabou por “limpar” a estrada a quem se seguia. Latvala e Meeke foram quem mais souberam aproveitar esse facto, rodando sempre muito rápidos e com o homem da casa a assumir a liderança e o piloto britânico a rodar na 3ª posição, mas muito próximo de Ogier, isto no final do primeiro dia de rally.
Se nas primeiras passagens o francês tinha alguma desvantagem por ser o primeiro no troço, a verdade é que mesmo nas segundas passagens, Ogier nunca conseguiu fazer a diferença para o seu colega de equipa, com ritmos sempre muito próximos. Latvala lá ia ampliando a sua vantagem sobre o francês, que perdeu inclusive, o seu 2º lugar no final do segundo dia para o surpreendente (ou não) K. Meeke, que estava a realizar uma prova simplesmente soberba.
Mais atrás seguiam Mikkelsen, Ostberg e Hirvonen numa interessante luta pela quarta posição, onde apenas 3s separavam os três pilotos, o que deixava adivinhar um terceiro dia de rally, bem animado com várias lutas em perspectiva.
Com metade da prova já realizada, Latvala era o líder, tendo 19s de vantagem sobre Meeke, e 21s sobre Ogier, que prometera andar a fundo no sábado para tentar recuperar o tempo perdido para o seu colega de equipa.
Mikkelsen era 4º e tinha bem próximo de si Ostberg e Hirvonen, como já referido, com uns escassos 3´s a separarem os três pilotos, que em todo o caso já perdiam mais de 1 minuto para o homem mais rápido, J. M. Latvala.
Também houve destaques pela negativa: T. Neuville teve uma saída de estrada algo violenta, danificando o “roll bar” do seu I20 WRC. A verdade é que o piloto belga até então, não conseguiu impor um ritmo que o fizesse andar junto dos mais rápidos. Também R. Kubica voltou a desiludir, e sem surpresa voltou a sair de estrada, ainda assim voltou ao abrigo de “rally 2”, a tempo de terminar a prova finlandesa, ainda que num modesto 34º lugar.
O terceiro dia do rally prometia trazer muitas lutas. Eram mais 10 especiais contra o cronómetro que os pilotos tinham pela frente, onde Latvala teria de segurar o anunciado ataque à liderança que Ogier iria fazer e ainda era preciso contar com Meeke, que colocava o seu Citroen Ds3 WRC na segunda posição. Mais atrás, a luta ente Mikkelsen, Ostberg e Hirvonen também prometia intensidade e um desfecho completamente incerto.
A verdade é que nos ralis por vezes a melhor defesa é mesmo o ataque e foi desta maneira que Latvala encarou este longo dia de prova, dando sinais de ser inatingível o ritmo imposto pelo finlandês, atacando e aumentando mesmo a sua vantagem, que chegou a ser de 31s sobre Ogier, que havia entretanto deixado para trás K. Meeke, já a 13s.
Mas como nos ralis nada é certo até à linha de chegada, um problema de travões no Volkswagen Polo R WRC de J. M. Latvala, após ter cortado em demasia uma curva, fez com que o líder da prova acabasse as três últimas especiais do dia em grandes dificuldades, perdendo sistematicamente tempo para Ogier, mas não o suficiente para que este conseguisse roubar a liderança da prova. Latvala e Ogier iam para o último dia de prova separados por escassos 3,4s.
Quem não ia chegar a esse último dia era mesmo Mads Ostberg. O piloto da Citroën teve uma saída de estrada quando seguia na 6ª posição e terminou ali a sua participação, num rally completamente para esquecer, pois esperava-se bem mais do norueguês.
A faltar um dia de prova com apenas 3 especiais cronometradas, Latvala chegava na liderança ao dia decisivo, com escassos 3,4s de vantagem sobre Ogier, enquanto K. Meeke, a realizar um boa prova completava os lugares do pódio, mas já a 32s da liderança. Mikkelsen deixava para trás Hirvonen na luta pela 4ª posição e este fechava o top 5.
Chegávamos assim ao dia decisivo de prova, com a luta pela vitória a ser discutida como à muito não se via. Mas de facto este era o rally de Latvala, que susteve a pressão de Ogier, vencendo inclusive a primeira das três especiais do ultimo dia, perdendo somente por 0,1´s a “power stage” para a francês, que somou assim mais três pontos extra para o campeonato, enquanto o Latvala somou mais dois e Meeke fez o terceiro tempo, arrecadando um ponto desta especial, demonstrando que estes eram de facto os pilotos mais rápidos do rally finlandês.
Desta maneira Latvala venceu pela segunda vez em “casa” e pela terceira vez esta temporada, conseguiu ainda encurtar distancias para o seu colega de equipa, tentando de certa forma, não entregar o titulo de forma “fácil” a Ogier, deixando no ar a ideia que podemos ter ainda um campeonato, quem sabe reaberto já na Alemanha.
K. Meeke foi terceiro na geral, o melhor não Volkswagen, realizando uma grande prova, rodando sempre entre os mais rápidos, numa grande performance por parte do piloto da Citroën que demonstrou ser um verdadeiro especialista neste tipo de terrenos. Mikkelsen ficou-se pela 4ª posição, tranquila, já que Hirvonen foi perdendo fulgor nesse particular, fechando o top 5.
Análises aos pilotos:
J. M. Latvala: Que grande prestação de Latvala! Foi sem dúvida o piloto mais rápido na Finlândia, rodando a um ritmo inatingível, até mesmo para Ogier. Quase viu o azar bater-lhe à porta, com um problema de travões a “roubar-lhe” quase toda a vantagem que até ali tinha construído, no final do terceiro dia. Mas de facto Latvala está diferente, mais seguro, mais consistente e essencialmente não perde a cabeça mesmo em situações mais delicadas. Com frieza, no dia decisivo, demonstrou que mereceu a vitória nesta prova, falhando apenas a vitoria da “power stage” por uns incríveis 0,1s. A faltarem 5 provas para o final do campeonato, parece que Ogier ainda não tem o ceptro na mão, não é verdade Jari?
Ogier: O piloto francês desta vez não conseguiu ser o mais rápido. Teve um “super Latvala” que pulverizou com um ritmo incrível durante toda a prova. Ainda pressionou o seu colega de equipa, após este ter problemas de travões, mas definitivamente, este era a prova dos finlandeses. Minimizou as perdas vencendo a “power stage”. Afinal este francês também é “batível” e Latvala provou isso mesmo. Ogier terá trabalho ainda para conseguir o bi-campeonato? Parece que sim.
K. Meeke: Grande prova do piloto britânico que, já o tínhamos avisado, era candidato aos lugares cimeiros, depois do que tinha mostrado neste mesmo rally, há um ano quando se estreou. Meeke, ainda chegou a rodar na segunda aposição, mas como Ogier e Latvala são neste momento pilotos à parte de todos os outros, o piloto da Citroën fez a escolha mais acertada: preservar o seu lugar no pódio e uma demonstração que merece estar na “nata” do mundial de ralis. Great job Meeke!
Mikkelsen: Desta vez o terceiro piloto da Volkswagen não conseguiu melhor do que o 4º lugar na geral, nem tão pouco, rodar perto dos três homens mais rápidos de todo o rally. Ainda assim venceu a luta “a três” com Hirvonen e Ostberg, sendo “o melhor dos outros”, neste rally tão específico e difícil.
Hirvonen: Ficou aquém das expectativas a sua prestação. Muito mais para alguém da casa, que assumiu querer lutar pela vitória. Sem qualquer hipóteses de rodar entre os mais rápidos, este 5º lugar sabe muito a pouco para o finlandês da Ford, de um piloto que também tem mostrado pouco e de um Fiesta que parece que parou no tempo ao lado da concorrência.
J. Hanninen: A correr em casa o finlandês da Hyundai acabou por minimizar o que começou por correr muito mal, pois logo no primeiro dia de prova capotou o seu I20 WRC, perdeu algum tempo com isso e seguiu “viagem” até ao 6º lugar final e o melhor entre os Hyundai.
E. Evens: Prova discreta para o jovem britânico. Sem arriscar muito, foi sempre rodando entre o meio do pelotão do WRC e terminou num honroso 7º lugar. Nada mau para quem tem pouca experiência neste rally tão difícil como é o da Finlândia.
H. Paddon: Outro piloto que quase nem se deu por ele em prova, mas com o sentimento de dever cumprindo. Mais experiência acumulada, mais um caminho percorrido neste mundo tão difícil como é o WRC e é sempre bom aprender sem grandes sobressaltos. Foi mesmo isso que o neozelandês fez, com este 8º lugar final e mais alguns pontos para a Hyundai.
H. Solberg: o veterano norueguês regressou ao mundial. Este ano já leva 5 provas e todas elas “à rico”, com o seu Ford Fiesta RS WRC despido de patrocínios. Leva consigo um 9º lugar na geral final. Saudades de um tal Petter...
T. Neuville: completamente para esquecer esta prova do piloto belga, sem ritmo e depois sem carro. É o melhor resumo para descrever a prova do piloto da Hyundai. A andar a meio da tabela até sair forte de estrada, destruindo completamente a sua viatura. Dias difíceis para aquelas bandas…
Classificação geral final do rally da Finlândia:
Pos.
|
Carro Nº
|
Piloto
|
Tempo
|
Dif.
|
Dif. 1º
|
1.
|
2
|
J. LATVALA
|
2:57:23.2
|
||
2.
|
1
|
S. OGIER
|
2:57:26.8
|
+3.6
|
+3.6
|
3.
|
3
|
K. MEEKE
|
2:58:13.8
|
+47.0
|
+50.6
|
4.
|
9
|
A. MIKKELSEN
|
2:59:15.7
|
+1:01.9
|
+1:52.5
|
5.
|
5
|
M. HIRVONEN
|
3:00:12.9
|
+57.2
|
+2:49.7
|
6.
|
8
|
J. HANNINEN
|
3:01:52.2
|
+1:39.3
|
+4:29.0
|
7.
|
6
|
E. EVANS
|
3:02:49.0
|
+56.8
|
+5:25.8
|
8.
|
20
|
H. PADDON
|
3:03:41.0
|
+52.0
|
+6:17.8
|
9.
|
19
|
H. SOLBERG
|
3:09:30.2
|
+5:49.2
|
+12:07.0
|
10.
|
36
|
K. KRUUDA
|
3:12:07.9
|
+2:37.7
|
+14:44.7
|
Classificação do mundial após o rally da Finlândia:
Pos
|
Piloto
|
Mon
|
Sué
|
Méx
|
Por
|
Arg
|
Sard
|
Pol
|
Fin
|
Total
|
1.
|
25+2
|
8
|
25+3
|
25+3
|
18+3
|
25+1
|
25+3
|
18+3
|
187
|
|
2.
|
10+3
|
25+2
|
18+2
|
0+2
|
25+1
|
15+2
|
10+1
|
25+2
|
143
|
|
3.
|
6
|
18
|
0
|
12
|
12
|
12+3
|
18+2
|
12
|
95
|
|
4.
|
12
|
15+3
|
2
|
15+1
|
0
|
18
|
0
|
0
|
66
|
|
5.
|
0
|
12+1
|
4+1
|
18
|
2+2
|
0
|
12
|
10
|
62
|
|
6.
|
15+1
|
1
|
0
|
0
|
15
|
0
|
6
|
15+1
|
54
|
|
7.
|
0
|
0
|
15
|
6
|
10
|
0
|
15
|
0
|
46
|
|
8.
|
8
|
0
|
12
|
0
|
6
|
10
|
0
|
6
|
42
|
|
9.
|
0
|
0
|
10
|
8
|
4
|
8
|
1
|
0
|
31
|
|
10.
|
Henning Solberg
|
6
|
10
|
6
|
2
|
2
|
26
|
|||
11.
|
0
|
4
|
0
|
8
|
8
|
20
|
||||
12.
|
Bryan Bouffier
|
18
|
0
|
18
|
||||||
13.
|
0
|
0
|
0
|
0
|
8
|
4
|
0
|
0
|
12
|
|
14.
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
10
|
Em WRC 2 a vitória sorriu a K. Kruuda, que aproveitou bem os azares de Tanak na primeira etapa da prova, para ganhar alguma vantagem, que acabou por ser irrecuperável a toda a concorrência.
J. Ketomaa a correr em casa acabou na segunda posição, enquanto Tanak fechou o pódio.
Classificação do Rally da Finlândia em WRC 2:
Pos
|
Piloto
|
Tempo
|
Dif.
|
Dif. 1º
|
1.
|
K. Kruuda
|
3:12:07.9
|
+2:37.7
|
+14:44.7
|
2.
|
J. Ketomaa
|
3:14:16.6
|
+2:08.7
|
+16:53.4
|
3.
|
O. Tanak
|
3:14:40.1
|
+23.5
|
+17:16.9
|
4.
|
Y. Al rajhi
|
3:16:41.1
|
+2:01.0
|
+19:17.9
|
5.
|
E. Brynildsen
|
3:19:04.5
|
+2:23.4
|
+21:41.3
|
6.
|
J. Alonso
|
3:37:41.0
|
+2:05.1
|
+40:17.8
|
7.
|
V. Gorban
|
3:45:52.4
|
+1:16.4
|
+48:29.2
|
A próxima ronda do mundial está marcada para os dias 21 a 24 deste mês, no asfalto alemão, conhecido pelas suas estreitas estradas em pisos mistos de alcatrão e cimento. Os verdadeiros especialistas neste tipo de pisos terão de se apresentar, para uma luta intensa pela vitória, onde Latvala quererá continuar a roubar pontos a Ogier na classificação geral, para quem sabe ainda sonhar com o título.
Enquanto isso acompanhe todas as notícias sobre o mundo dos desportos motorizados na nossa página de facebook e no nosso blogue “Chicane Desportos Motorizados”.
Até lá…if in doubt flat out!
fotos:
Carlos Mota
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