O primeiro teste
oficial de Formula E aproxima-se, faltam apenas algumas horas e todos os olhos
estão postos em Inglaterra.
Muito se tem discutido sobre estes
motores elétricos, mas ainda muito pouco se sabe acerca da performance destes
em pista.
Os dados oficiais
apontam para 268CV de potência máxima, 780Kg de peso, 0 aos 100km/h em 3 seg. A
potência maxima só será vista na qualificação e nos treinos pois em modo de
corrida os carros usam um modo poupança que debita 178cv.
Tem-se especulado
acerca da sua provável “lentidão”, sendo que, a velocidade máxima apontada é de
220 Km/h . A verdade é que o motor eléctrico vai trazer algumas limitações à
modalidade, tais como, a restrição do tempo da corrida, devido à autonomia da
bateria de lítio. Estimava-se que a duração de cada corrida fosse de apenas 45
minutos. Contudo, fizeram-se alguns esforços para tentar contornar essa
situação. Um deles consiste no facto de cada piloto ter à sua disposição dois
monolugares. Ou seja, de cada uma das 10 equipas fazem parte, 2 pilotos e 4
carros, o que perfaz um total de 20 pilotos e 40 carros na modalidade (ver
equipas e respectivos pilotos na tabela abaixo). Assim as corridas terão duração
de 1h.
O fim de semana de corrida da Formula E terá este formato:
As provas apenas
decorrerão num único dia, para minimizar os transtornos para os habitantes das
cidades que acolhem as corridas. De manhã haverá 1h de treinos para verificar
afinações e para conhecer a pista.
A qualificação
terá duração de 90 min, com os pilotos a poderem usar apenas 1 carro e com a
potencia máxima. Os pilotos serão divididos em 4 grupos de 5 e o detentor da
pole ganhará 3 pontos. O formato da qualificação não está claro no site oficial
e há versões contraditórias noutros sites como tal ficamos por aqui e quando
houver mais certezas informaremos melhor.
A corrida terá
duração de 1 hora com um pit stop obrigatório para troca de carro ( sim carro.
Até há na net quem diga que os pilotos terão de percorrer 100m a pé para trocar
de carro. É capaz de não ser assim mas so de pensar assusta). Como dito atrás a
potencia estará limitada mas haverá um “push to pass”, um botão que permitirá
ao piloto usar a potencia total do carro para facilitar as ultrapassagens.
Os pontos serão
dados de acordo com o modelo usado na F1.
Os
monolugares foram desenhados por Frederic Vasseur, cujo conceito foi mostrado em 2008 e comprado pela Formula E Holding. Essa compra resultou na criação da Spark Racing
Technology (SRT), responsável pela construção dos carros para fornecer às
equipas.
O motor, a transmissão e a electrónica, ficaram a cargo da Mclaren e os pneus ficam a cargo da Michelin
(tão bem conhecida em tempos, da Formula 1). As baterias são fornecidas pela
Williams. Neste campeonato os carros serão todos iguais. A partir do próximo,
as equipas terão mais liberdade no desenvolvimento e escolha de inovações dos
seus monolugares (motores, baterias, etc…).
A FE é apontada como uma das
modalidades motorizadas que vai revolucionar a alta categoria de monolugares.
Como seguidora de Formula 1, considero-me bastante cética e reticente devido,
sobretudo, às mudanças que ocorreram da F1 no início deste campeonato
(2013/2014). Mudanças essas, que tornaram os carros mais lentos,
consequentemente, as corridas ficaram
mais monótonas e, de certa forma, menos competitivas. Não esquecendo, o “som”
emitido pelos monolugares… Contudo, a curiosidade em relação à FE tem sido permanente, não só,
pelo misticismo que tem sido feito em torno da modalidade, bem como, dos nomes
que têm sido apresentados. Alguns desses nomes já são conhecidos de outras
modalidades, a F1 e a NASCAR são algumas delas.
Já foram
confirmados 16 pilotos (ver tabela abaixo), sendo que, faltam apresentar 4
pilotos para os lugares ficarem todos preenchidos. Para espanto de todos os
curiosos e observadores, como eu, já foram confirmados dois nomes femininos (
Katherine Legge e Michela Cerruti ) que vão preencher dois lugares em equipas
distintas (Amlin Aguri e Trulli). O que é certo, é que nesse aspeto a FE já
revolucionou, visto que muito poucas foram as mulheres que competiram, até ao
dia de hoje, em monolugares de alta categoria. Paira a seguinte questão… Será
que o numero de aquisições femininas na Formula E termina por aqui?
Para surpresa de
todos os seguidores de António Félix da Costa, piloto português, veio hoje
revelar a público que fará parte do Campeonato de FE 2014/2015. Este irá representar a equipa Amlin Aguri e terá como
colega de equipa, Katherine Legge. António Félix da Costa revela: “Creio que
este é o campeonato do futuro. A Formula E fará história e estou muito
entusiasmado por fazer parte deste novo projeto. Não tenho qualquer dúvida de
que a inovação e os avanços tecnológicos farão parte deste campeonato.”
O 1º teste oficial decorrerá dentro
de poucas horas, em Donnington Park, na Inglaterra. Segundo o site oficial este
decorrerá das 9h às 13h e após hora de almoço, das 14h às 18h. Veremos como
corre, quais serão as principais ilações e, também, quais serão os nomes
apresentados dos lugares em falta.
Haverão 10 corridas no campeonato
de 2014/2015:
1ª Pequim, China (13 de setembro de 2014)
2ª Putrajaya, Malásia (18 de outubro
de 2014)
3ª Punta Del Este, Uruguai (13 de
dezembro de 2014)
4ª Buenos Aires, Argentina (10 de janeiro
de 2015)
5ª A ser anunciada (14 de
fevereiro de 2015)
6ª Miami, USA (14 de março de 2015)
7ª Long Beach, USA (4 de abril de
2015)
8ª Monte Carlo, Mónaco( 9 de maio de
2015)
9ª Berlim, Alemanha (30 de maio de
2015)
10ª Londres, Reino Unido (27 de junho
de 2015)
Na tabela
seguinte temos as equipas que fazem parte da Formula E, assim como, os seus
respetivos pilotos:
Equipas
|
Pilotos
|
Amlin Aguri
|
Katherine
Legge
|
António
Félix da Costa
|
|
Andretti Autosport
|
Franck
Montagny
|
A ser
anunciado
|
|
Audi Sport Abt
|
Lucas
di Grassi
|
Daniel
Abt
|
|
China Racing
|
A ser
anunciado
|
A ser
anunciado
|
|
Dragon Racing
|
Mike
Conway
|
A ser
anunciado
|
|
e.dams-Renault
|
Sébastien
Buemi
|
Nicolas
Prost
|
|
Mahindra Racing
|
Karun
Chandhok
|
Bruno
Senna
|
|
Trulli
|
Jarno
Trulli
|
Michela
Cerruti
|
|
Venturi Formula E team
|
Stéphane
Sarrazin
|
Nick
Heidfeld
|
|
Virgin Racing
|
Sam
Bird
|
Jaime
Alguersuari
|
Élia Paulo.
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